sexta-feira, 19 de abril de 2013

Pronunciamento do ex-deputado Osvaldo Coelho sobre m os imensos prejuízos que a seca vem impondo ao Nordeste

Osvaldo Coelho
Bomm dia meus  amigos do Sertão …
Vamos fazer uma análise sobre essa seca:
Primeiro vamos recordar o Governo Roberto Magalhães, quando era governador, foi uma seca dura e ele respondeu a seca pelos menos com 3 obras importantíssimas. O Açude Chapéu em Parnamirim, Adutora do Sertão que chegou a Salgueiro, e o Açude dos Copos entre outros em Bodocó. Essas 3 obras marcaram a resposta de Roberto Magalhães a um ano de seca. Quando Marco Maciel foi Governador, ele respondeu a seca com a perenização do
Brígida, e com o inicio da Adutora do Oeste. Uma Adutora com mais de 200 km. Então a seca sempre tinha uma resposta, e mais que isso, Maciel conseguiu do Governo Federal o Açude Entre Montes em Parnamirim, sem outros detalhes, sem outras obras. Aí veio esta seca adivinhada por Fernando Henrique, que estabeleceu estudos bem cuidadosos de Projetos muito importantes para o oeste de Pernambuco. Por exemplo, durante 8 anos Fernando Henrique investiu em estudos do Canal do Sertão. E Jarbas, também investiu no Projeto chamado Projeto das Ilhas que é pavimentar ao longo cada ilha até Belém do São Francisco, o que representa a incorporação de mais de 15 mil hectares com agricultura moderna para irrigação, então os Projetos foram feitos.
Mas, os governos dos últimos 10 anos não foram tão cuidadosos como foram Marco Maciel e Roberto Magalhães. Eles pegaram os Projetos e engavetaram, senão vejamos:
Fernando Henrique, estudou e iniciou o Projeto Pontal, deixou ele na faixa de 80% pronto, há 10 anos não se faz nada no Pontal. Iniciou e fez o Projeto Executivo de grande parte do Canal do Sertão e durante 10 anos ninguém botou uma pedra no Projeto Canal do Sertão. Em Boa Vista foi estudado o Projeto Garça, ficaram os Projetos prontos, sem nem uma obra desses Projetos prontos.
Então vamos perguntar o seguinte:
Se tivesse sido feito o que teria acontecido? Teria acontecido 45 mil empregos na margem do Rio daqui até Belém do São Francisco, incorporando e produzindomuito, muito e muito … Teria acontecido com o Pontal pronto, seria mais pelo menos 30 mil empregos para uma região que sabe o que é irrigação. E o Canal do Sertão atenderia Casa Nova na Bahia, e 16 Municípios de Pernambuco, entre eles: Ouricuri, Exú, Bodocó, Afrânio, Serrita, Dormentes – cuja área irrigada seria de 166 mil hectares, gerando 500 mil empregos. Então isso que não foi feito, o que é que representa? Representa na minha conta mais de 200 mil empregos que nos foram roubados, e áreas que não foram incorporadas à fartura, ficaram aí secas, pobres e vitimas da seca. Então essa seca tem dono, essa seca não pode ser responsabilidade de São Pedro não, São Pedro já anunciou há muito que ia nos dá o Rio, nos dá o sol, e nos dá água, e que precisava que os homens fizessem os canais. Fernando Henrique fez canais, o Governo da Revolução também fez muito canal, Sarney também fez muito canal, e os 10 últimos anos não fez Canal nenhum. Então a responsabilidade de remediar essa seca e de plantar um tempo novo é do atual governo. Mas o atual governo não está tratando nem de remediar, nem muito menos de plantar o futuro.
Por exemplo, estão colocando cisternas e caminhão pipa, isso aí é coisa do século passado. O século atual exige é adutora, Projetos de irrigação nosaçudes e no Rio São Francisco. Senhores nós temos tudo para ser prósperos. Nós temos sol, solo, água do rio e água dos grandes açudes, isso tudo parado. Tem alguém responsável por isso. A gente não pode ser bonzinho e jogar tudo para São Pedro não, se tivessem feito isso que eu disse aos senhores, o nosso Oeste de Pernambuco era outro. Então eu quero dizer que a gente tem que se indignar pelo que não foi feito, e pedir muito mais do que merecemos. Que se a seca foi cruel até agora março, ela vai ser impiedosa e o governo tem que nos atender. O governo agora está dizendo que vai dar bagaço de cana, não adianta se não adicionar uréia para o bagaço ficar rico, e isso é muito pouco … muito pouco … tem que ser cobrado deles a uréia e a tecnologia de aplicação da uréia, para depois a uréia não matar. Isso é o que tem que fazer.
De forma que eu digo aos senhores que não vejo isso pacificamente não, eu vejo isso indignado, as coisas deveriam ter sido feitas e que não são feitas, Meu Deus o que é que estamos esperando por esse Pontal, porque não fazem o Canal de derivação do Vira-beijú, o canal do Vira-beijú foi um pacto feito … compraram e desapropriaram as terras, anunciaram para aquelas populações de agricultores que ia ter o Canal de Vira- beijú. A Codevasf estudou o canal, concluiu, e aí chegou o governo e diz aí não vai mais ter canal … Não é certo isso. Os pactos tem que serem honrados. Projeto Pontal houve um pacto que as terras seriam aberto mão para o governo, mas o governo selecionaria gente da região para serem agricultores.
Aí inventaram o PPP não vai ser justo, o agricultor não vai mais ser proprietário vai ter que doar o terreno, está errado, muito errado, tem que haver uma reação a essas coisas, precisa dizer aos donos do Poder, que eles podem ser donos do Poder, mas não donos da vida da gente. Se os pactos foram feitos os pactos tem que serem honrados. Tem que pegar o Pontal, tem que ser no sistema antigo, tem que acabar com PPP, PPP já 2 vezes 3 vezes, botam o Edital e ninguém concorre.
Agora estão anunciando que vão fazer tudo com PPP, vai ser mais uma vez uma concorrência vazia, não podemos ser cúmplices de experiência de ninguém, as obras de irrigação no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de arroz do Brasil, foram feitas na época de Vargas, com dinheiro da União. O Projeto Nilo Coelho, foi feito com dinheiro da União, e agora porque mudar a moeda, essa moeda PPP não circula, ninguém quer, é moeda falsa.
Meus amigos vamos reagir a isso, vamos pedir o que nós temos direito, nós temos direito a irrigação, não há solução para a seca aqui no Oeste do Rio, sem ser com irrigação, tudo mais é enganação, e tapeação é coisa que não resolve. Onde nós temos água, solo e sol, temos que ter um Canal de irrigação.
Vamos lutar por isso.
Muito Obrigado.”.
Diante do texto apresentado é que pedimos aos meus Ilustres Pares neste Parlamento Estadual, que aprovem o presente requerimento.

Fonte: (Blog do Banana)

BILL ART´S

Ausente no ato bolsonarista, Musk comenta nas redes e volta a atacar Moraes

O bilionário disse que não existia uma manifestação pró Alexandre de Moraes “porque ele é contra a vontade do povo" Elon Musk e Alexand...