sexta-feira, 13 de julho de 2018

Centro de Excelência em Fruticultura sedia programação técnica da Fenagri 2018

  (C.Geral)
Fenagri

Consolidada como a maior feira da fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2018, aberta oficialmente nessa quarta-feira(11) em Juazeiro, Vale do São Francisco, terá toda a programação técnica no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar. O público poderá participar, gratuitamente, de mais de quarenta atividades, entre palestras, fóruns, reuniões técnicas, debates e minicursos. A feira é considerada a maior vitrine para a promoção e realização de negócios, transferência de tecnologias e divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale.
A programação no Centro de Excelência acontece a partir desta quinta(12) e sexta(13) de julho e conta com a parceria da prefeitura de Juazeiro, Embrapa Semiárido, Sebrae Bahia, Uneb, Codevasf e Moscamed. A expectativa é receber mais 1.200 participantes, entre produtores rurais, agroindústrias, empresários, pesquisadores, técnicos, estudantes, instituições públicas e privadas e exportadores.
Governança dos perímetros irrigados; agroindustrialização; inovação tecnológica; fertirrigação; uso racional do solo e das águas; startup Agrotech; frutas regionais (manga, uva, banana e coco); novas variedades (citros, pera, maçã e caqui); e monitoramento de praga serão alguns dos temas que irão compor a programação técnica da Feira.
De acordo com a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura, Mônica Ishikawa, “a finalidade do evento é integrar e atualizar os produtores rurais, empresários, técnicos e estudantes, nos assuntos, programas e tecnologias mais recentes do setor, o que irá aumentar e melhorar a produção nos pomares, aperfeiçoar a gestão do negócio e expandir a comercialização, fortalecendo a fruticultura brasileira”.
As palestras serão ministradas por profissionais especialistas da Embrapa (Semiárido, Mandioca e Fruticultura, Tabuleiros Costeiros); Uneb Campus III; Abrasfrutas; Moscamed; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepae; e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA; além de empresas da região.
A assessora técnica do Centro de Excelência em Fruticultura, Thyara Ribeiro, ressaltou que “os fruticultores precisam estar atentos às crescentes exigências de qualidade por parte dos consumidores, o que deverá influenciar o desenvolvimento do setor, inclusive com introdução de novos tipos de frutas. Uma estratégia sugerida é o plantio de variedades com épocas diferenciadas de colheita, o que vai permitir a comercialização durante um período maior, sem que os produtores tenham que se sujeitar aos preços menores praticados nos picos de safra”.
A Feira
A Fenagri também conta com exposições de produtos e serviços, e feiras de negócios, que vão acontecer no Juá Garden Shopping, localizado também no Distrito Industrial, próximo ao Centro de Excelência, às margens da Rodovia Lomanto Júnior (km 06). O tema da feira este ano é “Cultivando sabores e valores do Vale”. O evento é aberto ao público.
Segundo a prefeitura de Juazeiro e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, organizadores do evento, a Fenagri deve gerar em média R$ 5 milhões em negócios, atraindo um público de mais de 40 mil pessoas, durante os quatro dias.

Blog do BILL NOTICIAS


Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...