sexta-feira, 1 de maio de 2020

CAMADA DE OZÔNIO: Buraco na camada de ozônio do Ártico de tamanho recorde desaparece

Segundo a Copernicus Atmosphere Monitoring Service, da Comissão Europeia, o sumiço não tem a ver com as quarentenas.  (Foto: Copernicus)
Segundo a Copernicus Atmosphere Monitoring Service, da Comissão Europeia, o sumiço não tem a ver com as quarentenas. (Foto: Copernicus)

Um buraco na camada de ozônio de tamanho recorde no hemisfério Norte desapareceu, segundo informações do Copernicus Atmosphere Monitoring Service, da Comissão Europeia. Em seu perfil no Twitter, o órgão explicou aos seguidores que o sumiço não tem nada a ver com as quarentenas impostas para conter a pandemia de coronavírus. "Basicamente, o buraco foi causado por um forte vórtex polar e sumiu porque o vórtex também sumiu", disse.

O aparecimento dos buracos está relacionado a temperaturas muito baixas e à formação de nuvens estratosféricas polares. Com o posterior aparecimento do sol, há reações químicas que provocam o buraco, que havia atingido um tamanho recorde neste ano no Ártico. Fenômeno semelhante e de tamanha magnitude só havia ocorrido na primavera de 2011.

Na Antártida, esses buracos são mais comuns durante a primavera e são causados principalmente por atividades humanas. O buraco na camada de ozônio da Antártida ocorre anualmente pelo menos nos últimos 35 anos. O de 2019 foi um dos menores registrados nesse período. No Ártico, pela maior proximidade com massa de terra e montanhas, o vórtex polar é menos intenso e as temperaturas não tão baixas. No entanto, as temperaturas no começo de 2020 foram tão baixas que foi possível a formação das nuvens estratosféricas polares, o que resultou em uma grande perda de ozônio na região. (DP)



Blog do BILL NOTICIAS

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...