terça-feira, 20 de março de 2018

Reforma do Ensino Médio permite até 40% da educação à distância

A medida é o equivalente a ter de 2 a 3 aulas fora da escola por semana

Os críticos afirmam que a proposta só traga mais prejuízos para a educação na rede pública brasileira. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
Os críticos afirmam que a proposta só traga mais prejuízos para a educação na rede pública brasileira. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil



(Folhape)

Aprovada em 2017, a proposta de reforma no Ensino Médio abriu brechas para que aulas online tivessem cada vez mais liberdade para serem escolhidas. A liberação, no entanto, pode chegar até a 40% da carga horário total do ensino. Caso aprovada, os alunos poderão ter de duas a três aulas por semana fora da escola. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo na manhã desta terça-feira (20). 

Embora ainda não tenham sido implementadas, as novas regras - propostas no Conselho Nacional de Educação (CNE) - já geram polêmica. Os críticos afirmam que a proposta só irá trazer mais prejuízos para a educação na rede pública brasileira, que concentram cerca de 88% das matrículas da etapa. Este aval de carga cumprida à distância também é criticada por abrir margem para a falta de professores e acompanhamento escolar.

No Brasil, quando trata-se de matrículas e continuidade de ensino, o país apresenta um déficit de 1,5 milhão de jovens de 15 a 17 anos que já abandonaram os estudos. Ao todo não 6,9 milhões de matrículas no ensino médio público. 

Ainda de acordo com a lei de reforma, 60% da carga horário precisa contemplar conteúdos comuns, adequados a Base Nacional Comum Curricular, já os 40% podem ser escolhidos pelos alunos. Ao todo, são cinco opções: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.


Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...