quinta-feira, 10 de maio de 2018

Em Belém de São Francisco, Lucas Ramos se compromete a intervir junto ao Governo de PE para avanços da piscicultura na região de Itaparica

Lucas Ramos participa de Fórum de Piscicultores em Belém do São Francisco. 
(Foto: Jailson Alexandre/Divulgação)


  (C.Britto).


O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve hoje (10) em Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, onde participou do Fórum de Piscicultores da região para debater meios de incentivo à produção e avançar na execução de projetos voltados ao crescimento do setor. O evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores, reuniu representantes de associações de produtores, do Legislativo e Executivo municipal e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).
Mais agilidade na liberação de licenças ambientais e do selo conferido pelo Ministério da Agricultura – necessário para regularização do beneficiamento de peixes – foram os temas mais abordados pelos participantes. Lucas Ramos se comprometeu a intervir junto ao Governo do Estado para que as análises sejam executadas com celeridade.
Estamos dispostos a levar o assunto para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco e para o governador Paulo Câmara, trabalhando com o objetivo de fortalecer o arranjo produtivo que é característico da região do Itaparica” destacou. O socialista alertou, ainda, para os riscos que o setor corre diante da proposta de privatização da Chesf. “O Rio São Francisco é um patrimônio dos brasileiros e de importância inquestionável para a pesca artesanal. A desestatização da Chesf e consequente venda do Velho Chico ameaçam a economia da pesca e afetam diretamente a qualidade de vida de centenas de famílias“, frisou.
O gerente da AD Diper, Ernesto Júnior, classificou como importante a intervenção do parlamentar. “O deputado Lucas Ramos tem um olhar especial pelos piscicultores e atuaremos juntos, acompanhando projetos e buscando melhorar a infraestrutura de apoio aos produtores”, comentou. “Com ele, temos mais força nos nossos pleitos ao estabelecermos um canal direto com o governador Paulo Câmara“, completou.
Para o presidente da Associação de Piscicultores do Distrito do Ibó, Paulo Valderlei, contar com a presença de representantes do poder público é fundamental para que a cadeia produtiva cresça. “Temos confiança no trabalho do deputado Lucas Ramos e agradecemos a ele por ter ouvido as demandas da região do Itaparica“, afirmou.
Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores de Belém de São Francisco, Joase de Vozinho (PHS), o vereador Antônio de Eurípedes (PRB), e o secretário municipal de Agricultura Laercio Teixeira, além de lideranças e representantes de associações de pescadores.
Fórum
Formado por membros de quatro municípios (Belém de São Francisco, Petrolândia, Jatobá e Tacaratu), o Fórum dos Piscicultores do Itaparica reúne-se a cada dois meses para buscar soluções que visem ao fortalecimento da atividade. Na reunião desta quinta, foi aprovado o ingresso de produtores de Cabrobó, aumentando para aproximadamente 750 o número de famílias ligadas à entidade. Elas são responsáveis por posicionar a região como a segunda maior produtora artesanal de tilápias do Brasil. A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 12 de julho no município de Jatobá.
Blog do BILL NOTICIAS

DECANO DO STF DIZ QUE PRISÃO DE LULA É ESDRÚXULA, MAS LAVA AS MÃOS


Último ministro a se manifestar sobre o recurso do ex-presidente Lula para reverter sua prisão política, Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quinta-feira, 10, para manter Lula preso, assim como os outros quatro membros da 2ª Turma do STF: Edson Fachin (relator), Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes.
Apesar de votar pela manutenção da prisão sem provas contra Lula, Celso de Mello voltou a criticar a prisão de Lula, classificada por ele como "esdrúxula". "Cabe observar que o Plenário do Supremo Tribunal Federal, contra o meu voto (que integrou a corrente minoritária), entendeu legítima, sob perspectiva constitucional, a possibilidade daquilo que eu próprio denominei 'esdrúxula execução provisória de condenação criminal sem trânsito em julgado'", disse, evocando o princípio da colegialidade para negar o pedido da defesa de Lula. Leia na íntegra o voto de Celso de Mello. 
O resultado da decisão da 2ª Turma do STF no julgamento virtual veio no mesmo dia em que o ministro Edson Fahin negou seguimento ao novo recurso contra a prisão de Lula, que havia chegado à Corte nesta quinta-feira (10).
Este novo recurso questionava um primeiro habeas corpus preventivo de Lula, que foi negado em março, por unanimidade, pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A defesa de Lula recorreu desta decisão, mas tal recurso ainda não havia sido julgado, tendo sido enviado ao STF no último dia 19 pelo ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ. Entretanto, somente nesta quinta-feira esse processo foi protocolado no sistema do Supremo.
Um outro habeas corpus preventivo, com teor similar, também foi negado, por 6 a 5, pelo plenário do STF, em 4 de abril. Lula foi preso três dias depois, por ordem do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Parceria entre o município de Dormentes e a CAIXA


(C.Geral)

Na manhã dessa quarta-feira (10) a prefeita de Dormentes Josimara Cavalcanti recebeu em seu gabinete o gerente-geral da Caixa Econômica Federal Romero Lacerda, para tratar de parceria que a Caixa está firmando com o município.
Acompanhada de vereadores de sua base, secretários municipais e empresários locais, a gestora ouviu de Romero algumas boas novas, que garantiu: “a Caixa irá investir forte em Dormentes”.
A primeira novidade anunciada foi à chegada de um PAT – Posto de Atendimento Temporário para a cidade, que de acordo com os negócios conseguidos pelo banco no município, esse posto de atendimento poderá evoluir para um PAB – Posto de Atendimento Bancário, que segundo Romero, com a migração da folha de pagamento da Prefeitura para a Caixa, o banco já tem carta na manha para transformá-lo em um PAB e futuramente uma agência com todo o leque de atendimento disponibilizado pelo banco.
“Para que isso aconteça teremos que contar com a força política de Josimara em Brasília, com um deputado e um senador, sendo parlamentares que tenham vínculos com pessoas ligadas a Caixa, isso facilitará esse processo”, pontuou Romero.
Ele destacou ainda a importância dos empresários e dos funcionários públicos estarem também engajados nesse projeto e apresentou linhas de créditos para as empresas e o acolhimento de consignados de servidores realizados em outros bancos com propostas de juros menores.
Além de tudo isso, foi anunciado pela Caixa um patrocínio no valor de R$ 50.000,00 para a Caprishow 2018, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio. “Esse ano será esse valor, mas nos próximos eventos com certeza ampliaremos  o valor e disponibilizaremos mais produtos para os criadores do município”, garantiu Romero.
A prefeita Josimara falou da importância da chegado do banco, agradeceu o patrocínio que foi destinado para a Caprishow e destacou a importância da superintendente da Caixa Simone Nunes para que a parceria fosse firmada. “Eu tive o prazer de conhecer a Simone através do deputado Fernando Monteiro, e nesse curto tempo ela já tem contribuído de forma muito ativa, uma conversa com Simone nos faz despertar inúmeras idéias. Agradeço muito a Caixa pelo patrocínio muito importante, fato que nunca havia acontecido aqui por parte dos bancos e tenho certeza que quando chegar a agencia, iremos fomentar ainda mais a economia do nosso município, haja vista que o dinheiro irá girar todo dentro de Dormentes”, destacou a gestora.
Ao final da reunião, Josimara cobrou agilidade na análise da documentação que foi encaminhado para a Caixa solicitando o financiamento para construção da Avenida Governador Eduardo Campos, tão sonhada pelo saudoso Geomarco Coelho. Romero afirmou que já avaliou a documentação e garantiu que o projeto foi pré-aprovado. Concluindo a reunião com aplausos. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

Em nota, Secretaria de Saúde de Pernambuco sai em defesa do HDM e assegura que número de óbitos foi reduzido

  (Via:C.Britto).
Foto/divulgação


Em nota enviada a este Blog, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) fez a defesa do Hospital Dom Malan (HDM), gerido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). A unidade de Petrolina vem recebendo uma saraivada de críticas por conta do óbitos ocorridos no HDM, sobretudo após a jovem Miliam Carvalho da Silva, de 15 anos, grávida de cinco meses, ter perdido a vida na semana passada, após complicações no seu quadro de saúde.
De acordo com a SES, o HDM/Imip atende pacientes de 53 municípios da Rede Pernambuco-Bahia (PEBA), além de receber pacientes até do Ceará, sendo referência obstétrica de alto risco. Mesmo assim, apresentou uma redução de cerca de 30% nos óbitos maternos quando comparados os dados de 2016 com 2017.
Confiram a íntegra da nota:
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco esclarece que o Hospital Dom Malan (HDM), localizado no município de Petrolina, é referência obstétrica em alto risco, recebendo demanda regulada e espontânea. A unidade atende pacientes de 53 cidades, sendo 25 de três regiões de saúde do Estado de Pernambuco, que formam a Macrorregião do Vale do Médio São Francisco, e 28 de três regiões de saúde da Bahia, beneficiando uma população de mais de 2 milhões de habitantes dos dois Estados. O Dom Malan ainda recebe pacientes do Ceará.
Considerado pelo Ministério da Saúde como maternidade prioritária para Rede do Sistema Único de Saúde, apenas em 2017 a unidade realizou um total de 7.032 partos, ou seja, cerca de 600 partos/mês, o que coloca o Dom Malan no primeiro lugar do ranking das unidades que mais realizam parto em Pernambuco.
Do total de partos, quase 60% (4.098) foram de pacientes oriundas do município de Petrolina, que não possui nenhuma maternidade, seja de baixo ou de alto risco. Além disso, do total de partos realizado no Dom Malan em 2017, apenas 52% (3.626) atendem o perfil da unidade, que é voltada, prioritariamente, para os casos de alto risco.
Ou seja, os outros 48% foram de partos de risco habitual, que deveriam ter sido realizados nas unidades e maternidades municipais. No primeiro trimestre de 2018, o hospital já realizou 1.803 partos, sendo 964 de alto risco (53,46%).
É importante frisar que mesmo sendo a única referência para a gestante de alto risco da região, o Dom Malan não nega atendimento a nenhuma usuária do SUS e acolhe também as gestantes de risco habitual, que representam cerca de 50% de partos da unidade e que deveriam receber a devida assistência em seus municípios de origem. Sobre os óbitos maternos, todo e qualquer óbito de gestantes, ou crianças, é investigado para saber a causa.
O Dom Malan, que apresentou uma redução de cerca de 30% nos óbitos maternos quando comparados os dados de 2016 com 2017, tem ocorrência de 0,18% de óbitos maternos, número bastante inferior ao preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para maternidades de alto risco, que é entre 1,5 a 2,5%.
Por fim, o Dom Malan ressalta que está abastecido de medicamentos e insumos, que os exames estão sendo realizados normalmente e que os protocolos de atendimento,  de segurança do paciente e boas práticas na atenção obstétrica e neonatal são integralmente cumpridos. A unidade ainda frisa a importância do fortalecimento da rede materno-infantil na região, com o acompanhamento adequado de pré-natal das gestantes, o que evitaria o agravamento de casos.
E, nesse sentido, a Secretaria Estadual de Saúde vem dialogando com os municípios com o intuito de sensibilizar os gestores sobre a importância do fortalecimento da rede de atenção primária para a garantia da realização de atendimentos em seus territórios, com destaque para a rede de atenção materno-infantil e para a efetivação do pré-natal de baixo risco de qualidade nos serviços municipais. Secretaria Estadual de Saúde/Ascom.

Blog do BILL NOTICIAS

FACHIN REJEITA MAIS UM RECURSO QUE PEDE A LIBERDADE DE LULA

REUTERS/Ueslei Marcelino

Por Felipe Pontes, repórter da Agência Brasil - O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento ao novo recurso contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que havia chegado à Corte nesta quinta-feira (10).
Trata-se de um recurso contra um primeiro habeas corpus preventivo de Lula, que foi negado em março, por unanimidade, pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A defesa de Lula recorreu desta decisão, mas tal recurso ainda não havia sido julgado, tendo sido enviado ao STF no último dia 19 pelo ministro Humberto Martins, vice-presidente do STJ. Entretanto, somente nesta quinta-feira esse processo foi protocolado no sistema do Supremo.
Um outro habeas corpus preventivo, com teor similar, também foi negado, por 6 a 5, pelo plenário do STF, em 4 de abril. Lula foi preso três dias depois, por ordem do juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.
Em outra decisão também desta quinta, a Segunda Turma do STF negou por unanimidade um outro recurso de Lula, no qual a defesa do ex-presidente questionava a ordem de prisão de Moro.

Blog do BILL NOTICIAS

Militar de 23 anos morre com tiro na cabeça em treinamento do Exército

Incidente aconteceu em Formosa (GO). Victor Campos Ferreira era praça e tinha o sonho de seguir carreira na corporação

Por: Luiz Calcagno - Correio Braziliense
Victor Campos sonhava em seguir carreira como militar, mas morreu com um tiro na cabeça durante treinamento do Exército. Foto: Reprodução
Victor Campos sonhava em seguir carreira como militar, mas morreu com um tiro na cabeça durante treinamento do Exército. Foto: Reprodução

Um militar do Exército de 23 anos morreu com um tiro na cabeça durante um treinamento da Brigada de Operações Especiais em Formosa, Goiás. O incidente aconteceu por volta de 16h30 desta quarta-feira (9). Victor Campos Ferreira era praça e tinha o sonho de seguir carreira dentro da corporação. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira fará o traslado do corpo da vítima para o Pará, onde ela será enterrada.

Victor Campos fazia  treinamento no 6º Grupo de Instrução de Lançadores Múltiplos de Foguetes das Forças Armadas. A reportagem do Correio apurou que o tiro foi disparado por um sargento e atingiu a parte de trás e atravessou a cabeça de Victor. Ainda não se sabe se o disparo aconteceu durante o treinamento de tiro. Ele morreu na hora. A Polícia do Exército foi acionada e fez a perícia. 

O militar era primo do deputado federal João Campos (PRB). O parlamentar, que é delegado, disse que levará o caso ao presidente da república, Michel Temer. “O fato aconteceu. Partimos do pressuposto que foi acidental. Mas não posso conceber que, em pleno Século XXI, com a tecnologia que temos, as Forças Armadas façam um treinamento com munição letal. Temos todos os recursos para que essas atividades sejam feitas com o mesmo desempenho com munição não letal”, criticou.

João Campos também questionou a forma com que a família foi tratada pelo exército. Foi após uma reclamação do parlamentar que o Exército disponibilizou um avião para levar o corpo de Victor para o Pará. "A segunda coisa que me incomodou é que, em países desenvolvidos, e não estou falando de quem está em guerra, quando um militar sofre um acidente, ele e a família tem todo um apoio da força. Ele colocou a vida a favor da pátria. Tem aeronave, ambulância, tudo. Mas fui descobrir que as Forças Armadas tem um contrato com uma seguradora, e essa empresa que cuida da funerária e da questão do translado do corpo", afirmou.

Ainda de acordo com João Campos, Victor é de Redenção do Pará, no sul do estado e não há voos comerciais para a região. "É um membro do exército brasileiro, e que perdeu a vida na função. É uma questão de estado", disse. Por meio de nota, a assessoria de imprensa do Exército comentou o ocorrido. Segundo o texto, uma equipe médica prestou os primeiros socorros e transportou a vítima para o Hospital Municipal de Formosa, onde verificou-se que Victor estava morto. Além disso, a investigação ficará a cargo de uma equipe de perícia do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. "Um inquérito policial militar será instaurado para apurar o fato ocorrido", afirma o texto.

Por último, a assessoria da corporação informou que o Comando de Operações Especiais "está tomando todas as providências para apoiar a família do militar, através de uma equipe, composta por um psicólogo e um capelão militar".


Blog do BILL NOTICIAS

Geisel autorizou execuções de presos políticos, diz documento da CIA

Segundo documento, execuções deveriam ocorrer em casos excepcionais e com a autorização do Planalto, mediante consulta ao general Figueiredo
Ernesto Geisel  governou o Brasil entre 1974 e 1979 / Foto: Presidência da República
Ernesto Geisel governou o Brasil entre 1974 e 1979
Foto: Presidência da República

Estadão Conteúdo

Memorando escrito por William Colby, diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), afirma que o presidente Ernesto Geisel (1974-1979) decidiu manter a política de assassinatos de opositores do regime militar praticada pelos órgãos de segurança durante a presidência de Emílio Garrastazu Medici (1969-1974). Mas impôs condições ao Centro de Informações do Exército (CIE), órgão responsável pelas execuções: elas só deveriam ocorrer em casos excepcionais e com a autorização do Palácio do Planalto, mediante consulta ao diretor do Serviço Nacional de Informações (SNI), general João Baptista Figueiredo.
O documento foi desclassificado em 2015 com outros 404 pelo Departamento de Estado Americano, envolvendo oito países da América do Sul. Eles cobrem o período entre 1973 e 1976, durante as presidências dos republicanos Richard Nixon e Gerald Ford. Foi descoberto pelo pesquisador Matias Spektor, professor de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). O memorando é o papel de número 99 e está datado de 11 de abril de 1974, durante o mandato de Nixon.(JC).



Blog do BILL NOTICIAS


Escola de idiomas de Petrolina suspende aulas após trágica morte de funcionário

Foto/reprodução

A Escola de Idiomas Cultura Inglesa, em Petrolina, suspendeu as aulas nesta quinta (10) e sexta-feira (11), por conta da trágica morte do funcionário Lucas Rafael Freire, de 24 anos. O jovem perdeu a vida num acidente de carro, nesta madrugada, após capotar o veículo nas imediações do Viaduto do Barranqueiro.
Em virtude do acontecido, não teremos aulas em nenhuma das unidades da escola (Petrolina, Escola Saber e Juazeiro) no dia 10/05 e não haverá expediente na manhã do dia 11/05. Informamos aos interessados que o velório acontecerá hoje, a partir das 18h, no SAF da Avenida 7 de Setembro, e o enterro será amanhã às 10h”, informou a diretoria da escola.(Via:C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

BINGO BENEFICENTE FOI SUCESSO - A FAMÍLIA JUNTO COM OS ORGANIZADORES AGRADECEM A COLABORAÇÃO DE TODOS



No dia 28/04 (sábado), publicamos aqui nesse Blog, a pedido da nossa amiga Nerinha, uma matéria onde anunciamos um BINGO BENEFICIENTE, para o tratamento Oncológico em prol do nosso amigo Benedito Paixão, mais conhecido como Dito Artesão.
O referido Bingo foi realizado no ultimo final de semana 06/05 (SABADO), na Associação de Moradores do Bairro Cosme e Damião em Petrolina, conforme foi anunciado.

Ganhador do primeiro premio

Ganhador do segundo, sendo que houve outros ganhadores do segundo premio

Ganhadores do terceiro premio

Segundo os organizadores: Fausto Santana, Manoel Paixão e Neire Rodrigues, filha de Dito, tudo ocorrei tranquilamente.
O evento respondeu as expectativas esperada, pois contou com a presença do povão que além de colaborar na compra de cartelas e participar do BINGO, pode participar da grande festa animada pelos artistas de nossa região.
Artistas esses que deram uma grande contribuição, marcando presença nesse grande evento e fazendo uma festa bonita, pois além de animar as pessoas ali presentes, realizaram um ato de solidariedade em relação ao nosso amigo Dito Artesão.
O nosso amigo Dito, seus familiares e organizadores, agradecem a todos que de uma forma ou de outra deram sua parcela de contribuição para que nosso amigo possa realizar seu tratamento Oncológico.


Agradecimento do Artesão Dito Paixão sobre o 
Bingo Beneficente




Agradecimentos aos Artistas: 
      
Luís Eudes e seus teclados
Banda 0800
Luís Rosa
Anchieta, Niltinho e Enock
Ditinho do Acordeom
Leonardo Paixão
Josenildo sanfoneiro
Mundim da Rajada
Felipe sanfoneiro
Juscelino Ibelage
Wanderley do nordeste
Manoel Geraldo
Tadeu e Jucimar
Tenente Seu Dré
Forró Asa Branca
Ademar
Luiz Luca violão
Manoel da Paixão, João e Nilson
João Canário do violão
Alencar do Nordeste
Igor Dias

Agradecimentos aos Divulgadores

Blog do BILL NOTICIAS
Edson Santos - programa forró nordestino
Lucimar Freitas - a hora do vaqueiro
Zé Maria Silva - Radio Grande Rio
Maiara - malhadão
Sivuca - forro do povo
Cesar do Lau - programa forró e poesia
Wilson Fernandes - Tabajara FM
Claudio Farias – Emissora Rural




Blog do BILL NOTICIAS












Core-BA divulga edital de concurso com salários que chegam até R$ 4 mil. Tem vagas para Juazeiro-BA

Previsão é que provas objetivas sem aplicadas em julho e agosto - Foto: Prefeitura | Itanhaém

O Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado da Bahia (Core-BA) divulgou o edital do concurso público para nível médio e superior, com salários que variam de R$ 1.477 a R$ 4.222.
As dez vagas oferecidas são para os cargos de atendente (1), técnico em informática (1), auxiliar administrativo III – Salvador – , auxiliar administrativo III (1) – Juazeiro -, auxiliar administrativo III – Barreiras – (1), fiscal (2), assistente jurídico (1) e contador (1).
Além do salário, os selecionados terão direito a benefícios como vale-alimentação no valor de R$ 32,00 por dia útil trabalhado, plano de saúde e vale-transporte. Disponíveis até dia 11 de junho, as inscrições serão abertas nesta quinta-feira, 9, e devem ser feitas diretamente no site da Dédalus Concursos – empresa organizadora do certame.
As provas objetivas serão aplicadas nas respectivas cidades, sendo previstas para  dia 22 de julho de 2018 em Barreiras e Juazeiro, e dia 05 de agosto em Salvador. (A Tarde).

Blog do BILL NOTICIAS

Cobra entra em residência e come pato de estimação no Ipsep

A cobra jiboia foi encontrada pela dona da casa por volta das 6h desta quarta-feira (9). O Cipoma foi acionado para fazer o recolhimento do animal

A cobra invadiu o galinheiro, que fica no terreno da casa, e engoliu o pato de estimação / Foto: Cortesia/Whatsapp
A cobra invadiu o galinheiro, que fica no terreno da casa, e engoliu o pato de estimação
Foto: Cortesia/Whatsapp

JC Online

Um pato de estimação foi engolido por uma cobra jiboia, no quintal da casa onde ele era criado, no bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, na manhã desta quarta-feira (9). Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foi ao local para fazer o recolhimento do animal.
A dona de casa Elizabete Xavier, conta que por volta das 6h encontrou a cobra em um galinheiro, que fica no quintal da residência. “Quando abri a janela já vi o pato enroscado nela, e não tinha nem mais como salvá-lo”, conta a mulher.
O Corpo de Bombeiros foi acionado logo em seguida, mas a ocorrência não pôde ser atendida. “Depois de ligar para os Bombeiros, entramos em contato com o Cipoma, por volta das 6h15, para virem resgatar o animal”, diz.
Por conta da espera de recolhimento por parte dos órgãos ambientais, que durou cerca de 7 horas, um vizinho, que é bombeiro militar aposentado, conseguiu colocar a jiboia em um tonel, para evitar que ela fugisse.


Jailton, irmão de Elizabete, conta que animal entrou no galinheiro, mas as galinhas conseguiram escapar, restando o pato como presa mais fácil. “O pato já tem dois anos, o que é considerado uma idade avançada para este tipo de bicho. Ele não teve tanta agilidade quanto às galinhas para se esquivar da jiboia”, conta o rapaz.
O terreno da casa, que é próximo a um canal, já foi visitado por cobras de menor porte, jacaré, e até capivara. Jailton também conta que animal grande assim é a primeira vez que aparece, principalmente, chegando a comer outros bichos.

Resgate


GALERIA DE IMAGENS

O Cipoma foi acionado para fazer o recolhimento do animal

Foto: Cortesia/Whatsapp

Foto: Cortesia/Whatsapp


Foto: Cortesia/Whatsapp

Apesar do susto, o Sargento Evandro do Cipoma conta que a jiboia não é venenosa. Ela foi recolhida e encaminhada ao Centro de Triagem de  Animais Silvestre de  Pernambuco.
(Cetas Tangara), da Agencia Estadual do Meio Ambiente (CPRH). A cobra recebera os devidos cuidados e será devolvida em segurança à natureza.


Blog do BILL NOTICIAS







POLÍCIA FEDERAL PRENDE PREFEITO TUCANO COM R$ 4,6 MILHÕES EM DINHEIRO VIVO


O prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida do PSDB, foi preso em flagrante pela operação Prato Feito da Polícia Federal. Dois agentes públicos também foram presos em flagrante, por posse de muito dinheiro vivo. O município de Mongaguá fica no litoral Sul de São Paulo. A Polícia Federal encontrou na residência do prefeito tucano R$ 4.613.610 e mais US$ 216.763 em espécie. Ele foi preso por crime de lavagem de dinheiro. Aliados do tucano disseram que o grande volume de cédulas de reais e dólares encontrado em sua casa será explicado às autoridades.
“Em outra cidade, Mauá, na Grande São Paulo, os federais fizeram mais dois flagrantes contra outros dois agentes políticos, com quem foram localizados os montantes de R$ 588.417 e R$ 87 mil em dinheiro vivo. Um dos presos é o secretário de Governo de Mauá, João Gaspar (PRP).
A Operação Prato Feito põe sob suspeita pelo menos 30 prefeituras paulistas. Treze prefeitos são investigados, além de quatro ex-prefeitos, 27 funcionários públicos, um vereador e 29 empresas. Também são alvo da PF e da Controladoria-Geral da União secretários municipais e lobistas”.
Leia mais aqui.

Blog do BILL NOTICIAS

PADILHA PROPÕE UNIDADE DA ESQUERDA EM TORNO DE LULA


Por William De Lucca – O ex-ministro da saúde do Governo Lula, Alexandre Padilha (PT), defende que seu partido procure as outras legendas de centro-esquerda e os presidenciáveis Manuela D’Ávila (PCdoB), Guilherme Boulos (PSOL) e Ciro Gomes (PDT) para a construção de uma chapa única, encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT).
Em entrevista exclusiva ao Brasil 247, Padiha disse que é importante somar esforços entre os partidos do campo progressista e constuir de uma única candidatura de esquerda.
“Temos de fazer um grande esforço de uma chapa única já no primeiro turno, em torno de Lula, por ele ser o líder nas pesquisas de intenção de voto e pelo simbolismo que esta candidatura teria”, afirma.
Possível candidato a deputado federal, Padilha reforça que o partido registrará a candidatura de Lula no dia 15/08 e que se alguém irá tirá-lo da disputa, este alguém será o judiciário.
“Eles é quem terão de se explicar para a população porque Lula não pode ser candidato enquanto tantos políticos pegos com contas no exterior, malas de dinheiros e gravações terão suas candidaturas autorizadas”, conta.
Padilha acredita que a retirada antecipada da candidatura de Lula seria ‘o primeiro passo para uma derrota das forças progressistas e contrárias ao golpe’, pois se daria um ‘ar de normalidade’ao processo contra o petista.
“Se a Justiça Eleitoral vier a cometer esta violência para impedir a candidatura, depois do registo desta, decidiremos junto com Lula, no calor desta nova violência e tendo clareza dos fatos, qual será a melhor alternativa para derrotar o golpe”, afirma o ex-ministro, deixando abertas as possibilidades de apoiar outras candidaturas caso Lula seja impedido de disputar.
Ele diz esperar que o PT procure as outras legendas e candidaturas, citando inclusive o senador Roberto Requião (PMDB) e Josué Alencar (PR), filho do ex-vice presidente de Lula, José Alencar, para discutir pontos em comum nos programas de governo, construção de palanques nos estados e estratégias de eleição de bancadas, além da candidatura presidencial.


Blog do BILL NOTICIAS

MPPE recebe queixas contra Facape e recomenda que instituição deixe de cobrar determinadas taxas aos alunos; Direção esclarece

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-Facape. (Foto: Blog do Carlos Britto)

  (C.Britto).

Após receber queixas de que a Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (Facape) estava cobrando valores aos alunos para realizar a validação de atividades curriculares complementares, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à instituição de ensino que deixe de efetuar tais cobranças.
De acordo com a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Ana Cláudia de Sena Carvalho, a Facape alegou que a cobrança pela validação das atividades encontra-se prevista no regimento interno da instituição, abrangendo participação em congressos, palestras, seminários, minicursos, mesas redondas, projetos de extensão, semana universitária, dentre outros.
Porém, a cobrança de taxas para expedição de documentos vinculados à vida acadêmica dos estudantes é irregular, no entendimento do MPPE, uma vez que Resolução do Conselho Nacional de Educação preconiza que todos os serviços ordinários devem ser remunerados pela mensalidade da faculdade.
O teor do parecer emanado pelo Conselho é claro: os serviços administrativos, como a expedição de documentos, serão cobertos pelo pagamento dos estudantes, não sendo admitida cobrança de taxas extraordinárias”, concluiu a promotora de Justiça.
Outro lado
Em nota enviada pela assessoria, a direção da Facape disse que as taxas cobradas pela instituição são referentes a prestação do serviço público do reconhecimento e validação dessas atividades acadêmicas complementares, uma vez que é preciso certificar não só a autenticidade desses documentos, mas também a pertinência do evento para a grade curricular do aluno.
Acompanhe a nota, na íntegra:
A Facape esclarece que a participação dos alunos em congressos, simpósios, seminários e quaisquer outras atividades que não estão previstas na programação semestral de cada curso precisa de uma validação para serem aceitas como atividade complementar. 
As taxas cobradas pela instituição são referentes a prestação do serviço público do reconhecimento e validação dessas atividades acadêmicas complementares, uma vez que é preciso certificar não só a autenticidade desses documentos, mas também a pertinência do evento para a grade curricular do aluno.
A cobrança de taxas emolumento está prevista em lei para todos os serviços públicos e é fundamental para auxiliar nos custos de manutenção da faculdade, já que a instituição não pretende aumentar a mensalidade dos alunos.
A Facape deixa claro, ainda, que não cobra a validação para atividades que são realizadas pela própria instituição, uma vez que esses eventos internos já estão previstos e fazem parte do calendário acadêmico.
Ascom/Facape

Blog do BILL NOTICIAS

Morre o cantor de brega José Ribeiro aos 84 anos

O artista faleceu na cidade de Pindoretama, no Ceará
Ribeiro morreu após um ataque cardíaco / Foto: reprodução/Youtube
Ribeiro morreu após um ataque cardíaco
Foto: reprodução/Youtube

JC Online

O cantor José Ribeiro, conhecido por seu repertório de música brega, faleceu nesta quarta-feira (9) vítima de um ataque cardíaco fulminante, informou o jornal O Povo. De acordo com informações da publicação, o artista deu entrada no Hospital Municipal de Pindoretama, cidade da região metropolitana de Fortaleza, por volta das 11h30, após desmaiar.

Ainda segundo a publicação, Ribeiro chegou a ser reanimado pela equipe médica do hospital, mas não resistiu e faleceu às 11h40.

Carreira

Com mais de 40 anos de estrada, José Ribeiro tinha sucessos como "A Beleza da Rosa", gravado em 1972, "Na Porta da Cozinha" e "Bom dia, Meu Amor".




Blog do BILL NOTICIAS

STOPPA: O POVO TEM QUE IR COM LULA ATÉ O FIM, SEM PLANO B


O programa Léo ao Quadrado desta quarta-feira (9) analisou os acontecimentos da esfera política brasileira, destacando uma pesquisa que aponta a dura realidade brasileira pós golpe de Estado e uma carta escrita pelo ex-presidente Lula, que reafirma o Estado de exceção imposto ao país e sua convicção intacta de que é candidato à Presidência da República. 
Uma consulta apresentada pelo Instituto Paraná Pesquisas afirma que apenas 8% da população acredita que sua vida melhorou após o impeachment. Para 34 % dos brasileiros, a vida piorou.
O jornalista Leonardo Attuch considera que o Brasil voltou aos tempos neoliberais de Fernando Henrique Cardoso, mas com algumas diferenças. “Existe todo um acumulo gerado com a gordura dos governos Lula e Dilma, um patrimônio material e intelectual”, observa.
O apresentador Leonardo Stoppa reitera a análise de Attuch. “As pessoas ainda não sentiram a fome bater na barriga, pois ainda possuem algumas reservas, algum imóvel próprio adquirido nos últimos anos, uma poupança que dê alguma segurança nos próximos meses, essas garantias é que ainda não permitem um quadro de convulsão social”, opina. 
A respeito da carta escrita por Lula reiterando sua candidatura à Presidência da República, Stoppa ressalta a importância do apoio ao ex-presidente. “O povo tem que ir com Lula até o fim, qualquer escapada para um plano B e dar munição ao golpe”, conclui.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

IFPE abre vestibular do 2º trimestre 2018 com 2.585 vagas em 42 cursos

As vagas serão distribuídas em 16 campus de todo o Estado
Quem se interessou, poderá acessar o site da instituição e realizar a inscrição / Foto: Divulgação
Quem se interessou, poderá acessar o site da instituição e realizar a inscrição
Foto: Divulgação

JC Online

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) divulgou, nesta quinta-feira (10) mais detalhes sobre o vestibular do segundo trimestre da instituição. Os interessados poderão se inscrever para cursos técnicos e superiores, do dia 21 de maio a 16 de junho. As provas já estão com a data marcada para o dia 1º de julho. Para este ano, o vestibular oferecerá 2.585 vagas distribuídas em 42 cursos espalhados por 16 câmpus de todo o estado de Pernambuco.

Inscrições

Quem se interessou, poderá acessar o site da instituição e realizar a inscrição. A taxa custa R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 50 para os cursos superiores.


As vagas serão distribuídas entre 2.074 para técnicos subsequentes; 400 para técnicos integrados; 40 para técnicos integrado proeja; e 71 voltados a cursos superiores.



Blog do BILL NOTICIAS