quarta-feira, 21 de março de 2018

A VANGUARDA DO ATRASO SAIU DA CLOACA

 Rafael Ribeiro

O golpe destampou a cloaca que armazena os mais íntimos sentimentos racistas, misóginos e fascistas da elite brasileira.
O golpe abriu a tampa da cloaca por onde saiu a vanguarda do atraso com suas manifestações mais tenebrosas.
A imagem de um latifundiário facínora açoitando um simpatizante da caravana do Lula com um relho – chicote de cabo de madeira com um laço na ponta, usado para tocar animais[Dicionário Houaiss] – só encontra paralelo no suplício que era imposto aos escravos pela oligarquia proprietária de terras e de escravos do século 19.
O açoite é um castigo dantesco e bárbaro que, imaginava-se, pertenceria ao mundo selvagem do passado remoto registrado nos livros de história; jamais poderia se imaginar sua prática em pleno século 21, no terceiro milênio da história da humanidade – menos ainda em disputas políticas e ideológicas.
A violência de extermínio contra o povo está liberada e incentivada pelo regime de exceção. Esta violência nem de longe alcança a elite, porque é direcionada exclusivamente contra os negros, as mulheres, as pessoas LGBTSQI+, os pobres, os sem-terra, os sem-teto, a esquerda, os democratas e a democracia.
O assassinato da Marielle Franco é, por enquanto, o atentado mais grave perpetrado desde o início do golpe. A desgraça é que a execução dela, todavia, talvez ainda não signifique o ápice – ou o fim – da espiral da violência.
O fascismo e o banditismo político encontraram no golpe e no regime de exceção o ambiente propício para se espraiar. A vanguarda do atraso jogou o Brasil no precipício, e deverá, no futuro, pagar o preço pelos crimes cometidos no presente.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Adolescente desaparecida teria ido ao RJ encontrar namorado e seguir carreira musical

Rapaz de 20 anos informou à polícia que pediu para que Alana entrasse em contato com os pais. Ela se recusou e fugiu da casa dele

Alana pegou um transporte no Shopping Recife e foi até o Aeroporto
Alana pegou um transporte no Shopping Recife e foi até o AeroportoFoto: Divulgação(Folhape)
A adolescente Alana Sá Barreto, de 17 anos, que desapareceu no último domingo (18) após ser deixada pelos pais no Shopping Recife, na Zona Sul da capital pernambucana, teria ido ao Rio de Janeiro para encontrar o namorado e tentar a carreira musical, segundo o delegado Darlson Macedo, gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Por telefone, o investigador entrou em contato com o namorado da menina. Os detalhes da investigação foram divulgados nesta terça-feira (20).

O rapaz, de 20 anos, disse à polícia que tentou convencer Alana a falar com a família, mas ela não concordou e revelou que não queria voltar para casa. Ainda segundo o jovem, que estuda audiovisual em uma universidade no Rio de Janeiro, a namorada estava na faculdade dele, avisou que ia ao banheiro e fugiu da instituição de ensino. Ele declarou que, desde então, não tem notícias dela. 

No dia do desaparecimento, Alana, que era emancipada (menor de 18 anos que adquiriu certos direitos civis, geralmente iguais aos dos adultos), embarcou em um voo da Latam às 16h30, no Aeroporto do Recife, e chegou ao Rio de Janeiro por volta das 19h30, de acordo com o delegado. Ela usava uma camisa preta, short, sapato preto e levava um ukulele (instrumento musical de corda) de cor rosa.

O delegado informou que a lei permite que, em voos domésticos, adolescentes (entre 12 e 17 anos) possam viajar desacompanhados e sem autorização. É necessário, somente, documento de identificação civil com foto. O investigador deixou claro que se ela não quiser voltar, a polícia não pode obrigar. A família  não sabe como a menina custeou a viagem. 

Leia também
Adolescente de 17 anos desaparece no Recife e família pede ajuda.



Blog do BILL NOTICIAS

Agricultor de 50 anos morre eletrocutado em Verdejante-PE

(Blog: O Povo com a Notícia).


Nessa terça-feira(20), Policiais Militares do 8° BPM foram acionados para averiguar uma ocorrência de cadáver localizado no Sítio Riacho Verde I, na zona rural de Verdejante, no Sertão pernambucano. Ao chegarem ao local, constataram a veracidade do fato, onde o agricultor Luiz Jorge da Silva, de 50 anos, estava caído sem vida próximo a um açude, em cima de fios de energia elétrica. 
De acordo com testemunhas, a vítima sofria de problemas cardíacos. Os PMs isolaram o local e acionaram peritos do Instituto de Criminalística (IC) para a remoção do cadáver. O corpo foi levado para o hospital local, aonde foi constatada descarga elétrica como causa da morte. 

Blog do BILL NOTICIAS

CÁRMEN MARCA PRA QUINTA JULGAMENTO DE PEDIDO PARA EVITAR PRISÃO DE LULA


A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, informou na sessão desta quarta-feira 21 que o plenário irá julgar nesta quinta-feira 22 o pedido de habeas corpus preventivo contra a prisão do ex-presidente Lula. A decisão do Supremo nesta quinta dirá respeito ao caso específico de Lula, sem modificar a jurisprudência sobre o tema.
Leia mais na reportagem da Agência Brasil:
Cármen Lúcia marca para amanhã julgamento de habeas corpus de Lula
Felipe Pontes – A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, marcou para amanhã (21) o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o qual ele pretende impedir sua prisão após condenação em segunda instância.
O anúncio do julgamento foi feito por Cármen Lúcia logo após a abertura da sessão plenária desta quarta-feira (21), segundo ela "pela urgência" do pedido de liberdade.
Logo depois do anúncio, o ministro Marco Aurélio Mello pediu que sejam julgadas as duas ações diretas de constitucionalidade de sua autoria (ADCs) que tratam sobre a possibilidade de pessoas condenadas em segunda instância pela Justiça, como é o caso de Lula, começaram de imediato a cumprir suas penas.
Diante da marcação do julgamento do habeas corpus de Lula para esta quinta-feira, Marco Aurélio disse que não chamaria, como pretendia fazer nesta quarta, uma questão de ordem para solicitar o julgamento das ADCs. Ele reiterou, no entanto, considerar que o mais adequado é que tais ações sejam julgadas o mais rápido possível.
"Fica o apelo que faço como relator para que liquidemos e afastemos esse impasse que só gera insegurança jurídica", disse ele, referindo-se às decisões conflitantes de ministros da corte sobre o assunto.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Em Ouricuri-PE, construção da sede da unidade de Polícia Científica está a todo vapor

(C.Geral)


A parceria da Prefeitura de Ouricuri com o Governo do Estado colhe mais um fruto, a construção de um complexo da Polícia Cientifica que irá atender nossa cidade e região do Araripe. A conquista faz parte do processo de interiorização da polícia técnica que irá beneficiar toda população do Sertão de Pernambuco.
O prefeito Ricardo Ramos, recebeu na última sexta-feira(16), em Ouricuri, o Coronel Álvaro Miranda, diretor do Instituto de Medicina Legal da cidade de Petrolina, em uma visita ao local onde teremos a construção da Unidade de Polícia Científica de Ouricuri. O complexo e seus institutos de Medicina Legal (IML), Criminalística (IC) e de Identificação Tavares Buril (IITB), irão beneficiar não apenas os ouricurienses, mas também, toda a população da região do Araripe.
O feito faz parte do esforço do governador Paulo Câmara para descentralizar os serviços de perícia técnica e promover sua interiorização, possibilitando mais agilidade nos serviços das polícias que atuam na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão.
Com o início das operações, haverá efeito direto sobre as perícias criminais e exames médico-legais, otimizando os inquéritos policiais em andamento na região. Além disso, o cidadão terá mais agilidade para a emissão de carteira de identidade, pois a unidade terá serviço de identificação civil e criminal. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

A JOGADA CHICANEIRA DE CÁRMEN LÚCIA PARA PRENDER LULA, APOIADA PELA GLOBO

José Cruz/Agência Brasil

Por Rodrigo Vianna, da Fórum
Cármen Lúcia estava há semanas sob pressão da Globo. Era mais uma ministra "que faz a diferença" (recebeu o prêmio da emissora, chancelando o acordo tácito entre Justiça e império midiático).
Mas nas últimas horas, havia outra pressão: feita pelos ministros que ainda não se dobraram ao golpe.
A emissora não quer que o STF reveja a decisão (absurdamente inconstitucional) que permite prender réus após julgamento em segunda instância.
Claramente, há nova maioria entre os 11 ministros, para que a prisão ocorra somente após o "trânsito em julgado".
O que Cármen fazia até agora era usar o cargo de presidenta do tribunal para praticar obstrução, e assim garantir que Lula seja preso nos próximos dias.
A tensão chegou a tal ponto que o Ministro Marco Aurélio Mello preparava-se hoje para levantar questão de ordem em Plenário (humilhação suprema para uma presidenta minúscula, que segue orientações da Globo e se reúne com Temer), exigindo que as Ações Declaratórias de Constitucionalidade fossem levadas ao voto, mesmo contra a vontade da presidenta.
O que fez então Cármen?
Na undécima hora, pautou não as ADCs (que gerariam uma discusão em tese, afastada da ação específica de Lula), mas sim o Habeas Corpus pedido pela defesa do ex-presidente. O HC será julgado na quinta.
Trata-se de clara jogada chicaneira.
Os ministros terão que votar com a faca no pescoço, sob pressão da Globo, que teria designado um de seus sócios (João Roberto Marinho) nas últimas horas para articular uma saída que permita a prisão de Lula.
O que se imagina? Nas ADCs que seriam levadas a plenário a pedido de Marco Aurélio, o placar provável seria de 6×4 – impedindo assim a prisão na segunda instância. E assim seria porque é o que diz a Constituição. Nada mais que isso. Lula permaneceria solto.
Mas como Cármen deixou a discussão em tese pra lá, e levou à pauta o HC, podemos ter novidades ao gosto da Globo... A ministra Rosa Weber, por exemplo, que nas ADCs pretendia engrossar a nova maioria contra prisão em segunda instância, pode adotar outro discurso no debate sobre o HC: "Ora, a decisão que vale atualmemte permite a prisão, então não há porque dar o HC. Posso até rever isso mais adiante; mas nesse momento o mais adequado é que se cumpra a prisão".
Teríamos então o seguinte quadro:
– Facchin, Barroso, Fux, Alexandre e Rosa (contra o HC)
– Marco Aurelio, Lewandovski, Toffoli e Gilmar (a favor do HC).
E Celso de Mello? Esse em tese já avisou que é a favor de respeitar a Constituição, permitindo prisão só após trânsito em julgado.
Mas e se Celso tiver sido "convencido" (da mesma forma que Rosa) a votar contra o HC agora, e deixar pra fazer essa discussão em tese depois?
Nesse caso, teriamos 6×4 contra o HC. E Cármen poderia manter-se olimpicamente "impedida" de atuar na ação que envolve o primo dela Sepúlveda Pertence (advogado de Lula)
Lula seria preso.
Algumas semanas depois, Celso e Rosa voltariam ao leito teórico ao qual se filiam, e as ADCs iriam a julgamento.
Mas aí Lula já teria sido preso, filmado e fotografado para desfrute da família Marinho.
Se Celso resistir, teríamos um curioso 5×5 – e aí Cármen talvez seja convocada a votar – revendo seu "impedimento".
Esse parece ser o jogo...
A consequência? Lula preso na segunda; logo depois a interpretação muda para salvar Temer, Moreira – e quem sabe até Aécio.
Cármen joga pra torcida, joga para a Globo.
Resta saber se Celso de Melo também se rendeu ao mesmo jogo.
Nesse caso, teríamos o golpe completo – com a Globo, com o Supremo e com tudo.(247).
Espero estar errado.

Blog do BILL NOTICIAS

GLEISI: “ESPERAMOS QUE O STF FAÇA CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO”


(247)

A senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, se manifestou sobre a decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, de marcar para esta quinta-feira, 22, o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o qual ele pretende impedir sua prisão após condenação em segunda instância.
"Esperamos que o STF observe e faça cumprir a Constituição, reconhecendo o Artigo 5º como clausula pétrea", disse Gleisi, se referindo ao artigo que diz, entre outros dispositivos, que "ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória".
Logo depois do anúncio, o ministro Marco Aurélio Mello pediu que sejam julgadas as duas ações diretas de constitucionalidade de sua autoria (ADCs) que tratam sobre a possibilidade de pessoas condenadas em segunda instância pela Justiça, como é o caso de Lula, começaram de imediato a cumprir suas penas.
Diante da marcação do julgamento do habeas corpus de Lula para esta quinta-feira, Marco Aurélio disse que não chamaria, como pretendia fazer nesta quarta, uma questão de ordem para solicitar o julgamento das ADCs. Ele reiterou, no entanto, considerar que o mais adequado é que tais ações sejam julgadas o mais rápido possível.
TRF-4
A presidente do PT comentou também sobre a decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que marcou para segunda-feira (26) o julgamento do recurso do ex-presidente Lula no processo envolvendo o triplex no Guarujá (SP).
"Não esperamos nada diferente do que já decidiram, mas teremos recursos a apresentar", disse Gleisi. 
O TRF-4 informou que não haverá transmissão ao vivo, como ocorreu no dia 24 de janeiro, quando o órgão condenou Lula a 12 anos e a 1 mês de prisão, dando continuidade à caçada judicial contra o petista. 


Blog do BILL NOTICIAS

Sul-coreano tem mãos reimplantadas em cirurgia inédita no Nordeste

Devido a barreira linguística, as enfermeiras da unidade de saúde utilizaram o Google Tradutor para conseguir se comunicar
Doutor Rui Ferreira, especialista em cirurgias nas mãos
Doutor Rui Ferreira, especialista em cirurgias nas mãosFoto: Brenda Alcântara/Folha de Pernambuco
(Folhape)
O engenheiro de máquinas Park Sueyong, 34, de nacionalidade sul-coreana, teve as duas mãos arrancadas enquanto trabalhava num navio atracado na costa de São Luís do Maranhão, na manhã do último sábado (17). Sueyong chegou ao Recife à 1h do domingo (18) e teve as mãos reimplantadas após seis horas de cirurgia, no SOS mãos, hospital localizado na Ilha do Leite, região central do Recife, considerado uma referência no tratamento das mãos em todo o nordeste brasileiro.

A cirurgia de reimplante duplo, realizada pela primeira vez em Pernambuco e no Nordeste, foi feita pelo médico Rui Ferreira, especialista em cirurgia das mãos e membro titular da Federação Ibero Latinoamericana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva (FILACP). O procedimento consiste, primeiramente, em restabelecer a ligação óssea e em seguida veias, artérias, nervos e tendões para o completo restabelecimento do membro. 

Leia também:
Cirurgia de apresentador ocorreu sem intercorrência, diz hospital
Apresentador de TV baleado em Caruaru passará por cirurgia no Recife


O engenheiro sul-coreano fala a língua de seu país e o inglês. Devido à barreira linguística, as enfermeiras da unidade de saúde utilizaram o Google Tradutor para conseguir se comunicar. Foi recomendado pela equipe médica que os membros fossem colocados em sacos plásticos e acondicionados com gelo, sem contato direto, para sua preservação. 

Mesmo tendo chegado com um dos membros congelado, devido ao contato direto com o gelo, esta quarta-feira (21) é o quarto dia de pós-operatório e as mãos se encontram sem nenhum problema e totalmente viáveis. “É uma lesão muito grave, mas o fato de ter a mão, psicologicamente, já é um grande fator. É um paciente que deve passar cerca de dois anos em recuperação”, explicou o médico. 


Blog do BILL NOTICIAS

Com ajuda da população, polícia captura assaltantes em Dormentes

(foto/reprodução WhatsApp)

   (C.Britto)

Dois homens que assaltaram uma casa lotérica na cidade de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, foram presos no final desta manhã, com a ajuda da população. O assalto ocorreu hoje (21), no Centro da cidade, deixando duas pessoas feridas, segundo informaram testemunhas.
Após a ação de captura, a dupla foi encaminhada à Delegacia. O Blog tentou contato com o policiamento local, mas não conseguiu. Os dois homens que teriam ficado feridos durante o assalto não correm risco de morte. A população da cidade está assustada com uma onda de criminalidade. 

Blog do BILL NOTICIAS

Apagão no Norte e Nordeste trás transtornos para Petrolina, Juazeiro e região

Resultado de imagem para semaforos em petrolina
Treze estados da região Norte e Nordeste ficaram sem fornecimento de energia elétrica na tarde desta quarta-feira(21). O “apagão” teve início por volta das 15h50 e atingiu os estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Piauí, Sergipe, Ceará, Maranhão, Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins.
No Recife, o metrô ficou sem operar e os semáforos ficaram apagados. A operação das linhas Sul e Centro do metrô do Recife foi suspensa, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), afetando  400 mil passageiros.
Em Petrolina e Juazeiro, o apagão causou vários transtornos, principalmente no trânsito por conta dos sinais apagados o que deixou as duas cidades polvorosas.
A Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) informou que enviou equipes técnicas para apurar as causas e extensão do ocorrido. Ainda não há previsão para a normalização do fornecimento.
A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que ainda apura a dimensão do problema e suas causas.
Informações preliminares distribuidora Cosern dão conta de que houve queda de energia em todos os municípios do Rio Grande do Norte.
A concessionária informou que outros Estados também registraram blecaute.

No Twitter, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), disse o ‘apagão’ foi causado por uma falha nos testes da linha de Belo Monte. A normalização pode demorar algumas horas visto que o processo é realizado em etapas.(C.Geral).



Blog do BILL NOTICIAS

APAGÃO AFETA PELO MENOS 13 ESTADOS DO NORTE E DO NORDESTE


Um apagão atinge ao menos 13 Estados do Norte e do Nordeste na tarde desta quarta-feira 21. As causas ainda não foram identificadas. A falta de luz atinge cidades de Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.
Todos os municípios do Rio Grande do Norte (167 municípios) e da Paraíba foram afetados. Com os semáforos inoperantes nesses locais, o trânsito foi prejudicado. O problema foi identificado por volta de 16h. Leia mais na reportagem da Reuters:
Blecaute corta 22,5% da carga no Brasil; Norte e Nordeste têm maior impacto, diz ONS
Por Luciano Costa
SÃO PAULO (Reuters) - Um blecaute de grandes proporções levou ao desligamento de 22,5 por cento da carga de energia do sistema brasileiro às 15h40 desta quarta-feira, com maior impacto no Norte e no Nordeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Com o problema nessas regiões, houve posteriormente um corte automático da energia também para consumidores nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, adicionou o órgão do setor elétrico.
Já havia sido registrada até às 16h15 uma recomposição praticamente total do fornecimento no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste, mas o Norte e Nordeste ainda seguiam no escuro até então.
"As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas", afirmou em nota o ONS, responsável pela operação do sistema elétrico.
Mais cedo, o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), ex-presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras, disse no Twitter que o desligamento foi causado por uma "falha nos testes" da linha de transmissão que escoa a energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
A Eletrobras e a chinesa State Grid, responsáveis pela linha que escoa a energia de Belo Monte, não responderam de imediato a pedidos de comentário.
Segundo o ONS, uma "perturbação" no sistema levou ao desligamento de cerca de 18 mil megawatts principalmente no Norte e Nordeste, enquanto nas demais regiões o corte foi de 4.200 megawatts. (247).

Blog do BILL NOTICIAS

PAPA TELEFONA À FAMÍLIA DE MARIELLE


Por Mauro Lopes, no Caminho Pra Casa - A mãe de Marielle Franco, Marinete da Silva, falou aos presentes à missa de sétimo dia celebrada ontem (20) na Igreja Nossa Senhora do Parto, no centro do Rio – a missa foi transferida da Maré para que todos pudessem em seguida participar do ato/culto ecumênico na Cinelândia. Ao final da celebração, o sacerdote convidou a família a se pronunciar, caso desejasse. Dona Marinete agradeceu o carinho recebido e informou então que o Papa Francisco havia telefonado.
A família de Marielle é católica. Sua mãe é devota de Nossa Senhora Aparecida e foi ministra da Eucaristia na Maré. A última foto que Anielle recebeu de sua irmã, ainda viva, horas antes do assassinato, foi das duas diante de um altar em uma igreja no Rio. Marielle foi catequista e ativa participante da Pastoral da Juventude ainda adolescente. Depois, afastou-se da Igreja Católica que vive, no Rio, um clima quase irrespirável de conservadorismo e censuras e condenações e falso rigorismo moral.
Marielle foi mãe aos 19 anos, sem ser casada. Mais tarde, casou-se –com uma mulher. O suficiente para que fosse discriminada e tivesse os dedos apontados contra si no ambiente católico carioca. Francisco disse em 2015 que "não existe mãe solteira, pois mãe não é um estado civil"; um ano depois, conversando com jornalistas na viagem de avião do Rio a Roma, o Papa afirmou: "se uma pessoa é gay, procura ao Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la? e uma pessoa é gay, procura ao Senhor e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-la?" A visão do Papa não demoveu nem comoveu os padres, leigos e leigas integristas que pululam à volta do arcebispo do Rio, o cardeal Orani Tempesta, que continuam a atuar como "réguas do mundo". Livre, Marielle afastou-se da Igreja e aproximou-se cada vez mais das religiões de matriz afro-brasileira.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro não teve qualquer participação no telefonema do Papa. Dom Orani Tempesta manteve-se à distância da família, soltou uma nota e uma mensagem frias, quase de condenação a Marielle por suas posturas políticas libertárias, e o clero ao seu redor iniciou uma campanha de ataques à memória da vereadora, com todo tipo de difamação. A CNBB igualmente não teve participação no telefonema –a entidade dos bispos brasileiros sequer pronunciou-se sobre o assassinato que comoveu e provocou mobilização em todo o país e no Exterior.
O caminho do telefonema deu-se por uma ponte entre a família da Marielle e a Argentina, envolvendo Luyara, sua filha. Ela escreveu uma carta ao Papa dois dias depois da morte da mãe, que chegou rapidamente a Francisco por iniciativa do professor argentino Gustavo Vera, amigo pessoal do Papa e presidente da Fundación Alameda, dedicada ao combate ao tráfico de pessoas. Participou da articulação Lucas Schaerer, do Partido del Bien Común e assessor de comunicação da fundação. "Estamos muito felizes por este gesto de amor do Papa", disse ele a Caminho Pra Casa na noite de ontem (20).
O episódio confirma pela mais uma vez Francisco como o grande líder-compaixão do planeta neste início de século 21. É também uma triste ilustração da situação da Igreja no Brasil. O caminho mais curto entre o povo brasileiro e seu amado Papa não é a hierarquia local –passa por Buenos Aires.] (247).

Blog do BILL NOTICIAS

MPF consegue condenação de envolvidos em tentativa furto de trilhos de ferrovia em Salgueiro

(foto/reprodução)

   (C.Britto)

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE), no Sertão Central, obteve a condenação de dois envolvidos em tentativa de furto de trilhos da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA) no município. A sentença atende parcialmente pedido feito em denúncia oferecida pelo MPF em 2016.
Valdeir Alves Dantas e Assis Adalberto Pereira tentaram subtrair os trilhos da antiga ferrovia, pertencente à União, em novembro de 2013, não obtendo êxito devido à chegada da polícia no sítio Caíras, onde o crime estava sendo praticado. O caminhão parcialmente carregado e outros veículos utilizados foram apreendidos. As apurações indicaram que a carga seria transportada para o Espírito Santo (ES).
Segundo o procurador da República André Estima, responsável pelo caso, embora parte da ferrovia esteja inativa e os trilhos não venham sendo utilizados, sua subtração constitui crime de furto. “Trata-se de patrimônio público federal e não de coisa abandonada, sem dono, de modo que quem se aproveitar da falta de vigilância para furtar esses trilhos pode ser denunciado e condenado por esse delito“, esclarece o procurador da República.
Os réus foram condenados a dois anos de reclusão e ao pagamento de multa. O MPF também havia denunciado um terceiro acusado, mas, em relação a ele, a Justiça Federal entendeu não haver provas suficientes. Os réus poderão recorrer em liberdade. As informações são do MPF. 

Blog do BILL NOTICIAS

Homem morre após ficar com cabeça presa em cadeira de cinema

Ele sofreu um ataque de pânico e teve uma parada cardíaca e morreu por danos cardíacos irreversíveis
Sala de cinema
Sala de cinemaFoto: Wikimedia Commons
Um homem morreu na sexta-feira (16) em Birmingham, no centro-oeste da Inglaterra, após ficar com a cabeça presa em uma cadeira elétrica de uma sala de cinema. O incidente aconteceu após o celular do homem cair entre os assentos. Segundo o site local BirminghamLive, quando ele se abaixou para recuperar o aparelho, prendeu a cabeça no apoio para os pés do banco. 

O homem foi levado ao hospital após o incidente, que aconteceu no último dia 9, mas não resistiu. Ele sofreu um ataque de pânico e teve uma parada cardíaca e morreu por danos cardíacos irreversíveis. 

Leia também:
Família é resgatada por trem de Harry Potter na Escócia

Um porta-voz da empresa afirmou que o caso será investigado. "Uma investigação completa sobre a natureza do incidente está em andamento. Prestamos nossas condolências aos familiares, que têm todo nosso apoio e assistência", disse ao BirminghamLive. O responsável pela Vue Cinema disse que o descanso para os pés foi quebrado e o homem foi liberado, sendo socorrido em seguida. 

De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, informa o BirminghamLive, o seu acompanhante tentava ajudá-lo de "maneira frenética".(Folhape).



Blog do BILL NOTICIAS

APAGÃO NO NORTE E NORDESTE OCORREU POR FALHA EM BELO MONTE

Marizilda Cruppe

(247)

O apagão que alcançou centenas de municípios das regiões Norte e Nordeste do País na tarde desta quarta-feira (21) foi motivados por falhas no linhão de transmissão de Belo Monte.
Problemas têm ocorrido com alguma frequência e já eram alvos de questionamentos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão atingiu áreas em todas as regiões do País, ainda que de forma mais branda. 
A linha de 2,1 mil quilômetros (km), operado pela concessionária Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), controlada pela chinesa State Grid, entrou em operação em 13 de dezembro do ano passado, antecipando o cronograma original em dois meses.

Blog do BILL NOTICIAS

Em Petrolina, Vigilância Sanitária interdita pousada sem condições de higiene


(C.Geral)

Fiscais da Agência Municipal de Vigilância Sanitária interditaram uma pousada na rua Dom Vital, N° 467, Centro de Petrolina, na manhã desta quarta-feira (21). O local foi fechado por não possuir autorização de funcionamento, nem condições sanitárias para receber hóspedes.
Durante a operação, os profissionais encontraram colchões sem nenhuma condição de utilização; ventiladores sujos; quartos com paredes com mofos; entre outras irregularidades.
“Nós realizamos essas fiscalizações diariamente, porém, é importantíssima a participação da população nesse processo de identificação e de denúncia de estabelecimentos que funcionam sem qualquer condição de higiene. Toda reclamação recebida é amplamente averiguada e, desta vez, nós encontramos essa pousada com todos os problemas sanitários, inclusive, sem a licença sanitária para funcionar”, reforçou o diretor da Vigilância, Marcelo Gama.
A Agência fica localizada na Rua São José, Nº 440, Centro de Petrolina. Para a realização de denúncias, a população pode entrar em contato com a Ouvidoria do Município, através do número 156, whatsApp (087) 9 9985-0081 ou pelo site:petrolina.pe.gov.br.

Blog do BILL NOTICIAS

MDB-Pe reage: Jarbas briga; Raul não entrega chaves


(Bog de Magno Martins)


“Fui acompanhar de perto esse ato de truculência e arbitrariedade por parte de Romero Jucá. Isso nunca aconteceu na história do MDB. Esse ato de violência e anti-democrático são as marcas da era Jucá à frente da legenda. Vou junto com Raul continuar brigando e lutando. Eles queriam briga e agora vão ter”, reagiu o senador Jarbas Vasconcelos à tomada de poder no  MDB pernambucano.
Já Raul Henry reagiu dizendo que não entregará as chaves do partido ao grupo de FBC, e qualificando o ocorrido de “uma vergonha”, um tratoramento, avisando que vai ao TSE e até ao Supremo Tribunal Federal.
“O que está acontecendo aqui é um processo vergonhoso, conduzido de forma indecente pelo senador Romero Jucá”, afirmou Raul Henry. “E um tratoramento, uma arbitrariedade”, disse.
A Executiva Nacional do MDB dissolveu o diretório do partindo em Pernambuco  afastando o  vice-governador Raul Henry e o deputado Federal Jarbas Vasconcelos. Foram 17 votos favoráveis e seis contrários à dissolução, decretando o fim de uma luta pelo poder na legenda envolvendo o senador Fernando Bezerra Coelho e seu grupo, de um lado, e do outro o senador Jarbas Vaconcelos, o vice-governador Raul Henry e seus aliados.
Bezerra Coelho festeja
O senador Fernando Bezerra Coelho saiu sorridente da reunião da Executiva.  “Agradeço a confiança do MDB  para, a partir desse momento, liderar um processo de arregimentação de quadros com vistas à disputa que se avizinha, fortalecendo o partido”, disse  Coelho. “Vamos deixar as feridas cicatrizarem”.

Blog do BILL NOTICIAS

Ministro Fernando Filho se filia ao MDB

   

   (C.Britto)

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, se filiou ao MDB nesta quarta-feira  (21). O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), pai do ministro, estava presente .
O ato de filiação, na Executiva Nacional do MDB, em Brasília, foi conduzido pelo presidente da legenda, senador Romero Jucá (RR), e prestigiado por lideranças do partido, como os deputados Baleia Rossi (SP) e Sergio Souza (PR).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...