domingo, 14 de abril de 2013

Dois torcedores morrem no CE antes de evento-teste da Copa das Confederações

14/04/2013 - 19h35

AGUIRRE TALENTO
DE FORTALEZA

2014
No dia do evento-teste para a Copa das Confederações em Fortaleza, neste domingo (14), dois torcedores do Ceará foram mortos a tiros em uma briga com torcedores do Fortaleza.

O fato, porém, ocorreu em um bairro distante cerca de 5 km do estádio Castelão, que também sediará a Copa-2014. O crime foi antes do jogo entre Fortaleza e Ceará, válido pelo campeonato estadual.
Segundo a Polícia Civil, os dois torcedores do Ceará foram mortos com tiros na cabeça. Já há um suspeito do crime.
De acordo com a Polícia Militar, os dois torcedores do Ceará desceram de uma van quando passava por um grupo de torcedores do Fortaleza e foram ao encontro deles. Começou, então, uma briga entre os integrantes das duas torcidas organizadas, Cearamor e Jovem Garra Tricolor. Em meio à briga, um dos torcedores do Fortaleza sacou a arma e efetuou os disparos.
O delegado-geral Luiz Carlos de Araújo Dantas afirma que ainda estão investigando se houve de fato uma briga de torcidas ou se os homicídios tiveram outro motivo. Testemunhas serão ouvidas para relatar o ocorrido.
Os torcedores do Ceará tinham iniciado o confronto com os do Fortaleza jogando pedras e, por isso, um homem revidou com tiros, segundo a "Tribuna do Ceará".
O secretário e o COL (Comitê Organizador Local) lamentaram a ocorrência e afirmaram que não havia relação direta dos assassinatos com o jogo. Também disseram que casos desse tipo não irão se repetir durante a Copa das Confederações ou a Copa-2014.
"Existem muitos trabalhos de treinamento sendo feitos pela Polícia Militar, Polícia Civil e até o Exército. A gente não tem essa preocupação para a Copa das Confederações", afirmou Tiago Paes, gerente geral da integração operacional do COL.
No entorno do estádio, o movimento foi tranquilo. Compareceram ao jogo cerca de 15 mil torcedores. Não houve grandes filas nem congestionamentos.
O evento-teste foi usado pelo COL para ver como está o funcionamento do estádio em algumas áreas, o que possibilitará fazer correções antes da Copa das Confederações. As outras cinco sedes do torneio também terão evento semelhante.
Gustavo Novo/Divulgação
Castelão durante primeiro evento-teste da Copa das Confederações-2013
Castelão durante primeiro evento-teste da Copa das Confederações-2013
FOLHA DE SÃO PAULO

Edição 2013 da maior feira de fruticultura irrigada do país é lançada em Juazeiro


A maior feira da fruticultura irrigada do país e uma das mais importantes exposições de caprinos e ovinos da Bahia estarão juntas pela primeira vez este ano.

A maior feira da fruticultura irrigada do país e uma das mais importantes exposições de caprinos e ovinos da Bahia estarão juntas pela primeira vez este ano. A 24ª Fenagri e Expovale 2013, que será de 14 a 19 de maio no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi lançada nesta sexta (12) em Juazeiro (BA) e, segundo os coordenadores, contará com a participação de mais de 350 empresas nacionais e internacionais dos segmentos que enfoca.
“Esse evento coloca em evidência, para todo o mundo, as riquezas geradas na região do São Francisco, e essa riqueza tem influência das ações da Codevasf – que promove o desenvolvimento regional e, consequentemente, melhora a qualidade de vida da população das áreas rurais”, disse o superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Emanoel Lima, que representou o presidente da Companhia, Elmo Vaz, na solenidade de lançamento no Centro de Convivência do Campus da Univasf.
Lima destacou que a Companhia capta água do rio São Francisco para fomentar os perímetros irrigados, que hoje exportam sua produção, especialmente de frutas, para o mundo – Japão, Mercado Comum Europeu e Estados Unidos.
O evento de lançamento contou com a participação de representantes dos governos federal, estadual e municipal, e de instituições de pesquisa, financeiras, fomento e de desenvolvimento regional, além de representantes de associações e cooperativas.
Representando o governador Jaques Wagner, o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Sales, também citou a Codevasf como uma das instituições que mais tem promovido o desenvolvimento, não só do semiárido, como também de outras regiões onde atua.
Programação
Segundo a coordenação do evento, mais de 350 empresas nacionais e internacionais devem participar da 24ª Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) e 7ª Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco (Expovale).
Planejada para ser montada em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados no campus da Univasf a feira será realizada no período de 14 a 19 de maio e contará com palestras, minicursos, rodada de negócios, leilão de animais, feiras de artesanato e seminários. Toda a programação, bem como as inscrições, estão disponibilizadas no site www.fenagriexpovale2013.com.br, ou através do facebook.com/fenagriexpovale2013.
A Codevasf é uma das apoiadoras da feira, e a realização é da prefeitura de Juazeiro, governo da Bahia, Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciaj), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (Accossf), Instituto Agrotecnologia e Univasf.

Polícia civil recupera veículo utilizado para prática de crimes em Petrolina e Dormentes (PE)





carro_640x425A Polícia Civil recuperou esta semana, na zona rural de Petrolina, um veículo Chevrolet Prisma que foi furtado no município de Dormentes (PE), também no Sertão do São Francisco. O carro estava sendo utilizado para a prática de assaltos nas duas cidades.
Os policiais encontraram o veículo após denúncias anônimas de que o carro estava escondido e abandonado na caatinga. De acordo com as investigações, vítimas de assaltos na região de Rajada, distrito de Petrolina, informaram a placa do automóvel apreendido como sendo o veículo utilizado para a prática de crimes na região.
A Polícia Civil está realizando diligências na área a fim de encontrar pistas dos bandidos. Um inquérito policial já foi instaurado para apurar o caso.

São João 2013: Prefeitura de Petrolina inicia processo de contratação de artistas e grupos locais




sao_joao_do_vale_publico_avioes_do_forro
A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura realiza convocatória para o São João do Vale 2013. A partir desta segunda-feira (15) começam as inscrições para a seleção de propostas de atividades artísticas e culturais que vão integrar a programação cultural do São João da cidade.
A convocatória é voltada para artistas, bandas, trios pé de serra, quadrilhas juninas e grupos de dança que estão interessados em se apresentar durante o festejo. O objetivo é selecionar as propostas locais e regionais.
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 30 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12h, na Secretaria de Cultura, localizada no Centro de Convenções de Petrolina. O formulário de inscrição estará disponível no site da Prefeitura de Petrolina. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones da Secretaria de Cultura: (87) 3861-5157 ou 3862-1534. (Da Ascom PMP

Ledo Ivo finaliza nova escultura para Petrolina




levo ivo e julio lossio
O escultor Lêdo Ivo está construindo mais um monumento para Petrolina. A obra está sendo feita em frente a Catedral da cidade, na praça Dom Malan. Trata-se da imagem de Padre Cícero entregando o relógio da Catedral ao Bispo da época  Dom Malan.
Certamente, vem aí mais uma grande homenagem a história do município. O artista plástico tem contribuído para arte local e é o autor do monumento “Os Pracinhas” da praça Pio XI , da “Mãe D’água” e do ‘O Nego d’água’ expostos no Rio São Francisco, e “A Bíblia”, escultura localizada na Avenida Clementino Coelho.
Lêdo Ivo nasceu em Juazeiro-BA e possui mais de 30 esculturas públicas espalhadas por Pernambuco,  Piauí,  Bahia e também na França.

De Graça: Estudante de baixa renda não pagará taxa de vestibular em instituição federal




estudantes nao paga
Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais. A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.
Para ter a isenção total da inscrição nos processos seletivos, o candidato precisa comprovar que atende cumulativamente às exigências da lei: ter renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada. A lei estabelece ainda que, em outros casos, as instituições federais de educação superior podem adotar critérios para isenção total ou parcial do pagamento de taxas de inscrição de acordo com a carência socioeconômica dos candidatos.
As universidades federais da Bahia e de Pernambuco já têm processos de gratuidade com critérios próprios. (Da Agência Brasil)

Blog celebra 60 dias oficiais com recorde de acessos




marca do blog
Neste sábado (13) comemoramos 60 dias oficiais nas ondas de web. Além da satisfação de apresentar o melhor e o necessário do mundo das notícias, temos a grata surpresa de celebrar recordes de acessos.
Em dois meses oficiais, recebemos mais de 170 mil visitantes, são quase três mil visitantes por dia. Sem números “irreais”, mas, com zelo, atenção, profissionalismo e força de vontade, conquistamos, cada vez mais, aquilo que nos é mais precioso: a sua companhia.
Nosso Convocação Geral é um convite ao bom gosto, à imparcialidade e à qualidade. Obrigado por nos colorarem em suas rotinas, nós do Blog Vinicius de Santana, nos dedicaremos, ainda mais, para oferecer o melhor para nos internautas.
Obrigado e continuem atendendo à nossa Convocação!

100 dias de Juazeiro na segunda gestão Isaac Carvalho no Blog Vinicius de Santana




isac carvalho 100 anos
*Isaac Carvalho é a esquerda na situação - O prefeito de Juazeiro-BA, Isaac Carvalho (PCdoB) colocou seu nome na história do município. Na primeira e vitoriosa eleição, Isaac desbancou Misael Aguilar (PMDB) e Joseph Bandeira (PT), que se revezaram na prefeitura da cidade durante muitos anos.
*Projeto do prefeito Isaac para instalação de empresa de call center é aprovado - A política de atração de empresas para a cidade de Juazeiro, e, consequentemente, a geração de emprego, tem sido um dos focos de trabalho da gestão do prefeito Isaac Carvalho. Na quarta-feira (27/02), mais uma conquista foi comemorada pela administração com a aprovação pela Câmara de Vereadores do Projeto de lei complementar 009/2013, concedendo incentivos fiscais para a instalação de empresas de Call Center e telemarketing.
*Isaac Carvalho participa de audiência com ministro da Defesa sobre a Ilha do Fogo - Os prefeitos de Juazeiro e Petrolina tiveram um encontro com o ministro da Defesa, Celso Amorim. A audiência foi agendada pelo deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e teve como pauta a reabertura da Ilha do Fogo para a população. Mesmo com a promessa de liberação, até hoje as grandes permanecem.
*Carnaval de Juazeiro: Entre decisões judiciais e a vontade do povo e da prefeitura - A Justiça Federal, incitada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) – que contou com o apoio pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) -, decidiu proibir a inovação proposta pela Prefeitura de Juazeiro que “impôs” a realização do Carnaval de Juazeiro na BR-407. Na época do lançamento muitos diziam que não daria certo e a imprensa questionou se a festa teria a autorização da PRF e do DNIT. Podemos dizer que a prefeitura da cidade baiana acreditou que essas autoridades federais não interfeririam na realização do Carnaval da BR (nome atribuído pela imprensa regional). A festa acabou tendo dois circuitos e muitas críticas.
*Petrolina e Juazeiro: Fenagri e Expovale serão realizadas juntas - Representantes das prefeituras de Petrolina e Juazeiro, de instituições de ensino, e de órgãos públicos e privados do Vale do São Francisco participaram nesta terça-feira (05) de uma reunião para discutir o planejamento da Feira Nacional de Agricultura Irrigada – Fenagri 2013. O evento, cujo slogan será “Integração de negócios, ampliando possibilidades”, é sediado no campus da Univasf em Juazeiro. A novidade desta edição é a integração da feira com outro evento de renome na região, a Expovale – Exposição de Caprinos e Ovinos do Vale do São Francisco, o que faz com que o evento ganhe nova denominação: Fenagri Expovale.
Prefeito Isaac Carvalho está em Brasília e prestigia posse do novo ministro César Borges - O prefeito Isaac Carvalho (PCdoB) esteve em Brasília onde participou da posse do novo Ministro dos Transportes, César Borges, o ex-governador da Bahia. O gestor foi convidado para a cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
*Juazeiro recebe sessão itinerante e Isaac Carvalho pede apoio aos deputados - Durante a realização da Assembléia Itinerante, promovida pela Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), o prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, pediu apoio aos deputados estaduais para que os projetos estruturantes como a plataforma multimodal, novas rodovias e ferrovias possam ser viabilizados. O prefeito também foi homenageado na sessão com a Comenda 2 de Julho.
Anel Viário: Construtoras responsáveis pela obra são recebidas em Juazeiro - A tão esperada duplicação da BR – 407 do lado baiano parece que vai sair do papel.  O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho anunciou o início da obra que abrange o trecho da Ponte Presidente Dutra até a saída da cidade, nas proximidades do bairro João Paulo II. Na ocasião, o consórcio vencedor, formado pelas construtoras SCV, PAV Service e TOP Engenharia, apresentou o cronograma de atividades. A obra está orçada em mais de 120 milhões, tem a previsão para conclusão é de dois anos, prevê a duplicação de aproximadamente 10 km de extensão.
* Isaac discute com DNIT asfaltamento e construção da segunda ponte Juazeiro-Petrolina - O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho se reuniu com o superintendente do DNIT na Bahia, o engenheiro Sílvio Cerqueira, em Salvador. Depois do encontro, Isaac confirmou que a obra de asfaltamento da BR-235 será licitada ainda neste primeiro semestre, no trecho Juazeiro – Pinhões – Uauá. De imediato, o DNIT vai fazer uma ação de recuperação da rodovia, cascalhando os trechos mais esburacados. Isaac Carvalho saiu satisfeito com a acolhida do DNIT a um pleito que ele vem fazendo, a construção de uma segunda ponte entre Juazeiro e Petrolina.