segunda-feira, 6 de março de 2017

Secretaria alerta sobre a importância da testagem rápida para doenças sexualmente transmissíveis após Carnaval

teste-hiv-3

Passada a folia momesca, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina reforça a necessidade de fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatite e sífilis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Segundo o diretor do órgão, Anderson Andrade, o folião ou foliã que se expôs a alguma situação de risco durante o Carnaval precisa realizar o procedimento.
“Qualquer pessoa que tenha tido relação sexual sem o uso de preservativos, ou que compartilhe seringas e agulhas precisa realizar o teste rápido e saber sua situação. Quanto mais precoce o diagnóstico melhor, porque a pessoa pode ter acesso mais rápido aos serviços de saúde, entrar em tratamento, e ficar menos tempo exposta ao vírus. Isso melhora a qualidade de vida e a resposta ao tratamento”, frisou.
A testagem rápida é simples e pode ser realizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). “É importante ressaltar que a população precisa trazer os documentos pessoais para a realização do teste”, reforçou.
O CTA funciona das 7h às 17h, de segunda à sexta, localizado na Avenida Fernando Góis, 537 Centro. Para realizar qualquer procedimento, a pessoa interessada deve procurar o serviço levando qualquer documento de identificação com foto.
Dados
No Brasil 827 mil pessoas vivem com HIV/aids. Desse total, 112 mil pessoas ainda não sabem que estão com o vírus. 260 mil sabem que tem HIV e ainda não estão em tratamento e 455 mil vivem e estão em tratamento. (Vinicius de Santana).

Blog do BILL NOTICIAS

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...