segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

MAURO LOPES: CRIME EM SÃO PAULO É MUITO MAIS ORGANIZADO DO QUE NO RIO


Por Mauro Lopes, em seu Facebook - O discurso de Temer é que a intervenção está sendo feita para combater o crime organizado.
Ora, o Estado em que o crime organizado mais avançou por dentro da estrutura estatal é São Paulo.
Alckmin, em seus des-governos, selou um acordo com o PCC para a co-gestão da segurança pública. Este fato já foi objeto de inúmeras reportagens. Mas nem é preciso ler as reportagens. Basta visitar as favelas de São Paulo ou as regiões mais periféricas para testemunhar que a PM não entra e que o PCC é quem de fato manda.
Alexandre de Moraes foi um dos co-gestores desse acordo, quando foi secretário de Segurança de Alckmin -depois virou ministro de Temer.
Na pré-história desse processo, é conhecida a relação de Temer com o jogo do bicho em São Paulo, quando foi secretário de Segurança.
Mas ninguém fala em "intervenção" em São Paulo -porque em São Paulo, como o crime é de fato organizado, a violência não é tão espalhafatosa (nem ali está a sede da Globo).
Crime organizado define-se exatamente por ser... organizado. O que significa necessariamente relações íntimas com agentes públicos -é assim em todo o mundo.
O crime no Rio é muito menos "organizado" que em São Paulo.
Mas em São Paulo o governo Temer não mexe. Na verdade, nem no Rio se mexerá. Vão ficar no sobe e desce dos morros caceteando os pobres e o fim da linha do tráfico. Para mexer pra valer com o crime organizado seria necessário ir em cima dos bancos, de parlamentares, de policiais, advogados, juízes...
Portanto, nessa altura já se sabe: a intervenção não irá combater o crime organizado e o alvo deveria estar a 400 km do cenário atual -não como intervenção militar, mas como intervenção efetiva de segurança pública.
Só que em São Paulo o buraco é muito mais em cima.
Combater o crime organizado significaria revolver as entranhas do poder de Estado e do poder financeiro. Como o governo está nas mãos exatamente deles (de parte da elite do aparelho de Estado e dos banqueiros) nada de efetivo acontecerá. Exceto a desgraça sobre os pobres.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Maioria dos americanos desaprova gestão de Trump na economia, diz pesquisa

  Pesquisa da CBS News mostra queda de quatro pontos nos índices de apoio às políticas econômicas do ex-presidente Presidente dos EUA, Donal...