terça-feira, 30 de maio de 2017

Previsão é de chuva moderada a forte, desta vez, na Mata Norte

Devastação provocada pela força da chuvas se assemelha à de 2010; E as precipitações não param

Algumas cidades registraram mais precipitação que o esperado para todo o mês de maio e as consequências se assemelham aos de 2010
Algumas cidades registraram mais precipitação que o esperado para todo o mês de maio e as consequências se assemelham aos de 2010Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nesta terça-feira (30), a atenção da Defesa Civil do Estado deve estar, principalmente, na Zona da Mata Norte. Isso porque a região é a primeira a entrar em contato com as nuvens carregadas que se aproximam vindo do Oceano Atlântico. Depois, elas seguem para a Mata Sul, passando pelo Grande Recife. Na segunda (29), à tarde a Capital recebeu alerta de chuvas fortes.
Na Mata Sul de Pernambuco, o inverno de 2017 é o da desesperança. Sete anos depois de uma enchente que devastou a região, a chuva voltou a cair inclemente, desde a última sexta-feira. Algumas cidades registraram mais precipitação que o esperado para todo o mês de maio e as consequências se assemelham aos de 2010. Já que, das cinco barragens que deveriam ter sido construídas para conter possíveis enchentes, só uma foi concluída - parcialmente. Rios como o Jacuípe e o Amaraji acima da cota de inundação, pelo menos 44 mil pessoas desabrigadas/desalojadas, 14 cidades em estado de calamidade pública, dois mortos e a chuva continua.

Na reportagem realizada in loco pela Folha de Pernambuco, o repórter Marcos Toledo e o fotógrafo Alfeu Tavares viram homens e mulheres catarem alimentos em meio à lama no centro de Palmares. O cenário é agravado por relatos de saques. Em Ribeirão, uma ponte desabou e deixou os moradores de Arapibu, literalmente, ilhados (figurativamente, a situação se aplica à toda Mata Sul). 

A chuva também afetou cidades agrestinas. Nelas, trouxe as consequências mais temidas: um casal foi soterrado em Lagoa dos Gatos, quando uma barreira caiu sobre a casa em que eles dormiam; em Caruaru, uma mulher está desaparecida desde que teve o carro arrastado pela correnteza no bairro de Caiucá.

A situação poderia ser diferente, de acordo com especialistas, se quatro barragens - em Barra de Guabiraba, Cupira, São Benedito do Sul e Lagoa dos Gatos - tivessem sido construídas. Três ainda passarão por nova licitação. Uma informação que assusta, primeiro porque a previsão de conclusão era de 2014. Mas também porque os fenômenos climáticos estão experienciando ciclos cada vez mais curtos. Com o aquecimento global, chuvas torrenciais que aconteciam na Mata Sul dentro de um período de 15 ou 20 anos, passam a chegar com mais frequência. (Folhape).
Moradores de Palmares catam comida na lama
Moradores de Palmares catam comida na lama
Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, atingida pelas chuvas
Barreiros, na Mata Sul de Pernambuco, atingida pelas chuvas

Ribeirão - chuvas

Chuvas na Zona da Mata Sul

Blog do BILL NOTICIAS

Decisão do futsal entre Palmeiras e Corinthians termina em pancadaria generalizada (vídeo)

Clube alviverde vencia por 5 a 2 quando a briga começou; não havia policiamento preventivo no local Briga na decisão entre Corinthians e Pal...