quarta-feira, 22 de maio de 2019

GENERAL SANTOS CRUZ DIZ QUE NÃO É A MELHOR HORA PARA MANIFESTAÇÕES PRÓ-BOLSONARO

REUTERS/Thomas Mukoya

A base de apoio do presidente Jair Bolsonaro está dividida sobre as manifestações do próximo domingo (26), convocadas para expressar apoio ao governo em ofensiva contra o Legislativo e o Judiciário. Destacam-se entre os que se opõem o general Santos Cruz, da Secretaria de Governo e setores do empresariado. O general acha que não é a melhor hora para manifestações.
Mesmo entre os que apoiam há reservas quanto ao foco.
A jornalista Mônica Bergamo informa em sua coluna desta quarta-feira (22) na Folha de S.Paulo, que uma parte do empresariado que apoia Bolsonaro diz que as manifestações são loucura.
Por outro lado, o empresário Luciano Hang está convocando as manifestações porque começaram a ter por foco a defesa da reforma da Previdência. Até mesmo ele, sempre identificado com posições direitistas, adverte: "As manifestações não têm que ser 'fora' ninguém", diz ele, referindo-se a grupos que pregam o impeachment de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e até o fechamento do Congresso - aponta a coluna.
Há grande preocupação entre os partidários de Bolsonaro sobre o efeito das manifestações. Um setor teme que pedidos de fechamento do Congresso podem aumentar a tensão politica no país. E não são poucos os que temem o fracasso das manifestações, com pouca gente nas ruas, o que seria um atestado da fraqueza do governo Bolsonaro.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

LEGISLAÇÃO SOBRE RESÍDUOS - UE aprova proibição de produtos de plástico até 2021

  Por: Agência Brasil
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A União Europeia (UE) aprovou hoje (21) formalmente a proibição, até 2021, do uso de determinados produtos de plástico de utilização única, como varas de balões e cotonetes.

De acordo com as novas regras aprovadas pelo Conselho da UE, entre os produtos estão também pratos e talheres. 

A lei europeia relativa aos plásticos de utilização única é baseada na legislação da UE sobre resíduos atualmente em vigor. De acordo com comunicado do conselho, a legislação vai mais além, ao estabelecer normas mais rigorosas para os tipos de produtos e embalagens que se encontram entre os dez principais elementos poluentes encontrados nas praias europeias.

As novas regras proíbem a utilização de certos produtos descartáveis de plástico, para os quais existem alternativas, e introduzem medidas específicas para reduzir a utilização dos produtos descartados mais frequentemente.

Os produtos de utilização única são feitos total ou parcialmente de matéria plástica e destinam-se, em geral, a serem utilizados uma única vez ou durante um curto período de tempo antes de serem inutilizados. Os Estados-membros da UE firmaram acertaram alcançar, até 2029, o objetivo de recolhimento de 90% de garrafas de plástico, e estas terão de conter, pelo menos, 25% de material reciclado até 2025 e 30% até 2030.

A decisão de hoje do Conselho da UE é a última etapa do processo.




Blog do BILL NOTICIAS

HOMICÍDIO - Adolescente é morto a tiros dentro de escola, no Cabo de Santo Agostinho

 Por: Diario de Pernambuco
Foto: Reprodução/Google Street View. (Foto: Reprodução/Google Street View.)
Foto: Reprodução/Google Street View.

Um adolescente foi morto a tiros, dentro de uma escola, no Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife. O homicídio aconteceu na noite desta segunda-feira (20), na Escola Professor Antônio Benedito da Rocha, localizada na Rua Escritor Israel Felipe, no bairro de Garapu. Emerson Felisberto da Silva, 16 anos, estudava na fase quatro da turma de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI).

O jovem foi alvejado por quatro tiros na cabeça quando estava dentro do banheiro da escola. O crime aconteceu por volta das 18h, no momento em que os alunos estavam entrando na unidade de ensino. Emerson ainda foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Cabo, mas não resistiu. 

A família do adolescente é de São Benedito do Sul, na Mata Sul. Órfão, Emerson era o mais novo dos quatro irmãos. Um deles, que preferiu não se identificar, comentou que ele era usuário de drogas. "Quando a gente perguntava, ele negava. Mas há uns meses meu irmão mais velho foi chamado na diretoria porque Emerson estava bebendo e fumando dentro da escola. Não sei se ele tinha inimigos. Ele sempre foi um menino muito tranquilo e independente disso a escola deve garantir a segurança de todos os alunos", pontuou.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado pela Força Tarefa de Homicídios Sul. A partir de agora, o homicídio será investigado pela 14ª Delegacia de Polícia de Homicídios, onde foi instaurado um inquérito para descobrir o autor dos disparos e apurar a motivação do crime. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) e será sepultado em São Benedito do Sul, hoje à tarde ou amanhã, a depender da liberação que deve ser feita pelos familiares.

Através de nota enviada à imprensa, a Secretaria Municipal de Educação do Cabo lamentou a morte do estudante e informou que a entrada dos alunos é controlada por porteiros durante os três turnos de funcionamento da escola municipal. 

"Para coibir casos como esse, a gestão implantou em 2017 um programa de disseminação da Cultura de Paz nas escolas com atividades diárias que visam à redução da violência e do bullying. A escola também recebe o projeto 'Escola Segura' com Rondas Ostensivas por parte da Guarda Municipal, que são feitas constantemente", completou a Prefeitura.

De acordo com a secretaria, serão instaladas câmeras de videomonitoramento em 27 escolas do município, inclusive na Antônio Benedito da Rocha. As aulas foram suspensas desde a noite da última segunda e devem ser retomadas nesta quarta-feira (22), com acompanhamento de psicopedagogas que devem realizar atividades de acolhimento para os pais, estudantes, professores.

Entre os alunos e funcionários da escola, o clima era de medo nesta terça-feira. Um estudante, que não quis se identificar, contou ser comum ver pessoas consumindo drogas nas proximidades da escola e que queixas de assaltos próximos nas imediações da unidade de ensino são corriqueiras. “Todo mundo sabe, mas não se faz quase nada para resolver”, reclamou.

A violência na Escola Antônio Benedito da Rocha, segundo o Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho, não é um fato isolado na rede municipal de ensino e que são comuns assaltos e arrombamentos a escolas e agressões a professores. 

“O sindicato tem lutado para que o governo municipal garanta uma permanência da Guarda Municipal dentro das escolas, principalmente, em escolas situadas em locais de alto índice de violência e criminalidade”, afirma o sindicato dos professores em nota divulgada após o assassinato do estudante.

Ainda, acrescenta a nota, a violência nas escolas do Cabo de Santo Agostinho tem sido ponto de pautas nas últimas campanhas salariais da categoria, além de ter levado o sindicato a notificar o Ministério Público, a Secretaria de Defesa Social do estado e a Secretaria de Educação do município do problema. 




Blog do BILL NOTICIAS

Polícia Civil de Petrolina deflagra operação contra quadrilha suspeita de homicídios e assaltos a bancos

   Via:Carlos Britto

A Polícia Civil (PC) de Petrolina deflagrou, na manhã de hoje (22) a Operação ‘Tu Quoque’, que cumpriu 12 mandados de busca e apreensão domiciliar. A operação tem como objetivo prender integrantes de uma quadrilha envolvida com crimes de homicídio, assalto a banco e comércio ilegal de arma de fogo e munição.
Coordenada pela Diretoria Integrada do Interior (Dinter 2), a operação tem à frente os delegados Magno Neves, Ariosto Esteves e Daniel Moreira.
Segundo a Polícia Civil, a investigação iniciou em abril de 2018. Na deflagração de hoje foram empregados 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Os detalhes preliminares da operação serão divulgados logo mais, às 10h, no prédio da Dinter-2, na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM).


Blog do BILL NOTICIAS

MASSACRE EM MG: HOMEM MATA A EX NA CASA DELA E OUTROS TRÊS EM IGREJA

Divulgação

Um assassinou a ex-namorada na noite desta terça-feira (21) em Paracatu, região Noroeste de MG, e depois invadiu uma igreja evangélica na mesma cidade e matou mais três pessoas a tiros, como informou o portal G1. 
De acordo com a Polícia Militar (PM), depois de matar Heloísa Vieira Andrade, de 59 anos, o autor Rudson Aragão Guimarães, 39 anos, atirou contra as fiéis Rosangela Albernaz, 50 anos, e Marilene Marins de Melo Neves, idade não informada, e Antônio Rama, 67 anos, pai do pastor.
Já o pastor Evandro Rama, 38 anos, que celebrava o culto, foi perseguido, conseguiu pular o muro no fundo da igreja e fraturou o pé. Testemunhas disseram para a Polícia Civil que ele sofria ameaças do assassino, o que será apurado.
No início da investigação, a PM havia informado que o alvo do assassino seria o pastor e que ele era casado com a ex-namorada dele, mas a informação foi retificada. Ainda não se sabe o envolvimento do assassino com as pessoas na igreja.
A reportagem ainda informa que pelo menos 20 pessoas participavam de uma reunião na Igreja Batista Shalom. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que o homem chegou, por volta das 18h47. Ele arrancou o portão e invadiu o local. O pastor Evandro Rama e outros fieis conseguiram fugir pelos fundos.
O atirador foi socorrido para o Hospital Municipal de Paracatu e passou por cirurgia. Segundo informou a administração, o estado de saúde é grave.(247)


Blog do BILL NOTICIAS

Bandeira tarifária aplicada na conta de luz ficará mais cara

O mecanismo, que visa sinalizar ao consumidor as condições de geração de energia, aumentando custos quando há menor oferta, 
agora poderá resultar em cobrança adicional

  Por: Folhapress
Energia
EnergiaFoto: ABR


A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou em reunião nesta terça-feira (21) um reajuste, elevando custos extras gerados pelo acionamento das chamadas bandeiras tarifárias na conta de luz. O mecanismo, que visa sinalizar ao consumidor as condições de geração de energia, aumentando custos quando há menor oferta, agora poderá resultar em cobrança adicional de R$ 6 a cada 100 kilowatts-hora quando no patamar vermelho nível 2, que sinaliza um nível mais crítico de oferta.
Antes, a bandeira vermelha nível 2 gerava um adicional de R$ 5 a cada 100 kwh. Já a bandeira vermelha nível 1 passará a representar adicional de R$ 4 a cada 100kwh. A bandeira amarela também será reajustada, para gerar adicional de R$ 1,5 a cada 100kwh, contra R$ 1 antes.
"A alteração foi especialmente motivada pelo déficit hídrico do ano passado, que reposicionou a escala de valores das bandeiras", afirmou a Aneel em nota, em referência a uma menor geração das hidrelétricas devido ao baixo nível dos reservatórios. A metodologia utilizada pela Aneel para definir o acionamento das bandeiras também passou por mudanças, o que segundo a agência possibilitará que o mecanismo tarifário retrate com maior precisão a conjuntura energética.

Após ficar entre janeiro e abril no patamar verde, que não gera cobrança extra, a bandeira tarifária foi definida pela Aneel para maio como amarela. Especialistas avaliam que o final do período tradicional de chuvas na região das hidrelétricas, que vai até abril, deve fazer com que a bandeira fique no patamar vermelho ou vermelho nível 2 nos próximos meses, um cenário que poderia se prolongar até novembro.


Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura entrega mais de 600 aparelhos auditivos e resgata autoestima de pacientes em Petrolina

   Via:Vinicius de Santana

A perda da audição traz sérias consequências psicossociais para o indivíduo. Isso porque, a deficiência auditiva quando não tratada faz com que a pessoa se afaste do seu convívio social por sentir vergonha da limitação que o problema traz. Por isso, o uso do aparelho auditivo é fundamental. Em Petrolina, a prefeitura vem intensificando o trabalho para atender esse público no Centro Auditivo. Para o mês de maio está programada uma entrega de 130 aparelhos.
No período de 2017 a 2019 já foram entregues 638 equipamentos. A secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, ressaltou a importância desse cuidado com a população do município. “Quando entregamos um aparelho, na verdade, estamos reinserindo essas pessoas na sociedade. Ver a satisfação do paciente em voltar a ouvir, nos deixa mais motivados para continuar trabalhando“, frisou a secretária.
A gestora destacou os serviços oferecidos no órgão. “Aqui no Centro nós fazemos todas as etapas da reabilitação e cuidamos desses pacientes. Mais de 70% da depressão do idoso é causada pela perda auditiva. Então, a gente vê a mudança de vida no rosto de cada um que está recebendo seu aparelho e ficamos muito felizes”, concluiu. (Ascom)


Blog do BILL NOTICIAS

MAIA ROMPE COM LÍDER DO GOVERNO BOLSONARO



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou seu rompimento com o líder do governo Bolsonaro, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), numa tensa reunião do Colégio de Líderes na tarde desta terça-feira 21.
"Vítor Hugo está excluído da minha relação porque ele compartilhou no grupo de deputados que negociar é entrar na Câmara com um saco de dinheiro", justificou o deputado, informa o colunista Guilherme Amado.
"Tentei de todas as maneiras e o Maia fugiu. Fugiu de ter uma relação. Ele só me atende depois de fazer tudo que tem que fazer. Ele não pode determinar quem entra ou não na Residência Oficial da Presidência da Câmara. A residência oficial é da Câmara e não dele, isso não é democrático", respondeu Vitor Hugo.
Maia o interrompeu e encerrou a reunião.(247)



Blog do BILL NOTICIAS

Homem tem pedra de 1,3 Kg e 18 cm retirada da bexiga em cirurgia no norte da Bahia

   Via:Carlos Britto
(Foto: Renan Oliveira Barreto)

Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, na região norte da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga.
O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutiunho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas no mundo.
O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia.
Procedimento
O procedimento cirúrgico durou cerca de 1h e, além do médico João Cleber, outros cinco especialistas participaram da operação. O paciente, que não teve nome divulgado, ainda está internado, mas segundo os médicos, está bem e falando.
O médico explica que as pedras na bexiga geralmente são causadas pela inflamação do órgão. Isso ocorre quando o corpo está desidratado ou a urina está muito concentrada, fazendo com que ela forme cristais na bexiga, que podem acumular ao longo do tempo e criar uma pedra cada vez maior. (Fonte: G1-BA)

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...