O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou no sábado (18) um vídeo gerado por inteligência artificial em sua rede Truth Social. Nas imagens, ele aparece em um avião batizado de King Trump (“Rei Trump”, em português) despejando fezes sobre manifestantes reunidos na Times Square, em Nova York.
A cena foi publicada poucas horas depois de milhares de pessoas saírem às ruas em diversas cidades do país contra as políticas do governo. No vídeo, Trump usa uma coroa, em alusão ao apelido dado ao jato, e os resíduos marrom caem diretamente sobre os protestos.
Manifestações "No Kings"
As mobilizações foram parte da segunda rodada de atos conhecidos como No Kings (“Sem Reis”, em português). A campanha tem como objetivo repudiar o que organizadores classificam como a agenda “autoritária” do presidente americano.
Além da crítica simbólica à concentração de poder em torno de Trump, os manifestantes também levantaram pautas contra suas políticas migratórias, medidas na área de educação e propostas de segurança, que, segundo os participantes, estariam conduzindo os Estados Unidos rumo à autocracia.
Histórico de protestos
A primeira edição dos atos No Kings ocorreu em 14 de junho, data do aniversário de Donald Trump. Na ocasião, milhares de americanos se mobilizaram em diferentes estados, enquanto o presidente comemorava em Washington, D.C., com um desfile militar que marcou o 250º aniversário do Exército dos EUA.- 247