quarta-feira, 11 de maio de 2022

Presidente boliviano não participará de Cúpula nos EUA se Cuba, Venezuela e Nicarágua forem excluídos

Luis Arce, presidente da Bolívia (Foto: Reuters)

O presidente boliviano, Luis Arce, anunciou que não participará da Cúpula das Américas no próximo mês nos Estados Unidos se Cuba, Nicarágua e Venezuela forem excluídos da reunião.

A posição de Arce reflete a do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que disse na terça-feira que não participaria da cúpula de 6 a 10 de junho, em Los Angeles, na Califórnia, se os três países não fossem convidados.

“Uma Cúpula das Américas que exclui países americanos não será uma Cúpula das Américas completa, e se a exclusão das nações irmãs persistir, não participarei dela”, disse o socialista Arce, em uma publicação na sua conta de Twitter no fim de terça-feira.

Questionado sobre Arce se juntando às preocupações de López Obrador sobre a lista de convidados da cúpula, uma autoridade da Casa Branca disse, sob anonimato, que Washington estava em contato próximo com muitos países da região.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse a repórteres na terça-feira que uma decisão final sobre os convidados ainda não havia sido tomada.

Além disso, o presidente Jair Bolsonaro não deve viajar à cúpula, de acordo com fontes brasileiros com conhecimento do assunto, embora o seu motivo não esteja claro. (Reuters).


BLOG DO BILL NOTICIAS

RS contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

  Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais Lauro Alves/Secom As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grand...