Foto: Piero Cruciatti/AFP
Neste domingo de Páscoa (12) estamos há exatos um mês da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 em Pernambuco, segundo boletim oficial divulgado pela Secretaria estadual de Saúde neste domingo (12). Nesses últimos 30 dias, o estado saltou de dois para 960 pacientes positivos para o novo coronavírus. Apesar desse crescimento, os números estão bem longe de representar a realidade.
Em coletiva na semana passada, o médico e secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, chegou a afirmar que os casos testados e confirmados chegam a representar apenas uma média de 15% a 20% do total de infectados no estado, que podem chegar a mais de seis contaminados em Pernambuco. Cerca de 80% de casos reais contaminados pelo novo coronavírus dizem respeito aos pacientes com sintomas gripais leves e/ou assintomáticos, que não estão sendo testados. Esses pacientes representam um dos maiores desafios dos governos atualmente, por serem um dos maiores vetores de transmissão do vírus.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, justificou que nas duas últimas semanas Pernambuco vem aumentando a curva da Covid-19, quando o estado começou a ampliar a capacidade de testagem. Essa ampliação foi possibilitada, entre outros, pela parceria do Governo do Estado com a Fiocruz do Rio de Janeiro e com o Instituto Aggeu Magalhães, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pernambuco tem hoje cerca de seis mil kits de testagem, sendo disponibilizada uma média diária de 300 testes, parte destinada a profissionais de saúde e de segurança.
Números
De acordo com o relatório divulgado neste domingo (12), Recife continua liderando os casos confirmados testados em Pernambuco. Até agora 557 testes positivos para a Covid-19, o que representa 58,5% dos casos confirmados no estado. Seguindo Recife, temos Olinda com 72 confirmados, Jaboatão dos Guararapes com 67, Paulista com 47 e Camaragibe com 33. O arquipélago de Fernando de Noronha é o sexto lugar do estado com maior número de casos, com um total de 24 pacientes positivos para o novo coronavírus. Até agora, os casos confirmados estão distribuídos por 51 municípios.
“Neste domingo (12), Pernambuco confirmou 144 novos casos da Covid-19. Agora, o Estado totaliza 960 casos confirmados. Desses, 548 estão em isolamento domiciliar e 281 internados, sendo 40 em UTI e 241 em leitos de enfermaria. Além disso, o boletim aponta 46 pacientes já recuperados da doença”, detalha o boletim do estado.
Dos 85 óbitos registrados nesses 30 dias, 13 foram confirmados nas últimas 24 horas. Foram três mulheres e 10 homens, com idades entre 42 e 84 anos, as mais recentes vítimas confirmadas da Covid-19. Esses últimos óbitos ocorreram entre os dias 3 e 11 de abril, nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão, Palmares, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Goiana, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Limoeiro.
“Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 279 casos foram confirmados e 247 descartados. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde. As testagens abrangem os profissionais de todas unidades hospitalares, sejam públicas (estaduais e municipais), ou privadas”, informou o boletim.
Medidas restritivas
Três dias após Pernambuco notificar os dois primeiros casos positivos para a Covid-19, no dia 15 de março as primeiras ações de contingenciamento foram anunciadas tanto pelo Governo do Estado quanto pela Prefeitura do Recife. Já a partir do dia 16 de março, faculdades particulares e públicas, escolas públicas e privadas, institutos federais, seguidos de academias de ginástica, parques, praças públicas e comércio tiveram suas rotinas paulatinamente alteradas até a suspensão por completa das atividades. Na escala de contingenciamento, e apesar dos avanços do número de casos, Pernambuco tem adotado nos últimos 30 dias as medidas de distanciamento e isolamento social, funcionando apenas os serviços essenciais. (DP)
Os novos óbitos confirmados foram:
1 - Homem, 68 anos, residente de Vitória de Santo Antão. Óbito em 03.04. Tinha hipertensão arterial e era ex-tabagista.
2 - Homem, 68 anos, residente de Palmares. Óbito em 11.04. Tinha insuficiência renal.
3 - Homem, 60 anos, residente do Cabo de Santo Agostinho. Óbito em 10.04.
4 - Mulher, 69 anos, residente de São Lourenço da Mata. Óbito em 11.04. Tinha arritmia cardíaca.
5 - Homem, 42 anos, residente de São Lourenço da Mata. Óbito em 10.04. Tinha hipertensão e diabetes mellitus.
6 - Mulher, 77 anos, residente de Goiana. Óbito em 09.04. Tinha diabetes.
7 - Mulher, 73 anos, residente de Camaragibe. Óbito em 05.04. Tinha diabetes e hipertensão.
8 - Homem, 84 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 10.04.
9 - Homem, 61 anos, residente de Limoeiro. Óbito em 11.04. Tinha hipertensão e diabetes. 10 - Homem, 66 anos, residente de Recife. Óbito em 10.04. Tinha hipertensão arterial.
11 - Homem, 50 anos, residente de Recife. Óbito em 10.04. Tinha diabetes.
12 - Homem, 66 anos, residente de Recife. Óbito em 11.04. Tinha epilepsia.
13 - Homem, 73 anos, residente de Jaboatão dos Guararapes. Óbito em 10.04. Histórico de Acidente Vascular Cerebral.
Blog do BILL NOTICIAS