sexta-feira, 22 de maio de 2015

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA EM PETROLINA

Por Edenevaldo Alves
A Campanha de Vacinação Contra a Influenza, foi adiada em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Quem faz parte do público prioritário e ainda não foi as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, têm até o dia 19 de junho para tomar a dose da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde resolveu prorrogar o prazo, que terminava nesta sexta-feira (22), porque a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) não foi alcançada.
Segundo a coordenadora de imunização do município, Jeane Moraes, dos 80% preconizado pelo MS, apenas 41% do público-alvo foi imunizado. “Em relação a outras regiões do Brasil, estamos com cobertura boa. Mas, infelizmente a população não procurou as unidades e achamos por bem estender a data, já que temos vacina suficiente para atender toda a demanda”, esclarece Jeane.
Em Petrolina, cerca de 59 mil pessoas fazem parte do público-alvo, formado por gestantes, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, puérperas e funcionários do sistema prisional.
A coordenadora lembra da importância da imunização. “O público deve se conscientizar da necessidade de tomar a vacina, principalmente agora com a chegada do inverno, com as temperaturas mais baixas, a resposta imunológica precisa ser processada o quanto antes. Esse é um período também em que as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas, o que aumenta a chance a possibilidade de contaminação”,destaca Jeane.
A vacina, que protege contra os subtipos do vírus influenza A/H1N1, A/H3N2 e B podem ser encontradas nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Zona Urbana e das 8h às 14h, na Zona Rural. Já nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do Gercino Coelho, o horário de funcionamento vai das 8h às 19h e na Areia Branca, das 8h às 21h. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação. (G1)



Blog do Bill Art´s

Dilma deverá anunciar Plano Emergencial contra Seca no Nordeste

Por Edenevaldo Alves
Um plano emergencial de combate à seca nos estados mais afetados pela estiagem no Nordeste deverá ser anunciado nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff, disse ontem (20) o governador do Ceará, Camilo Santana, após encontro com Dilma, no Palácio do Planalto. “Ela [Dilma] já vai anunciar nos próximos dias, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste que estão nessa situação, recursos tanto para ações de adutoras emergenciais quanto para carros-pipa. Isso vai amenizar inicialmente o planejamento que o Ceará fez”, acrescentou ele.
A preocupação com a estiagem no estado é grande, já que o período de chuvas de 2015 terminou e foi, segundo o governador, o quarto ano consecutivo abaixo da média e a pior recarga dos reservatórios em 17 anos. De acordo com Camilo Santana, o plano é uma resposta às necessidades apresentadas pelos estados, nos últimos meses, para ações de combate à seca que consideram emergenciais e também de longo e médio prazos.
Outro compromisso assumido pela presidente se refere à conclusão de parte das obras de transposição do Rio São Francisco. “Ela afirmou claramente que será prioridade do governo dela concluir e [fazer] chegar água do São Francisco ao sul do Ceará até meados do ano que vem”, disse o governador.
Camilo Santana aproveitou, também, a reunião com Dilma para se queixar do “subfinanciamento” dos recursos federais em saúde repassados ao estado. Em 2006, a cada R$ 1 recebido do Sistema Único de Saúde, o Ceará entrava com o mesmo valor. Hoje, o governador informou que a proporção de investimentos do estado é quatro vezes maior.
“Ela compreendeu os números da saúde e recomendou avaliação”, disse. Quanto à divergência entre o volume de recursos repassado aos estados para o setor, Camilo disse que vai aguardar uma resposta da presidente.
Reunião
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, também participou da reunião da presidente Dilma com o governador cearense. Após o encontro, o Ministério da Cidade informou, em nota, que a pasta “apoiará o estado do Ceará na questão emergencial”, por exemplo, com carro-pipa, adutoras de engate rápido e obras estruturantes como o projeto de integração do Rio São Francisco. (Agência Brasil).

Blog do Bill Art´s

Motociclistas se envolvem em acidente na Avenida Sete de Setembro

por Carlos Britto
Mais um acidente aconteceu na Avenida Sete de Setembro, próximo ao contorno da Rádio Grade Rio AM, em Petrolina. O fato aconteceu na tarde de hoje (22).

Segundo informações, dois motociclistas acabaram colidindo, mas tiveram tiveram apenas arranhões. Não é a primeira vez que fatos semelhantes acontecem no local, um dos mais perigosos da cidade.

Desta vez, felizmente, os prejuízos foram apenas materiais. (foto/Sérgio Lopes)


Blog do Bill Art´s

Juazeiro: Moradias invadidas em residencial são desapropriadas e devolvidas aos donos

por Carlos Britto

A equipe de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (Sedis) de Juazeiror realizou a desapropriação de dez unidades habitacionais do Residencial Brisa da Serra, localizado no bairro João Paulo II, do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que foram invadidas antes dos donos assumirem seu imóvel.

A beneficiária Luciana Cardoso (foto), de 41 anos, contou que foi muito constrangedor quando chegou para fazer a mudança e tinha outra família morando na sua casa. “Fiquei triste, mas fui buscar meus direitos. Procurei a Sedis e a equipe resolveu rapidamente a questão e hoje estou aqui muito feliz, preparando a minha casa para morar com minhas duas filhas e meu esposo”, comemorou a dona de casa que morava de aluguel no bairro Lomanto Júnior.

A coordenadora de Habitação da Sedis, Gilnágila Machado explicou que a desapropriação realizada pela equipe é possível quando o beneficiário ainda não assinou o contrato. “No Residencial Brisa da Serra tivemos dez casos de invasão, apenas um encontra-se em processo jurídico, por se tratar de um idoso, mas nos próximos dias a unidade será desapropriada para que o verdadeiro beneficiário tome posse. É importante destacar que a contemplada é uma moradora de rua”, informou a coordenadora. (foto/divulgação)


Blog do Bill Art´s

Primeira ala do Hospital Dom Tomás da Apami pode entrar em funcionamento até final de 2015

por Carlos Britto
Resultado de um sonho antigo da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), o Hospital Dom Tomás já está com aproximadamente 60% das obras concluídas. A unidade médica seguirá os moldes do atual funcionamento e será uma entidade filantrópica com serviços de Alta Complexidade, que vai oferecer desde exames preventivos a laboratoriais, até tratamentos complexos como quimioterapia, hormonioterapia, cirurgia de pequena, média e grande porte e pediátrica – além de radioterapia, mastologia, urologia, hematologia, ginecologia, patologia, clínica geral, cuidados paliativos enfermagem, nutrição, assistência social e fisioterapia.

A previsão é que a primeira ala da instituição esteja funcionando até o final deste ano.

Atualmente o Centro de Oncologia Dr. Muccini/Apami, em funcionamento desde 1998, realiza os atendimentos da demanda local e de outros 53 municípios (incluindo os Estados de Pernambuco, Bahia e Piauí). O Ceoncopresta assistência social, psicológica, nutricional e médica através de uma equipe multiprofissional composta por excelentes especialistas na área.

Além da quimioterapia, também são realizadas hormonioterapia, imunoterapia, entre outros métodos de tratamento, que têm o objetivo de atacar o câncer através da prevenção, efetivando a proposta máxima da Organização Mundial de Saúde. Nesse ambiente também são realizadas, em parceria com entidades afins, campanhas e atividades preventivas à doença.

O Ceonco dispõe de uma estrutura física composta por consultórios, leitos de observação adulto e infantil, sala de preparação de medicamentos, salões para quimio/hormonioterapia, farmácia oncológica, câmara de fluxo laminar, entre outros. Com o funcionamento do Hospital Dom Tomás, toda essa estrutura de atendimento será ampliada.

Capacidade

O objetivo ainda é que o HDT concentre uma unidade de estudo e pesquisa em Oncologia, que comportará uma equipe multidisciplinar junto às instituições parceiras especializadas na área e de ensino superior para aprimoramento constante de condutas atualizadas, integradas e técnico cientificamente estabelecidas, além de estudos direcionados ao conhecimento do câncer na região.

O hospital, que terá capacidade infraestrutural para continuar atendendo a demanda dos três estados, será composto em um prédio de quatro andares com área construída de 11.282 metros quadrados. Na primeira etapa vão funcionar de imediato as alas de enfermaria adulto e pediátrica, cuidados paliativos, bloco cirúrgico, emergência e semi-intensiva. As informações são da assessoria. (foto/divulgação)


Blog do Bill Art´s

Conta de água em Pernambuco fica 3,51% mais cara a partir de junho

por Carlos Britto
http://www.carlosbritto.com/wp-content/uploads/2015/01/%C3%A1gua.jpg
Os pernambucanos vão ter que pagar 3,51% a mais nas contas de água a partir do dia 20 junho, quando entra em vigor o aumento autorizado pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) nesta quinta-feira (21). Esse é o segundo aumento da tarifa neste ano – o primeiro foi de 8,5%, válido desde 20 de março. A Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) solicitou o reajuste de forma extraordinária, devido aos aumentos das contas de energia realizados em 2015.

Tradicionalmente, o aumento nas contas de água acontece uma vez por ano, no mês de fevereiro. De acordo com diretor de regulação econômico-financeira da Arpe, Hélio Lopes, devido à aplicação da bandeira vermelha nas contas de energia, que faz com que o consumidor pague a alta no custo da produção de energia no mês seguinte, a Compesa solicitou o aumento de 6,76%. O valor não foi plenamente atendido pela agência de regulação.

“Esse aumento da energia foi em nível elevado. Aliado às bandeiras, aumentou em 39,60% os custos de energia da Compesa. Por isso, a companhia pediu uma revisão extraordinária, garantido em lei. Apuramos os impactos do aumento e repassamos seis meses de aplicação de bandeira tarifária“, contou Lopes. O valor solicitado pela companhia levava em consideração ainda a inflação entre fevereiro e maio, o que foi rejeitado pela Arpe por considerar que esse cálculo só é válido no reajuste anual, em fevereiro. De acordo com a Arpe, não deve acontecer outro aumento na conta neste ano. (fonte: G1 Pernambuco)


Blog do Bill Art´s

Viveiro produz mudas de espécies da Caatinga para serem distribuídas à população




Quem passa nas imediações da escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite, em Petrolina, não consegue imaginar que em uma área da unidade escolar funciona uma espécie de ‘berçário’ de espécies típicas da Caatinga. Trata-se do Viveiro Municipal, que atualmente conta com cerca de cinco mil mudas prontas para serem distribuídas. Vale salientar que a capacidade de produção do local é de dez mil plantas. A coordenação das atividades do Viveiro é da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Espécies como Caraibeira, Mulungu, Ipês, Ingazeira, Umburana de Cheiro, Aroeira, Pereiro, dentre outras, são produzidas no Viveiro e uma vez distribuídas para instituições e comunidade em geral, deverão contribuir tanto para a preservação da flora do Bioma Caatinga como para o processo de arborização do município.

“O nosso objetivo é desenvolver preservando os recursos naturais e o Viveiro tem a função tanto de promover a arborização na cidade, como propagar as espécies da Caatinga; além de sensibilizar as pessoas para a importância e os benefícios que as árvores nos trazem”, destaca a gestora da AMMA, Denise Lima.

As sementes utilizadas para a produção das mudas são obtidas durante visitas técnicas da equipe que compõem o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s). Ao chegarem ao Viveiro, as sementes são colocadas em caixas doadas pela população e passam por um processo de germinação e, a depender da espécie, em até três meses já estão prontas para serem doadas. É importante destacar que a evolução das plantas está atrelada a diversos fatores, a exemplo do tipo de adubação, irrigação, manejo.

Somente nos primeiros quatro meses de 2015, aproximadamente 1.500 mudas foram distribuídas em Petrolina, durante ações que contemplaram associação de bairros e escolas municipais. Qualquer instituição pública ou cidadão pode requerer a doação de mudas. Para isso, basta que seja encaminhado um ofício à AMMA. Durante a entrega, técnicos do órgão ambiental oferecem dicas de plantio e manutenção da espécie.

Maiores informações podem ser obtidas através dos telefones 87 3866 2779/ 3861 4382. Fonte: Ricardo Banana.

ASCOM AMMA

Blog do Bill Art´s

TRANSPOSIÇÃO ESTÁ 74,5% CONCLUÍDA, DIZ HUMBERTO


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou nesta quarta-feira (20), em discurso na tribuna do plenário, que 74,5% das obras de transposição do Rio São Francisco estão concluídas. O parlamentar participou, na manhã de hoje, de audiência pública com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, na comissão temporária, da qual é relator, criada para acompanhamento do projeto.

Humberto ressaltou que, por determinação da presidenta Dilma, as obras não devem parar sob qualquer hipótese. O mês de abril deste ano, por exemplo, foi o que apresentou maior acumulado de desembolso desde que o projeto foi iniciado em 2008: R$ 600 milhões.

“Atualmente, a obra emprega mais de nove mil trabalhadores e tem tudo para estar concluída até o fim do ano que vem, dado que o cronograma de execução está perfeitamente em dia. É uma prioridade do governo da presidenta Dilma”, declarou.

O Eixo Norte, com 402 km no total, já está com 76% das obras executadas. Já o Eixo Leste, com 220 km de comprimento, apresenta 72,4% de finalização.”

A água já está correndo pelos canais e, de acordo com o planejamento traçado pelo Ministério da Integração, nós teremos condições de entregar, já nos próximos três meses, entre 35 e 45 quilômetros de abastecimento d´água efetivo para algumas áreas”, avisou.

No discurso, Humberto lembrou também que duas outras grandes obras estruturantes em Pernambuco, em estágio avançado, estarão ligadas ao sistema do São Francisco: a Adutora do Agreste, orçada em R$ 1,3 bilhão e que conta com 61% de execução, e a Adutora do Pajeú, com previsão de R$ 362 milhões e que tem 63% executados.

“É importante que registremos aqui que o projeto de Integração do Rio São Francisco se insere no imenso esforço por um desenvolvimento regional equilibrado da federação empreendido pelos governos do PT, governos que se esforçaram para que as regiões brasileiras tivessem oportunidade de crescer de acordo com as suas potencialidades”, disse.

O líder do PT citou outras políticas prioritárias do governo que estão mudando a realidade do Nordeste, como os programas Água para Todos, com 781 mil cisternas já instaladas, e de irrigação, que possibilitaram, no ano passado, apenas na região da bacia do São Francisco em Pernambuco, a produção de 2,6 milhões de toneladas de itens agrícolas.

“São essas as políticas concretas que têm atraído bilhões em investimentos, aumentado a produtividade e a renda dos trabalhadores, criado postos de trabalho, incluído os brasileiros no desenvolvimento e, fundamentalmente, mudado a face perversa da miséria e da pobreza a que a nossa população foi submetida por muitos séculos”, finalizou.

*Com informações da assessoria de imprensa (247)


Blog do Bill Art´s

‘FHC PRECISA CONTAR A HISTÓRIA DA SUA REELEIÇÃO’


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu nesta quarta-feira (20) as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no programa do PSDB.

Nesta terça-feira (19), FHC afirmou na TV que nunca antes no Brasil “se errou tanto e roubou tanto em nome de uma causa”. “A raiz da crise atual foi plantada bem antes da eleição da atual presidente. Os enganos e desvios começaram já no governo Lula. O que a realidade está mostrando é que nunca antes neste país se errou tanto nem se roubou tanto em nome de uma causa”, disse FHC.

Em discurso em um seminário para sindicalistas bancários, promovido pela Contraf-CUT em São Paulo, o petista se disse “triste” com os ataques da oposição: “Eu vi o programa do nosso adversário na terça-feira. Fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou”, afirmou.

Segundo Lula, se ele quisesse falar de corrupção, precisaria contar para este país a história da sua reeleição, em referência ao escândalo da compra de votos em 1997: “Não teve no nosso mandato ‘engavetador’ no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar. Só há um jeito das pessoas não serem incomodadas neste país, é serem honestas, é fazerem a coisa certa. Não tem tapete para esconder a sujeira. No tempo deles, só tinha tapete”, acrescentou.

Quanto à disputa à Presidência, disse que virou o alvo: “Eu estou assustado. Agora, eles já não querem mais atacar a presidente Dilma Rousseff. Eles já estão pensando que tem de balear o Lula, pensando que o Lula vai voltar em 2018. Eu nem sei se vou estar vivo”, afirmou. (247)


Blog do Bill Art´s

Morre professora baleada em assalto na PE 390

por vinicius de santana


Morre professora baleada durante assalto na PE-390, no Sertão

No final da tarde desta quinta-feira, dia (21), uma professora foi baleada após uma tentativa de assalto na PE-390 nas proximidades da faixa entre as cidades de Floresta e Serra Talhada. Segundo informações a professora Marlúcia Diva de Sá, de 35 anos, mais conhecida como Marlúcia Guedes estava conduzindo uma moto em companhia de outra mulher quando foi abordada pelos assaltantes que efetuaram vários disparos de arma de fogo onde o atingiram.

Marlúcia Guedes foi socorrida por policiais para o Hospital Álvaro Ferraz em Floresta onde foi feito os primeiros procedimentos e posteriormente encaminhada para o Hospital de Caruaru onde não resistiu aos ferimentos vindo a óbito.

Chamamos a atenção das autoridades civis e militares, poderes públicos, para que tomem providências urgentes, tanto na PE-390 que liga as cidade de Floresta a Serra Talhada como na BR-316 entre as cidades de Floresta e Petrolândia. A onda de assaltos é constante na região, praticamente toda semana.(Blog do Elvis)


Blog do Bill Art´s

Governo de Pernambuco anuncia concursos para carreira policial

por vinicius de santana

Quem pretende seguir carreira policial em Pernambuco deve ficar atento e reforçar a preparação nos estudos. O Governo do Estado declarou a abertura de 2.366 vagas para diferentes corporações, em editais distintos. Desse total de oportunidades, 1,5 mil serão destinadas à função de soldado da Polícia Militar (PM) , 500 para agentes da Polícia Civil, 50 para o cargo de escrivão e 316 para a Polícia Científica.
Até o momento, conforme noticiado pelo Blog Papo de Concurseiro, de acordo com o governo, os editais devem ser publicados ainda este ano, já que a expectativa do governo estadual é de que os candidatos aprovados nos certames estejam nas ruas em 2016.

A promessa do governo estadual, além de promover as novas seleções, é convocar todos os aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2009. Na época, eles não foram classificados por insuficiência de vagas, mas novos postos foram abertos. Sobre a remuneração e benefícios das novas seleções, não há informações oficiais, o que deve ocorrer no lançamento dos editais. A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) está em processo de análise para a contratação da banca organizadora dos concursos anunciados. (Blog Papo de ConcurseiroDiario PE)


Blog do Bill Art´s

Alunos de Petrolina disputam a 45º Olimpíadas Estudantis

por vinicius de santana


Os jogos estudantis estão a todo vapor. Seis modalidades estarão em disputa nas Olimpíadas Estudantis, são: vôlei, futsal, handebol, corrida, futebol e basquete. Nesta primeira fase, a faixa etária é de 12 a 14 anos dos alunos de escolas municipais, estaduais e privadas. As competições estão acontecendo no Estádio Municipal Paulo Coelho, Colégio Maria Auxiliadora e no Ginásio Osvaldo de Carvalho.

Confira nas imagens, a festa de abertura realizada pelos alunos das 36 escolas participantes da competição. O evento aconteceu no Ginásio Municipal Osvaldo de Carvalho, no bairro Vila Mocó.
ASCOM/ SEDUC


Blog do Bill Art´s

Professores estaduais decidem retornar à greve

por vinicius de santana



Em assembleia geral no Clube Português, na área central do Recife, os professores da rede estadual de ensino decidiram retornar à greve. Ficou definido que, a partir da sexta-feira da próxima semana (29), as aulas serão suspensas em virtude do movimento. No mesmo dia, será realizada uma nova reunião em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), às 14h, para definir os rumos da nova paralisação.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), 2500 professores estiveram no local, além de alunos. O presidente do sindicato, Fernando Melo, iniciou a assembleia lendo partes do ofício que foi enviado pelo governo estadual para definir sobre a reposição dos dias perdidos. Segundo Melo, o governo propôs um reajuste salarial de 0,89% para o mês de abril e 2% a cada trimestre de 2015, totalizando cerca de 7%. O valor, de acordo com ele, é metade do que a categoria cobra atualmente (13%).

A última paralisação durou 24 dias e se encerrou no dia 5 deste mês. A principal reivindicação dos professores é o cumprimento da Lei do Piso Salarial, que garante reajuste de 13,01% a todos os profissionais da rede e não apenas aos que tem nível médio. (JC Online)


Blog do Bill Art´s

Lucas Ramos diz que não será motivo de divisão no PSB

por vinicius de santana


Acusado de patrocinar a aproximação do PSB com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio (PMDB), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) admitiu que foi procurado pelo peemedebista para fazer essa ponte, mas acrescentou que não será por sua causa que os socialistas vão entrar em conflito no município do Sertão de São Francisco.

“O que existe agora, e digo com toda tranquilidade, é uma aproximação, uma parceria administrativa. Afinal de contas, nós aqui na Assembleia, na função de vice-líder do Governo Paulo Câmara, temos essa função de articular com todos os municípios e prefeitos, sem fazer distinção”, afirmou o deputado, em entrevista à Rádio Folha FM, 96,7.

O parlamentar confirmou que na sua campanha para deputado estadual recebeu apoio de integrantes do governo de Júlio Lóssio. “Inclusive, de vereadores que compõem a base do prefeito, em Petrolina, votaram em nós declaradamente, abertamente. São questões ligadas à família, questões de pessoas que acreditaram no nosso projeto político e por isso abraçaram a nossa candidatura no município”, declarou.

Questionado sobre uma possível relação das movimentações que vem fazendo com a disputa eleitoral do próximo ano, o socialista afirma está acompanhando o cenário.

“Tenho visto a movimentação de algumas lideranças a exemplo do deputado estadual Miguel Coelho (PSB) e de fato existe uma politização muito forte no município. Petrolina respira política. Acho que essa discussão é completamente antecipada, fora do seu horário de discussão”, disparou, se referindo ao colega de bancada Miguel Coelho, que na terça-feira (19) divulgou uma nota condenado a aproximação entre PSB e o prefeito do município.

Apesar de dizer que é cedo para discutir 2016, ele acrescentou que, independente de quem será o candidato, o escolhido contará, na sua opinião, com o apoio e empenho dos outros quadros do

“Quem chegar a cumprir esse papel e missão do PSB em Petrolina de ser o candidato majoritário, ele terá certamente o apoio incondicional de todo o grupo. Todo o grupo liderado por Gonzaga Patriota, por Fernando Bezerra Coelho e o grupo que representamos naquela região. O PSB vai caminhar unido. O PSB vai estar junto nessa função”, avaliou Lucas Ramos, colocando, como todo o político, o desejo de disputar a prefeitura: “Sou filiado ao PSB e tenho título e essas eram as prerrogativas que o ex-governador Miguel Arraes colocava para quem tem o interesse em se candidatar”.


Blog do Bill Art´s

Falando o que Petrolina tem de bom:Programa Nova Semente é destaque em evento sobre primeira infância

por vinicius de santana

O prefeito, Julio Lossio, representando Petrolina, participou nesta quinta-feira (21) do II Encontro de Desenvolvimento Infantil – Cuidando da Primeira Infância, realizado em Salvador-Ba. O chefe do executivo municipal participou da Conferência Magna que abriu o evento e ao se apresentar à plenária, Lossio fez explanações sobre o Nova Semente, instituído na cidade durante sua gestão. Os coordenadores do programa Monica Couto e Josaias Santana também acompanharam o evento.

Com uma temática voltada para questões que envolvem neuropsicologia e políticas públicas, direcionadas para a primeira infância, o Encontro conta com participação de pesquisadores, profissionais, gestores e estudantes nas áreas de saúde, educação e economia. O êxito do programa Nova Semente em Petrolina, estimulou a presença de Julio Lossio no evento. Em sua apresentação, o prefeito pôde dialogar com o público e apresentar os resultados positivos do projeto. “O cuidado com as nossas crianças sempre foi a minha prioridade e o Encontro foi importante para ter mais convicção de que estamos no caminho certo. É essencial que todos possam ter um desenvolvimento infantil saudável para se tornar pessoas plenas em sua vida adulta”.

O Encontro é uma realização do Instituto Brasileiro de Neuropsicologia e Comportamento (IBNeC), e recebeu o nome IBNequinho, por sua pauta ser direcionada ao universo infantil. O objetivo do evento é promover articulação entre diferentes áreas, estimular debates e criar uma agenda propositiva, voltada ao desenvolvimento infantil. Além do prefeito Julio Lossio, a equipe do Instituto Alfa e Beto também participa do evento. O Encontro de Desenvolvimento Infantil segue até o próximo dia 23.(ASCOM)



Bill Art´s

Cuidando das crianças: Conselho Tutelar de Afrânio é contemplado com um veiculo zero Km

por vinicius de santana



Foto ilustrativa

A Prefeitura de Afrânio, com o propósito de atender melhor crianças e adolescentes, através do Conselho Tutelar Municipal, entregará neste sábado 23 as 9h da manhã no pátio de eventos no centro da cidade, um veículo CHEVROLET SPIN 1.8 FLEX para os conselheiros atenderem as ocorrências em qualquer lugar no município.

Com a conquista deste carro para serviço exclusivo dos conselheiros em favor da criança e do adolescente afraniense, a Prefeitura Municipal acredita está investindo em cidadania e automaticamente melhorando o acesso dos membros do conselho as mais longínquas localidades municipais.



Blog do Bill Art´s

Valorizando a terceira idade: idosos do CCI e EPPTC na Campanha “Maio Amarelo”

por vinicius de santana santana

No último dia (19), os idosos que fazem parte dos Centros de Convivência dos Idosos de Petrolina (CCI) participaram de mais uma ação da campanha Maio Amarelo, promovida pela EPTTC.

Em frente a Catedral, no centro da cidade, antes da caminhada eles participaram de um alongamento e palestra , para que no percurso, ninguém ficasse pelo caminho.

Segundo o Diretor- presidente da EPTTC, Paulo Valgueiro, a ação foi dividida em duas etapas, uma teórica, onde eles aprendem os cuidados e as limitações que eles têm no trânsito e a outra prática em meio ao transito do município.

Se engana quem pensa que só os velhinhos devem se atentar aos veículos da cidade, mas também os motoristas com os idosos. O grupo, orientado por instrutores e agentes de trânsito chamavam a atenção por onde passavam com os balões amarelos para os cuidados que o condutor deve ter com os idosos no transito.

A participante, dona Petronília dos Anjos, aprovou a campanha e destacou a importância dos cuidados no trânsito. “Para nós que passamos para a terceira idade, a campanha do Maio Amarelo, vem trazer um reforço para que os motoristas nos olhem com mais amor. Somos velhos e é preciso de mais atenção com a gente no passar das faixas, na sinalização.”frisou a idosa.

O Centro de Convivência dos Idosos atende 500 idosos no município com atividades o dia inteiro de segunda a sexta-feira em diversos pontos espalhados pela cidade. Ainda conta com dois Centros com sedes no Loteamento Eduardo (Vó Pulu) e no Alto do Cocar (Mimi Cruz). Esse é um trabalho desenvolvido pela Secretaria de Cidadania com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).



Blog do Bill Art´s

Após conversa com Guilherme Coelho, BNB anuncia retomada de financiamentos para colonos em Petrolina

por vinicius de santana santana
Guilherme Coelho conversa com a diretoria do BNB em Petrolina

Guilherme Coelho aproveitou o período em que esteve à frente do executivo municipal para dialogar com instituições públicas e discutir temas de interesse da comunidade regional. Na tarde de ontem (20/05), concluindo este período como prefeito em exercício, Guilherme convidou a gerência do Banco do Nordeste em Petrolina para tratar da liberação de financiamentos para colonos de projetos de irrigação na cidade.

O gerente geral, Humberto Diniz, juntamente com o gerente de suporte de negócios, Cássio Leite, explicaram que desde uma resolução normativa do final de2014, nenhum colono dos projetos Nilo Coelho e Maria Tereza conseguiu aprovar um financiamento de investimento ou custeio. Isto devido a uma exigência legal constante nos novos contratos que implica na necessidade de anuência da CODEVASF para autorizar a alienação das propriedades agrícolas como garantia dos financiamentos, uma vez que consta uma cláusula inviabilizando a oferta do imóvel para hipoteca, junto aos Bancos Públicos.

Segundo Humberto, o Banco do Nordeste, principal instituição que financia o agronegócio na região do Vale, com 69,2 % de financiamentos rurais no estado de Pernambuco, entendeu que esta exigência, a anuência, é irregular, pois a Codevasf, como órgão publico, não pode se comprometer como validador de financiamentos para empreendimentos privados. Assim, o Banco reuniu todo embasamento jurídico para reverter essa questão, uma vez que a própria CODEVASF-Petrolina entende como possível a oferta do imóvel como hipoteca, e acredita que num prazo de 30 dias os produtores da região já terão novamente seus financiamentos analisados e liberados, colocando seus imóveis como garantia, sem precisar da anuência da Codevasf.

Guilherme, que também é agrônomo e produtor de uvas e mangas na região, sabe da importância do crédito bancário para estimular o crescimento. “Principalmente agora, diante desta crise econômica e crise hídrica, é fundamental que o poder público dê condições para que os colonos da região possam investir na sua produção agrícola”, defende o gestor.



Blog do Bill Art´s

Morre em Petrolina Arnaldo Brandão Ramos

Arnaldo Ramos e sua esposa Heloísa

Faleceu hoje em Petrolina o comerciante Arnaldo Brandão Ramos, 65 anos. Arnaldo era um dos filhos mais velhos de D. Luiza e S. Gregório Ramos(in memoriam).

Durante muitos anos comercializou cebola na cidade e era um dos sócios da Casa Agrícola Gregório Ramos. Irmão do conselheiro e ex-deputado Ranilson Ramos.

Arnaldo Ramos era casado e tinha filhos. Ultimamente vinha em tratamento de saúde e faleceu nesta quinta-feira(21) em uma unidade hospitalar de Petrolina quando sofreu uma parada cardíaca.

Segundo os familiares o corpo de Arnaldo Brandão Ramos será velado em sua residência, Rua Manoel Clementino, a partir das 17.30. O sepultamento deverá ocorrer amanhã no Cemitério Campo das Flores no centro de Petrolina-PE, mas a família ainda não oficializou o horário. Fonte: Vinicius de Santana.

Blog do Bill Art´s