quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Hospital Dom Malan/IMIP: Há 86 anos cuidando da saúde das pessoas


Nesta quarta-feira (13 de setembro), o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina completou 86 anos a serviço da população usuária do SUS do submédio São Francisco. São mais de oito décadas fazendo parte da vida e da história de muitas famílias que pela unidade passaram, e anos a fio cuidando da saúde das pessoas.
Tudo começou lá atrás, em 1931, quando o Dom Malan surgiu como hospital geral integrando a rede estadual de saúde de Pernambuco. Apenas em 2008 essa realidade mudou e já sob a gestão do IMIP Hospitalar passou a cuidar exclusivamente da saúde da mulher e da criança, como permanece até hoje.
Durante essa trajetória muitos momentos não foram fáceis e as dificuldades ainda existem por se tratar de um hospital de referência para 53 municípios da Rede de Saúde Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). “O Dom Malan sempre trabalhou acima da sua capacidade resolutiva e atualmente essa realidade não é diferente. Mas, nós temos superado os problemas com muita vontade de oferecer a melhor assistência dentro das nossas possibilidades e acredito que temos conseguido”, reflete o superintendente Etiel Lins.
Não há dúvidas quanto à importância da unidade de saúde materno-infantil. Mesmo depois de tantos anos, o HDM/IMIP ainda é o único hospital público a contar com uma UTI neonatal e pediátrica, UTI materna (única do interior do nordeste) e um Banco de Leite Humano (Biama). Além disso, o Dom Malan também é bom de bater recordes. Em Pernambuco, é reconhecidamente a maternidade que mais faz partos, com 7.282 realizados somente no ano passado.
Ainda em números, outros indicadores merecem destaque para uma boa visualização dos serviços prestados. Em 2016, foram contabilizados 77.996 atendimentos ambulatoriais, 116.066 atendimentos de urgência e emergência, 12.903 internações, 288.494 exames laboratoriais, 23.821 exames de imagem, 5.194 cirurgias de urgência e 1.062 cirurgias eletivas. Tudo isso realizado dentro de uma estrutura que dispõe de 255 leitos, divididos entre o alto risco, maternidade, ginecologia, berçário, alojamento canguru e pediatria.
“Nós temos um complexo de saúde aqui dentro e muitas pessoas nem sabem disso. Somos um Hospital Amigo da Criança reconhecido pelo Unicef; estimulamos e apoiamos a prática da amamentação, inclusive com a implementação dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno; promovemos o cuidado humanizado com a mulher; criamos protocolos próprios e instalamos a comissão de investigação de óbitos, que nos ajudaram a diminuir os índices de morte materna e neonatal; prestamos serviços de oncologia hospitalar adulto e infantil e mantemos um dos melhores programas de residência de Pernambuco, cita Etiel como exemplos positivos.
Por tudo isso, os 86 anos do Hospital Dom Malan precisam ser comemorados e compartilhados com a sociedade. “A gente deve dar o devido valor a essa instituição, que é pública, presta um grande serviço às famílias e faz parte do dia a dia de centenas de usuários. O nosso desejo de aniversário é que o Dom Malan permaneça firme na sua missão de garantir, de forma inovadora e sustentável, assistência à saúde materno-infantil com qualidade, de forma humanizada, integrada ao ensino e à pesquisa, contando com o empenho e a satisfação de todos os colaboradores”, finaliza o superintendente. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS


Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...