domingo, 17 de março de 2013

Vigilância epidemiológica de Petrolina realizará busca ativa de Hanseníase




No intuito de intensificar o combate à Hanseníase em crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), em parceria com as Secretaria de Educação (SMEP), realizará, entre os dias 18 e 22 de março, uma busca ativa de hanseníase em estudantes de 5 a 15 anos, alunos da Rede Municipal de Ensino. A campanha tem como objetivo identificar casos suspeitos da doença e encaminhar os pacientes para tratamento nas Unidades Básicas de Saúde e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado - AME Saúde da Família.

Para o técnico em vigilância epidemiológica da SMS, Francisco Freitas, a campanha é importante, pois orienta as pessoas que têm um maior contato com os alunos nas escolas sobre os perigos da hanseníase. “Diretores e coordenadores estarão habilitados a detectar qualquer sinal suspeito de Hanseníase no aluno, assim poderão orientar os pais a procurarem uma das Unidades Básicas de Saúde de Petrolina, caso encontrem algum sinal suspeito” explicou.

A Coordenadora de educação, Maria Araújo, percebe a necessidade de cada professor estar apto a reconhecer os sinais que podem caracterizar a hanseníase. “Os professores de educação física sempre tem um contato visual maior com a pele das crianças, esse professores poderão identificar com maior facilidade qualquer mancha suspeita” enfatizou a coordenadora. Além da busca ativia para hanseníase, os alunos também serão avaliados quanto a existência da geohelmintíase. Doença provocada por parasitas e encontrada frequentemente em crianças e adultos, tanto no meio urbano como na área rural.

Hanseníase - é uma doença infecto contagiosa que pode ser transmitida de uma pessoa infectada para a outra. A doença é causada por uma micro-bactéria mais conhecida como Bacilo de Hansen. Os principais sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade.


Texto e Foto: Aurilio Marcos
Assessoria de Comunicação - PMP
12.03.2013

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...