segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

O POETA E CANTOR FORROZEIRO JUNIOR VIEIRA DE VOLTA A REGIÃO DO SÃO FRANCISCO


Cantor Junior Vieira /Foto: WhatsApp

Quem esteve em Petrolina na semana que passou, foi o Pernambucano Cantor Forrozeiro, Poeta e compositor Junior Vieira. O mesmo veio a nossa região participar, pela terceira vez, do Festival Edésio Santos da Canção, que acontece todo ano na cidade de Juazeiro-BA. Em 2017, cantou a música TEM SAPATO PRA VENDER e em 2018 cantou a música TRISTEZA DO CHICO, todas foram classificadas. Já no Festival de 2019, o Forrozeiro fez diferente, Veio para prestigiar o Festival e acompanhar sua amiga e convidada especial, a cantora e interprete Nanaú Nascimento, que cantou a musica Frevo de Bloco O CEU DO TEU AMOR, de autoria do cantor Junior Vieira.









Blog do BILL NOTICIAS

Paulo Coelho: Bolsonaro tem medo de ser esquecido se não disser um absurdo por dia

Paulo Coelho critica Jair Bolsonaro
Paulo Coelho critica Jair Bolsonaro (Foto: ABR | Reprodução)

Um dos escritores mais lidos do mundo, o brasileiro Paulo Coelho reagiu às ofensas feitas por Jair Bolsonaro contra Paulo Freire, patrono da educação brasileira.
Em seu encontro diário com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira (16), Bolsonaro classificou Paulo Freire como um possuído pelo demônio idolatrado pela esquerda.
"O presidente tem medo de ser esquecido pelas bases se não disser algo absurdo uma vez por dia (hoje foi o Paulo Freire)", postou o escritor.
Para Paulo Coelho, essa foi uma das "declarações planejadas com muito cuidado nos subterrâneos do Planalto". (247)







Blog do BILL NOTICIAS

Mercadante: ataque de Bolsonaro a Paulo Freire é grosseria inaceitável e quebra de decoro

Aloizio Mercadante, Paulo Freire e Jair Bolsonaro
Aloizio Mercadante, Paulo Freire e Jair Bolsonaro (Foto: MEC | Reprodução | Reuters)


O ex-ministro da Educação Aloizio Mercadante respondeu, em nota, ao ataque de Jair Bolsonaro ao intelectual brasileiro mais premiado e respeitado no mundo, Paulo Freire. Nesta segunda-feira (16), Bolsonaro chamou Paulo Freire de "energúmeno", o que foi classificado por Mercadante como quebra de decoro.
"Paulo Freire já entrou para a história. É o autor brasileiro mais citado internacionalmente em trabalhos acadêmicos das ciências humanas e o segundo brasileiro mais agraciado com títulos  de doutor honoris causa.  Paulo Freire está eternizado na obra Efter Badet, junto com outras seis personalidades consideradas mundialmente relevantes na década de 70.  Há, em muitos países do mundo, diversos centros que homenageiam Paulo Freire. Na Finlândia, há um dedicado a 'discutir seu legado para tornar o mundo mais igual e justo para todos'", escreveu Mercadante.
O ex-ministro lembra que Jair Bolsonaro ataca Paulo Freire no mesmo dia em que a ONU condena seu governo pela violação de tratados internacionais sobre tortura. "É simbólico que Bolsonaro ataque Paulo Freire exatamente no dia em que essa condenação na ONU se torna pública. Afinal, Paulo Freire foi perseguido pela ditadura militar, que exilou, torturou, censurou e amordaçou a democracia brasileira. Já Bolsonaro flerta cotidianamente com o autoritarismo, com a intolerância e com o ataque ao Estado de Direito e todos os valores civilizatórios que ele representa".
A nota do ex-ministro também marca a pequenez de Bolsonaro e de seu governo diante do que construiu Paulo Freire. "Sobre Bolsonaro, o que temos é percepção generalizada de que está em curso uma tragédia na  democracia, nos direitos humanos e, especialmente, na educação brasileira".
Leia a nota na íntegra:
Depois de ser condenado por comitê das Organizações das Nações Unidas (ONU) por violar tratados internacionais sobre tortura, Bolsonaro volta a vilipendiar a memória e a obra de Paulo Freire, um intelectual brilhante, que dedicou sua vida à educação. Bolsonaro agrediu um brasileiro que é referência mundial no processo de alfabetização de jovens e adultos a partir da construção da pedagogia libertadora.
Essa é mais uma grosseria inaceitável, que não condiz com o decoro do cargo de presidente. Como habitual, é mais uma tentativa de Bolsonaro de mudar a pauta em razão de mais um vexame internacional, que seu governo submete o país.
É simbólico que Bolsonaro ataque Paulo Freire exatamente no dia em que essa condenação na ONU se torna pública. Afinal, Paulo Freire foi perseguido pela ditadura militar, que exilou, torturou, censurou e amordaçou a democracia brasileira. Já Bolsonaro flerta cotidianamente com o autoritarismo, com a intolerância e com o ataque ao Estado de Direito e todos os valores civilizatórios que ele representa.
Paulo Freire já entrou para a história. É o autor brasileiro mais citado internacionalmente em trabalhos acadêmicos das ciências humanas e o segundo brasileiro mais agraciado com títulos  de doutor honoris causa.  Paulo Freire está eternizado na obra Efter Badet, junto com outras seis personalidades consideradas mundialmente relevantes na década de 70.  Há, em muitos países do mundo, diversos centros que homenageiam Paulo Freire. Na Finlândia, há um dedicado a "discutir seu legado para tornar o mundo mais igual e justo para todos".
Sobre Bolsonaro, o que temos é percepção generalizada de que está em curso uma tragédia na democracia, nos direitos humanos e, especialmente, na educação brasileira. O que acontece é que, com Bolsonaro, o Ministério da Educação passou a ocupar os noticiários pela divulgação de notícias falsas, pelo ataque à educação pública e universal e pelos graves retrocessos obscurantistas.(247)
Aloizio Mercadante, ex-ministro da Educação.


Blog do BILL NOTICIAS

HDM está sem água há três dias; mãe de paciente diz que filha só mata sede quando ela leva de casa

    Via:Carlos Britto
Foto: Divulgação

A mãe de uma paciente internada há oito dias no Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, no Centro de Petrolina, afirma ter que levar água para a filha há três dias porque na unidade os bebedouros estão quebrados. Ela denuncia que os pacientes só conseguem beber água se amigos ou familiares levarem.
Enquanto ela estava na UTI (unidade de tratamento intensivo) tinha água, mas quando passou para o alto risco não tinha mais. Ela já foi até na sala verde com as outras (pacientes) pegar água, mas passaram a noite toda com sede, só beberam quando eu levei. Todos os pacientes não estão tendo água, só bebem quando a gente leva”, disse.
O Blog de Carlos Britto, entrou em contato com o HDM que, por meio de nota, respondeu o seguinte:
O Hospital Dom Malan informa que com a grande demanda do hospital e as altas temperaturas (em alguns momentos de pico) os filtros dos bebedouros não estão dando conta da filtragem da água e por isso eles param.
Esses filtros são substituídos quase que semanalmente e no último mês, por exemplo, foram comprados e trocados mais de 70 na unidade materno-infantil como um todo.
Sobre o bebedouro específico do Pronto Socorro Infantil (PSI), a direção ressalta que apenas as torneiras estão quebradas (por mau uso) e que as mesmas têm sido substituídas periodicamente. Já aconteceu, inclusive, da manutenção trocar essas torneiras duas vezes por semana.
Em tempo, a direção informa que a compra de 16 novos bebedouros está no plano de investimento do hospital e já foi solicitada à Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. No momento aguarda autorização.


Blog do BILL NOTICIAS

BRASIL Comissão analisa projeto que aumenta pena para maus-tratos a animais

O relator da proposta recomenda a aprovação texto com algumas modificações
   Por: Agência Brasil
Cachorro e gato
Cachorro e gatoFoto: Reprodução/ Internet

O aumento da punição para quem pratica maus-tratos a animais pode ser analisado, nesta segunda-feira (16), pela Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei (PL) 1095/19, que altera a Lei dos Crimes Ambientais, tramita em uma comissão especial e a análise do parecer do relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), está na pauta da reunião do colegiado marcada para o final da tarde desta segunda-feira.

O relator recomenda a aprovação texto com algumas modificações. Entre elas, o aumento da pena aplicada a quem pratica, fere ou mutila animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Atualmente, a pena aplicada nesses casos é de 3 meses a 1 ano de detenção e multa. O relator propõe que a punição seja aumentada para o período de dois a cinco anos, multa e a perda da guarda do animal, se for o caso.
O relator também propõe estender a mesma pena para casos como submeter o animal a experiência dolorosa, ainda que para fins científicos, quando existirem recursos alternativos; a treinamentos e filmagens que causem dor e sofrimento; transportar animal em condições inadequadas; e deixar de prover água, alimentação e assistência veterinária, quando necessária.

O texto também propõe a punição para quem abandona animais, quem organiza ou participa de confronto entre animais (como brigas de galo) e quem pratica ato libidinoso com animal.

Eliminação de animais
Na semana passada, o Plenário do Senado aprovou projeto oriundo da Câmara, proibindo a eliminação de cães, gatos e aves saudáveis pelos órgãos de controle de zoonoses, canis públicos e estabelecimentos semelhantes.

A justificativa é a de incentivar a adoção desses animais por meio de convênios com o setor público, entidades de proteção animal, entre outras. A proposta só autoriza a eutanásia dos animais em caso de doenças graves ou que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais. Como o texto sofreu alterações, o projeto será analisado novamente pela Câmara dos Deputados.



Blog do BILL NOTICIAS

Presente de grego: Prefeito de Petrolina aumenta alíquota da previdência municipal para ativos e aposentados

     Via:Santanavinicius
Resultado de imagem para presente de grego

Mais um pedido chega à Casa Plínio Amorim com lembrete: Urgente Urgentíssima. Nesta terça (16), deverá entrar em pauta e provavelmente será aprovado pela bancada do prefeito, o Projeto de Lei do Executivo Municipal n° 025/2019 que determina o “aumento do percentual para 14% incidente sobre a totalidade da base de contribuição”, ou seja, aumento da contribuição dos ativos e aposentados de Petrolina.
O acréscimo vai ser muito sentido pelo contribuinte, já que saltará de 11% para 14%. A justificativa do prefeito de Petrolina, é que essa medida será para Petrolina se adequar a legislação previdenciária.
Os vereadores da Bancada de Oposição voltam a lembrar que Projetos de Lei do Executivo Municipal só chegam de última hora na Casa Legislativa para dificultar a análise dos edis, já que a bancada situacionista é a maioria e deixa passar todas as propostas do grupo político, obedecendo o líder político, sem pensar nas vantagens e desvantagens que atingem à população petrolinense. “É mais um PL danoso para os petrolinense que chegará a Câmara sem sequer a análise cuidadosa dos vereadores, que em tese tem a obrigação de legislar, de fiscalizar, mas obedecem o chefe político, sem se preocupar com o povo de Petrolina que os elegeu para os representar, mas nós da bancada de Oposição, somos em minoria, mas uma minoria responsável, e vamos continuar cumprindo nosso papel porque foi para isso que o povo de nossa cidade nos elegeu”, explica Valgueiro.
O PL foi enviado à Casa no último dia 10, para apreciação dos vereadores e logo em seguida deverá ser sancionado pelo prefeito de Petrolina.
Alepe
Recentemente, os deputados da Alepe aprovaram o PL que autorizou o Governo do Estado, aumentar a alíquota de 13,5% para 14% para os servidores ativos e aposentados do Estado de Pernambuco e na oportunidade, o deputado Antônio Coelho criticou o Governador Paulo Câmara ao taxar a mesma alíquota para todos os servidores. Todo ano Pernambucano joga pelo ralo R$ 3 milhões em déficit previdenciário. Acho positivo ter finalmente ter sido aprovado algum projeto da previdência, mas isso não é uma reforma previdenciária. A gente aumentou a alíquota e foi muito injusta, faz com que o servidor mais rico pague o mesmo que o servidor mais pobre”, trecho do discurso do deputado que alfinetou o Governador de equalizar o percentual para ricos e pobres.
Esta é a razão pela qual a Bancada de Oposição de Petrolina quer saber. “E Petrolina só tem ricos trabalhando na prefeitura?”, finaliza Valgueiro, líder da Bancada Oposicionista de Petrolina. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Intelectuais abraçam Lula no momento em que Bolsonaro insulta a inteligência e o conhecimento

(Foto: Ricardo Stuckert | Reprodução)


Da página lula.com.br – Na próxima quarta-feira (18), às 19h, o Circo Voador vai ser palco de um grande reencontro. Após 580 dias de prisão política, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reencontra a Cultura, representada por mais de 500 artistas e intelectuais, que irão se reunir no Rio de Janeiro para denunciar o desmonte do setor e celebrar a liberdade do ex-presidente.
O evento marca mais um encontro pautado pela gratidão de Lula àqueles que saíram em defesa de sua inocência e liberdade durante os 18 meses em que esteve preso injustamente. “Será uma bela forma de terminar um ano terrível para o Brasil, para a democracia, para os direitos das pessoas, para o povo brasileiro. A libertação o Lula fez reacender a esperança nos brasileiros de que um horizonte de superação das tragédias atuais é possível, que o resgate do Brasil é uma realidade concreta. Lula começa a circular pelo Brasil para levar essa palavra de esperança”, explicou Emir Sader, um dos organizadores do ato.
O ato também vai homenagear a memória e o legado da cantora Beth Carvalho, amiga de Lula que se foi em 2019. Entre os confirmados, estão nomes como Camila Morgado, Camila Pitanga, Dira Paes, Eric Nepomuceno, Francis Hime, Gregorio Duvivier, Osmar Prado, Renata Sorrah, Tereza Cristina, Leonardo Boff, Letícia Sabatella, Maria Gadú, Tonico Pereira e Zezé Mota.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

CAMINHONEIROS - Intenção de greve não avança, e caminhoneiros circulam normalmente em Pernambuco

Ainda não há piquetes confirmados em outros estados e a categoria segue dividida pelo País
   Por: Portal FolhaPE
Caminhoneiros
CaminhoneirosFoto: Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

Embora rumores sobre uma nova greve dos caminhoneiros tenham surgido há alguns dias nas redes sociais, Pernambuco não registra pontos de bloqueio nas estradas federais nesta segunda-feira (16). A informação foi confirmada ao Portal FolhaPE pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Também não há piquetes confirmados em outros estados, e a categoria segue dividida pelo País.
A mobilização para a possível movimentação teve início no último dia 8, quando um vídeo publicado pelo caminhoneiro Marconi França convocava a categoria a protestar contra os aumentos no preço do óleo diesel. Os boatos sobre a paralisação foram apoiados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL), instituição ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A CNTTL esperava uma adesão de cerca de 70% dos 4,5 milhões de caminhoneiros autônomos e celetistas. A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) e a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), no entanto, emitiram notas negando essa adesão da categoria.

Segundo a CNTA, o posicionamento dos profissionais nas redes sociais em relação ao movimento grevista está sendo monitorado. "A CNTA reforça sua postura em não apoiar movimentos com ligações políticas. Até o momento a entidade desconhece dentro da sua base coligada qualquer movimentação para uma greve", informou em nota. Ainda segundo a entidade, qualquer decisão oficial sobre paralisação precisa de assembleias deliberativas como procedimento obrigatório feito pelos sindicatos, além da pauta de reivindicação.

Já a Abcam esclareceu que não tem nenhuma negociação em aberto com a CUT e com o Partido dos Trabalhadores (PT), ao contrário do divulgado por caminhoneiros em grupos nas redes sociais. "Por ora, não nos posicionaremos, pois ainda estamos lidando com o ônus judicial gerado pela paralisação de 2012, em São Paulo e a paralisação nacional de 2018. Não mediremos esforços para garantir melhores condições de trabalho para a categoria, seja com a criação de novas políticas ou renovação das já existentes", acrescenta o texto da Associação, publicado em seu site na última terça-feira (10).

O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Pernambuco (Sintracape), Wilton Valença Nery, reforçou que não há registro de pontos de paralisação nas rodovias do Estado e rechaçou a ligação política da movimentação. "Após a paralisação do ano passado várias pseudo-lideranças apareceram. As entidades que eu conheço e têm reconhecimento junto ao governo e junto à categoria não estão envolvidas em nenhum tipo de paralisação. Essas novas lideranças passaram a fazer essas movimentações sem legitimidade e para atingir o governo", explicou.

Wilton reforçou que a categoria não vê motivos para deflagrar paralisações. "A economia está sendo aquecida e estamos percebendo que as coisas estão melhorando. A categoria vem tendo várias conquistas", acrescentou. "A gente esperava que houvesse movimentos pontuais com cinco, seis ou dez caminhões, porque é mais fácil de juntar, mas nem isso ocorreu. Nem aqui nem em outros estados", finalizou o presidente do sindicato.








Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro volta a quebrar decoro e chama Paulo Freire de "energúmeno"


Fãs do pedal ganham uma nova ciclovia em Petrolina

    Via: Santanavinicius

O bairro do Henrique Leite agora tem uma pista exclusiva para ciclistas. O equipamento construído pela Prefeitura de Petrolina foi inaugurado, neste domingo (15), com um passeio ciclístico. A nova pista se soma a outras ciclovias construídas nos últimos anos, totalizando mais de 10 km de malha cicloviária na cidade.
A estrutura implantada no Henrique Leite tem 1600 metros de extensão. A pista começa na altura do Batalhão da Polícia Militar, percorre a Estrada das Pedrinhas até chegar na altura do cemitério. Para a implantação da ciclovia, a prefeitura investiu cerca de R$ 800 mil a partir da programa “Petrolina Cresce”.
Mais duas pistas para ciclistas estão em fase de implantação. Uma na Estrada da Banana e outra no bairro Jatobá. Esse conjunto de obras mostra, segundo o prefeito Miguel Coelho, a prioridade que a gestão deu nos últimos anos à mobilidade urbana. “Investimentos em novos ônibus, pavimentamos mais de 200 ruas, duplicamos avenidas e as ciclovias integram esse processo para melhorar a infraestrutura da cidade. Os ciclistas são parte importante do trânsito e novas pistas exclusivas permitem maior segurança. Ainda queremos implantar mais 5 km de ciclovias em 2020, tornando nossa cidade referência no Nordeste em mobilidade”, adiantou o prefeito, que participou do passeio ciclístico de inauguração no Henrique Leite. (Ascom)



Blog do BILL NOTICIAS

VIDA PLENA - Saber respirar é o caminho para viver melhor

    Por: Irce Falcão
Através do controle da respiração, Emilia aprendeu a equilibrar suas emoções
Através do controle da respiração, Emilia aprendeu a equilibrar suas emoçõesFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Inspirar. Expirar. Inspirar. Expirar. O ato de respirar é tão natural que nem percebemos o quanto ele mexe com o nosso corpo. Em definição simples, a respiração consiste na troca de gases entre o organismo e o meio-ambiente. Inspiramos oxigênio para alimentar as células e liberamos dióxido de carbono. Mas, para isso acontecer, existe um universo por trás do “inspira e expira”. Um verdadeiro trabalho em equipe envolvendo músculos, artérias, hemácias...

E, embora todos já nasçam sabendo respirar, poucos têm ideia que esse processo, tão automático quanto essencial, pode ser uma importante ferramenta para melhorar a qualidade de vida. “Em todas as medicinas do mundo, exceto a alopática, olha-se com muita atenção e carinho para a respiração, porque é a principal ferramenta para liberar e receber novas energias”, diz a acupunturista, fitoterapeuta e terapeuta holística, Jamile Coelho.

A respiração é um processo autônomo, acontece sem termos que pensar nela. Ao nascer, temos uma mecânica natural exemplar. É só reparar como a barriguinha dos bebês enche e murcha, um movimento perfeito do diafragma, um dos tantos órgãos envolvidos nessa força-tarefa.

[PODCAST] Jota Batista conversa no Espaço Aberto com o médico cardiologista do Hospital Jaime da Fonte, Edmar Freire

Com o passar dos anos, sobretudo na vida adulta, afetados pelo estresse, encurtamos essa ação, utilizando na maior parte do tempo apenas a região torácica. Não que isso vá causar um problema respiratório clínico, até porque esse sistema reage e se adapta às emoções transmitidas pelo sistema nervoso. Tentar monitorar a respiração o tempo todo não é indicado e nem benéfico.

Mas parar por alguns minutos para focar no trabalho do corpo dentro desse processo é um caminho para desacelerar o ritmo e neutralizar o estresse cotidiano. Ao atingir um nível de relaxamento do sistema nervoso, todo o corpo é beneficiado, seja no aspecto físico, diminuindo tensões musculares, e, principalmente, no emocional. Não à toa, uma das recomendações em momentos de apreensão é fechar os olhos e se concentrar em exercícios de respiração profunda.

“Fisiologicamente, não existe um respirar certo ou errado (a não ser que haja alguma patologia). Nossa respiração é autônoma e vai se adaptar às necessidades do momento. Se a pessoa toma um susto, se está ansiosa, com raiva, vai ficar mais ofegante. Da mesma forma, quando estiver relaxada, vai respirar mais calmamente. As técnicas que trabalham a respiração têm papel muito importante, mas não no pulmão ou no sistema respiratório em si. Não existe estudo que comprove aumento da capacidade pulmonar por isso. Os benefícios são no emocional, no relaxamento do sistema nervoso, levando a uma sensação de bem-estar geral”, explica o pneumologista do Hospital Jayme da Fonte, Guilherme Costa.



Meditação e yoga são ferramentas que sobressaem no uso da respiração em prol do bem-estar, mas há outras opções. “O yoga é uma ciência de grandes mestres nesse sentido. Mas tem a meditação, os florais, a acupuntura. Tudo o que agir para tranquilizar a mente vai ajudar no exercício de uma respiração mais profunda, na qual sentimos o ar entrar pelas narinas, tomar a região torácica e descer até o baixo ventre”, diz Jamile.

Foi através do controle da respiração que a cineasta Emilia Lima, de 26 anos, aprendeu a dominar suas emoções. Há 10 anos, ela despertou a curiosidade sobre meditação e budismo, até então algo que não fazia parte da sua vida ou de familiares. Através de um amigo, conheceu o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB) e encontrou uma válvula de escape. "Como sou muito ansiosa e tenho o diagnostico de déficit de atenção, ansiedade e depressão, a respiração consciente e a meditação me ajudam na concentração do equilíbrio interior e em não deixar o exterior afetar o interior”, conta, revelando como foi o processo de aprendizado.

"O primeiro dia foi estranho, não sabia como me posicionar, o que fazer, como e o que falar, pois cada filosofia e religião têm seus ritos. A primeira prática foi desconfortável, pois eu, como muitos, pensava que a meditação era não pensar. E é exatamente o contrário. Não há como não pensar. Digo que não fui bem sucedida na primeira prática, pois minha mente parecia uma sala cheia de rádios em diferentes estações. Mas o instrutor disse que isso fez com que a experiência tenha sido ótima, pois observei a minha mente e detectei as dificuldades. A meditação e a respiração consciente fazem com que você saiba onde está, quais os seus pensamentos e como sua mente funciona. A partir daí, você pode ‘fazer as pazes’ consigo. A aprendizagem é constante, pois sempre há algo que não sabemos."

Emilia também já tratou a ansiedade em consultório, com uma psicóloga. E, outra vez, a respiração foi peça chave. As lições, ela tem na ponta da língua. “Você respira profundamente, segura o ar por três segundos e solta por completo, devagar. Repete por três minutos. Isso me ajudou e ajuda até hoje quando não estou muito bem”, diz ela, que procura reservar 30 minutos por dia para meditar. O mediador do CEBB, Artur Danda, 36, garante que essa rotina pode fazer grande diferença no dia a dia. “Você sentar confortável, manter uma respiração sem esforços e não fazer nada já é revolucionário no ritmo frenético que vivemos hoje."

#vidaplenajaymedafonte 
Artur Danda, instrutor de meditação do CEBB
Artur Danda, instrutor de meditação do CEBBFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco














Blog do BILL NOTICIAS

PARALISAÇÃO - Caminhoneiros divididos sobre greve

   Por: Estadão Conteúdo
 (Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil)
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil


Uma nova paralisação de caminhoneiros pode ter início hoje, em várias regiões do país. A mobilização, que começou a circular em grupos de Whatsapp nas últimas semanas, é apoiada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL), instituição ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O movimento dos caminhoneiros, porém, está completamente dividido em relação a uma nova greve. O caminhoneiro Wallace Landim, o Chorão, que tem representado os pleitos dos caminhoneiros na interlocução com o governo, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que a classe está sendo alvo de interesses políticos e que os principais pedidos dos trabalhadores já estão com data para que sejam atendidos. "Temos uma pauta importante, que já está na mesa e que tem data para ser atendida. Temos de ter muita seriedade em relação ao que está sendo feito. O que estão querendo é usar o transportador como massa de manobra para um movimento político", disse.

Para amanhã, segundo Chorão, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se comprometeu em publicar o novo Código Identificador da Operação de Transportes (Ciot), ferramenta que vai ajudar a fiscalizar a punir empresas que têm contratado caminhoneiros com preços abaixo do mínimo estabelecido na tabela do frete. Outra reivindicação é o reajuste do piso mínimo do frete, o que, segundo Chorão, já tem o compromisso do governo de ser feito em 20 de janeiro do ano que vem. A expectativa da classe é que esse aumento fique entre 14% e 18%. Outras negociações estão em andamento ainda para tratar do preço do diesel.

"Concordo que estamos no limite de nossa situação, mas é preciso enxergar que as coisas estão em andamento. Nossa maior crítica hoje é o atravessador, a empresa que está entre o produtor e o caminhoneiro. É preciso eliminar esse atravessador e facilitar a contratação direta do caminhoneiro, seja cooperado ou autônomo", comentou.

Nas redes sociais, representantes da CUT têm divulgado vídeos nos quais negam motivações políticas. "Estão tentando desvirtuar o movimento dos caminhoneiros, com essa história de que se trata de um movimento político. Quem faz isso tenta desmobilizar a classe, é covarde", afirmou Sandro Cesar, presidente da CUT no Rio de Janeiro, em vídeo distribuído entre os trabalhadores.

"Quero saber se tem alguém, em algum lugar desse Brasil, que está feliz com o preço da gasolina, do gás, do óleo diesel. Se tem alguém feliz com isso, deve ter outros interesses."

Nesta época do ano, quando o volume de transporte de grãos cai, é comum haver uma oferta maior de caminhões no mercado. Como todos querem trabalhar, algumas empresas acabam praticando preços muito inferiores aos previstos na tabela do frete, que foi adotada durante a primeira paralisação de grande porte do setor, ocorrida durante a gestão do ex-presidente Michel Temer.

Para aplacar a greve, o governo cedeu e instituiu uma tabela mínima de preços para o transporte. A indústria, no entanto, critica até hoje o mecanismo e diz que este tem prejudicado os negócios. "Se não tivermos nossos pedidos atendidos, serei o primeiro a ir para a rua e puxar as mobilizações. Mas não estamos nesse momento. É preciso olhar as coisas com seriedade e não entrar em movimentos que nunca representaram os caminhoneiros", disse Chorão.




Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro quebra o decoro, chama Lula de "nove dedos" e espalha a fake news de que o ex-presidente pretendia censurar a internet

(Foto: Marcos Corrêa/PR | Ricardo Stuckert)

Jair Bolsonaro cometeu mais uma grosseria neste domingo ao se referir ao ex-presidente Lula como "aquele cara de nove dedos", numa live diante do Palácio da Alvorada. Na mesma transmissão, ele também mentiu mais uma vez, ao dizer que Lula pretendia censurar a internet – o que jamais foi proposto em seu governo.
Bolsonaro proferiu mais este insulto a pretexto de defender  a liberdade de expressão na internet, quando na verdade sua fala visa apenas dar guarida a comunicadores que promovem discursos de ódio e espalham fake news nas redes sociais, sem as quais ele jamais teria sido eleito. Pesquisa divulgada neste fim de semana aponta que, para 68% dos brasileiros, Bolsonaro só foi eleito porque Lula foi impedido de disputar as eleições (saiba mais aqui): (247)
Confira abaixo seu tweet:





Blog do BILL NOTICIAS

Patroa pede perdão a empregada com filho morto e diz: 'Sou solidária ao seu sofrimento'; leia íntegra da carta

Sarí Gaspar Corte Real, patroa de Mirtes Renata, pediu desculpas pela morte de Miguel Otávio, 5, que caiu do nono andar de seu apartamento ...