segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Brasil não abaixou a cabeça a Trump por ter caráter e dignidade, diz Lula

 

Presidente defendeu soberania nacional e lembrou que o verdadeiro poder do país está em garantir casa e comida ao povo

                                 Conteúdo postado por: Guilherme Paladino
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert / PR)


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez referência direta ao presidente estadunidense Donald Trump nesta segunda-feira (20), durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, em Brasília. Ao tratar do tema da soberania nacional, Lula afirmou que o Brasil não se curvou às medidas adotadas por Trump, quando o governo dos Estados Unidos impôs sobretaxas a produtos brasileiros.

 “Quando o presidente Trump sobretaxou o Brasil e ofendeu, a gente não abaixou a cabeça, porque, embora a gente não seja tão grande como eles, a gente tem caráter que, muitas vezes, eles não sabem que a gente tem. A gente tem dignidade”, disse Lula. “É isso que faz um país virar nação, que significa soberania nacional. Um país onde o povo não tem casa, educação e comida, não é soberano. Nem de país pode ser chamado.”

"Para a gente falar de um país de verdade, para falar em democracia, isso tem que estar espelhado no rosto das pessoas, na roupa que elas vestem, na comida que elas comem, na qualidade da educação que elas têm, na qualidade do sapato que elas calçam. Sabe, é isso que dá o sentido de soberania de um país", completou o presidente. 

O discurso foi realizado no Palácio do Planalto, durante o lançamento do programa Reforma Casa Brasil, iniciativa que oferece crédito facilitado para reformas e melhorias habitacionais em todo o país. - 247.


BLOG DO BILL NOTICIAS

Professor pode pedir Carteira Nacional Docente a partir desta quinta

Em evento do Dia do Professor, Lula destaca valorização da categoria                                 Andreia Verdélio - Repórter da Agência ...