segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Embaixada do Brasil em Manila confirma suspeita de brasileiros com coronavírus

De acordo com o Itamaraty, a embaixada brasileira em Manila, nas Filipinas, confirmou que há brasileiros naquele país com suspeita de terem contraído o novo coronavírus

Está confirmado que há brasileiros nas Filipinas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. 
A informação é da embaixada brasileira na capital, Manila, confirmada neste domingo (26) pelo Ministério das Relações Exteriores. 
Citando informações de portais de notícias filipinos, o Itamaraty  que seriam um casal e uma criança de dez anos com histórico de viagem recente à região foco na China, mas que o diagnóstico ainda não foi confirmado.
A família estaria num hospital de Palawan, a cerca de 800km da capital, Manila, informa a Reuters.
O coronavírus já matou 56 pessoas e contaminou outras 2 mil na China, e autoridades de saúde ao redor do mundo correm para evitar uma pandemia, depois que alguns casos foram relatados em países como Tailândia, Austrália, Estados Unidos e França. 
A maioria dos casos aconteceu em Wuhan, na região central da China, onde se acredita que o vírus tenha se originado em um mercado que comercializava ilegalmente animais silvestres.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

China informa 2.744 casos confirmados de pneumonia causada pelo novo coronavírus, com 80 mortes

As autoridades chinesas de saúde anunciaram nesta segunda-feira que até o final do domingo haviam sido informados no país 2.744 casos confirmados de pneumonia causada pelo novo coronavírus, incluindo 461 em estado crítico. Até domingo, a doença já causou 80 mortes
Governo chinês empenhado em controlar o novo coronavírus
Governo chinês empenhado em controlar o novo coronavírus (Foto: Xinhua)


A China divulgou nesta segunda-feira dados atualizados sobre a incidência do novo coronavírus: 2.744 casos de pneumonia provocadas pelo víru. Até domingo, a doença já causou 80 mortess. 
Durante as 24 horas do domingo, 769 novos casos confirmados e 3.806 novos casos suspeitos foram informados, enquanto 24 pessoas morreram em decorrência da doença (24 em Hubei), de acordo com a Comissão Nacional de Saúde, informa a Xinhua.
As autoridades informam também que 51 pacientes recuperaram-se e 5.794 permaneciam sob suspeita no domingo.
Um total de 32.799 contatos estreitos foi rastreado, disse a comissão, acrescentando que, entre estes, 30.453 estavam sob observação médica enquanto outros 583 foram liberados no domingo.
Além disso, 17 casos confirmados foram registrados nas regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, assim como em Taiwan, com oito em Hong Kong, cinco em Macau e quatro em Taiwan.
No exterior, casos confirmados foram informados na Tailândia (7), Japão (3), República da Coreia (3), Estados Unidos (3), Vietnã (2), Cingapura (4), Malásia (3), Nepal (1), França (3) e Austrália (4).(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Obra da nova Ponte de Bodocó segue a todo vapor

A estrutura, que está sendo erguida em concreto armado, deve ser 
concluída no final de fevereiro
                                                 Via:Santanavinicius

As obras de construção da nova ponte sobre o Rio Pequi, em Bodocó, no Sertão pernambucano, avançam em ritmo acelerado. O equipamento, que está sendo edificado em concreto armado, com 60 metros de cumprimento por 10,80 de largura, se encontra, no momento, com a parte estrutural concluída. A próxima etapa é a instalação do guarda-corpo (proteção lateral) para garantir a segurança dos pedestres na travessia, e posteriormente, a aplicação da camada asfáltica.
As intervenções já alcançaram o percentual de 80% de execução. Os trabalhos na localidade são executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no trecho interditado, no km 20 da PE-545. A previsão é a de que a ponte seja concluída no final de fevereiro deste ano, beneficiando 50 mil pessoas. O equipamento terá duas faixas para veículos, passeio para os pedestres, além de guarda-corpo e sinalização.
“A nova ponte é uma das ações prioritárias do Governo do Estado e vai restabelecer a trafegabilidade entre as cidades de Bodocó e Ouricuri, por meio da circulação pela rodovia PE-545. É importante ressaltar que a estrutura está sendo erguida para suportar o grande volume de água dos rios que formam a bacia hidrográfica da região”, afirma a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista. A iniciativa possui o investimento de aproximadamente R$ 2,5 milhões, com recursos provenientes da administração estadual.(Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

ECONOMIA - Pagamento online requer cuidados

Como o início do ano geralmente costuma ser de pagar muitas contas como impostos, especialistas alertam para a questão de segurança na hora de efetuar o pagamento

                        Por: Rodrigo Barros/folhape
Na hora de pagar pelo aplicativo celular, dica é ter um antivírus instalado no dispositivo assim como abrir links estranhos nos e-mails
Na hora de pagar pelo aplicativo celular, dica é ter um antivírus instalado no dispositivo assim como abrir links estranhos nos e-mailsFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O início do ano é conhecido como o mês de contas a pagar. Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), matrícula escolar das crianças, além de material escolar, são gastos anuais que faz do brasileiro um herói, por conseguir fazer todo um malabarismo na hora de quitar as despesas. Com as obrigações financeiras, a tecnologia facilita nesse momento de pagar algumas dessas conta, seja pelo seu celular, computador, notebook, tablets e outros dispositivos. Mas, quais cuidados são necessários na hora de utilizar o banco para realizar pagamentos online?

O country manager da Avast no Brasil, André Munhoz, explica que para aumentar a segurança, os usuários devem verificar se têm um antivírus instalado no dispositivo que estão usando. Na hora de fazer uma compra ou realizar um pagamento, algumas dicas são importantes para o usuário ficar atento.

“As pessoas que fazem compras ou transações bancárias online também devem evitar clicar em links e anexos incluídos em e-mails promocionais. É sempre mais seguro inserir URLs diretamente no navegador e procurar o cadeado HTTPs verde ao lado do endereço do site, na barra de endereços do navegador”, detalha o especialista.

Além disto, Munhoz ainda ressalta sobre a importância de sempre manter o dispositivo atualizado para evitar ataques. “Os usuários também devem garantir que todo os softwares em seus dispositivos estejam atualizados. Os invasores geralmente exploram vulnerabilidades, que podem ser encontradas em softwares desatualizados e, ao explorar softwares desatualizados, eles podem infectar os dispositivos e roubar as suas informações financeiras”, explica.

Diante da vida corrida dos brasileiros, quando há uma brecha entre uma tarefa e outra, quem precisa pagar contas aproveita qualquer lugar para se livrar das obrigações.

Alguns lugares, como shoppings, cibercafés, oferecem redes para os usuários, mas nesse tipo de uso, o cuidado deve ser redobrado. “Se possível, locais de acesso público, como cibercafés, não devem ser usados para fazer pagamentos online. Se você precisar fazer um pagamento online usando um computador público, verifique se o dispositivo possui um antivírus instalado e veja também se esse antivírus está atualizado”, ressalta Munhoz que ainda dá uma dica valiosa.

“Depois de concluir o pagamento online, os usuários devem limpar o cache e o histórico de navegação do navegador e ficar de olho nas contas bancárias, alertando imediatamente o banco sobre atividades fraudulentas ou suspeitas”, acrescenta.

Além disso, o especialista ressalta que os usuários devem evitar fazer pagamentos de boleto recebidos por meio de um canal de comunicação que não concordaram com o vendedor. Por exemplo, se o vendedor nunca mencionou que envia um boleto via WhatsApp, os usuários não devem pagá-lo.

Um ponto importante é sobre uma pesquisa da Avast, do qual aponta para um terço dos brasileiros conectados. Segundo o estudo, eles preferem redes Wi-Fi gratuitas em áreas públicas e, desses, 40% disseram preferir redes gratuitas que não exigem registro ou senha para se conectar.

“O Wi-Fi público é uma ameaça que as pessoas geralmente não consideram. Os cibercriminosos que usam a mesma rede podem interceptar o tráfego e visualizar dados não criptografados que estão sendo transmitidos. Além disso, os cibercriminosos podem operar redes falsas para coletar e explorar os dados de qualquer dispositivo conectado a essa rede”, detalha Munhoz.





Blog do BILL NOTICIAS

AVANÇO Brasileira desenvolve novo tratamento para câncer de ovário

                   Por: Agência Brasil
 (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil


Um grupo de pesquisadores do Brasil, Reino Unido e Itália, coordenado por um professor brasileiro, desenvolveu um composto com ação potente e seletiva contra o câncer de ovário. O estudo realizado com o novo composto à base de paládio - metal raro de alto valor comercial - demonstrou sua eficácia contra células de tumor de ovário sem afetar o tecido saudável. Além disso, testes em células tumorais indicaram que o composto age contra tumores resistentes ao tratamento mais utilizado atualmente no combate ao câncer de ovário, que é feito com um fármaco chamado cisplatina.

O trabalho foi conduzido durante a pesquisa de doutorado da professora Carolina Gonçalves Oliveira, atualmente no Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A cisplatina é um quimioterápico eficiente para tumores no ovário, mas o tratamento pode causar efeitos colaterais severos aos pacientes, afetando rins, sistema nervoso e audição. Segundo o pesquisador do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC-USP) Victor Marcelo Deflon, que coordenou o estudo, isso acontece porque a molécula não é muito seletiva, ou seja, afeta também células saudáveis.

"[O novo composto] tem alta seletividade para células de câncer, isso traz uma expectativa de menos efeitos colaterais. E ele é ativo em células de câncer resistentes à cisplatina, isso é ótimo porque é uma alternativa para tratar câncer nesses casos que são resistentes à cisplatina", disse Deflon. "Algumas células de câncer aprendem a se defender da cisplatina, então ficam resistentes", complementou.

Os pesquisadores identificaram o mecanismo de ação do novo composto e concluíram que há diferenças em relação à cisplatina. "O fato de ele [novo composto] atuar em células resistentes à cisplatina mostra que o mecanismo de ação dele é diferente, então a gente foi estudar qual era o mecanismo e acabou encontrando que o potencial alvo dele é uma enzima, não o DNA", disse.

Testes clínicos
O composto à base de paládio teve ação na topoisomerase, uma enzima presente em tumores e que participa do processo de replicação do DNA, sendo um alvo potencial para quimioterápicos. "Essa enzima tem altas concentrações em células de câncer porque são células que se reproduzem muito rápido e ela está relacionada com metabolismo celular para replicação das células", disse.

Já a cisplatina age diretamente no DNA, causando mudanças estruturais nele, impedindo a célula tumoral de copiá-lo. Deflon explicou que são alvos diferentes, mas tanto a cisplatina como o composto de paládio inibem o processo de divisão celular do tumor. 

A partir dessa descoberta, os pesquisadores devem buscar o desenvolvimento de versões ainda mais eficientes do composto para obter uma molécula que possa ser testada em animais com boas chances de sucesso. Depois de testes bem-sucedidos em animais, a molécula pode ser levada para testes clínicos.

"É uma tentativa de desenvolver um fármaco que tenha menos efeitos colaterais que a cisplatina e, nesse caso, ele é mais seletivo tanto para célula que é sensível à cisplatina quanto para célula que é resistente à substância", acrescentou.




Blog o BILL NOTICIAS

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta sobre doenças do verão

                       Via:Santanavinicius

Os dias mais quentes do ano começam em dezembro e se estendem até meados de março. Neste período, ocorrem as férias escolares, muito associadas com passeios, viagens à praia e ao campo e muita diversão ao ar livre. Entretanto, existem algumas doenças (chamadas de sazonais) mais comuns no verão que podem acabar com toda a diversão. Você sabe quais são elas?
O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan listou algumas principais para que a população possa ficar ligada e curta o período sem estresse. São elas: Desidratação; Micose; Dengue; Conjuntivite; Otite e Insolação.
Muita gente se pergunta por que esses problemas acontecem mais em um período específico do ano. A resposta está diretamente relacionada com o clima, pois essa época de muita chuva e ondas de calor contribui para que o organismo fique mais fragilizado e que fatores de risco estejam mais presentes.
“Em geral, nessa época do ano começa a haver um aumento da procura pelas urgências e emergências infantis por conta dessas doenças, sendo que medidas simples podem preveni-las. Então, como nós temos o papel de atuar também na promoção de saúde gostamos de deixar a população informada”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.
Confira:
1 – Desidratação
Definida como a perda excessiva de líquidos e sais minerais, a desidratação é uma doença comum no verão por causa do aumento da transpiração e, em alguns casos, devido também a vômitos e diarreia decorrente de uma intoxicação alimentar.
Para prevenir a desidratação, é recomendado ingerir muito líquido, consumir alimentos frescos e leves, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.
2 – Micoses na pele
As micoses são focos de infecção causadas pela proliferação de fungos em alguma parte do corpo. Normalmente, nas regiões mais quentes e úmidas, pois são as que mais favorecem a reprodução dos micro-organismos. Por isso, no verão, em que essas condições são agravadas, as micoses se tornam mais frequentes. Entre os sintomas dessa doença estão: uma forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.
Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, evitar o uso de sapatos fechados por longos períodos, usar roupas leves e não compartilhar toalhas ou outros objetos pessoais. Cuidado com piscinas, banheiros e vestiários, onde a proliferação de fungos é maior. Nunca ande descalço nesses locais!
3 – Intoxicação Alimentar
A conservação inadequada de alimentos é uma das principais vilãs durante o verão, pois resultam em intoxicação alimentar. Por isso, verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência da comida, assim como na higiene do local responsável por prepará-la. Se ficar na dúvida, não arrisque! Coloque a sua saúde sempre em primeiro lugar.
4 – Dengue
Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Por isso, não deixe águas limpas e paradas. É neste ambiente que o mosquito se reproduz.
5 – Conjuntivite
Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção — a ponto de você não conseguir abrir os olhos de manhã porque eles ficam colados — são sinais clássicos de uma conjuntivite bacteriana, a qual é mais comum durante o verão, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra.
Para evitar a contaminação, evite mergulhar e abrir os olhos embaixo d’água, principalmente em lugares em que a ela não é própria para banho. Também não compartilhe toalhas, não coce os olhos e evite contato direto com pessoas que já estão com essa doença.
6 – Otite
A inflamação ou infecção dos ouvidos também fazem parte das doenças mais comuns no verão devido ao acúmulo de água do mar ou da piscina no canal auditivo. Como consequência, dores fortes e muito incômodas acontecem.
Além disso, em alguns casos, também pode haver febre. Medidas simples para evitar uma otite incluem não ficar muito tempo submerso e não mergulhar caso já tenha percebido algum desconforto nos ouvidos. Assim, você poderá preservar a sua saúde auditiva.
7 – Insolação
O sol intenso, característico do verão, é o motivo da insolação. Os sintomas incluem mal-estar, fraqueza, febre alta, dificuldade para respirar, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, tonturas e até desmaios e queimaduras na pele.
Para ficar longe da insolação, é importante evitar o sol em períodos em que ele está mais forte, entre as 10 e as 16 horas. Além disso, beba muita água, no mínimo 2 litros por dia, e nunca esqueça de aplicar protetor solar antes de sair de casa e reforçar (no mínimo) de 2 em 2 horas.(Ascom)




Blog do BILL NOTICIAS

Epidemia de coronavírus: número de mortes aumenta para 80 na China

Coronavírus
Coronavírus (Foto: Coronavírus)


Já são 80 os mortos por coronavírus na China, segundo o governo chinês. Neste domingo (26), foram comunicadas mais 24 mortes na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, epicentro da epidemia. Autoridades locais ainda anunciaram que o número de casos comprovados chegou a 2.761.
A reportagem do portal G1 destaca que "também neste domingo, o ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas. Segundo a Reuters, Ma afirmou ainda durante a coletiva que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados."
A matéria ainda informa que "Ma disse também que o período de incubação do coronavírus pode variar de um a 14 dias, e que o vírus é infeccioso durante a incubação, o que não foi o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), um coronavírus que se originou na China e matou quase 800 pessoas globalmente em 2002 e 2003. Como medida de prevenção do surto, o governo chinês anunciou que vai estender o recesso de Ano Novo até o dia 2 de fevereiro em todas as escolas do país."(247)

Blog do BILL NOTICIAS

MUNDO Califórnia confirma terceiro caso de coronavírus nos EUA

Segundo a Agência de Saúde de Orange County, na Califórnia, a pessoa afetada é um viajante

                          Por: AFP 
Coronavírus já matou 17 pessoas
Coronavírus já matou 17 pessoasFoto: STR / AFP

Um terceiro caso de coronavírus foi confirmado no sábado nos Estados Unidos, em um homem na Califórnia e que esteve em Wuhan, o epicentro da epidemia na China, anunciaram as autoridades de saúde. Segundo a Agência de Saúde de Orange County, na Califórnia, a pessoa afetada é um viajante procedente de Wuhan, cidade chinesa onde a epidemia de pneumonia viral se originou, deixando 56 mortos e cerca de 2.000 infectados.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) confirmaram que o paciente apresentou resultado positivo para o novo coronavírus. Ele foi isolado em um hospital local e sua condição não é grave.
"Não há evidências de que tenha ocorrido uma transmissão de pessoa para pessoa em Orange County. O risco atual de transmissão local permanece baixo", disse a agência de saúde. Não foram fornecidos detalhes sobre como a pessoa chegou aos Estados Unidos ou sua identidade.
Os outros dois casos nos Estados Unidos são de uma sexagenária que reside em Chicago e que viajou para Wuhan entre o final de dezembro e 13 de janeiro, bem como o de um homem de trinta anos do estado de Washington que também esteve recentemente na cidade chinesa.

Este vírus tem causado preocupação devido à sua semelhança com a SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que em 2002-2003 matou centenas de pessoas.



Blog do BILL NOTICIAS


Lula confirma que Marília Arraes será candidata em Recife

O ex-presidente Lula disse que o PT deve lançar Marília Arraes à prefeitura de Recife, deixando o apoio ao PSB em caso de segundo turno

Lula aposta em Marília Arraes e deixa de lado aliança nacional com PSB
Lula aposta em Marília Arraes e deixa de lado aliança nacional com PSB (Foto: Ricardo Stuckert)


Lula reforçou que o PT vai buscar alianças em diversos estados, mas apontou que o partido deixará o apoio ao PSB em caso de segundo turno, privilegiando a candidatura de Marília Arraes.
"O PT já apoiou o governador Eduardo Campos duas vezes. O PT apoiou o atual governador duas vezes. O PT já apoiou o prefeito deles duas vezes. Agora, vai ter uma eleição. Nós temos a Marília Arraes, que é uma figura pública importante no Estado, deputada federal", destacou.(247)

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina e Conab se preparam para entregar sementes de milho a agricultores familiares

                   Via:Carlos Britto
Foto: Jaquelyne Costa


Já estão armazenadas no Porto de Petrolina 188 toneladas de grãos de milho, que serão distribuídos a produtores rurais com preço abaixo do praticado no mercado. No total, são previstas 42 mil toneladas no Plano de Trabalho estabelecido entre a prefeitura e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Durante essa semana, o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho, esteve acompanhado do assistente de Operações da Conab, Rinaldo Souza, do assessor do senador Fernando Bezerra Coelho, Pedro Brandão, da secretária de Política Agrícola e Reforma Agrária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR), Aldemira Evangelista, e da associada-membro da diretoria do STTR, Maria de Lourdes, em vistoria ao descarregamento dos grãos no galpão localizado no Porto do município sertanejo.
Cada produtor cadastrado no STTR e que tenha sinalizado interesse previamente desde dezembro de 2019, poderá adquirir até 10 mil kg. Cada saca contém 60 kg. A gestão aguarda o subsídio que será concedido pela Conab para começar a entrega e contribuir, dessa forma, com a melhoria de vida do homem e da mulher do campo”, explicou.

Blog do BILL NOTICIAS

DECISÃO Sisu: TRF-3 mantém suspensa a divulgação dos resultados

                        Por: AE
Desembargadora rejeitou o pedido da AGU; segue em vigor a liminar que impede que os resultados sejam divulgados nesta terça-feira (28) (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), desembargadora Therezinha Cazerta, rejeitou na noite do domingo (26) o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a decisão que suspende a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições foram encerradas às 23h59 deste domingo. O governo ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com a decisão do TRF-3, segue em vigor a liminar (decisão provisória) concedida pela Justiça Federal de São Paulo - que impede que os resultados sejam divulgados nesta terça-feira (28) data estimada pelo governo. Para a presidente do TRF-3, os entendimentos da Justiça Federal de São Paulo "nada mais fizeram do que proteger o direito individual dos candidatos do Enem a obterem, da administração pública, um posicionamento seguro e transparente a respeito da prova que fizeram".

"Dar prosseguimento ao cronograma, nessa direção, sem enfrentar adequadamente as consequências de algo ocasionado pela própria União Federal é que é um risco à política educacional do país, e não o contrário, porque implica, como fica claro do que consta nestes autos, validar os resultados de um exame, utilizando-o para definir o futuro das pessoas e balizar políticas públicas, sem que houvesse um grau mínimo de transparência a respeito dos pedidos apresentados pelos candidatos e uma reavaliação do impacto que o equívoco teve para os demais candidatos", informa Therezinha Cazerta na decisão.

A 8ª Vara Cível de SP ordenou que o governo comprove que o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi totalmente solucionado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, após a revisão, foram identificados problemas em cerca de seis mil provas. Ao todo, 3,9 milhões de pessoas fizeram o Enem 2019. 

Para a AGU, a decisão de São Paulo representa "prejuízo a todos os estudantes que obtiveram nota necessária e que não poderão ingressar desde logo e mais brevemente em instituição pública de ensino superior".

A desembargadora destacou que a suspensão de liminar é "um mecanismo processual excepcional", que não pode servir para corrigir uma decisão da instância inferior. Para ser concedida, deve afetar valores como saúde, segurança e economia pública.

Por isso, na avaliação dela, o argumento do governo de que um juiz de São Paulo não poderia ter decidido, porque uma ação parecida chegou primeiro na Justiça em Brasília, não serve para suspender a liminar. Conforme a desembargadora, cabe ao governo recorrer nas vias próprias para tentar enviar o processo para Brasília.

Therezinha Cazerta relatou também que, segundo a Defensoria Pública da União em São Paulo, "houve um equívoco na correção das provas" do Enem. Segundo a desembargadora, há um problema "evidente" porque quase 6 mil candidatos tiveram as provas novamente corrigidas e também é preciso atentar para a metodologia aplicada aos demais candidatos.

"Assim, mais do que apenas corrigir as provas em que havia o erro gráfico - primeiro aspecto do problema - seria necessário colher uma nova amostra - fazendo-o de um universo em que todas as provas estivessem corretamente corrigidas -, calibrando os itens do exame novamente e produzindo, por consequência, uma nova correção de todas as provas, em que aplicados esses novos parâmetros."

Por essa razão, segundo Therezinha Cazerta, a Justiça de São Paulo pediu que o governo comprovasse que a situação foi resolvida. A desembargadora afirmou ainda que o governo não conseguiu comprovar que haverá prejuízo com a suspensão do processo do Sisu até uma averiguação detalhada.

Ela afirmou ainda que a situação provocou uma "crise" de "confiabilidade" em relação ao Enem. E que o governo não pode se recusar a dar uma "satisfação transparente".

"Os efeitos decorrentes da decisão do juízo de primeiro grau - a exigência de que o Estado forneça uma resposta transparente e adequada, mesmo que ausente mudança de nota, àqueles que o solicitaram - não são inócuos, mas, pelo contrário, traduzem-se na proteção aos direitos dos concorrentes ao exame de terem os esforços que despenderam na realização da prova respeitados pelo ente público", diz trecho da decisão.

Conforme a desembargadora, a decisão de primeira instância "exige, em síntese, que a União Federal aja com um mínimo de responsabilidade em relação à situação por ela própria criada, fornecendo uma resposta".

Para ela, o governo precisa responder se o erro "prejudicou ou beneficiou" alguém. "Nesse sentido, ao contrário do que consta na nota, a pergunta que incumbe à União Federal responder, de forma clara e direta é se a utilização de uma amostra em que contidas provas corrigidas equivocadamente prejudicou ou beneficiou algum candidato do Exame Nacional do Ensino Médio relativamente aos demais - algo que, reitere-se, não está claro dos autos", declarou Therezinha Cazerta.

Gráfica
Na segunda-feira da semana passada, dia 20, o presidente do Inep Alexandre Lopes, disse que um erro na gráfica Valid Soluções S.A. provocou falha na correção de gabaritos.

Lopes afirmou que a gráfica imprime o caderno de questões do candidato, que é identificado com um código de barras do aluno. Depois, imprime o cartão de respostas (gabarito), que também tem um código. Outra máquina une estes dois documentos. O erro ocorreu nesta união e na geração do código de barras.

"O que acontece? A gráfica imprimiu a prova e um cartão resposta. Tem um código de barras do aluno. Uma outra máquina pega essa prova e faz a associação com o gabarito e grampeia. Neste momento, temos o código de barras da prova e o código de barras do cartão resposta. Há um casamento: a associação entre a prova e o participante. Neste processamento da gráfica foi onde ocorreram estas inconsistências", disse Lopes.





Blog do BILL NOTICIAS

GERAL Ana Maria Braga revela estar com câncer no pulmão

A apresentadora já havia sido diagnosticada com o câncer, em estágio inicial, em dezembro de 2015

   Por: Folhapress
Apresentadora Ana Maria Braga
Apresentadora Ana Maria BragaFoto: Reprodução/ Instagram

Ana Maria Braga revelou nesta segunda-feira (27), em seu programa Mais Você (Globo), que está novamente com câncer no pulmão. A apresentadora já havia sido diagnosticada com o câncer, em estágio inicial, em dezembro de 2015.

"Eu não tenho duvida nenhuma que eu vou ganhar", afirmou a apresentadora ao vivo. "Mas queria muito contar com vocês ai do lado, porque alguns dias, não sei o que isso me reserva".

"A vida aqui continua normal. Tenho muita fé e uma força em Deus, e acredito que vou sair disso", afirmou ela, confirmando que estará no programa desta terça-feira (26).


Blog do BILL NOTICIAS

Minas Gerais: número de vítimas fatais sobe para 44

Relatório da Defesa Civil do estado informa ainda que há 19 desaparecidos. Governador Romeu Zema diz que ajuda humanitária é prioridade

       Via:Santanavinicius

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou na tarde deste domingo um novo boletim sobre as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Subiu para 44 o número de vítimas fatais. Belo Horizonte é a cidade mais afetada: 14 pessoas sucumbiram à tragédia. Na região metropolitana morreram 26 pessoas.
Em comunicado, o órgão informa que 19 pessoas se encontram desaparecidas e doze estão feridas. Há 3.354 desabrigados e 13.887 desalojados. Noventa e nove dos mais de 800 municípios do estado foram declarados em estado de emergência.  As chuvas também atingem Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde nove pessoas morreram há uma semana.
Um dos últimos corpos encontrados sob os escombros foi o de uma mulher em Vila Bernadete, bairro da periferia de Belo Horizonte, onde seis pessoas morreram após um deslizamento de terra que atingiu sete casas na encosta. No local, os bombeiros, que retomaram o resgate esta manhã, continuam procurando uma pessoa desaparecida em meio à lama e detritos. O motorista de aplicativo Audemar Carneiro, de 51 anos, é vizinho das casas que cederam e amigo dos falecidos. “Aqui era um lugar seguro. Mas choveu bastante. Foi uma tragédia não anunciada”, explicou. Carneiro também está desabrigado e, há duas noites, dorme na casa de um amigo.
O governador Romeu Zema disse que irá priorizar a ajuda humanitária e que depois cuidará de obras emergenciais, que serão realizadas assim que as condições climáticas permitirem. “O Brasil precisa de um reordenamento urbano. Precisamos de políticas públicas consistentes, de longo prazo, que gradativamente venham a diminuir as zonas de risco. Caso contrário, veremos isso ocorrer muitas vezes”, afirmou.
A região está sendo castigada pelas piores chuvas desde que se tem registro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que entre 9h00 de quinta-feira e 9h00 da sexta-feira Belo Horizonte acumulou 171,8 milímetros de chuva, o maior recorde em 110 anos de medição.
A tragédia coincide com o primeiro aniversário, no sábado, do rompimento da barragem da Vale na cidade de Brumadinho, que deixou 270 mortos (11 deles desaparecidos) pela torrente de rejeitos que invadiu a região.
Devido às chuvas, a mineradora avisou no domingo à noite que elevou para o segundo nível seu alerta de risco de rompimento – dos três possíveis – do dique Sul Inferior, do complexo minerador Gongo Soco (100 km a leste de Belo Horizonte), por “uma erosão na parte interna”.


Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...