sexta-feira, 22 de maio de 2015

Morre professora baleada em assalto na PE 390

por vinicius de santana


Morre professora baleada durante assalto na PE-390, no Sertão

No final da tarde desta quinta-feira, dia (21), uma professora foi baleada após uma tentativa de assalto na PE-390 nas proximidades da faixa entre as cidades de Floresta e Serra Talhada. Segundo informações a professora Marlúcia Diva de Sá, de 35 anos, mais conhecida como Marlúcia Guedes estava conduzindo uma moto em companhia de outra mulher quando foi abordada pelos assaltantes que efetuaram vários disparos de arma de fogo onde o atingiram.

Marlúcia Guedes foi socorrida por policiais para o Hospital Álvaro Ferraz em Floresta onde foi feito os primeiros procedimentos e posteriormente encaminhada para o Hospital de Caruaru onde não resistiu aos ferimentos vindo a óbito.

Chamamos a atenção das autoridades civis e militares, poderes públicos, para que tomem providências urgentes, tanto na PE-390 que liga as cidade de Floresta a Serra Talhada como na BR-316 entre as cidades de Floresta e Petrolândia. A onda de assaltos é constante na região, praticamente toda semana.(Blog do Elvis)


Blog do Bill Art´s

Governo de Pernambuco anuncia concursos para carreira policial

por vinicius de santana

Quem pretende seguir carreira policial em Pernambuco deve ficar atento e reforçar a preparação nos estudos. O Governo do Estado declarou a abertura de 2.366 vagas para diferentes corporações, em editais distintos. Desse total de oportunidades, 1,5 mil serão destinadas à função de soldado da Polícia Militar (PM) , 500 para agentes da Polícia Civil, 50 para o cargo de escrivão e 316 para a Polícia Científica.
Até o momento, conforme noticiado pelo Blog Papo de Concurseiro, de acordo com o governo, os editais devem ser publicados ainda este ano, já que a expectativa do governo estadual é de que os candidatos aprovados nos certames estejam nas ruas em 2016.

A promessa do governo estadual, além de promover as novas seleções, é convocar todos os aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2009. Na época, eles não foram classificados por insuficiência de vagas, mas novos postos foram abertos. Sobre a remuneração e benefícios das novas seleções, não há informações oficiais, o que deve ocorrer no lançamento dos editais. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) está em processo de análise para a contratação da banca organizadora dos concursos anunciados. (Blog Papo de ConcurseiroDiario PE)


Blog do Bill Art´s

Alunos de Petrolina disputam a 45º Olimpíadas Estudantis

por vinicius de santana


Os jogos estudantis estão a todo vapor. Seis modalidades estarão em disputa nas Olimpíadas Estudantis, são: vôlei, futsal, handebol, corrida, futebol e basquete. Nesta primeira fase, a faixa etária é de 12 a 14 anos dos alunos de escolas municipais, estaduais e privadas. As competições estão acontecendo no Estádio Municipal Paulo Coelho, Colégio Maria Auxiliadora e no Ginásio Osvaldo de Carvalho.

Confira nas imagens, a festa de abertura realizada pelos alunos das 36 escolas participantes da competição. O evento aconteceu no Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho, no bairro Vila Mocó.
ASCOM/ SEDUC


Blog do Bill Art´s

Professores estaduais decidem retornar à greve

por vinicius de santana



Em assembleia geral no Clube Português, na área central do Recife, os professores da rede estadual de ensino decidiram retornar à greve. Ficou definido que, a partir da sexta-feira da próxima semana (29), as aulas serão suspensas em virtude do movimento. No mesmo dia, será realizada uma nova reunião em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 14h, para definir os rumos da nova paralisação.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), 2500 professores estiveram no local, além de alunos. O presidente do sindicato, Fernando Melo, iniciou a assembleia lendo partes do ofício que foi enviado pelo governo estadual para definir sobre a reposição dos dias perdidos. Segundo Melo, o governo propôs um reajuste salarial de 0,89% para o mês de abril e 2% a cada trimestre de 2015, totalizando cerca de 7%. O valor, de acordo com ele, é metade do que a categoria cobra atualmente (13%).

A última paralisação durou 24 dias e se encerrou no dia 5 deste mês. A principal reivindicação dos professores é o cumprimento da Lei do Piso Salarial, que garante reajuste de 13,01% a todos os profissionais da rede e não apenas aos que tem nível médio. (JC Online)


Blog do Bill Art´s

Lucas Ramos diz que não será motivo de divisão no PSB

por vinicius de santana


Acusado de patrocinar a aproximação do PSB com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) admitiu que foi procurado pelo peemedebista para fazer essa ponte, mas acrescentou que não será por sua causa que os socialistas vão entrar em conflito no município do Sertão de São Francisco.

“O que existe agora, e digo com toda tranquilidade, é uma aproximação, uma parceria administrativa. Afinal de contas, nós aqui na Assembleia, na função de vice-líder do Governo Paulo Câmara, temos essa função de articular com todos os municípios e prefeitos, sem fazer distinção”, afirmou o deputado, em entrevista à Rádio Folha FM, 96,7.

O parlamentar confirmou que na sua campanha para deputado estadual recebeu apoio de integrantes do governo de Júlio Lóssio. “Inclusive, de vereadores que compõem a base do prefeito, em Petrolina, votaram em nós declaradamente, abertamente. São questões ligadas à família, questões de pessoas que acreditaram no nosso projeto político e por isso abraçaram a nossa candidatura no município”, declarou.

Questionado sobre uma possível relação das movimentações que vem fazendo com a disputa eleitoral do próximo ano, o socialista afirma está acompanhando o cenário.

“Tenho visto a movimentação de algumas lideranças a exemplo do deputado estadual Miguel Coelho (PSB) e de fato existe uma politização muito forte no município. Petrolina respira política. Acho que essa discussão é completamente antecipada, fora do seu horário de discussão”, disparou, se referindo ao colega de bancada Miguel Coelho, que na terça-feira (19) divulgou uma nota condenado a aproximação entre PSB e o prefeito do município.

Apesar de dizer que é cedo para discutir 2016, ele acrescentou que, independente de quem será o candidato, o escolhido contará, na sua opinião, com o apoio e empenho dos outros quadros do

“Quem chegar a cumprir esse papel e missão do PSB em Petrolina de ser o candidato majoritário, ele terá certamente o apoio incondicional de todo o grupo. Todo o grupo liderado por Gonzaga Patriota, por Fernando Bezerra Coelho e o grupo que representamos naquela região. O PSB vai caminhar unido. O PSB vai estar junto nessa função”, avaliou Lucas Ramos, colocando, como todo o político, o desejo de disputar a prefeitura: “Sou filiado ao PSB e tenho título e essas eram as prerrogativas que o ex-governador Miguel Arraes colocava para quem tem o interesse em se candidatar”.


Blog do Bill Art´s

Falando o que Petrolina tem de bom:Programa Nova Semente é destaque em evento sobre primeira infância

por vinicius de santana

O prefeito, Julio Lossio, representando Petrolina, participou nesta quinta-feira (21) do II Encontro de Desenvolvimento Infantil – Cuidando da Primeira Infância, realizado em Salvador-Ba. O chefe do executivo municipal participou da Conferência Magna que abriu o evento e ao se apresentar à plenária, Lossio fez explanações sobre o Nova Semente, instituído na cidade durante sua gestão. Os coordenadores do programa Monica Couto e Josaias Santana também acompanharam o evento.

Com uma temática voltada para questões que envolvem neuropsicologia e políticas públicas, direcionadas para a primeira infância, o Encontro conta com participação de pesquisadores, profissionais, gestores e estudantes nas áreas de saúde, educação e economia. O êxito do programa Nova Semente em Petrolina, estimulou a presença de Julio Lossio no evento. Em sua apresentação, o prefeito pôde dialogar com o público e apresentar os resultados positivos do projeto. “O cuidado com as nossas crianças sempre foi a minha prioridade e o Encontro foi importante para ter mais convicção de que estamos no caminho certo. É essencial que todos possam ter um desenvolvimento infantil saudável para se tornar pessoas plenas em sua vida adulta”.

O Encontro é uma realização do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC), e recebeu o nome IBNequinho, por sua pauta ser direcionada ao universo infantil. O objetivo do evento é promover articulação entre diferentes áreas, estimular debates e criar uma agenda propositiva, voltada ao desenvolvimento infantil. Além do prefeito Julio Lossio, a equipe do Instituto Alfa e Beto também participa do evento. O Encontro de Desenvolvimento Infantil segue até o próximo dia 23.(ASCOM)



Bill Art´s

Cuidando das crianças: Conselho Tutelar de Afrânio é contemplado com um veiculo zero Km

por vinicius de santana



Foto ilustrativa

A Prefeitura de Afrânio, com o propósito de atender melhor crianças e adolescentes, através do Conselho Tutelar Municipal, entregará neste sábado 23 as 9h da manhã no pátio de eventos no centro da cidade, um veículo CHEVROLET SPIN 1.8 FLEX para os conselheiros atenderem as ocorrências em qualquer lugar no município.

Com a conquista deste carro para serviço exclusivo dos conselheiros em favor da criança e do adolescente afraniense, a Prefeitura Municipal acredita está investindo em cidadania e automaticamente melhorando o acesso dos membros do conselho as mais longínquas localidades municipais.



Blog do Bill Art´s

Valorizando a terceira idade: idosos do CCI e EPPTC na Campanha “Maio Amarelo”

por vinicius de santana santana

No último dia (19), os idosos que fazem parte dos Centros de Convivência dos Idosos de Petrolina (CCI) participaram de mais uma ação da campanha Maio Amarelo, promovida pela EPTTC.

Em frente a Catedral, no centro da cidade, antes da caminhada eles participaram de um alongamento e palestra , para que no percurso, ninguém ficasse pelo caminho.

Segundo o Diretor- presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a ação foi dividida em duas etapas, uma teórica, onde eles aprendem os cuidados e as limitações que eles têm no trânsito e a outra prática em meio ao transito do município.

Se engana quem pensa que só os velhinhos devem se atentar aos veículos da cidade, mas também os motoristas com os idosos. O grupo, orientado por instrutores e agentes de trânsito chamavam a atenção por onde passavam com os balões amarelos para os cuidados que o condutor deve ter com os idosos no transito.

A participante, dona Petronília dos Anjos, aprovou a campanha e destacou a importância dos cuidados no trânsito. “Para nós que passamos para a terceira idade, a campanha do Maio Amarelo, vem trazer um reforço para que os motoristas nos olhem com mais amor. Somos velhos e é preciso de mais atenção com a gente no passar das faixas, na sinalização.”frisou a idosa.

O Centro de Convivência dos Idosos atende 500 idosos no município com atividades o dia inteiro de segunda a sexta-feira em diversos pontos espalhados pela cidade. Ainda conta com dois Centros com sedes no Loteamento Eduardo (Vó Pulu) e no Alto do Cocar (Mimi Cruz). Esse é um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cidadania com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).



Blog do Bill Art´s

Após conversa com Guilherme Coelho, BNB anuncia retomada de financiamentos para colonos em Petrolina

por vinicius de santana santana
Guilherme Coelho conversa com a diretoria do BNB em Petrolina

Guilherme Coelho aproveitou o período em que esteve à frente do executivo municipal para dialogar com instituições públicas e discutir temas de interesse da comunidade regional. Na tarde de ontem (20/05), concluindo este período como prefeito em exercício, Guilherme convidou a gerência do Banco do Nordeste em Petrolina para tratar da liberação de financiamentos para colonos de projetos de irrigação na cidade.

O gerente geral, Humberto Diniz, juntamente com o gerente de suporte de negócios, Cássio Leite, explicaram que desde uma resolução normativa do final de2014, nenhum colono dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza conseguiu aprovar um financiamento de investimento ou custeio. Isto devido a uma exigência legal constante nos novos contratos que implica na necessidade de anuência da CODEVASF para autorizar a alienação das propriedades agrícolas como garantia dos financiamentos, uma vez que consta uma cláusula inviabilizando a oferta do imóvel para hipoteca, junto aos Bancos Públicos.

Segundo Humberto, o Banco do Nordeste, principal instituição que financia o agronegócio na região do Vale, com 69,2 % de financiamentos rurais no estado de Pernambuco, entendeu que esta exigência, a anuência, é irregular, pois a Codevasf, como órgão publico, não pode se comprometer como validador de financiamentos para empreendimentos privados. Assim, o Banco reuniu todo embasamento jurídico para reverter essa questão, uma vez que a própria CODEVASF-Petrolina entende como possível a oferta do imóvel como hipoteca, e acredita que num prazo de 30 dias os produtores da região já terão novamente seus financiamentos analisados e liberados, colocando seus imóveis como garantia, sem precisar da anuência da Codevasf.

Guilherme, que também é agrônomo e produtor de uvas e mangas na região, sabe da importância do crédito bancário para estimular o crescimento. “Principalmente agora, diante desta crise econômica e crise hídrica, é fundamental que o poder público dê condições para que os colonos da região possam investir na sua produção agrícola”, defende o gestor.



Blog do Bill Art´s

Morre em Petrolina Arnaldo Brandão Ramos

Arnaldo Ramos e sua esposa Heloísa

Faleceu hoje em Petrolina o comerciante Arnaldo Brandão Ramos, 65 anos. Arnaldo era um dos filhos mais velhos de D. Luiza e S. Gregório Ramos(in memoriam).

Durante muitos anos comercializou cebola na cidade e era um dos sócios da Casa Agrícola Gregório Ramos. Irmão do conselheiro e ex-deputado Ranilson Ramos.

Arnaldo Ramos era casado e tinha filhos. Ultimamente vinha em tratamento de saúde e faleceu nesta quinta-feira(21) em uma unidade hospitalar de Petrolina quando sofreu uma parada cardíaca.

Segundo os familiares o corpo de Arnaldo Brandão Ramos será velado em sua residência, Rua Manoel Clementino, a partir das 17.30. O sepultamento deverá ocorrer amanhã no Cemitério Campo das Flores no centro de Petrolina-PE, mas a família ainda não oficializou o horário. Fonte: Vinicius de Santana.

Blog do Bill Art´s

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...