quarta-feira, 14 de junho de 2017

SDS aponta média diária de 5,5 assaltos a ônibus no Grande Recife

Operação Transporte Seguro colocou PMs dentro dos coletivos com o ônibus em movimento
Operação Transporte Seguro colocou PMs dentro dos coletivos com o ônibus em movimentoFoto: Divulgação/ PMPE
A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou esta segunda-feira (12) o balanço de assaltos a ônibus no Grande Recife este ano. Foram 737 registros de 1° de janeiro até as 9h50 da quinta passada (8), o que dá uma média de 5,5 assaltos por dia. O número é diferente do contabilizado pelo Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, que aponta 1.850 ocorrências de janeiro até o domingo (11). O levantamento da Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS foi feito a partir do cruzamento de boletins de ocorrência. Já a entidade sindical não revelou à reportagem de onde extraiu seus dados.

Segundo a SDS, o pico de violência este ano foi em janeiro, com 196 assaltos, uma média diária de 6,41. Os números foram caindo nos meses seguintes: 174 em fevereiro, 146 em março, 102 em abril e 103 em maio. Nos oito primeiros dias de junho, o órgão notificou 17  (e não 16, conforme havia informado no primeiro material enviado à imprensa). Já o sindicato levantou 104 roubos nos últimos 11 dias.

Ao todo, foram realizadas este ano 78 prisões. A última divulgada pela Polícia Civil ocorreu na sexta (9). Jefferson Gomes da Costa, 29 anos, foi flagrado com maconha, crack e uma arma no bairro de Jardim Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Segundo a investigação, ele foi reconhecido por motoristas e cobradores por envolvimento em roubos na Estrada da Muribeca (PE-17). 

“A gente vem experimento uma redução [de assaltos]. Em janeiro a gente teve uma média diária de 6,4 e, em junho, estamos com média de 2,1, o que demonstra que o trabalho feito pela força tarefa da Polícia Civil, que investiga esses roubos, vem surtindo efeito. Também tem o trabalho da Polícia Militar, que monta seus bloqueios e faz as abordagens”, comentou o delegado Joel Venâncio, da Diretoria Integrada Metropolitana, em coletiva à impressa nesta segunda.

Metodologia

O assistente de comunicação do Sindicato dos Rodoviários, Genildo Pereira, afirmou ao portal FolhaPE que a categoria contesta os números oficiais. “Não podemos divulgar nossas fontes, mas posso afirmar que são fidedignas. A polícia, por exemplo, não registra como roubo a ônibus se os ladrões não levaram o apurado da empresa”, disse.

O delegado rebateu esta afirmação mais cedo durante a coletiva. “As empresas já estão obrigadas a fazer os registros ainda que elas mesmas não sejam vitimas, ainda que sejam vítimas apenas os passageiros. A Gace, que é Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS, cruza todos os boletins para saber se são relativos ao mesmo fato, porque, num mesmo caso, há várias vítimas, e dá esse número que a gente trabalha na investigação. Não sei qual a metodologia utilizada pelo sindicato. A qualquer tempo [o sindicato] poderá nos apresentar uma relação de vítimas”, respondeu.

Combate ao crimeO assistente também acrescentou à reportagem que a categoria está insatisfeita com atuação da SDS no reforço da segurança nos ônibus. “Acreditamos que as ações ainda são acanhadas. Afinal de contas, são os usuários e trabalhadores quem sentem na pele a crescente violência. Nos últimos três anos, mais de 500 funcionários foram afastados por síndrome do pânico, estresse. Nas estações de BRT ainda não têm câmeras de segurança”, denunciou.

Na coletiva, o delegado informou o que a SDS está fazendo para reduzir os assaltos. "A gente faz uma reunião semanal para monitorar onde estão os focos de maior incidência e ai a gente joga todo o nosso esforço ali. A Polícia Militar faz a parte ostensiva e nós [Polícia Civil] fazemos a parte da investigação, que é fundamental ao combate deste crime, porque, com a investigação, a gente vai naquelas pessoas que estão reiteradamente praticando os crimes, tirando essas pessoas de circulação e, com isso, fazendo com que o número de roubos diminua." (Via: Folhape),



Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...