sexta-feira, 13 de março de 2020

Recife anuncia mais de 20 novas medidas para combater o coronavírus

As medidas foram anunciadas na manhã desta sexta-feira (13) pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio


                   Por: Wellington Silva/folhape                                   Reunião com o secretariado da Prefeitura do Recife sobre o novo coronavírus
 Reunião com o secretariado da Prefeitura do Recife sobre o novo coronavírus
   Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Durante reunião com o secretariado para apresentar ações de combate ao novo coronavírus na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou 29 novas medidas que vão integrar as ações do Plano Municipal de Contingência. O encontro, realizada no Forte das Cinco Pontas, na região central da cidade, acontece dois dias após a confirmação dos primeiros casos de covid-19 em Pernambuco.

Entre as medidas anunciadas, estão a assinatura de decreto restringindo viagens dos servidores públicos municipais, intensificação de higienização de banheiros e maçanetas nos equipamentos públicos da Prefeitura do Recife e a distribuição de material informativo para setores mobilizados da sociedade civil, como igrejas, escolas particulares, universidades e comércio.
A Secretaria de Educação irá realizar o Dia D de conscientização do novo vírus, em 23 de março, para orientar os cerca de 90 estudantes e seis mil professores da rede municipal de ensino. Antes disso, os gestores das 315 unidades de ensino do Recife serão capacitados para condutas preventivas à nova doença. Serão distribuídos 100 mil cartazes informativos em toda a comunidade escolar. Além disso, foi suspenso o evento de lançamento do programa Ondatec que tinha previsão de receber mais de duas mil pessoas.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as crianças não estão no grupo de risco do Sars-Cov-2, mas a ação nas escolas é relevante para que elas se protejam. "No mundo inteiro tem sido observado que crianças não têm agravamento. É muito rara a mortalidade entre crianças e já são mais de 100 mil casos observados em todo o mundo. Aliás, isso é uma situação intrigante do ponto de vista científico. A transmissibilidade pode ocorrer e, por isso, é que as medidas inicialmente são de informação", comentou.

Jailson Correia lembrou que na última semana foram nomeados 43 médicos, que já receberam capacitação de atendimento para o novo coronavírus e começaram a trabalhar na atenção primária. "Estamos dimensionando o quantitativo para nos próximos dias fazer novas seleções, novas nomeações e contratações de profissionais agora para a rede de atenção de urgência e emergência", disse. Além disso, os horários dos postos, policlínicas e ambulatórios também devem ser ampliados.

A restrição na visitação de abrigos de idosos foi outra medida anunciada. Medida visa evitar contaminar esse grupo que é considerado de risco. Também serão repassadas orientações de higiene para profissionais, pessoas abrigadas, familiares e visitantes. "Quem estiver com sintomas respiratórios deve ficar afastado para não contaminar outras pessoas, principalmente os idosos. Quanto maior a idade, mais protegidos devem estar de pessoas com sintomas respiratórios", falou o secretário.

Aplicativo
A Secretaria de Saúde irá desenvolver um aplicativo para o monitoramento dos casos de pacientes em isolamento domiciliar no Recife. De acordo com Jailson Correia, a expectativa é que a plataforma esteja disponível ainda neste mês de março. "Estes pacientes vão poder baixar o aplicativo, reportar seus sinais e sintomas e conversar com a Vigilância Epidemiológica. O que vai facilitar muito o trabalho do acompanhamento de pessoas que estão em isolamento domiciliar", falou.





Blog do BILL NOTICIAS
                                           

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...