domingo, 11 de novembro de 2018

Água de Coco produzida no Vale do São Francisco é destaque no mercado

Resultado de imagem para Água de Coco produzida no Vale do São Francisco é destaque no mercado


No mês de novembro, o coco verde está do jeito que o povo gosta. Carnudo e com bastante água, ele alcança neste período as qualidades mais apreciadas pelo consumidor final, a exemplo do que se vê nos quiosques da praia e nas gôndolas do supermercado. Segue imponente pelo menos até março, quando os termômetros registram aquele calor responsável por alavancar o interesse por um produto saudável e natural.
Que o diga a Região Nordeste, onde esse fruto redondo e pesado não perde o posto de símbolo tropical, associado à praia, turismo e lazer. “Mas é o fato de existir um maior conhecimento em torno dos benefícios da sua água que fez a demanda subir de uns anos pra cá. Alavancou, inclusive, a produção do chamado Coqueiro Anão, que origina um fruto com líquido mais propício ao consumo, em áreas não tradicionais de cultivo, como o Sudeste”, explica o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros de Aracaju, Humberto Rollemberg, que, mês passado, tratou o assunto na 26ª Agrinordeste, em Olinda.
Ainda segundo o especialista, vale lembrar que as variedades de coqueiro mais exploradas no Brasil são mesmo Gigante e Anão. Embora sejam da mesma espécie, o primeiro origina um tipo de coco mais aproveitado pela indústria de derivados, como leite e óleo de coco e coco ralado.
Já o segundo fornece um fruto consumido in natura ou para envase. Atrativos que justificam o que diz uma pesquisa em curso no Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT), da Embrapa Tabuleiros Costeiros, ao confirmar a tendência de substituição do tipo Gigante pelo Anão, a partir de análises feitas com pessoas do segmento.
No panorama atual, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU), o Brasil é o quarto maior produtor mundial de coco verde, com quase dois bilhões de unidades produzidas por ano. “O Nordeste segue com grande participação em áreas do Semi-árido nordestino, como Petrolina e Juazeiro do Norte, mas sem esquecer a alta produtividade do Espírito Santo”, aponta Rollemberg.
No calor, uma pessoa chega a perder até dois litros de água através do suor. Com a transpiração, vai embora uma série de nutrientes que podem muito bem voltar ao corpo através da água turva e levemente adocicada do coco, rica em sais minerais e pobre em açúcar. “Inclui sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco, cobre e vitaminas do complexo B. Por tudo isso, é também indicado para quadros de vômito e diarreia”, explica a nutricionista Isis Graziela Rodrigues, que ainda acrescenta existir poder diurético e benefícios para o intestino.
Ainda assim, a presença de potássio exige moderação por pessoas com deficiência renal, bem como os diabéticos devem ficar atentos à quantidade de carboidratos. O consumo diário, segundo especialistas, deve ser calculado dentro do plano alimentar de quem tem essas patologias.
“E não se esqueça da polpa. Ela é rica em gorduras do bem, como os ácidos graxos do tipo láurico, que são metabolizados no fígado e se transformam em energia. Esse ácido também é antioxidante, protege as células, além de ser bactericida e fungicida”, acrescenta a nutricionista. Na hora do lanche, ela recomenda cortar algumas lâminas, polvilhar canela e levar ao forno por cinco minutos.
E por falar em gordura, ela também se estende aos subprodutos originados da versão seca. O mais popular entre eles é o leite branco e viscoso, extraído da polpa já madura. Na gastronomia, o líquido surge como alternativa aos intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite de vaca e até veganos.
Já o óleo de coco, que surfa na onda da vida saudável, é formado por triglicerídeos de cadeia média, que, em consumo orientado, atua no sistema imunológico e regula os níveis de colesterol no sangue. Por sua vez, o açúcar de coco tem um baixo índice glicêmico, é rico em vitaminas e minerais, mas não deixa de ter calorias, como todos os itens listados até aqui.(Folha Pernambuco)


Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...