terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Medidas de isolamento em Pernambuco seguem iguais até finalização de análise técnica

 

Com novas medidas divulgadas pelo Ministério da Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de PE concluirá análise técnica antes de adotar as regras


                          Por Laura Machado e Marjourie Corrêa

Coletiva da Secretaria Estadual de Saúde - Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco


Diante da proposição de novas medidas de isolamento para os infectados com a Covid-19 divulgadas pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (10), o secretário estadual de saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou que os protocolos de quarentena no estado continuam como antes até que uma análise técnica do novo plano seja concluída. "Nesse momento, vale aquilo que estava antes até que a gente tenha a compreensão e análise técnica desta recomendação", falou Longo. 

Durante a coletiva de imprensa realizada na terça-feira (11), o secretário atestou também a importância de fazer pesquisas embasadas em fatos concretos antes de acatar as novas medidas, determinando que: "Precisamos primeiro fazer uma análise técnica, já que existem discordâncias técnica em relação a essa questão do tempo de isolamento. A nossa equipe de vigilância em saúde está fazendo uma análise disso e nós vamos nos posicionar em breve para divulgar qual é a orientação no estado".

Também de acordo com o secretário de saúde do estado, caso as regras sejam adotadas, será preciso encontrar a melhor forma de divulgá-las à população. "Se formos considerar essas medidas, precisamos explicar isso de uma maneira que a população entenda, porque realmente tem um passo a passo que é complexo, inclusive exigindo que as pessoas façam um teste no segundo momento [final do isolamento]", disse André Longo.

Para o médico infectologista Bruno Ishigami, as novas medidas do Ministério da Saúde ainda são precoces, visto que não existem pesquisas que comprovem a eficácia da redução de dias da quarentena.

"Eu sou contra a redução, ainda acho muito precoce porque não vi nenhum estudo melhor estruturado que mostrasse que essa redução de tempo de isolamento é uma diminuição que ainda deixará a população segura. Vários pacientes no sétimo dia, até mesmo no nono, ainda possuem carga viral positiva, então para que possamos falar em redução, a gente precisa esperar um pouco mais e observar novos estudos que justifiquem e corroborem essa ideia", afirmou Bruno Ishigami.

Para tratar das normas de isolamento no estado de Pernambuco uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) será ministrada nesta terça-feira (11) com a presença da Secretaria Estadual de Saúde e os municípios pernambucanos. 

Novas medidas

Em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira (10), o Ministério da Saúde divulgou alterações nas normas de isolamento para os pacientes infectados com a Covid-19. 

As novas medidas estabelecem que os contaminados com a doença de forma assintomática devem fazer isolamento de cinco dias e podem sair da quarentena ao apresentarem um teste com resultado negativo. Já aqueles que apresentarem os sintomas, incluindo febre e sintomas respiratórios, devem se isolar por sete dias. 


BLOG DO BILL NOTICIAS

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...