segunda-feira, 17 de junho de 2013

Secretário de Saúde de Pernambuco vem a Petrolina divulgar os indicadores regionais do Pacto pela Saúde nos municípios


 
Dando continuidade ao ciclo de Audiências Públicas sobre o Pacto pela Saúde, o secretário Estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira, divulgou na manhã desta sexta-feira (14), no auditório do Petrolina Palace Hotel, os indicadores regionais do pacto pela Saúde dos municípios do Vale do São Francisco, que vêm sendo monitorados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Nos dez indicadores apresentados, Petrolina, sede da 4ª Macrorregião, aparece com balanço positivo em relação à Atenção à Saúde, com apenas um indicador abaixo da meta estimada pela Secretaria Estadual; enquanto, nas outras sedes de Macro como a capital, Recife aparece com dois indicadores de alerta, Caruaru com três indicadores de alerta, e Serra Talhada também com três indicadores.

Destacando-se entre os municípios que compõem a 8a Gerencia Regional de Saúde (GERES), com a oferta de consultas em cardiologia e endocrinologia; a proporção de hipertensos acompanhados pela Atenção Básica de Petrolina está com 86,29% de cobertura desses pacientes; percentual maior que nos municípios de Santa Maria da Boa Vista, Afrânio, Cabrobó e Dormentes. Com proporção de 88,54% de diabéticos acompanhados pela Atenção Básica, está acima da meta regional de 88.53% .

Em relação aos exames citopatológicos do colo do útero, Petrolina apresentou um percentual de 3,68%,, número superior a meta alcançada pelos sete municípios que compõem a regional. Na cobertura de mamografias, Petrolina foi o único município da Regional que conseguiu atingir a cobertura estimada como ideal.

“É importante acompanhar os indicadores epidemiológicos e esta tem sido uma prática em nossa equipe, é um pedido do prefeito Julio Lossio, desta forma temos a oportunidade de verificar o que já avançamos e nos orientar na busca de melhorias em outros indicadores”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.


Texto: Aurilio Marcos
Assessoria de Comunicação da PMP
14-06-13
 
Blog do Bill Art´s

Habilitação de 38 novas fábricas amplia exportações de carne para a China

Presidente Lula acompanhou, em Campo Grande, primeiro lote de proteína animal da JBS a ser enviado ao país asiático Presidente Lula visita p...