sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Secretaria de Saúde distribuirá 12 mil preservativos durante Carnaval de Petrolina


(C.Britto).
Carnaval também pode ser sinônimo de prevenção. É isso que a Secretaria de Saúde de Petrolina pretende fazer durante a folia, que começará neste sábado (10) e só terminará na próxima terça-feira (13). A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) prepara-se para orientar os foliões sobre sexo seguro, com a distribuição de preservativos feminino e masculino nos circuitos da festa.
Este ano serão distribuídos 12 mil preservativos durante o período do Carnaval. “É um momento de festa, de alegria, mas que deve ser aliado ao cuidado, que é usando o preservativo nas relações sexuais que se previnem as Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS e hepatites virais“, frisa a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
A ação faz parte da agenda de mobilizações promovidas pelo CTA ao longo do ano. O órgão funciona realizando testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites virais, que ficam prontos de 15 a 30 minutos. Caso o resultado seja positivo para alguma das infecções, a pessoa é encaminhada ao Serviço de Atendimento Especializado (SAE) para iniciar o tratamento.
O CTA disponibiliza ainda a Profilaxia de Pós Exposição ao HIV (PEP). Esse procedimento consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, a exemplo de relação sexual sem o uso de camisinha. “Apesar de existir o PEP, é importante lembrar que ele não é um substituto do preservativo, é uma medida emergencial mediante a um comportamento de risco”, destaca Marlene.
Números
Segundo o Ministério da Saúde, até junho de 2017 foram registrados quase 195 mil pessoas vivendo com o HIV no Brasil. Em Petrolina, no ano de 2017 foram registrados 115 casos de HIV. As informações são da assessoria da PMP.

Blog do BILL NOTICIAS

Lula e Xi Jinping estreitam laços com a assinatura de 37 acordos bilaterais entre Brasil e China

  Acordos abrangem mais de 15 áreas estratégicas, como agronegócio, tecnologia, saúde, educação, infraestrutura e energia Presidente da Repú...