quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dilma vai sancionar lei que garante emprego a gestantes sob aviso prévio

imagem 
O Congresso Nacional tem avançado este ano em pautas propositivas, em especial às leis trabalhistas, como o caso de semana passada da regulamentação do trabalho das domésticas. Na esteira das benesses entrou, sem muito destaque – mas não menos importante – um projeto terminativo que garante às gestantes estabilidade nos empregos tão logo descubram a gravidez.
É o Projeto de Lei n.º 7158/2010, de autoria do senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) – atualmente ministro da Pesca. O texto acrescenta o artigo 391-A à Consolidação das Leis do Trabalho: a gestante garante o emprego em caso de concepção ocorrida dentro do aviso-prévio, ainda que indenizado.
“No ambiente de trabalho, as mulheres costumam conversar umas com as outras sobre desconfiarem de estar grávidas. Isso ocorrre. Chegando aos ouvidos do chefe é demissão imediata para a empresa não arcar com os benefícios sociais”, explica o senador. “Ainda que seja o governo quem paga quase tudo”.
Neste caso, a grávida só pode ser demitida em eventuais casos de justa causa cinco meses após o parto. O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça na Quinta (27). O senador acredita que não haverá requerimentos dos colegas para ir a plenário, e assim segue para a sanção da presidente Dilma. (UOL)
Blog do Banana

Lula derrota todos os adversários também nos cenários de segundo turno

  Pesquisa Datafolha aponta favoritismo do presidente Lula contra possíveis candidatos da extrema direita Lula - Estaleiro Ecovix, Rio Grand...