Em Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, o prefeito Vilmar Cappellaro pretende ampliar o número de beneficiários do Programa Chapéu de Palha, do Governo de Pernambuco. Ele recebeu a visita da gerente geral de Articulação Institucional da secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Estado e atual coordenadora do Chapéu de Palha, Edina Claudino, para acertar os detalhes da nova parceria. Segundo o gestor, o desejo é colocar a cidade no ranking estadual com maior número de beneficiados em 2018. No ano passado foram 1.480 contemplados, sendo 53% de trabalhadoras rurais, com um investimento direto de quase R$ 1,5 milhão no município.
O programa vai funcionar em dois (na sede e no Povoado de Vermelhos), beneficiando diretamente trabalhadores da agricultura familiar. Mesmo que o trabalhador seja atendido por algum outro programa social do Estado ou do governo federal, ele não está impedido de participar do Chapéu de Palha.
O valor foi reajustado recentemente e, conforme os critérios, a bolsa pode chegar a R$ 1.084,00 dividida em quatro parcelas que serão pagas a partir de março. As inscrições começam no fim de janeiro. É preciso ser maior de 18 anos e comprovar ter trabalhado com registro em carteira na agricultura até três safras antes do credenciamento. Também participaram da reunião com a representante do Estado os secretários municipais de Educação, de Agricultura, o chefe distrital de Vermelhos, a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres e o coordenador de políticas para Associações e Assentamentos da área Irrigada.(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS