terça-feira, 17 de julho de 2018

Marília Arraes aceita dividir apoio de Lula

Segundo vereadora, Pernambuco é um Estado lulista, sendo difícil algum candidato se posicionar bem 
na eleição sem apoiá-lo

   Por: Jairo Lima 
Marilia Arraes é pré-candidata ao Governo do Estado
Marilia Arraes é pré-candidata ao Governo do EstadoFoto: Bruno Campos/Divulgação



Única correligionária do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a vereadora recifense e pré-candidata ao Governo do EstadoMarília Arraes (PT), parece não se incomodar com a vinculação de seus principais oponentes na corrida eleitoral ao líder petista - preso desde o último dia 7 de abril. Segundo Marília, Pernambuco é um Estado “lulista” onde o ex-presidente alcançaria quase 70% de intenção de voto, sendo difícil algum candidato se posicionar bem numa eleição caso não apoie ou receba o apoio de Lula.

Leia também:
Estratégia é dividir apoio a Lula com Marília Arraes
Marília: 'Vamos consolidar nossa candidatura e ganhar a eleição'
Aceno de Lula a Marília empolga militância, mas não impede negociação com o PSB


“Quanto mais gente apoiar o presidente Lula é melhor. Tenho certeza que o eleitor de Pernambuco vai associar quem está apoiando agora, e quem o apoiou desde o início. Não vejo nenhum problema em ter três candidaturas que apoiem Lula”, disse, nesta segunda-feira (16), em entrevista ao Portal 247. Durante toda entrevista, ela tentou se diferenciar de seus concorrentes.

Para ela, o governador Paulo Câmara (PSB) usa do “oportunismo” quando declara apoio incondicional ao ex-presidente e ainda tenta conduzir o PSB nacional rumo ao palanque petista. “Quer tentar salvar um pouco do governo ruim que fez. O governador não tem força para conduzir o PSB nacionalmente”, afirmou.

Apesar de ter defendido a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) contra o processo de impeachment e ter sido ministro do governo petista, o palanque do senador e pré-candidato ao Governo do Estado, Armando Monteiro Neto (PTB), não foi poupado por Marília Arraes. “Para viabilizar sua candidatura se envolveu com toda base de sustentação do Governo Temer”, analisou.

A petista tentou legitimar sua pré-candidatura lembrando que o ex-presidente teria endossado seu nome para a disputa eleitoral. A nossa candidatura surgiu para a gente fazer a defesa de nosso projeto e não é simplesmente defender Lula. É defender o projeto de sociedade que a gente acredita”, enfatizou.

Dentro das estratégias dos seus adversários, ela aguarda uma tentativa de estadualização do debate político. “A base de (governo) Temer tenta estadualizar, mas tem que nacionalizar esse debate”, opinou, ao relembrar de membros que compuseram o Governo Federal e estão apoiando os palanques rivais.

A pré-candidata revelou que sofre resistência intrapartidária e reforçou o apoio que recebe de membros históricos do partido. Além disso, lembra do projeto da executiva nacional do PT para o aumento de suas bancadas estaduais e federais, defendendo o debate interno para resolver questões conflituosas. “A gente não tem o direito de jogar a toalha agora. Lula representa o projeto. Sou do grupo que deve defender até o final o presidente Lula. Temos que fazer a defesa política e ir até às últimas consequências e não tem outro caminho. Não podemos deixar o presidente Lula sozinho”, concluiu.


Blog do BILL NOTICIAS

O TÍTULO QUE O BRASIL PODE GANHAR: VOLTAR AO MAPA DA FOME DA ONU

Agência Brasil

 econômica e do chamado desequilíbrio fiscal a partir de uma política bastante divisiva e é de conhecimento público o quanto que o desemprego cresceu em um período muito curto. Isso está sendo um elemento causador, forte e grave para essas condições de pobreza. Em segundo lugar, os programas sociais, também dentro de uma política de ajuste fiscal que cortou sobretudo em relação àquilo que era dedicado ao enfrentamento da pobreza e da fome, esses programas foram diminuídos em seus orçamentos."
Desigualdade levará à 'barbárie' no longo prazo
Menezes ressalta que a extrema pobreza voltou a níveis de 12 anos atrás e que a PEC 95, conhecida como PEC do Teto e aprovada no início do governo de Michel Temer (MDB), é uma medida "equivocada" e que "precisa ser revogada". A PEC determina que os gastos do Governo Federal só poderão ser reajustados pela inflação do ano anterior, durante 20 anos.
"Não temos todas as informações precisas, porque o Governo não foi preciso em suas informações, mas nós sabemos que foram feitas reduções no cadastro do Bolsa Família onde 1,5 milhão de famílias teriam sido retiradas do programa. Isso certamente foi um dado", afirma Menezes à Sputnik Brasil.
O economista também destaca que até 2014 havia um programa chamado "busca ativa" de pessoas em vulnerabilidade que precisariam receber o Bolsa Família bem como outros programas sociais — e esta prática foi abandonada.


Blog do BILL NOTICIAS

Junto com senadores, Armando visita ex-presidente Lula em Curitiba

  Por: Ulysses Gadêlha Folhape
Armando integrou comitiva de senadores que foram a Curitiba
Armando integrou comitiva de senadores que foram a Curitiba


O senador Armando Monteiro (PTB) visitou, nesta terça-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na sede da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná. O petebista integrou uma comissão suprapartidária formada por senadores que fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. O objetivo da comitiva foi verificar as condições de todos os presos e a situação da carceragem da PF.
O gesto corrobora a leitura de que, em Pernambuco, o líder petista terá três palanques. Armando vem afirmando que, se o ex-presidente Lula for candidato, terá o seu apoio. Contudo, está praticamente confirmada a candidatura da vereadora do Recife, Marília Arraes (PT), e, além disso, o governador Paulo Câmara (PSB) tem trabalhado para ter o PT no seu palanque.
Além de Armando Monteiro, que foi ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de Dilma Rousseff, também estiveram com o ex-presidente Lula os senadores Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Jorge Viana (PT-AC) – autor do requerimento para realização da visita. Lula está preso na carceragem da Polícia Federal há mais de 100 dias.

Ao sair da sede da PF, Armando afirmou ter encontrado o ex-presidente Lula animado. O senador ressaltou que, para além do caráter institucional, a visita também teve um significado pessoal, tendo em vista a relação de amizade do ex-presidente com seu pai, o ex-ministro Armando Monteiro Filho.

“O presidente Lula está animado, inteiro, e fiquei muito feliz de encontrá-lo com disposição. Essa viagem tem, para além do caráter institucional, de uma visita oficial do Senado”, afirmou Armando. “Para mim, também tem um sentido pessoal, por minha relação de muitos anos com o presidente Lula e como uma homenagem ao meu pai, que se vivo estivesse certamente viria aqui trazer solidariedade ao presidente Lula”, ressaltou.




Blog do BILL NOTICIAS

Jovem entra em trabalho de parto em UPA após negar gravidez

Mulher de 21 anos compareceu à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) com dores abdominais, mas negou a possibilidade de estar grávida; momentos depois, entrou em trabalho de parto em um banheiro do local

   Por: Estado de Minas
Uma mulher de 21 anos entrou em trabalho de parto em uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), localizada em Nova Serrana, no Centro-Oeste de Minas Gerais, nesta terça-feira. Ela negou a gravidez até o período expulsivo do parto. A mãe e o recém-nascido estão internados no Hospital São José, sediado na mesma cidade, e passam bem.
De acordo com a prefeitura de Nova Serrana, a jovem chegou ao local por volta das 10h e se queixava de dores abdominais. Foram realizados os primeiros atendimentos, nos quais a equipe médica levantou a suspeita de uma possível gravidez. 
Contudo, segundo a versão do Executivo municipal, a mãe negou prontamente a possibilidade. Ela também recusou realizar os exames solicitados para checar a gestação. 
Ainda na versão da prefeitura, após este primeiro atendimento, a paciente foi encaminhada à sala de medicação, onde permaneceu se queixando de dores. Posteriormente, ela passou por uma nova avaliação da enfermaria e, novamente, negou a possibilidade de estar grávida. 
Depois da reavaliação, a jovem se dirigiu ao banheiro da unidade, onde já se encontrava no período expulsivo do parto. Imediatamente, a prefeitura informou que foram prestados todos os atendimentos à mãe e ao recém-nascido e tudo deu certo.

Blog do BILL NOTICIAS

Bebê de dois meses cai de segundo andar e sobrevive

Uma prima de nove anos tirou a criança do berço e, acidentalmente, deixou que ele caísse da janela

Foto: Reprodução/TV Gazeta
Foto: Reprodução/TV Gazeta


Um bebê de dois meses caiu do segundo andar de uma casa e sobreviveu. O caso aconteceu na noite dessa segunda-feira (16), na cidade de Cariacica, no Espírito Santo.

Em entrevista à TV Gazeta, a mãe da criança, Larissa dos Santos, 19 anos, contou que uma prima de nove anos tirou o bebê do berço e, sem querer, acabou deixando-o cair da janela. "Ela pegou ele e subiu na cama, mas não foi de maldade. Ela tava com ele no colo e, como ele é muito grande, pegou impulso", relatou Larissa.

Por sorte, o bebê — chamado Murilo dos Santos Carlos — caiu sobre uma planta e escorregou até o quintal de um vizinho, o que permitiu que ele não tivesse ferimentos graves. "Achei que eu ia ficar sem meu filho", disse a mãe após o susto.

Larissa tinha ido até o andar de baixo, onde a irmã mora, para buscar pratos. Quem socorreu o bebê inicialmente foi a avó, mas ela desmaiou com o susto. Depois, um vizinho prestou socorro à criança, que foi levada para um hospital de Vitória, onde está em observação, mas fora de risco. A mãe chegou a ser levada para a delegacia, mas apenas assinou um termo circunstanciado e foi liberada.



Blog do BILL NOTICIAS

“LULA QUER QUE PROVEM QUE ELE É CULPADO”


 Integrantes da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado visitaram nesta terça-feira 17 o ex-presidente Lula na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde realizaram uma inspeção no local.
De acordo com relato feito pelo senador Edison Lobão (PMDB-MA), que estava presente, "Lula escolheu o caminho dessa prisão para manter a sua dignidade". "Ele poderia ter tido uma outra solução. Não, ele quer que provem que ele é culpado. Enquanto isso não acontece, ele é inocente. Provará sua inocência e sairá daqui limpo como sempre foi na vida", acrescentou.
O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) disse que Lula "não quer nenhum tipo de concessão, apenas espera um julgamento justo, em respeito à sua história e ao povo brasileiro que também confia nele".
"Encontramos o presidente Lula convicto de que vai sobretudo demonstrar a sua inocência", completou. Ao criticar o processo que condenou Lula, Renan disse ter "certeza que [o julgamento] não está seguindo o rito da legalidade". O senador também voltou a criticar a candidatura de Henrique Meirelles pelo PMDB e disse que o partido no período pós-Temer é "tenebroso" (leia mais).
Roberto Requião (PMDB-PR) descreveu Lula com uma "vontade inquebrantável, acreditando na sua inocência e esperando que as suas apelações sejam julgadas como consequência da sua liberação".(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Com o diabo no couro, filho espanca a própria mãe até a morte em Juazeiro-BA. Elemento Já está preso

  (Por: C.Geral)


Na madrugada desse domingo(15) um indivíduo identificado como Edson Fernandes de Souza Santos espancou a própria mãe, idosa, Doralice Coelho de Souza na rua da União, bairro Codevasf, em Juazeiro-BA.
Dona Doralice, morava no bairro Malhada da Areia, Travessa Raio do Sol, era catadora de reciclagem e segundo informações sempre foi maltratada pelo filho.
Após o ocorrido foi levada para a UPA de Juazeiro-BA, e deu entrada por volta das 01:50 mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito na tarde dessa segunda-feira(16).
Por volta das 02:30 desta terça(17), a policia recebeu uma ligação informando a localização de Edson, e efetuou a prisão do autor no residencial Mairi, localizado em Juazeiro.

Blog do BILL NOTICIAS

NO JAPÃO, SINDICALISTAS DA CUT DENUNCIAM PRISÃO POLÍTICA DE LULA

Esq.: Reprodução / Dir.: Stuckert

Reunidos desde o dia 13 de julho em Tóquio, no Japão, sindicalistas do Brasil e de países da América Latina, ao lado de representantes sindicais japoneses, manifestaram solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba (PR) desde o dia 7 de abril. Segundo a Central Única dos Trabalhadores CUT), em todas as atividades do intercâmbio internacional, organizado pela Japan International Labour Fundation (Jilaf), fundação ligada à Rengo, a Confederação Japonesa de Sindicatos, a palavra de ordem é Lula livre. O encontro vai até o dia 20 deste mês.
De acordo com o secretário de Relações Internacionais da CUT, Antonio Lisboa, a perseguição contra o ex-presidente é sentida mundo afora pela classe trabalhadora e por organizações progressistas de diversos países. “Existe um sentimento coletivo de profunda injustiça. Lula hoje está preso porque querem evitar que ele volte a governar o país, já que ele representa um caminho diferente do que outros países do mundo têm tomado, de maior concentração de renda, desigualdade, exploração e avanço do neoliberalismo”, ressalta o dirigente, que nos últimos seis meses participou de atividades nos EUA, Inglaterra, Suíça, Bélgica e Portugal denunciando o golpe no Brasil. Os relatos foram publicados pela CUT.
Na avaliação de Lisboa, é impossível vencer um golpe, seja ele militar ou judicial, como o que aconteceu no Brasil, se não houver apoio internacional. Ele exemplifica sua observação com a prisão, na África do Sul, de Nelson Mandela, também vítima de lawfare, que é a perseguição e manipulação dos fatos por meio de instrumentos legais. “A nossa luta é pela liberdade de Lula e para que ele possa concorrer às eleições presidenciais, mas, ao mesmo tempo, é em defesa da democracia. Lula representa um símbolo da emancipação da classe trabalhadora. Ele é um antídoto contra a elite tradicional brasileira, que é preguiçosa, mesquinha e aproveitadora”, conclui Lisboa. 
A secretária de Comunicação da CUT São Paulo, Adriana Magalhães, que também participa do intercâmbio, reforça que a denúncia sobre a prisão política de Lula e os retrocessos vividos pela classe trabalhadora brasileira pós-golpe 2016 tem tomado conta dos debates. “Denunciamos a todo o momento o golpe no Brasil, o desmonte das empresas públicas, das políticas trabalhistas e sociais e a taxa de desemprego que só aumenta. E falamos sobre a importância das eleições em 2018 para que possamos revogar a nova legislação trabalhista e retomar o projeto desenvolvimentista no Brasil. Sabemos o projeto de país que queremos”, afirma.
Atualmente, Lula, mesmo preso, lidera as pesquisas eleitorais. O primeiro levantamento presidencial do Ibope do ano, contratada pela CNI e divulgada no final do mês passado, apontou o ex-presidente em primeiro lugar com 33% dos votos, mais que o dobro do segundo colocado, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), com 15%, seguido pela ex-senadora Marina Silva, da Rede (7%).
Outro levantamento, do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado n dia 8 de maio, apontou que, para 66% dos brasileiros, o Brasil "permaneceu igual" depois da prisão de Lula; e para 22,3%, o País "piorou". Somente 9% acreditam que o Brasil melhorou depois que Lula foi detido. A pesquisa foi feita com 2.002 eleitores em 154 municípios de 26 Estados e Distrito Federal entre os dias 27 de abril e 2 de maio.(247)
*Com informações da CUT


Blog do BILL NOTICIAS

ADVOGADOS ENCAMINHAM AO MPF PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO CONTRA MORO

Esq.: Lula Marques - Ag. PT / Dir.: Guilherme Santos - Sul 21

Fernanda Canofre, Sul 21 - Cinco advogados gaúchos apresentaram uma peça de notícia-crime à Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), pedindo investigação da conduta do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara da Fazenda em Curitiba, no caso do habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O documento foi protocolado no Ministério Público Federal, em Porto Alegre, nesta terça-feira (17).
Na peça, subscrita por cerca de 250 advogados, os autores afirmam que Moro teria cometido crime de prevaricação ao interferir no cumprimento da ordem de soltura de Lula, conforme havia sido determinado pelo desembargador Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 8ª Região (TRF4), no fim de semana do vai e vem de decisões judiciais no caso.
“O juiz Sergio Moro cometeu crime de prevaricação, artigo 319 do Código Penal, ao praticar ato de ofício indevidamente contrariando expressa disposição de lei. Ele transgrediu o princípio do devido processo legal, porque ele não era a autoridade competente para se manifestar no processo, em que já havia sido esgotada a atividade jurisdicional [dele]. Fazendo isso, esse cidadão, inclusive usando termos inverídicos, numa situação em que ele se diz autoridade co-autora, na condição de não ser o juiz natural, não ter competência, usar argumento falso, constitui o crime de prevaricação”, afirma Jorge Garcia, um dos autores.
Um dos autores do pedido de habeas corpus para Lula, o deputado Wadih Damous (PT), acompanhou o protocolo da denúncia. “Impõe-se que o Ministério Público investigue essa conduta e abra procedimento judicial contra o juiz Sergio Moro. A democracia não pode conviver com juízes que agem fora da lei”, disse.
Lula estava cético quanto à soltura
O pedido de habeas corpus para Lula foi apresentado ao TRF4 no dia 6 de julho, uma sexta-feira. Por isso, o caso caiu nas mãos do desembargador plantonista, Rogério Favreto. Favreto concedeu a soltura do petista por acreditar que havia “fato novo” em seu processo, devido à demora nas decisões para concessão de entrevistas, o que poderia atrapalhar as chances de Lula como pré-candidato à presidência da República, diante de adversários.
No domingo (8), porém, quando a decisão foi publicada, o que se viu foi uma batalhão de decisões com despachos do juiz Sergio Moro, mesmo em período de férias, João Pedro Gebran Neto, relator do processo que condenou Lula a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, e do próprio presidente do TRF4, Carlos Eduardo Thompson Flores. Os três rejeitavam a decisão de Favreto.
O deputado federal gaúcho Paulo Pimenta (PT), um dos autores do pedido de HC, ao lado de Damous e Paulo Teixeira (PT), diz que chegou a ter esperança de ver a soltura cumprida. Por volta das 10h30 de domingo, quando havia saído a primeira decisão de Favreto favorável a Lula, ele conta que aguardava os trâmites na Superintendência da Polícia Federal, onde o ex-presidente cumpre pena, quando ouviu de um agente da PF que a ordem não seria cumprida.
“Quando o agente chegou para nós e disse isso, sinceramente, achei que era uma brincadeira. Era tão estapafúrdio. O advogado do presidente Lula [Luiz Carlos da Rocha] argumentou que a decisão do desembargador Favreto não dizia respeito à Vara de Moro. [O agente da PF] disse: ‘olha, lamentavelmente é o Sergio Moro, vocês têm que se colocar na minha posição’. É tão descarado o ato criminoso de descumprimento de decisão judicial que não era escondido de ninguém. E eles falavam isso com naturalidade”, conta ele.
Pimenta diz que os deputados e advogados também estranharam o fato de o terceiro despacho de Favreto, reafirmando a decisão favorável do HC e dando prazo de uma hora para que a soltura se cumprisse, demorar a aparecer no sistema da PF. Apesar da decisão publicada, os agentes alegavam que não tinham a ordem em mãos. Ele diz que espera que “todos esses personagens, que agiram de maneira criminosa, naquele domingo, terão que ser identificados e responsabilizados”.
Segundo o parlamentar, o ex-presidente teria se mostrado “bastante cético” quanto à possibilidade de ser solto. Durante todo o dia, advogados e Damous estiveram em contato com Lula.
“Como o presidente Lula tem claro que a prisão dele é uma prisão política, sem provas, sem crimes, que tem fundamentalmente a intenção de interferir no processo eleitoral, para impedir sua candidatura, ele nunca acreditou que aquela ordem judicial fosse ser cumprida. De fato, ele tinha razão”, afirma Pimenta.


Blog do BILL NOTICIAS

Em Pernambuco, Polícia Civil deflagra Operação Tupã para coibir homicídios, porte ilegal e milícia privada


A Polícia Civil desencadeou na manhã desta terça-feira (17) a Operação TUPÃ, decorrente de investigação realizada pela 23ª Delegacia de Homicídios de Arcoverde. As investigações tiveram início no mês de abril, tendo por objetivo a desarticulação de uma associação criminosa voltada para prática de homicídios, porte e vendas de armas de fogo e milícia privada.
Foram expedidos sete Mandados de Prisão, 15 Mandados de Busca e Apreensão domiciliar e um Mandado de Busca e Apreensão de um adolescente.
Na deflagração foram empregados 60 Policiais Civis, entre Delegados, Comissários, Agentes e Escrivães, das 19, 20 e 21 DESECs, com o apoio de 68 Policiais Militares. A ação visa coibir crimes de homicídios na modalidade de grupo de extermínio na atuação de integrantes de segurança privada que tem suas práticas delitivas na cidade de Tupanatinga e região.
A ação teve o comando do Delegado Walkis Pacheco, sob a coordenação do Delegado Seccional de Arcoverde Israel Rubis e do Diretor de Polícia do Sertão Bruno Vital. (Blog do Mario Flavio)

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia localiza suposto carro utilizado na execução de advogado em Caruaru

Segundo a polícia, o carro foi encontrado carbonizado no município de Cupira, a 42 quilômetros de Caruaru

   Por: Portal FolhaPE
Carro supostamente usado em execução em Caruaru foi localizado em Cupira
Carro supostamente usado em execução em Caruaru foi localizado em CupiraFoto: Divulgação/Polícia Civil

Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) localizou, nessa segunda-feira (16), o carro que teria sido utilizado pelos suspeitos de assassinar o advogado André Ambrósio, 46 anos, na última quinta (12), em Caruaru, no Agreste do Estado. Segundo a polícia, o carro foi encontrado carbonizado no município de Cupira, a 42 quilômetros de Caruaru.

Estão sendo realizadas perícias para comprovar que o veículo é o usado no homicídio. Os resultados devem sair em 10 dias.

Leia também:
Advogado pode ter sido morto por disputa de herança

No último sábado (14), a polícia divulgou o retrato falado do suspeito de executar o advogado. O homem aparenta ter entre 26 e 30 anos de idade, tem a pele parda escura, entre 1,65 cm e 1,70 cm de altura, magro, ombros largos, possui um bigode ralo e tem uma tatuagem grande no braço esquerdo.

No domingo (15), a polícia também divulgou um vídeo que mostra dois homens armados numa abordagem a uma pessoa, no último dia 3 de julho, no bairro Indianápolis, também em Caruaru. O carro sai na frente, espera os homens na esquina e parte apressado depois que eles entram. Com a divulgação das imagens, a polícia quer chegar ao grupo criminoso que pode ter ligação com o assassinato.

As informações podem ser repassadas anonimamente para a polícia por meio dos Disque-denúnciada capital (3421-9595) e do Agreste (3719-4545), além do WhatsApp da 20° Delegacia de Homicídio (99488-7042). O sigilo das informações será mantido.



Blog do BILL NOTICIAS

Casal é assassinado a tiros na frente dos filhos em Jaboatão

Crianças têm 8 e 9 anos e sobreviveram sem ferimentos; Polícia investiga o caso e acredita em latrocínio, já que duas televisões foram roubadas da casa da família

   Por: Folha de Pernambuco
IML Recife
IML RecifeFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Um casal foi assassinado na frente dos filhosde 8 e 9 anos, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, na noite da segunda-feira (16). Joab José da Silva, de 32 anos, e a mulher dele, Mixielle Gomes dos Santos, de 29 anos, foram mortos dentro de casa, na Rua do Futuro, na comunidade Vila da Sotave. Parentes deles estiveram no Instituto de Medicina Legal (IML) na manhã desta terça (17), para liberar os corpos. 

Segundo a polícia, pelo menos dois homens fortemente armados arrombaram a porta da residência e lá dentro anunciaram um assalto. No momento da investida, além do casal, seus dois filhos, de 8 e 9 anos estavam no local. Os criminosos teriam desferido diversos disparos dentro da casa. 

Segundo a família de Joab, ele criava codornas, mas também trabalhava consertando e remodelando ferragens e poderia estar devendo algo a alguém. “Ele foi morto primeiro. Deram tiros nele e enfiaram uma faca na barriga dele. Minha cunhada se trancou no banheiro com os meninos, mas arrancaram ela pelos cabelos e a mataram com um tiro na cabeça”, contou um dos parentes de Joab.

Ainda de acordo com os parentes de Joab, ele tinha retirado todo o dinheiro de sua conta bancária no dia anterior, comprado uma TV e também alimentos. “Quem fez isso, sabia que ele estava com dinheiro. Ele provavelmente estava devendo alguma coisa”, disse um parente que não quis se identificar.

família da Mixielle não conseguia controlar a revolta. “Ela foi morta unicamente por ser casada com ele. Era correta. Ajudava todo mundo, ele também. Faziam o que podiam, por quem podiam. Os dois eram muito corretos. Como eles acabam desse jeito?”, disse outro parente, que preferiu não se identificar. Os filhos do casal estão sob os cuidados da família. “Eles estão em choque. Parece que estão ouvindo o barulho dos tiros o tempo todo”, afirmou uma parente.

   Investigação

Os invasores ainda chegaram a roubar duas televisões, que foram encontradas em um matagal próximo, por cachorros da comunidade. As TVs foram apreendidas e encaminhados para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde devem passar por perícia. O objetivo é encontrar impressões digitais para tentar identificar os suspeitos.

Até o momento, ninguém foi preso. A Polícia Civil instaurou inquérito está investigando o caso. Apesar das suspeitas da família, o crime está sendo tratado como latrocínio, ou seja, roubo seguido de morte. O caso está sob responsabilidade do DHPP Sul e, por meio de nota, a polícia informou que se pronunciará ao final das investigações. O enterro vai ocorrer no cemitério de Muribeca Rua, também em Jaboatão dos Guararapes. Data e hora ainda não foram divulgados.


Blog do BILL NOTICIAS

Compesa descobre ligação clandestina de água em hotel próximo à Orla de Petrolina

  (C.Britto)
Foto: Ascom Compesa/divulgação


Equipes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina identificaram nesta terça-feira (17) uma ligação clandestina de água num hotel localizado próximo à orla, área central da cidade. A fraude foi descoberta devido ao baixo consumo de água, incompatível com um estabelecimento desse porte.
Segundo a Compesa, o hotel tem 34 apartamentos e estava com um consumo médio de 50 metros cúbicos (m³), quando numa situação normal não consumiria menos de 150 m³.
A prova da fraude foi um cano de desvio, descoberto por funcionários da Companhia por baixo de um jardim de concreto. O hotel não teve o nome revelado.
Mais de 400 ligações de água clandestinas foram identificadas e desativadas em Petrolina, depois que a Compesa intensificou as ações de combate ao furto de água nos bairros da cidade.

Blog do BILL NOTICIAS

LULA: SOU O CIDADÃO MAIS INDIGNADO DESTE PAÍS


 Em um novo vídeo divulgado nesta terça-feira (17) em seu canal no YouTube, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz ser o sonho de consumo de Sergio Moro e dos que o condenaram e não querem o fim da Lava Jato.
"Acho que tem uma coisa muito grave acontecendo, porque parece que eu sou o sonho de consumo dos ministros que me julgaram e do juiz Moro, porque me parece que eles não querem, em hipótese alguma, junto com a Rede Globo de Televisão, e outros instrumentos de comunicação do Brasil, que a Lava Jato acabe ou que eu seja inocentado antes de ser preso", diz Lula.
No vídeo, gravado poucas horas antes de se apresentar à Polícia Federal no dia 7 de abril, e que foi divulgado para marcar os 100 dias de sua prisão, completados neste domingo 15, Lula disse que as razões para a sua condenação são de caráter político.
"Eu me transformei no cidadão mais indignado da história do Brasil. O juiz Moro sabe que sou inocente. Os juízes do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) sabem que sou inocente. Eu queria que eles julgassem o mérito do processo, o mérito das acusações contra mim, que lessem a defesa das acusações e encontrassem um crime que cometi", afirma o ex-presidente.
"O que não posso é aceitar que prevaleça a mentira contada pela Polícia Federal do Inquérito, aceita pelo Ministério Público para me acusar e aceita pelo juiz Sérgio Moro para me condenar. Não posso aceitar essa decisão como algo normal", completa.
Mesmo preso há 100 dias na sede da Polícia Federal em Curitiba, após ser condenado a 12,1 anos de reclusão no processo do tríplex do Guarujá, Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto e o PT deverá registrar sua candidatura à Presidência da República no dia 15 de agosto.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Pescadores do Sertão do São Francisco recebem documento que dá acesso a linhas de crédito

   (C.Geral)

Até a próxima quarta-feira (18), pescadores do Sertão do São Francisco têm a oportunidade de receber de imediato, por meio do projeto Bahia Pesca Itinerante, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que os credencia a obter linhas de crédito em instituições financeiras, e também terão acesso a palestras e capacitações. A ação é realizada pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aqüicultura do Estado (Seagri), em parceria com a ONG Mandacaru. O atendimento acontece das 9h às 17h. Uma van da Bahia Pesca, que serve de base para a realização das ações, visitará as cidades Pilão Arcado, Juazeiro e Sento Sé.
O presidente da Associação de Pescadores de Pilão Arcado, Leílton Teixeira de Souza, informa que, dos 600 associados, cerca de 140 serão beneficiados diretamente pela ação que está sendo realizada pela Bahia Pesca. “Com a Bahia Pesca Itinerante, a gente consegue a DAP na hora. E com a DAP a gente consegue financiamento para comprar barco, rede, motor, linha, tudo pro nosso trabalho. Isso melhora a economia de toda a região”.
O primeiro município a receber o projeto é Pilão Arcado, nestas segunda (16) e terça-feira (17). A van da Bahia Pesca está na Rua Tamarindo, em frente à Central de Desenvolvimento de Pescadores de Pilão do Arcado (Cedep). Na quarta (18), será a vez de Juazeiro. A ação será realizada na Rua da Grécia, em frente ao Sindicado dos Trabalhadores Rurais do município. Já os pescadores de Sento Sé serão atendidos na quinta e na sexta-feira (19 e 20). O Bahia Pesca Itinerante será realizado em frente à colônia Z-43, na Rua Drº Eunápio Peltier de Queiros, s/n.
O presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, informa que já foi feita uma primeira temporada da Bahia Pesca Itinerante no Sertão do São Francisco, com resultados importantes. “Estamos retornando, principalmente para fazer os cadastramentos da DAP em Pilão Arcado, Juazeiro e em Sento Sé. O diferencial do Bahia Pesca Itinerante é que com a ação, a pessoa já tem a DAP emitida na hora. Basta o pescador apresentar a documentação, comprovante de residência, carteira de pescador, identidade e CPF. Ele participa de uma entrevista auto-declaratória e o documento é expedido”.
Rodrigues informa que, além de fazer a entrega da DAP, o órgão também compreende a vocação produtiva de cada uma das regiões e oferece o atendimento de acordo com a necessidade. “Ministramos as palestras de acordo com a demanda da região. No Lago de Sobradinho, por exemplo, a gente tem muitos problemas de licenciamento ambiental, então a gente faz as palestras ensinando como regularizar um empreendimento”.
Durante o evento, os profissionais poderão solicitar seu cadastramento no CadCidadão, sistema estadual que registra a situação social e econômica destes profissionais, e solicitar a emissão de DAP, indispensável para acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos e o de Habitação Popular.
O evento também contará com quatro palestras, todos os dias. Às 10h e às 15h, representantes do Sebrae falarão sobre empreendedorismo e apresentarão o programa Sebrae Tec, de incentivo à inovação. Já às 11h e às 16h, técnicos da Bahia Pesca falarão sobre licenciamento ambiental.
Em 2018, a Bahia Pesca Itinerante já visitou a região do Sertão de São Francisco e atendeu aos municípios de Curaçá; Casa Nova; Sobradinho e Sento Sé. E na região Litoral Norte, atendeu aos municípios de Camaçari, Conde e Jandaíra. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...