quarta-feira, 31 de maio de 2017

CENTRAIS: TEMER É RESPONSÁVEL POR PIOR TAXA DE DESEMPREGO


Railídia Carvalho, Portal Vermelho - Para dirigentes das centrais de trabalhadores, o governo ilegítimo de Michel Temer é o responsável direto pela estatística quando optou pelas reformas trabalhista, previdenciária e terceirização em vez de priorizar a retomada do crescimento.
De abril de 2016 para abril de 2017 o número de pessoas desocupadas no Brasil cresceu 2,6 milhões, o que significa um crescimento de 23,1%.
"Acho que isso é um tapa na cara do governo. O governo falou que estava tirando o país da crise e passando imagem da normalidade. O dado mostra exatamente o contrário: que a situação é muito ruim para o trabalhador e para o pobre que continuam sem perspectiva", declarou ao Portal Vermelho Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical.
Na opinião de Nivaldo Santana, vice-presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) o desemprego representa a maior chaga social de um país e combinada ao cenário de retirada de direitos promovido pelo governo Temer a situação ganha dimensão dramática.
"Se consideramos esse quadro de aumento do desemprego e diminuição do salário e combinar com as reformas do Temer e a terceirização, o Brasil, que já tem um mercado precário e fragmentado, está aprofundando essas características. Está retroagindo há décadas. Mesmo garantias mínimas previstas na CLT e na Constituição estão na berlinda", explicou Nivaldo.
A diminuição dos salários de que fala Nivaldo foi comprovada em pesquisa realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese). No ano passado apenas 19% das campanhas salariais tiveram aumento real. 44% das campanhas tiveram reajuste igual à inflação e 37% abaixo da inflação. O Dieese analisou 714 campanhas.
"Um governo ilegítmo que chegou ao poder através de um golpe, sem credibilidade e aplicando uma agenda ultraliberal é o principal responsável pelas mazelas que os trabalhadores estão enfrentando", enfatizou Nivaldo.
De acordo com ele, o movimento para superar esse impasse está na luta pelo fim do atual governo e por eleições diretas. A luta em defesa da democracia está umbilicalmente ligada à defesa dos interesses concretos dos trabalhadores. Não podemos separar as duas lutas", defendeu o dirigente da CTB.
As centrais sindicais estão unificadas também em torno das eleições diretas e da saída de Michel Temer. "Estamos nessa linha. Esse modelo de governo de deixar o estado cada vez mais mínimo precisa sair. Temos que derrotar esse sistema que não unifica o pais como dizia a propaganda dele (Temer). É um ataque que aumenta a desigualdade e dá mais força ao poder econômico", completou Miguel.
Segundo ele, o caminho pelas diretas vai enfrentar dificuldades "mas é uma bandeira que a gente tem que mostrar pra sociedade e qualquer solução que não seja diretas vai ser um caos. Pela via indireta vai assumir quem estiver comprometido com as reformas".
O dirigente da Força disse ainda que as centrais não são contra fazer reforma desde que o lado do trabalhador seja ouvido e isso não aconteceu. "O governo ouviu as centrais mas não fez nada tanto é que preferiu colocar a reforma trabalhista e previdenciária e esquecer a retomada do desenvolvimento. Gerar empregos seria mais um motivo para combater o suposto déficit da aposentadoria porque quanto mais o trabalhador tem emprego melhor para a Previdência"
Miguel desconfia que os números do desemprego podem ser bem maiores. "E ainda estão falando do desemprego que a pesquisa pega. Se considerar as pessoas que a pesquisa não pega o número vai bater em 20 milhões", arriscou. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...