Competência
2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites
estruturais do texto dissertativoargumentativo em prosa.
O segundo aspecto a ser avaliado no seu
texto é a compreensão da proposta de redação – esta exige que o
participante escreva um texto dissertativoargumentativo, que é o tipo de
texto que demonstra a verdade de uma ideia ou
Tese, isto é que se faça um texto sem
uso de opinião, ou qualquer pessoalidade – que seja de gíria,
neologismo, clichês ou exemplos próximos – é mais do que uma simples
exposição de ideias. Nessa redação, o participante
deve evitar elaborar um texto de caráter
apenas expositivo. É preciso apresentar um texto que exponha um aspecto
relacionado ao tema, defendendo uma posição, uma tese. É dessa forma
que se atende às exigências expressas pela Competência 2 da Matriz de
Avaliação do Enem.
O tema constitui o núcleo das ideias
sobre as quais a tese se organiza. Em âmbito mais abrangente, o assunto
recebe uma delimitação por meio do tema, ou seja, um assunto pode ser
abordado por diferentes temas.
Seguem algumas recomendações para essa elaboração:
a) Leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.
b) Evite ficar preso às ideias
desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas
para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua
criatividade.
c) Não copie trechos dos textos
motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para
despertar seus conhecimentos sobre o tema.
d) Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu
ponto de vista e como defendê-lo.
e) Reúna todas as ideias que lhe
ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura
coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.
f) Desenvolva o tema de forma
consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio
facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e
articulada com o projeto do texto.
g) Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.
h) Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.
i) Utilize informações de várias áreas
do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que
acontece no mundo.
j) Evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.
l) Mantenha-se dentro dos limites do
tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é
um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas
situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.
Vamos aproveitar o tema da redação do Enem 2012 para explicar essa diferença.
O tema proposto no Exame de 2012 foi “O
movimento imigratório para o Brasil no século XXI”. Esse tema se vincula
ao assunto mais amplo “imigração” e envolve a discussão sobre as
vantagens e desvantagens da presença de imigrantes na vida cotidiana
brasileira; o impacto dessa presença na economia do país; as formas de
tratamento dessa nova população; e a influência de novas culturas na
cultura local, entre outras abordagens possíveis dentro do assunto.
O que é tangenciar o tema?
Considera-se tangenciamento ao tema a
abordagem parcial, realizada somente nos limites do assunto mais amplo a
que o tema está vinculado, deixando em segundo plano a discussão em
torno do eixo temático objetivamente proposto.
No Enem 2012, por exemplo, algumas
redações se restringiram a discutir apenas a questão dos movimentos
migratórios de um modo geral, sem associação ao fenômeno da imigração
para o Brasil no século XXI. As possibilidades que levaram
o texto a ser avaliado como tangenciamento ao tema foram as seguintes:
Possibilidade I: redação completamente estruturada no debate sobre imigração para o Brasil em geral (mas não no século XXI).
Possibilidade II: redação
completamente estruturada no debate sobre a situação e a presença do
estrangeiro, sem associação ao processo de sua vinda para o Brasil, ou
seja, sobre questões genéricas do estrangeiro sem vinculação com o
fenômeno imigratório para o Brasil.
O que é fuga total ao tema?
Considera-se que uma redação tenha fugido ao tema quando nem o assunto mais amplo nem o tema proposto são desenvolvidos.
No Enem 2012, recebeu a rubrica fuga ao
tema a redação cujo texto se estruturou integralmente em assuntos que
não o solicitado, como segurança pública, violência, meio ambiente,
corrupção, entre outros, sem vinculá-los ao eixo temático proposto
(movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI), portanto,
completamente fora até do assunto mais amplo (processos e fluxos
migratórios) ao qual estava vinculado o tema solicitado (movimentos
imigratórios para o Brasil no
século XXI). Também foi excluída por ter
fugido ao tema a redação que se limitou à discussão sobre o êxodo rural
e o urbano; ou sobre os deslocamentos de brasileiros de uma região para
outra; ou, ainda, sobre a saída de brasileiros para o exterior
(emigração).
O que é não atendimento ao tipo textual?
Não atende ao tipo textual a redação que
esteja predominantemente fora do padrão dissertativo-argumentativo –
sem apresentar nenhum indício de caráter dissertativo (explicações,
exemplificações, análises ou interpretações de aspectos dentro da
temática solicitada) ou nenhum indício de caráter argumentativo (defesa
ou refutação de ideias dentro da temática solicitada).
O que é um texto dissertativo-argumentativo?
O texto dissertativo-argumentativo é
organizado na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É
fundamentado com argumentos, que são as explicações ou os exemplos,
para influenciar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de
que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e
explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque
defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de
explicações para justificá-la. Seu objetivo é, em última análise,
convencer ou tentar convencer o leitor, pela apresentação de razões e
pela evidência de provas, à luz de um raciocínio coerente e consistente.
A sua redação atenderá às exigências de
elaboração de um texto dissertativoargumentativo se combinar dois
princípios de estruturação:
I – Apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão
elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
TESE – É a ideia que você vai defender
no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e apoiada em argumentos
ao longo da redação.
ARGUMENTOS – É a justificativa para
convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve
responder à pergunta “Por quê?” em relação à tese defendida.
II – Utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.
ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São
recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o
leitor, como: exemplos; dados estatísticos; pesquisas; fatos
comprováveis; citações ou depoimentos de pessoas especializada, no
assunto; alusões históricas; e comparações entre fatos, situações,
épocas ou lugares distintos.
Guia do Participante 17
ATENÇÃO!
Será atribuída nota 0 (zero) à redação ATENÇÃO!
Será
atribuída nota 0 (zero) à redação que não obedecer à estrutura
dissertativo-argumentativa, mesmo que atenda às exigências dos outros
critérios de avaliação. Você não deve, portanto, elaborar um poema ou
reduzir o seu texto à narração de uma história. No processo
argumentativo, você poderá dar exemplos de acontecimentos que
justifiquem a tese, mas o texto não pode se reduzir a uma narração, por
esta não apresentar a estrutura de organização textual solicitada.
O quadro, a seguir, apresenta os seis
níveis de desempenho que serão utilizados para avaliar a Competência 2
das redações do Enem 2013:
200 pontos
Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural
produtivo, e apresenta excelente domínio do texto
dissertativo-argumentativo.
160 pontos
Desenvolve o tema por meio de
argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto
dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
120 pontos
Desenvolve o tema por meio de
argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto
dissertativoargumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
80 pontos
Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto
dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
40 pontos
Apresenta o assunto, tangenciando o
tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo,
com traços constantes de outros tipos textuais.
0 ponto
Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativoargumentativa.
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