quinta-feira, 22 de junho de 2017

UM DIA SEM ÁGUA: PRESIDENTE DO INSTITUTO DA FRUTA DO VALE DIZ QUE “PRODUTORES AINDA NÃO PERCEBERAM A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO

Ivan Pinto Pres Inst. da fruta do vale. Foto Farnésio Silva


As captações de água na bacia hidrográfica do Rio São Francisco serão suspensas todas as quartas-feiras até 30 de novembro, quando está previsto o fim do período seco. A regra, chamada de Dia do Rio, foi publicada no Diário Oficial da União  de ontem (20), e poderá ser prorrogada caso haja atraso no início do período de chuvas na Bacia.
A medida proíbe retiradas para todos os usos, exceto para abastecimento humano e dessedentação animal. A suspensão também vale para as aplicações de água para irrigação.
Diante da decisão, o Presidente do Instituto de Frutas Ivan Pinto em entrevista ao BlogQSP por telefone disse que a situação do Rio São Francisco é de emergência e calamidade. Ainda assim, ele disse que a produção de frutas no Vale do São Francisco vai ficar prejudicando e com isso afetará a balança comercial e o volume de empregos na região.
“Os projetos de irrigação já param aos domingos e com a proibição das quartas-feiras agora ficarão dois dias por semana sem água. O pior de tudo isso que essa decisão não resolverá nada, a vazão média diária autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) nos reservatórios de Sobradinho e Xingó é da ordem de 600 m³/s, o que sai de Xingó vai para o mar e eles querem culpar as áreas irrigadas, isso é lamentável. Eles querem colocar culpas nas áreas, mais a culpa é da geração de energia”.
Ivan disse que o desemprego será grande. “Vai perder a qualidades das frutas e os produtores vão começar a vender menos, as frutas não vão para a exportação e isso vai ser uma tragédia”, concluiu.(Blog do Farnésio).

Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...