A manifestação contra o presidente será nesta sexta-feira. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Organizações da sociedade civil, movimentos sociais e partidos de oposição realizam nesta sexta-feira (10) uma mobilização em favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O protesto será em todo país. No Recife, o ato simbólico ocorrerá às 10h, no Mercado Público no bairro de Casa Amarela. Haverá também projeções em prédios públicos em locais de maior circulação, como feiras, praças, e parques.
De acordo com a organização, a população será convidada a estender panos pretos nas janelas para simbolizar o #ForaBolsonaro, além de um panelaço que está previsto a partir de 11h. Também acontecerá um twitaço com a tag #ForaBolsonaro. Às 20h, será realizado um novo panelaço.
Já a campanha nacional em favor do #ForaBolsonaro programou atividades par toda a sexta-feira com ações em redes sociais e nas ruas em favor do pedido de impeachment e do afastamento do presidente do seu governo. De acordo com os organizadores, as mobilizações ocorrem num momento em que o Brasil alcança o número de mais de 66 mil mortos pela Covid-19.
Afirmam, ainda, que a crise é agravada pela ausência de um ministro da Saúde há mais de 53 dias. "Pernambuco chega a 66.151 casos da Covid-19 e 5.234 óbitos. Além disso, o país enfrenta problemas na educação, a retirada de direitos, o desemprego, problemas ambientais como o desmatamento, ataques contra a cultura e tantos outros problemas para os quais o governo federal não apresenta soluções", destacam a organização local em nota enviada à imprensa.
Além do Recife, também serão realizadas ações na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Sertão. A mobilização será com carros de som e anuncicletas e a veiculação de spots com pautas de denúncia e anúncios sobre as ameaças do governo Bolsonaro. Nas praças e principais ruas das cidades de Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Ouricuri, Araripina e Garanhuns serão colocadas faixas e cruzes simbolizando as mortes por Covid-19 nas regiões do estado.
O PT de Pernambuco divulgou nota informando que irá se integrar à campanha e que vai mobilizar militantes e dirigentes do partido e a sociedade para aderirem ao movimento (DP)
Blog do BILL NOTICIAS