quarta-feira, 22 de março de 2017

África do Sul barra compra de carne brasileira após operação da PF

China e o Canadá também barraram a importação de carne brasileira 
nesta quarta-feira

Carne
CarneFoto: AFP

A África do Sul suspendeu nesta quarta-feira (22) a importação de carne brasileira por causa das suspeitas de irregularidades encontradas durante a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal.

A informação foi confirmada pelo departamento de Agricultura sul-africano.
A China e o Canadá também barraram a importação de carne brasileira nesta quarta-feira (22).

A Operação Carne Fraca da PF identificou um grupo de fiscais e executivos suspeitos de negociar propinas para liberar produtos fora das especificações sanitárias.

Entre as irregularidades mais comuns, estão corrupção e embaraço da fiscalização, além do uso de produtos vencidos e poluição ambiental.

Nesta terça-feira (21), Jamaica, Hong Kong, Egito, Chile e Coreia do Sul já haviam anunciado medidas contra a compra de carne brasileira.

A Comissão Europeia, braço Executivo da União Europeia, afirmou na segunda-feira (20) ter pedido que as autoridades brasileiras suspendam da lista de exportadoras ao bloco as empresas investigadas pela polícia.

A UE é um dos principais compradores da carne brasileira -entre os importadores de carne bovina, o bloco lidera ao lado de Hong Kong, China, Egito, Rússia e Irã.
O bloco importou 6,5 mil toneladas de carne bovina brasileira em fevereiro.

Imagem do país


Nesta terça (21), com a ameaça de países estrangeiros barrarem produtos nacionais, o presidente Michel Temer afirmou que a descoberta de fraudes em frigoríficos nacionais causou um "embaraço econômico" para o Brasil.

Temer falou a empresários e investidores em evento em São Paulo que as irregularidades descobertas pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal causaram um "grande alarde", mas voltou a minimizar o seu alcance no mercado brasileiro.

A estratégia de mostrar que o problema é algo pontual tem sido seguida pelo governo para deter o impacto negativo frente ao mercado internacional. (Folhape).


Blog do BILL NOTICIAS

"Israel não tem condições de comprar briga com o Irã", diz Rui Costa Pimenta

Análise do líder do PCO destaca poder de resposta do Irã e os riscos de um possível conflito na região do Oriente Médio Israel | Irã | Rui C...