segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Conselho de Segurança da ONU discute nesta segunda sobre teste nuclear da Coreia do Norte

A reunião será a segunda realizada em caráter de emergência em menos de dez dias

Conselho de Segurança da ONU


O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) terá daqui a pouco, às 10h (11h em Brasília), uma reunião de emergência para avaliar o teste nuclear com uma bomba de hidrogênio realizado pela Coreia do Norte realizado na madrugada desse domingo (3).

A reunião será a segunda realizada em caráter de emergência em menos de dez dias. A última foi no dia 29 de agosto, acionada depois de a Coreia do Norte ter realizado um teste com um míssil balístico que atravessou o espaço aéreo do Japão antes de cair no mar japonês.

Este é o sexto teste nuclear realizado pelo país em 11 anos e o 14º teste com mísseis balísticos somente este ano. Entre os que condenaram o teste até o momento estão Brasil, Estados Unidos, China, Rússia, Japão, Coreia do Sul, França, Otan e União Europeia.

Leia também:Conselho de Segurança da ONU se reúne esta segunda para avaliar teste nuclear
Teste nuclear norte-coreano é 'profundamente desestabilizador', diz ONU

Em declarações oficiais, os governos desses países e blocos reforçaram que a Coreia do Norte está violando as resoluções da ONU sobre armamentos nucleares. 

O novo teste foi realizado nos arredores de Pyongang em uma base subterrânea da Coreia do Norte. Um tremor de magnitude 6,3 foi sentido no país, na Coreia do Sul e até na China.

A bomba de hidrogênio usada no teste é mais potente que a bomba lançada pelos norte-americanos em Nagasaki no Japão, em agosto de 1945. Mais de 80 mil pessoas morreram devido ao ataque – na época do lançamento, a população da cidade era de 240 mil pessoas.(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...