segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Michelle Bachelet vence as eleições e volta à presidência do Chile


Michelle

Com a vitória, Michelle Bachelet se torna a primeira presidente a ser eleita pela segunda vez em mais de 60 anos no país, isso depois de ser a primeira mulher presidente, entre 2006 e 2010
Michelle Bachelet venceu as eleições presidenciais do Chile neste domingo (15) e voltará à presidência do país no ano que vem. Bachelet teve 62,2% dos votos, a maior votação de um candidato à presidência desde que o país retornou às eleições democráticas, em 1989.
Com a vitória, Bachelet se torna a primeira presidente a ser eleita pela segunda vez em mais de 60 anos no país, isso depois de ser a primeira mulher presidente, entre 2006 e 2010. As eleições tiveram cerca de 5,6 milhões de votos, com menos de 50% dos eleitores comparacendo às urnas, segundo o serviço eleitoral chileno.
Em conversa telefônica com o presidente do país, Sebastián Piñera, Bachelet disse que, a partir de março, será a “presidente de todos os chilenos”. “Obrigada por fazerem com que essa cidadã igual a vocês seja hoje presidente”, afirmou em discurso público após a eleição.
A candidata governista Evelyn Matthei, que ficou com 37,8% dos votos, reconheceu a derrota com cerca de 70% das urnas apuradas, segundo a imprensa local. “Está claro, ela ganhou e a parabenizo”, disse Evelyn, que em seguida visitou Bachelet para parabenizá-la.
A eleição de Bachelet, de 62 anos, marca o retorno da esquerda à presidência do Chile, após quatro anos de governo de centro-direita de Sebastián Piñera, aliado de Matthei.
A líder socialista encontra um país diferente do que assumiu em 2006, à frente da Concertação, coalizão de esquerda que governou o Chile por duas décadas. (Com informações do G1)

Blog do Bill Art´s

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...