sábado, 22 de abril de 2017

Neste Domingo acontece em Lagoa Grande o 1º Festival Solidário.





O evento está sendo organizado por uma equipe de 10 pessoas tendo como Coordenadores do evento, A Professora Tathiane Santos, estudante de Mestrado e nosso amigo Ninho Pernambuco, que faz o Programa Manha Forrozeira todas as manhas na Lagoa Grande FM.
Segundo a Professora Tathiane Santos, o referido evento tem por finalidade arrecadar alimentos para as famílias carentes tanto da sede como também da zona rural, e divulgar os Artistas locais.
Estamos cadastrando as famílias que serão beneficiadas com os referidos alimentos.
Já cadastramos quase 60 e a previsão é alcançar pelo menos 100 famílias.
Para participar do evento, basta contribuir com 2 quilos de alimentos não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão distribuídos com as famílias cadastradas.
Aproveite e venham participar deste grande evento, pois além de estar ajudando as famílias carentes, vocês estarão curtindo todas as atrações anunciadas.

Blog do BILL NOTICIAS

Leite no lixo em Petrolina


Um flagrante absurdo do desperdício de dinheiro público ocorreu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado no bairro Rio Corrente, em Petrolina. Dezenas de sacos de leite foram encontrados em uma lixeira azul nas proximidades do CREAS.
Esse alimento é fornecido pelo Governo do Estado de Pernambuco, e é destinado para à crianças com família de baixa renda. O CREAS tem uma parceria com a prefeitura de Petrolina e desenvolve um trabalho de assistência social em bairros como o Rio Corrente.
Um leitor que não quis se identificar mandou uma gravação para o Blog do Banana, em que alertava que fatos como esse são rotineiros. Ele diz ainda, que o problema começa em Recife, na capital. “Os alimentos chegam a perder a validade sem ser distribuídos no estado isso é uma vergonha com tanta gente passando fome”.
Um vídeo enviado ao Blog do Banana mostra a revolta de moradores com mais esse descaso do poder público. As imagens confirmam o flagrante e a verdade sobre o ocorrido. (R.Banana).

Blog do BILL NOTICIAS

VOX: LULA É O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA PARA 50% DOS BRASILEIROS

Felipe Araujo

Mesmo sendo alvo diário de perseguição de manchetes na mídia e de processos na Justiça que o acusam sem prova, apenas com delações, o ex-presidente Lula ainda é bem visto pelo eleitorado brasileiro e considerado o melhor presidente da história para 50%, aponta pesquisa Vox Populi/CUT.
O novo recorte do levantamento, divulgado pela revista Carta Capital neste fim de semana, mostra que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é citado por apenas 11% dos entrevistados quando questionados sobre o assunto. Dilma Rousseff, José Sarney e Itamar Franco recebem 2% cada um, e Fernando Collor, 1%. Não sabem ou não responderam foram 17% e "nenhum" foi a resposta de 10%.
O ex-presidente também continua com uma boa imagem diante dos brasileiros. Lula é visto como "trabalhador" por 66% dos entrevistados e como "um líder e bom político" para 64%. Um terço do eleitorado o considera "honesto", mas 57% responderam que ele "tem mais qualidades do que defeitos". A pesquisa diz ainda que 66% disseram concordar que ele cometeu erros, "mas fez muito mais coisas certas pelo povo e pelo Brasil".
Os dados divulgados nesta semana mostram Lula liderando em todos os cenários, e vencendo já em primeiro turno (leia aqui). O levantamento foi feito entre 6 e 10 de abril – antes da divulgação da 'lista de Fachin', com os investigados em inquéritos abertos com base nas delações da Odebrecht – com 2 mil pessoas. (247).



Blog do BILL NOTICIAS

LOJISTA CARIOCA DÁ EXEMPLO CÍVICO E CONCEDE 20% DE DESCONTO A QUEM DISSER FORA, TEMER


No país em que 78% das pessoas defendem a cassação de Michel Temer e 90% querem eleições diretas, um lojista do Rio de Janeiro encontrou uma solução cívica para aumentar as vendas e estar em sintonia com o amplo desejo dos brasileiros.
Segundo registro da coluna de Ancelmo Gois, do Globo, a loja de roupas Dimpus, situada no bairro de Ipanema, Zona Sul do Rio, colocou na vitrine um cartaz que diz que quem entrar e disser “Fora, Temer” ganha... 20% de desconto. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

PROFESSORES DA REDE PARTICULAR ADEREM A GREVE GERAL DO DIA 28

APEOSESP

A greve geral que deve paralisar o País no próximo dia 28 terá adesão dos professores da rede particular de ensino. Categoria decidiu se juntar ao movimento liderado por sindicatos e movimentos sociais contra as reformas da Previdência e das leis trabalhistas.
O Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) declarou nesta quinta (20) que a categoria vai parar no dia 28. Sindicatos da rede particular do Rio de Janeiro e de Campinas (SP) também pretendem aderir ao movimento. É a segunda vez que professores da rede privada participam de protestos contra as propostas do governo.
Na capital paulista, levantamento preliminar do sindicato, que representa 50 mil profissionais do ensino infantil ao superior particular, prevê a paralisação de ao menos cem escolas na cidade. Para aumentar esse número, a organização pretende percorrer colégios com quatro carros de som a partir da segunda (24).
"O governo tem assinalado alguns recuos na reforma da Previdência, mas isso não significa que nós não vamos continuar na luta contra esse projeto. Ele pode até ter sido amenizado para os professores, mas para o conjunto dos trabalhadores essa proposta não interessa", afirma Walter Alves, do Sinpro-SP.
Professores da rede pública também deverão parar no dia da greve. Além de se opor às reformas, eles pedem reajuste salarial e criticam as mudanças no ensino médio. (247).
As informações são da Folha de S. Paulo.

Blog do BILL NOTICIAS

VOX POPULI: 78% QUEREM CASSAÇÃO DE TEMER E 90% DEFENDEM DIRETAS

Um novo recorte da pesquisa Vox Populi, divulgado pela Carta Capital neste fim de semana, revela que nada menos do que 78% dos brasileiros defendem que o Tribunal Superior Eleitoral casse o mandato de Michel Temer.
Além disso, nove em cada dez brasileiros preferem escolher, via eleições diretas, o próximo presidente da República, caso Temer deixe o poder. Hoje, de acordo com a Constituição, o Congresso é que deveria eleger o substituto do peemedebista caso ele seja cassado.
A pesquisa, que foi encomandada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), demonstra ainda uma rejeição altíssima da população sobre propostas do governo que retiram direitos dos trabalhadores, como a reforma da Previdência e a Lei da Terceirização, que já foi aprovada pelo Congresso e amplia a possibilidade de terceirização para qualquer atividade dentro de uma empresa, pública ou privada.
"O aumento da idade da aposentadoria para 65 anos e do tempo de contribuição (mínimo de 25 anos), base da reforma da Previdência, é rejeitado por 93%, revela a pesquisa CUT/Vox Populi. E e 80% reprova a Lei de Terceirização", informa a Carta Capital.
"A crise política só começará a ser debelada com novas eleições, e somente uma intensa mobilização popular, com os movimentos sociais e a população nas ruas, será capaz de antecipá-las", diz Vagner Freitas, presidente da CUT. "Boa parte dos deputados e senadores que estão aí sabe que não será capaz de se reeleger em 2018, até pelos impactos da Lava Jato. Parecem negociar o fim de suas carreiras políticas", acrescenta.
O levantamento, realizado entre 6 e 10 de abril, aponta ainda que apenas 5% consideram o desempenho de Temer ótimo ou bom - percentual que era de 8% em dezembro do ano passado e de 14% em outubro. No outro extremo, 65% classificaram a atuação de Temer como ruim ou péssima.
Outro índice negativo para o peemedebista é o de que para 51% dos entrevistados, o combate à corrupção está pior com Temer na presidência da República. Em dezembro, essa era a opinião de 49% dos entrevistados. 
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com mais de 16 anos em 118 cidades. (247).

Blog do BILL NOTICIAS


Governos da América Latina criticam onda de violência na Venezuela


Os governos do Brasil, da Argentina, do Chile, da Colômbia, Costa Rica, de Honduras, do México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai condenaram hoje (20) a onda de violência na Venezuela. Esta semana, três pessoas morreram e mais de 60 ficaram feridas em protestos em Caracas e cidades de 14 estados do país.
Em nota, os 11 governos latino-americanos “reiteram a urgência de as autoridades venezuelanas adotarem medidas para garantir os direitos fundamentais e preservar a paz social”.
“É imperativo que a Venezuela retome o caminho da institucionalidade democrática e que seu governo defina as datas para o cumprimento do cronograma eleitoral, liberte os presos políticos e garanta a separação dos poderes constitucionais”, diz o texto divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
No comunicado, o Itamaraty diz que os governos da região se somam ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, “que insta todas as partes a adotar medidas concretas para reduzir a polarização e criar as condições necessárias para enfrentar os desafios do país, a favor do povo venezuelano”.
A onda de violência na Venezuela se agravou esta semana em meio à polarização política no país. A oposição marchou em vários estados contra o presidente Nicolás Maduro, enquanto milhares de venezuelanos convocados pelo governo foram às ruas defender o chavista.
Na véspera dos protestos, Maduro convocou os militares, as forças de segurança e também as milícias civis armadas para protegê-lo contra um suposto golpe de Estado que, segundo ele, estaria sendo tramado pelos Estados Unidos com o apoio de seus adversários. A Venezuela enfrenta uma séria crise econômica, marcada por uma inflação anual de 700% e escassez de medicamentos e alimentos. O país também está cada vez mais isolado internacionalmente e o governo de Maduro é acusado de violar a ordem democrática. (EBC).

Blog do BILL NOTICIAS

ODEBRECHT ENTREGA PROVAS DA MEGAPROPINA DE TEMER

REUTERS/Nacho Doce

A Odebrecht apresentou aos investigadores da Lava Jato os extratos que comprovariam o pagamento da propina de US$ 40 milhões, equivalentes a R$ 126 milhões, acertada numa reunião presidida por Michel Temer, com a presença de Eduardo Cunha e do lobista João Augusto Henriques, ambos presos em Curitiba, segundo informam as jornalistas Camila Mattoso e Bela Megale.
A maior parte do dinheiro foi paga em contas no exterior e o valor equivalia a 5% de uma contrato na área internacional da Petrobras que a presidente deposta Dilma Rousseff cortou em 43%. As cifras superam até os US$ 40 milhões estimados inicialmente.
"De acordo com documentos referentes ao PAC-SMS, apresentados pela Odebrecht, os repasses foram feitos entre julho de 2010 e dezembro de 2011. Os extratos atingem US$ 54 milhões, mas a soma de planilhas anexadas chega a US$ 65 milhões. Do total, uma pequena parte foi paga em espécie no Brasil, em hotéis em São Paulo, no casos de petistas citados, e em um escritório no centro do Rio, localizado na rua da Quitanda, para os demais. A maior parte, no entanto, foi repassada a contas de operadores no exterior", reportam as jornalistas.
De acordo com os delatores Márcio Faria e Rogério Almeida, não se tratou de doação eleitoral, mas sim de propina, uma vez que o valor correspondia a 5% de um contrato da Petrobras. Quando soube que o PMDB estaria roubando na Petrobras, Dilma determinou que Graça Foster, então presidente da estatal, cortasse o contrato quase pela metade (leia aqui).
De acordo com uma pesquisa Vox Populi, hoje, 78% dos brasileiros defendem a cassação de Temer e 90% querem eleições diretas, para que o Brasil tenha um governo legítimo. Atualmente, segundo o filósofo Vladimir Safatle, o futuro de cada brasileiro está sendo decidido por corruptos (leia aqui).(247).

Blog do BILL NOTICIAS

GLOBO MIRA SEUS CANHÕES CONTRA LULA E O APONTA COMO “O CHEFE”

NurPhoto

Em seu editorial deste sábado, a Globo, peça central dos golpes de 1964 e 2016, e também na crise que levou ao suicídio de Getúlio Vargas, deixa claro que fará de tudo para impedir a volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera todas as pesquisas eleitorais, ao poder.
Confira abaixo:
Cerco de depoimentos confirma Lula como o chefe
O tamanho do petrolão mostrou que era impossível o então presidente não saber do esquema
No escândalo do mensalão, denunciado em 2005, faltou uma peça, o chefe do esquema. No encaminhamento das denúncias pelo MP contra aquela “organização criminosa”, o ex-ministro José Dirceu parecia caminhar para este patíbulo, em silêncio como disciplinado militante, mas, em julgamento de recurso, a responsabilidade de ser o capo do esquema lhe foi tirada, e o espaço ficou vago. Mas apenas nos autos processuais, porque nunca fez sentido tudo aquilo acontecer sem a aprovação e o acompanhamento de alguém centralizador e vertical como Luiz Inácio Lula da Silva.
O surgimento do petrolão — construído paralelamente ao mensalão, com muitos zeros a mais — foi a estridente evidência de que Lula não podia desconhecer aquilo tudo. A leitura benevolente do mensalão era que desfalques no Banco do Brasil, dados pelo militante Henrique Pizzolato, mancomunado com Marcos Valério, se justificavam pela “causa”. O partido tinha um projeto de poder longevo, para “acabar com a pobreza e a miséria”. Não serve de atenuante na Justiça criminal, mas aliviava a culpa moral de petistas, com injeções de ideologia.
O enredo, porém, não fechava. Dirceu voava em jatinhos particulares, morava em condomínio de alto padrão. E este lado “burguês” do lulopetismo — já detectado por Golbery do Couto e Silva, na década de 70, segundo Emílio Odebrecht — precisava ser custeado.
Ficou, então, tudo misturado: dinheiro surrupiado de estatais aparelhadas por companheiros, e drenado por meio de conhecidas empreiteiras e seus contratos superfaturados, parte para campanhas petistas e de aliados, parte desviada para bolsos privados de comissários. A “causa” continuava presente — era preciso manter uma grande bancada no Congresso, como já conseguira a Arena/PDS na década de 70, para sustentar a ditadura com fachada de democracia representativa. Mas, desta vez, havia Lula de ego nas alturas, chamado de “o cara” por Obama, com o desejo de ter sítio em Atibaia, tríplex no Guarujá, um instituto para ajudar países subdesenvolvidos a superar a pobreza, também uma adega bem abastecida etc. 
O efeito da videoteca das delações da Odebrecht e da decisão de Léo Pinheiro, da OAS, construtora do prédio do tríplex, de fazer delação premiada na Lava-Jato, foi desmontar o jogo de espelhos que Lula, advogados e militância manipulada ainda tentam jogar, e continuarão insistindo. Só fé de religioso sectário para continuar a acreditar. Virou, há tempos, questão de dogma.
Lula tem quase nada em seu nome. Usufrui do patrimônio de amigos e compadres, o advogado Roberto Teixeira o principal deles. A quem Lula indicou para a Odebrecht, a fim de idealizar uma fraude contratual com a finalidade de esconder que a empreiteira gastara bem mais que R$ 500 mil, o orçamento inicial, na reforma do sítio de Atibaia, a pedido da ainda primeira-dama Marisa Letícia, segundo delação da empreiteira.
O GLOBO revelou o tríplex do Guarujá em 2010. Veio uma contínua avalanche de desmentidos, alguns arrogantes e agressivos. Mesmo com o vídeo em que Léo Pinheiro mostrava o imóvel ao ainda presidente da República. O casal Luiz Inácio e Marisa pediu obras, devidamente executadas. Depois, foi dito que a OAS era a real proprietária do imóvel.
Na verdade, era mesmo de Lula e família, acaba de confirmar Léo Pinheiro, perante o juiz Sérgio Moro. E também coube à OAS parte da reforma do sítio em Atibaia, executada, em maior proporção, pela Odebrecht. As cozinhas modeladas do sítio e do tríplex do Guarujá foram compradas no mesmo lugar. 
Tanto a empreiteira multinacional Odebrecht quanto a OAS, ambas fundadas na Bahia, utilizaram o mesmo sistema contábil: o custo de reformas em imóveis para Lula e outras despesas pessoais dele foram debitadas de propinas arrecadadas em estatais, por meio de contratos superfaturados. Ou seja, dinheiro público também elevando o padrão de vida de Lula, família e outros lulopetistas, por certo.
Os depoimentos que foram divulgados nos últimos dias da Odebrecht e agora de Léo Pinheiro não surpreendem pelos fatos em si, muitos deles já ventilados, mas pela dimensão do esquema, pela riqueza de detalhes sórdidos na forma como os governos Lula e Dilma foram corrompidos e também corromperam. Não há inocentes na história. Seja em nome da “causa” ou da boa vida.
O desnudamento de Lula em carne e osso, em praça pública, com os pecados da baixa política brasileira, parece apenas começar. Afinal, não se pode admitir que tudo o que foi falado até agora por Marcelo, Emílio Odebrecht e seus executivos, sobre o toma lá dá de cá com o presidente e ex-presidente, não tenha sustentação em provas documentais. O mesmo vale para Léo Pinheiro. Empreiteiros não só sabem fazer contas, como são precavidos. Mas os simples testemunhos já são arrasadores. 
Outra grave ameaça a Lula é o depoimento de Léo Pinheiro de que o ainda presidente mandou-o eliminar provas de remessas de dinheiro ilegal para João Vaccari, tesoureiro do PT, há algum tempo na carceragem de Curitiba. Será a segunda denúncia de tentativa de obstrução da Justiça, depois da sua participação, segundo Delcídio Amaral, na manobra para calar Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, um dos dutos do desvio de dinheiro da estatal para o lulopetismo e aliados.
Completando o cerco a Lula, há o ex-ministro Antonio Palocci, também preso em Curitiba, e que estaria negociando um acordo de delação premiada. Seria uma espécie de mãe de todas as delações. Ou uma dessas mães. Foi ministro da Fazenda de Lula, homem de confiança do ex-presidente, escalado por ele para tentar gerenciar a imprevisível Dilma Rousseff. Mas as “consultorias” de Palloci o derrubaram.
Importante é que Palocci surge nas delações da Odebrecht como homem-chave no relacionamento financeiro entre a empreiteira e o ex-presidente. Gratos, os Odebrecht abriram um crédito de R$ 40 milhões para Lula, a serem movimentados por meio de Palocci. Assim, seu cacife aumentou bastante como arquivo de preciosas informações. Mas nada garante que as fornecerá, mesmo que esteja sendo insinuado pelo lulopetismo, como forma de salvar o chefe, que o ex-ministro embolsou dinheiro pedido em nome de Lula.
Emerge desta história a constatação de que os projetos de poder e pessoais do PT e de outros partidos esbarraram em instituições que continuam a funcionar por sobre a maior crise econômica do Brasil República, com sérios desdobramentos políticos. Incluindo um impeachment, justificado pelo atropelamento voluntarioso da Lei de Responsabilidade Fiscal, de mesma inspiração ideológica do aparelhamento de estatais e assaltos realizados em associação com empresários privados. A ordem jurídica se fortalece. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

O FOCO É A GREVE GERAL


 Num país onde os trabalhadores são atacados no direito ao trabalho -- pelo desemprego em massa --, nos direitos a uma velhice com dignidade -- na reforma da previdência --, no direito ao estudo e a saúde -- pela emenda do Teto  --, no direito a verdade -- pela ditadura do pensamento único -- é preciso manter o foco e definir prioridades. O rumo do pais no próximo período pode começar a ser resolvido na greve geral marcada para sexta-feira, 28 de abril, uma jornada com vocação histórica.
  Não vamos nos iludir. Nenhuma definição essencial do difícil  momento político brasileiro será decidido de modo favorável à democracia e a maioria dos brasileiros por Sérgio Moro em Curitiba, nem por Edson Fachin em Brasília. Muito menos por Eunício Oliveira ou Rodrigo Maia no Congresso. Nada se pode esperar das surrealistas conversas na Lisboa de Gilmar Mendes, numa geopolítica nostálgica que lembra tempos anteriores a 1822, quando  uma Metrópole em fim de linha histórica tentava orientar -- em mensagens de navio -- os rumos de uma colônia do outro lado do Atlântico que já se tornava mais importante e decisiva.
  Todos estes personagens sabem muito bem o que fazer. Sequer escondem suas intenções. As delações premiadas já cumpriram seu papel. Aquilo que merece o nome de classe dominante -- e não apenas seus  espantalhos de plantão, descartáveis a qualquer momento  -- começa a se recompor e se perdoar, entre sorrisos e até algumas cabeças baixas de submissão, deixando, como inevitável, um poucos feridos na beira da estrada.  
  Nada se pode esperar daí. Nem por demagogia tentam simular alguma  preocupação com os direitos do povo -- a não ser, é claro, como fonte para alimentar uma insaciável sede de ganhos, para que sejam atacados e diminuídos, um pouco mais, sempre, em qualquer oportunidade.
  Um ano depois do golpe, chegamos a este momento que é um produto calculado e previsível. As instituições estão vazias e  desmoralizadas, sem interesse nem capacidade para resistir a um permanente esforço para consolidar um governo sem voto nem legitimidade, humilhado nas conversas de 78% dos brasileiros, não apenas a multidão absoluta de honestos e trabalhadores, mas também entre os corruptos, comparsas e cúmplices. Nesta conjuntura em que o céu ameaça cair sobre nossas cabeças, como prevê uma velha lenda indígena, apenas  o rosto corajoso de homens e mulheres do povo poderá impedir a derrocada que ameaça tantas gerações.
  Primeira definição de espaço público no mundo construído após a Idade Média, no Brasil de nossos dias a rua tornou-se o ponto central de resistência, até que outros espaços sejam abertos e recuperados. É ali que de pode consumar a derrota da reforma da Previdência, o Vietnã do governo Temer.
  As piruetas da equipe de Henrique Meirelles apenas refletem o temor de quem enxerga o peso de derrota cada vez mais inevitável de um desastre político antes de ser econômico. 
 Não há escapatória nem pode haver descanso. A hora é de luta. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Senador Humberto Costa visita Petrolina neste sábado (22)

Senador Humberto Costa

O Senador Humberto Costa, do Partido dos Trabalhadores, visita Petrolina neste sábado (22). Ele desembarca no Aeroporto Senador Nilo Coelho por volta das 12h. Ainda no Aeroporto, o Senador conversa com líderes do PT na cidade. Na comitiva estão os vereadores Cristina Costa e Gilmar Santos.
Humberto Costa está no sertão para discutir a Reforma Trabalhista e abordar em detalhes a PEC da terceirização. Depois de Petrolina, o Senador segue para o município de Ouricuri, onde se reúne com lideranças políticas e faz palestra para trabalhadores. No mesmo dia, Humberto segue para Granito para cumprir agenda com líderes do PT naquele município e aprofundar discussões com os trabalhadores sobre a terceirização.
No Aeroporto de Petrolina, o Senador Humberto Costa reservou um tempo conversar com a imprensa da região, a partir das 12h30. (vinicius).

Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina participa da Marcha pela Ciência

Resultado de imagem para Dia da Terra

Neste sábado, dia 22 de Abril, Dia da Terra, cientistas de todo o mundo marcharão em mais de 500 cidades ao redor do planeta para chamar atenção para o importante serviço que a comunidade científica presta à sociedade e pedir que os políticos parem de propor projetos que não sejam baseados em evidências. Lançada nos Estados Unidos em reação à tentativa de Donald Trump de desmontar organizações científicas do governo e passar decretos que vão contra evidências científicas, a Marcha pela Ciência logo ganhou adeptos por todo o mundo.
No Brasil, onde a ciência está em risco por conta dos cortes indiscriminados nos orçamentos do governo, estão confirmadas manifestações em mais de 10 cidades. Já têm site e/ou convocação nas redes sociais os eventos em Belém, Belo Horizonte, Diamantina, Natal, Pato Branco, Petrópolis, Petrolina, Porto Alegre, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Temos carência de políticas públicas e investimentos que favoreçam a pesquisa científica. Os estudos da comunidade científica trazem inúmeros benefícios à sociedade, da saúde pública à economia, passando pelo meio ambiente e novas tecnologias sustentáveis, destaca Felipe Simões, aluno de graduação em Biologia pela Universidade de São Paulo e um dos organizadores do evento na capital paulista.
A mobilização visa chamar a atenção para o valioso papel de serviço público que a ciência desempenha na sociedade, destacar a necessidade de uma educação científica contínua, lutar contra a discriminação dentro das próprias instituições e comunidades e reforçar que os políticos devem sempre propor e promulgar leis e politicas públicas baseadas em evidências científicas.
A questão dos cortes orçamentários será o principal mote da marcha no Rio de Janeiro, onde os organizadores utilizarão tesouras de papelão para fazer um “tesouraço” denunciando e criticando os enormes cortes que ocorreram nos recursos para Ciência & Tecnologia no país e no Rio de Janeiro, bem como em outras áreas como educação, meio ambiente, cultura etc.
Em São Paulo, um dos  objetivos é também lutar pela democratização dos estudos científicos, tornando-os mais acessíveis e abertos à comunidade. “Precisamos  aproximar a sociedade da ciência, pois ela é utilizada para o bem comum”, sintetiza Flávia Virginio Fonseca, aluna de doutorado do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.  “As pessoas não se interessam pela ciência e parte disso se deve à falta de preparo dos próprios cientistas para lidar com a divulgação dos estudos de maneira fácil e objetiva. Por isso queremos também conscientizar a comunidade científica sobre a importância dessa parceria com a comunidade. A ciência deve ser inclusiva”,  comenta.
As marchas estão sendo organizadas localmente por cientistas e entusiastas da ciência e envolvem instituições de ponta em ciência e educação. No Brasil, por exemplo, a SBPC já manifestou seu apoio, assim como Universidades como a USP.
Saiba mais acessando o site e as páginas em redes sociais dos eventos: (Vinicius).

Blog do BILL NOTICIAS

Mega-Sena acumula 8ª vez seguida e terá maior prêmio do ano neste sábado

30-07-2014-megasena-foto-rafael-neddermeyer-fotos-publicas-6-1024x768

Está muito difícil alguém acertar as seis dezenas da Mega-Sena. Na noite desta quarta-feira, pelo oitavo sorteio seguido, ninguém conseguiu sair com o prêmio máximo e que agora pode pagar a maior bolada do ano. O sorteio desta noite, do concurso 1922, foi realizado na cidade de São Fidélix, no Rio de Janeiro. 
Os números sorteados foram: 20, 22, 36, 38, 41 e 43.
Pela quina, 124 apostadores ganharam R$ 43.174,39. Já a quadra rendeu R$ 867,41 às 8.817 apostas ganhadoras.(Vinicius).

Blog do BILL NOTICIAS

Baleia Azul: chantagem de administradores é “blefe”, dizem especialistas

baleia-azul-1492720499167_v2_900x506

Guilherme Azevedo – Do UOL, em São Paulo
Investigações policiais em curso em mais de nove Estados indicam que participantes do Baleia Azul, que propõe desafios via Facebook ou WhatsApp que incluem automutilação e até o suicídio, estariam sendo chantageados pelos coordenadores (chamados de “curadores” ou “administradores”) quando tentam abandonar o desafio.
A chantagem incluiria ameaças de agressões físicas a parentes, como pai e mãe. A intimidação tem sido apontada como uma das razões para que jovens prossigam no jogo mesmo à revelia, segundo a polícia.
Mas essas ameaças seriam mesmo para valer?
UOL conversou com policiais e especialistas em crimes cibernéticos. Eles foram unânimes em afirmar que as ameaças são recursos de intimidação e persuasão, como nos golpes de suposto sequestro aplicados por telefone, e não se transformaram, nem vão se transformar, em casos concretos.
Quanto às mensagens que circulam velozmente pela internet com avisos alarmantes de possíveis ameaças relacionadas ao jogo, o melhor é avisar as autoridades antes de repassar, porque a chance de alimentar apenas boatos e disseminar o pânico é grande, dizem os especialistas.
Automutilações e suicídios suspeitos de ligação com o jogo foram notificados em diversos Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, Pernambuco e Paraíba).

Investigação complexa

Ainda não se sabe quantos casos realmente estão ligados ao Baleia-azul, mas a Polícia Civil tem feito diligências nos Estados para descobrir a identidade dos responsáveis pelo recrutamento e administração dos jogos. Há suspeitas de que alguns estejam até em outros países, como os Estados Unidos, tornando-se um crime de natureza internacional. Computadores e telefones celulares de vítimas foram apreendidos e estão sendo examinados.
No caso da menina de 16 anos morta por afogamento em Vila Rica (MT), os pais relataram a possibilidade de a morte estar relacionada com o jogo. De acordo com as investigações iniciais, haveria adultos atuando na incitação ao suicídio e os envolvidos seriam da própria região da cidade, que fica a cerca de 1,2 mil km de Cuiabá, já perto da divisa com o Pará. Segundo o delegado responsável, eles podem ser acusados de homicídio.
O tenente-coronel da PM Arnaldo Sobrinho de Morais Neto, especialista em crimes cibernéticos, ressalta que a dinâmica de ambientes digitais é superior à da investigação, que precisa de autorização judicial para a quebra de sigilo de perfis no Facebook, por exemplo. “Na internet, a produção de provas se dissipa muito velozmente e não se chega a uma punição efetiva”, identifica.
Em nome de investigações mais eficientes, defende um caminho entre a livre coleta e a interceptação de mensagens online pela polícia e o sigilo absoluto, garantido pela Constituição Federal.
Aqui entra a colaboração das ferramentas de comunicação online como Facebook e WhatsApp. Segundo Pablo Cerdeira, da FGV Direito Rio, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente, lei 8.069) no artigo 4º e um artigo semelhante da Constituição Federal, o 227, responsabilizam também as empresas de tecnologia diretamente ligadas ao jogo. “Essas empresas precisam colaborar”, defende.
A Polícia Civil anunciou que vai pedir a quebra de sigilos de dados para avançar no rastreamento de aliciadores.

Número alto de suicídio entre jovens vem de antes da Baleia Azul

A advogada Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita diz que o Baleia Azul não é o primeiro jogo de desafio na internet a incentivar o suicídio, identificando outros casos desde pelo menos a rede social Orkut, agora extinta. A ONG Safernet, que combate crimes online, destaca que fóruns online e grupos em aplicativos de troca de mensagens que incentivam formas de automutilação e suicídio sempre existiram na internet.
Isso não é de hoje. Agora é Baleia Azul, amanhã vai ser Golfinho Dourado, ou outro nome. Todo mundo precisa estar preparado porque existem outros jogos que incitam ao suicídio”
Ana Paula Siqueira Lazzareschi de Mesquita
“O número de suicídios de jovens no Brasil não é pequeno e não se sabe quanto desses suicídios é [relacionado ao] Baleia Azul”, diz Cerdeira. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), “o número de suicídios frequentemente é subestimado” no mundo por estigmas, fatores políticos e sociais.
Mesmo assim, o Brasil é o oitavo país com mais número de suicídios. Em nota, o Conselho Federal de Medicina disse que há anos o suicídio é a segunda causa de morte em jovens dos 15 aos 29 anos de idade. Em mulheres, é a principal causa de mortalidade entre 15 e 19 anos.

Mortes na Rússia eram notícia falsa

Analistas acreditam que o desafio da Baleia Azul (Blue Whale, no inglês) tenha se originado de uma notícia falsa na Rússia, em 2016, de jovens que teriam se suicidado por incentivo de um jogo difundido via Vkontakte, o Facebook de lá.
Tudo indica que nasceu de um ‘hoax’ [boato na internet, em inglês], que, por causa da excessiva divulgação, virou um caso real”
Pablo Cerdeira, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade, da FGV Direito Rio.
No Brasil, o Baleia Azul se difundiu recentemente entre adolescentes e jovens por meio de páginas e grupos em redes sociais, como o Facebook e o WhatsApp.
Seriam desafios com 50 etapas a ser cumpridas sequencialmente. Segundo os investigadores, os passos incluem cortes na palma da mão e no braço com navalha, para formar o desenho de uma baleia-azul, por exemplo, ou subir o mais alto possível em um telhado às 4h20. Por fim, a última etapa seria cometer o suicídio.

Chantagem é blefe

Segundo relatos, o curador/administrador fiscaliza o cumprimento de cada etapa, exigindo provas do jogador. O curador também intervém para dissuadir, no caso de tentativas de desistência, valendo-se de ameaças violentas à integridade física de pessoas próximas ao jogador. Com medo das represálias, jovens aceitam continuar, diz a polícia.
“Mas essas ameaças são, via de regra, blefes para que as pessoas permaneçam no jogo“, pondera Arnaldo Sobrinho de Morais Neto, tenente-coronel do Centro Integrado de Operações da Polícia Militar da Paraíba, vinculado à secretaria estadual da Segurança e Defesa Social, e chefe do escritório brasileiro da Associação Internacional de Prevenção e Combate ao Cibercrime. “Essas ameaças nunca se concretizaram de fato, nem vão.”
Não existe o menor risco físico para os pais, familiares ou professores no caso de eles [os participantes do jogo] virem a contar essa experiência ou a desistir da participação nesse jogo” Wagner Mesquita
O secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, conta que estão investigando menores que estão com medo. “Sendo ameaçados e com medo de desistir desse jogo.”

Vítimas dão detalhes para os criminosos

É que os curadores do Baleia Azul se aproveitam da suscetibilidade de adolescentes e jovens para intimidar e induzir ao suicídio, explica Lazzareschi de Mesquita, que orienta escolas a lidar e se posicionar diante de questões digitais envolvendo os alunos.
“‘Eles sabem quem é meu pai, minha mãe, sabem onde eu moro, podem fazer mesmo algum mal’, pensam os adolescentes”, diz a advogada. “O que amedronta a vítima é a precisão da informação. E quem participa desse jogo já está sofrendo de alguma fragilidade emocional”, avalia.
De acordo com a advogada, o adolescente não consegue distinguir a pura chantagem do fato e tenta resolver sozinho a questão. “A chantagem não tem limite. As palavras têm poder e o chantagista sabe usá-las muito bem.”
A advogada frisa, porém, que as informações que os curadores utilizam na hora de chantagear foram na verdade compartilhadas pelo próprio participante e pelos pais dele na internet. “Estão dando informações gratuitas para sequestradores, pedófilos, assaltantes”, alerta, recomendando mais cuidado.

Bala envenenada é boato

Reprodução/WhatsApp
 Segundo mensagem, escolas de Ponta Porã (MS) seriam alvo de ataque com balas envenenadasImagem: Reprodução/WhatsApp
A multiplicação de suspeitas de vítimas do desafio da Baleia Azul durante essa semana foi acompanhada da divulgação e compartilhamento nas redes sociais de uma série de mensagens com falsos alarmes relacionados ao jogo.
Em uma delas, que circulou por grupos de WhatsApp provocando pânico entre pais, um suposto menino chamado Lucas dizia ser participante do jogo e que o desafio de agora era dar balas envenenadas a 30 crianças de três escolas diferentes.
O mesmo texto circulou em mensagens diferentes, apenas com a troca dos nomes das cidades e das escolas: em uma eram escolas de Ponta Porã (MS) e em outra, de Ipanema (MG), por exemplo. Na cidade mineira, o boato exigiu até a intervenção da polícia, com o reforço da segurança nas escolas. Mas tudo não passa de boato.
Reprodução/WhatsApp
 Mensagem com alerta a suposto ataque a escolas em Ipanema (MG)Imagem: Reprodução/WhatsApp
O secretário estadual da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Wagner Mesquita, recomenda: “Não busquem nas ferramentas de comunicação eletrônica, por celulares ou internet, a fonte das suas orientações. Nós temos um conselho tutelar que está atuando de maneiro muito correta”.
O ideal é não dar imediata credibilidade e não repassar essas informações em mídias sociais sem que tenha certeza da origem dessa informação para justamente não criar uma cadeia de pânico.

Crimes de incitação ao suicídio, constrangimento, ameaça e até homicídio

Do ponto de vista do Direito, explica Pablo Cerdeira, da FGV Direito Rio, os curadores do Baleia Azul, no caso de maiores de idade, podem ser responsabilizados pelo crime de incitação ao suicídio, inscrito no artigo 122 do Código Penal. A pena de reclusão é de dois a seis anos, no caso de o suicídio ser de fato consumado. Ou reclusão de um a três anos, se da tentativa resultou lesão grave. Se a vítima for menor de idade, as penas são duplicadas.
Os curadores que chantageiam os jogadores poderão ser condenados também por constrangimento ilegal ou ameaça, descritos nos artigos 146 e 147 do Código Penal, diz o professor da FGV. Por constrangimento ilegal, a pena vai de três meses a um ano de detenção ou multa. Por ameaça, a detenção é de um a seis meses ou multa.
Mas, no entendimento do delegado de Vila Rica (MT), Gutemberg de Lucena Almeida, responsável pelas investigações da morte da jovem de 16 anos na cidade, a acusação poderá ser de homicídio a depender do que as investigações apontarem, mas é um possível agravante.

Pais podem ser punidos

Os pais e a sociedade como um todo também podem ser responsabilizados pelos casos ligados ao Baleia Azul. Cerdeira lembra que o ECA, que “dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente”, determina, em seu artigo 4º, que “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Segundo o professor, trata-se de “responsabilidade compartilhada”.
Os pais de filhos que participam do jogo também podem sofrer sanção financeira, de 3 a 20 salários de referência, baseada no artigo 249 do ECA. Isso se aplica, diz o professor, no caso de ficar patente que os pais não cuidam adequadamente de seus filhos, não cumprindo sua obrigação.
Os pais de uma criança que induziu uma outra a participar do jogo ainda poderão ser obrigados a indenizar moral e materialmente os pais da outra criança. Isso se apoia em artigos do Código Civil que dizem respeito às obrigações de reparar delito (o artigo 932 trata especificamente da responsabilidade dos pais pelos atos dos filhos).
Ainda, numa situação extrema, os pais podem perder o poder familiar, isto é, a guarda dos filhos. “Mas, na prática, isso não acontece, porque afastar a criança do convívio familiar poderá ser ainda mais danoso”, relativiza Pablo Cerdeira.

UOL Confere

UOL Confere é uma iniciativa de checagem de fatos do UOL. A Redação busca esclarecer em detalhes anúncios de medidas governamentais, discursos de autoridades e informações relevantes que apresentem interpretações diversas ou casos em que haja dúvidas sobre a veracidade de determinados fatos. (Vinicius).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...