Edital de intercâmbio busca desenvolver futuras colaborações em ciência e tecnologia com a China
Nesta sexta-feira (17), a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), assinou, em parceria com a governadora da província de Sichuan, Shi Xiaolin, o edital de seleção de bolsistas pernambucanos para universidades chinesas.
O documento, que oferece 30 vagas anuais, está em fase final de elaboração pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e será publicado ainda em novembro, com oportunidades para graduação, mestrado e doutorado em universidades de Sichuan.
“Esse programa é um passo concreto na construção de novos diálogos entre Pernambuco e a China. Queremos oferecer aos nossos jovens a oportunidade de expandir os estudos, conhecer novas culturas e trazer de volta conhecimento que ajude a transformar o nosso Estado”, afirmou Raquel Lyra.
É esperado para o edital a especificação de provas ou outras etapas de seleção, critérios de admissão ou desclassificação do processo, modos de resiliência em Sichuan e tempo de residência no intercâmbio, entre outros.
A universidade de Sichuan oferece especialidades de estudo em áreas como artes, ciências, engenharia, medicina, economia, administração, direito, história, filosofia, agricultura e educação.
A delegação chinesa que compareceu à agenda foi composta pelo vice-governador Ren Jingdong; o secretário-geral do Governo Provincial, Hu Yuankun; o secretário-geral adjunto do Governo Provincial e diretor do Gabinete Geral, Wang Jianjun; a diretora-geral do Escritório Provincial de Relações Exteriores, Zhang Tao; o diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia, Lu Songming; o diretor-geral do Departamento de Comércio, Hui Zhaoxu; e o vice-secretário do Comitê de Trabalho de Educação do Comitê Provincial do PCCh, Zhang Lantao.
*Com informações da assessoria