segunda-feira, 18 de março de 2019

Críticas de Olavo de Carvalho irritam Bolsonaro na chegada aos EUA

 Por: Denise Rothenburg
Bolsonaro desembarca nos EUA: humor afetado por críticas de guru. Foto: Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro desembarca nos EUA: humor afetado por críticas de guru. Foto: Isac Nóbrega/PR

O excelente humor do presidente Jair Bolsonaro com a viagem aos Estados Unidos, iniciada no domingo (17/3), foi amortecido pelas notícias que ele leu ainda no Brasil, a respeito das declarações de Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. No voo, ele chegou a comentar com os ministros que as declarações foram, no mínimo, inoportunas. 

O que mais incomodou o presidente foi o fato de o professor dizer em alto e bom som que, "se continuar como está por mais seis meses, acabou", como se fosse o fim do governo. Isso sem contar as críticas feitas aos militares próximos ao presidente, a quem Carvalho chamou de um grupo "c*" e ainda acusou o vice-presidente, Hamilton Mourão, de "mentalidade golpista".

Olavo de Carvalho esteve no jantar oferecido pelo embaixador brasileiro, Sérgio Amaral, ao presidente Bolsonaro. A expectativa era de que os dois falassem sobre a postura de Carvalho, mas a conversa não ocorreu, dada a presença de convidados estrangeiros, como Walter Russel, acadêmico conservador, e outras personalidades, como a colunista do Wall Street Journal Mary Anastasia O’Grady, que saudou a vitória de Bolsonaro em seus artigos. 

"Opiniões pessoais"
Perguntado numa rápida entrevista em frente à residência da embaixada se Bolsonaro conversara com o professor, o porta-voz da Presidência, general Rego Barros, limitou-se a dizer que "sim, porque faz parte da mesa". E acrescentou: "As opiniões pessoais de quaisquer pessoas devem ser a elas direcionadas quando eventualmente tenhamos dúvidas sobre o que ela quis dizer ou não dizer", afirmou o porta-voz, dando a entender que não está descartada uma conversa entre eles.

As declarações de Carvalho, segundo alguns, terminarão por marcar uma certa distância entre o presidente e o professor, apostam alguns integrantes da comitiva.




Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...