sexta-feira, 13 de março de 2020

Recife anuncia mais de 20 novas medidas para combater o coronavírus

As medidas foram anunciadas na manhã desta sexta-feira (13) pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio


                   Por: Wellington Silva/folhape                                   Reunião com o secretariado da Prefeitura do Recife sobre o novo coronavírus
 Reunião com o secretariado da Prefeitura do Recife sobre o novo coronavírus
   Foto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Durante reunião com o secretariado para apresentar ações de combate ao novo coronavírus na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito do Recife, Geraldo Julio, anunciou 29 novas medidas que vão integrar as ações do Plano Municipal de Contingência. O encontro, realizada no Forte das Cinco Pontas, na região central da cidade, acontece dois dias após a confirmação dos primeiros casos de covid-19 em Pernambuco.

Entre as medidas anunciadas, estão a assinatura de decreto restringindo viagens dos servidores públicos municipais, intensificação de higienização de banheiros e maçanetas nos equipamentos públicos da Prefeitura do Recife e a distribuição de material informativo para setores mobilizados da sociedade civil, como igrejas, escolas particulares, universidades e comércio.
A Secretaria de Educação irá realizar o Dia D de conscientização do novo vírus, em 23 de março, para orientar os cerca de 90 estudantes e seis mil professores da rede municipal de ensino. Antes disso, os gestores das 315 unidades de ensino do Recife serão capacitados para condutas preventivas à nova doença. Serão distribuídos 100 mil cartazes informativos em toda a comunidade escolar. Além disso, foi suspenso o evento de lançamento do programa Ondatec que tinha previsão de receber mais de duas mil pessoas.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, as crianças não estão no grupo de risco do Sars-Cov-2, mas a ação nas escolas é relevante para que elas se protejam. "No mundo inteiro tem sido observado que crianças não têm agravamento. É muito rara a mortalidade entre crianças e já são mais de 100 mil casos observados em todo o mundo. Aliás, isso é uma situação intrigante do ponto de vista científico. A transmissibilidade pode ocorrer e, por isso, é que as medidas inicialmente são de informação", comentou.

Jailson Correia lembrou que na última semana foram nomeados 43 médicos, que já receberam capacitação de atendimento para o novo coronavírus e começaram a trabalhar na atenção primária. "Estamos dimensionando o quantitativo para nos próximos dias fazer novas seleções, novas nomeações e contratações de profissionais agora para a rede de atenção de urgência e emergência", disse. Além disso, os horários dos postos, policlínicas e ambulatórios também devem ser ampliados.

A restrição na visitação de abrigos de idosos foi outra medida anunciada. Medida visa evitar contaminar esse grupo que é considerado de risco. Também serão repassadas orientações de higiene para profissionais, pessoas abrigadas, familiares e visitantes. "Quem estiver com sintomas respiratórios deve ficar afastado para não contaminar outras pessoas, principalmente os idosos. Quanto maior a idade, mais protegidos devem estar de pessoas com sintomas respiratórios", falou o secretário.

Aplicativo
A Secretaria de Saúde irá desenvolver um aplicativo para o monitoramento dos casos de pacientes em isolamento domiciliar no Recife. De acordo com Jailson Correia, a expectativa é que a plataforma esteja disponível ainda neste mês de março. "Estes pacientes vão poder baixar o aplicativo, reportar seus sinais e sintomas e conversar com a Vigilância Epidemiológica. O que vai facilitar muito o trabalho do acompanhamento de pessoas que estão em isolamento domiciliar", falou.





Blog do BILL NOTICIAS
                                           

Lula retoma o sonho de um Brasil grande

“Se a gente sonhar pequeno, nem lembra do sonho de manhã. As coisas grandes são resultado de muita coragem", disse o presidente Lula du...