domingo, 11 de março de 2018

ACIDENTE VASCULAR PRECOCE. NA FRANÇA, AUMENTA NUMERO DE CASOS DE AVC ANTES DOS 55 ANOS

 (photo: )

Tabagismo, obesidade, colesterol, diabetes, toxicomania, estresse da vida moderna são alguns dos fatores que explicam esse crescimento preocupante. 

Por Damien Mascret – Le Figaro Santé

Graças à iniciativa pioneira do Prof. Maurice Giroud, chefe do setor de neurologia no Hospital Universitário de Dijon, a França tem o registro mais antigo dos AVC (acidentes vasculares cerebrais) do mundo. «Todos os AVCs ocorridos na região de Dijon são registrados continuamente desde 1985, graças ao financiamento do Inserm e do Instituto de Vigilância Sanitária (INVS)», explica ao Le Figaro, o Prof. Yannick Béjot, neurologista no Hospital Universitário de Dijon e diretor científico do registro.
Essas coletas exaustivas e rigorosas de dados de saúde são ferramentas valiosas para todos os intervenientes do sistema de saúde na França. Pois uma coisa é ter uma impressão, outra coisa é confirmá-la. Assim como os cardiologistas para o infarto do miocárdio, os neurologistas há vários anos têm observado em seus consultórios a chegada de pacientes cada vez mais jovens que sofreram um AVC. Um fato que esses registros também confirmam é que a idade média de ocorrência de um AVC permanece em 74 anos e meio. Tal fato é provavelmente devido à elevação da idade média de vida da população nacional, que curiosamente ocorre quase na mesma proporção da baixa da média para a ocorrência de acidentes vasculares.
A última publicação dos registros de Dijon aconteceu há poucos dias através do Boletim epidemiológico semanal (BEH). Eles confirmam claramente o aumento dos AVCs antes dos 55 anos de idade. A incidência, tanto em homens como em mulheres, que estagnara em torno de 10 casos para 100 mil pessoas no final dos anos 80 e no final dos anos 90, já dobrou, alcançando 20 casos para 100 mil pessoas a partir do anos 2000.
Infarto cerebral 
Os registros de Dijon também mostram que o aumento se refere a apenas um tipo de AVC, aquele que é causado pela obstrução de uma artéria (infarto cerebral). No entanto, a frequência dos AVC por sangramento (hemorragia cerebral) se manteve relativamente estável durante o mesmo período.
A causa deste aumento não é fácil de ser identificada, mas o Prof. Béjot faz várias suposições: «O percentual de fumantes ainda é elevado entre as pessoas com menos de 55 anos, a prevalência da obesidade, da hipercolesterolemia e do diabetes também está aumentando e, muitas vezes, há consumo de cannabis, ou outras drogas nessas vítimas mais jovens de AVC».
Essas hipóteses são coerentes com o fato de que homens e mulheres são igualmente afetados, observando-se também que este aumento  aparece apenas no caso de infartos, e não de hemorragias. «O principal fator de risco de AVC hemorrágico é a hipertensão arterial. No entanto, o tratamento deste último melhorou significativamente », observa o Prof. Béjot.
O tratamento do AVC também melhorou significativamente. A sobrevivência de três meses passou de 85 % para 96 % no registro de Dijon. No entanto, este número não deve esconder uma realidade mais sombria: entre 10 % e 20 % destes pacientes mantém incapacidade moderada, e 10 %, incapacidade grave ocasionando dependência. Asem falar da depressão e do cansaço que afetam a metade das vítimas de AVC. (247).


Blog do BILL NOTICIAS

EM PE, LULA LIDERA CORRIDA À PRESIDÊNCIA E PAULO CÂMARA AO GOVERNO DO ESTADO


Do blog do Nill Júnior - Pesquisa do Instituto Múltipla divulgada nesta quinta-feira (8), contratada pelo próprio e registrada no TRE-PE e no Tribunal Superior Eleitoral, revela que Lula (PT), Paulo Câmara (PSB) e Jarbas Vasconcelos (MDB) lideram a corrida eleitoral em Pernambuco, o primeiro para presidente, o segundo pra governador e o terceiro para o Senado.
O Instituto realizou 600 entrevistas entre os dias 2 e 6 deste mês de março, em todas as regiões do Estado, seguindo a estratificação do IBGE.
Para governador, o instituto trabalhou com quatro cenários e Paulo Câmara lidera em todos eles. A pesquisa é estimulada, ou seja, o entrevistador cita o nome dos candidatos e pergunta ao eleitor em quem ele votaria.
Segundo o Diretor do Instituto, Ronald Falabella, a nova formatação da pesquisa passou a considerar cenários reais, a partir da decisão das oposições de candidatura única, a considerar o último PE quer Mudar em Caruaru e a possibilidade, ainda não descartada, de candidatura própria de Marília Arraes (PT).
No cenário 1, com Paulo Câmara (PSB), Marília Arraes (PT) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), o governador teria hoje 34,3% dos votos, a vereadora 21,3% e o senador 6%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 33,5%. Em relação à pesquisa de janeiro, o governador cresceu de 26,8% para 34,3% e Marília caiu de 23,3% para 21,3% (oscilação dentro da margem de erro, o que ocorreu também com o senador.
No cenário 2, Paulo Câmara (PSB) tem 31%, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) 19% e Marília Arraes (PT) 18,5%. Em relação à pesquisa de janeiro, o governador cresceu 8 pontos percentuais, Armando caiu 4 e Marília caiu 1 (oscilação dentro da margem de erro).
No cenário 3, Paulo Câmara (PSB) tem 41% e Fernando Bezerra Coelho (MDB) 10,2%. Brancos, nulos e indecisos totalizariam 44%. Em relação à pesquisa anterior, o governador cresceu 6 pontos percentuais e o senador caiu 2.
No cenário 4, que é o mais provável, na atualidade, caso se confirme a decisão do PT de "barrar" a candidatura de Marília Arraes, o governador tem 36,3% e o senador Armando Monteiro (PTB) 25,2%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 34%.
Neste cenário, que é de confronto direto entre Paulo Câmara e Armando Monteiro, o governador venceria em todas as regiões do Estado, à exceção da Zona da Mata, onde perderia para o seu adversário por 33 x 29,5%.
Em relação à pesquisa de janeiro, Paulo Câmara subiu de 28,2% para 36,3% e Armando caiu de 30,2% para 25,2%.
Para o Senado, na pesquisa estimulada, Jarbas Vasconcelos (MDB) tem 19,7%, Humberto Costa (PT) 12,7%, Armando Monteiro (PTB) 11,6%, Mendonça Filho (DEM) 10,8%, André Ferreira (PSC) 3,8%, empatado com Sílvio Costa (Avante) que tem o mesmo percentual, Antonio Campos (Podemos) 3,5%, Luciana Santos (PCdoB) 3,2% e José Queiroz (PDT) 3%. Brancos, nulos e indecisos totalizam 47%.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

FOLHA EXALTA TRANSPOSIÇÃO, MAS ESQUECE A PALAVRA MÁGICA: LULA

: <p>19/03/2017- Monteiro- PB, Brasil- Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff viajam para Monteiro-PB ao lado do governador Ricardo Coutinho. Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula</p>

 A Folha de S. Paulo publica, neste domingo, reportagem especialdo jornalista Fabiano Maisonnave, sobre os impactos da transposição do São Francisco, um ano depois da inauguração da obra, iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e executada na gestão da presidente deposta Dilma Rousseff. De acordo com a apuração, 1 milhão de brasileiros estão sendo beneficiadas pelas águas do Velho Chico, mas na reportagem da Folha não há nenhuma referência a Lula, que vem sendo perseguido pela mídia nacional, nem a Dilma, derrubada com apoio dessa mesma mídia.
Abaixo, um trecho:
O impacto foi rápido. No fim de agosto, mesmo sem chuvas, o açude Boqueirão saiu do volume morto (8,2%), encerrando 33 meses e 19 dias de racionamento, o mais longo da história campinense, e agora tem 15,8% da capacidade.
Hoje, a terceira maior cidade do semiárido (410 mil habitantes) e outros 32 municípios da Paraíba e de Pernambuco estão com o abastecimento de água normalizado, beneficiando 1 milhão de pessoas, segundo o Ministério da Integração Nacional.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Câmara de Garanhuns concede a Gonzaga Patriota título de cidadão honorário

(foto/divulgação)

(C.Britto)


O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi homenageado ontem (10) com o título de cidadão honorário de Garanhuns (PE), no Agreste do estado. A iniciativa partiu da vereadora Betânia da Ação Social, que destacou: “Gonzaga Patriota é uma pessoa honrada, que sempre lutou por Garanhuns. Entreguei esse título com muita satisfação e alegria, pelo seu trabalho realizado em prol da nossa cidade.
Gonzaga se emocionou, agradeceu o importante momento e aproveitou para falar sobre suas ações em Brasília que beneficiam o município. Ele afirmou que continuará este trabalho para que o município seja sempre contemplado em prol do progresso local.
Agradeço a todos os presentes e em especial à minha amiga Betânia, vereadora atuante, mulher forte e guerreira. Eu, que já sou cidadão em mais de 70 municípios do estado, me sinto honrado com este momento. Agora sou um cidadão garanhuense“, conclui.
Títulos
Com mais essa honraria, Gonzaga agora soma 72 títulos de cidadão, recebidos no estado de Pernambuco, além de outros 35 na Bahia, sendo 30 na área do futuro estado do Rio São Francisco, cujo projeto é de sua autoria e está pronto para ser aprovado. O socialista também possui títulos em Minas Gerais, Goiás e Ceará. 



Blog do BILL NOTICIAS

SEM LULA, BRASIL PODE TER UM ILEGÍTIMO NO PODER, APONTA ESPECIALISTA

Ricardo Stuckert

 O advogado especialista em direito eleitoral e direitos políticos Ricardo Penteado explica em artigo na Folha de S.Paulo publicado neste domingo 11 um paradoxo provocado pela ausência do ex-presidente Lula na disputa à presidência. Quanto mais votos o petista tiver no primeiro turno, menos votos são necessários para que o adversário, possivelmente um candidato de direita, seja eleito.
Penteado afirma ser direito de Lula "defender a sua elegibilidade e participar do pleito durante o processo judicial". No entanto, "a despeito dos votos que obtenha, a participação de Lula termina no primeiro turno e ele não conseguirá chegar ao segundo sem um registro definitivo", observa. "O inusitado disso é que quanto mais sucesso Lula venha a fazer junto ao eleitorado, menos votos precisam ter os demais candidatos para uma eventual definição do eleito no primeiro turno", explica.
Ele aplica os votos da eleição presidencial de 2014 para trazer uma suposição sobre 2018. Naquele ano, "a eleição teria se definido no primeiro turno se um candidato obtivesse 52.011.902 votos, correspondentes a pouco mais que 50% dos válidos ou a 36% do eleitorado brasileiro". Considerando a última pesquisa Datafolha, em que Lula tem 36% dos votos válidos, o ex-presidente "obteria 37.448.569 de votos, de modo que o número de válidos cairia de 104.023.802 para 66.349.996. Nesse caso, o candidato que obtivesse 33.287.618 de votos seria eleito no primeiro turno".
"Teríamos, portanto, um presidente eleito com minguados 33,2 milhões de votos ou 23,3% de todo o eleitorado brasileiro", conclui. "Constata-se um paradoxo: quanto melhor venha a ser o desempenho do candidato de esquerda, maior será a chance do candidato de direita — considerados os dois primeiros colocados no Datafolha", avalia o advogado.
"Resta uma incômoda indagação: que legitimidade terá um presidente eleito por apenas 23,3% do eleitorado, num país que se encontra tão desorganizado e dividido na sua política interna? Em suma, o preço da candidatura de Lula transcende a autoafirmação de seus valiosos direitos — essa conta pode onerar a todos os brasileiros", escreve o especialista.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina recebe Celebração do Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco. Mais de 30 mil pessoas no evento


A cidade de Petrolina, no sertão do São Francisco, a 713 km do Recife, recebeu a primeira Celebração do Centenário, na noite desse sábado (10) de março, que abriu a agenda de programação das festividades dos 100 anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE), sob a Presidência do Pastor Aílton José Alves. Culto foi realizado no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, às margens da Rodovia BR-235, zona oeste do município.


A abertura dos portões ocorreu às 14h, e logo às 17h, começou o pré-culto com participação de diversos cantores locais e depoimentos em agradecimento pela obra de Deus naquela região do estado. Oficialmente às 18h45, teve início a Celebração do Centenário conduzida pelo Pastor Presidente Aílton José Alves. Vários pastores, obreiros e membros da diretoria da igreja, autoridades políticas e o prefeito da cidade, prestigiaram o evento.


No local da festa, foi projetado um mega palco com uma estrutura de 32×18 metros, três telões e um grande painel de LED. Uma multidão ocupou as cadeiras espalhadas no pátio para assistir a programação e ouvir relatos do início dos trabalhos da IEADPE . Muitos vieram de outras regiões do estado, e diversas caravanas das cidades de Cabrobó, Santa Maria da Boa Vista, Belém de São Francisco, Dormentes, Projeto Fulgêncio e Afrânio, estavam presentes na celebração.



O evento marcado por adoração e testemunhos para glorificar o nome de Jesus e celebrar um século da IEADPE em solo pernambucano, contou com a participação de cantores e grupos como: Eliã Oliveira, Théo Santos, irmão Wanderson (Caruaru), Ricardo Rodrigues, Cantora Talita (Petrolina), Grupo Eletrônico e Vocal da matriz do município, além da participação de dois grandes corais: um de jovem com 1.500 vozes e outro de igual número composto por mulheres.

O vídeo da Abertura do Centenário, que conta um breve relato da história da igreja foi exibido, emocionando o público. Em seguida, o Pastor Aílton lembrou que a Assembleia de Deus foi a pioneira na manifestação espiritual no país; falou dos tempos espinhosos e que mesmo diante da perseguição, Jesus continuou curando, salvando, batizando e que nesses cem anos, a chama continua acesa, e continuará acesa até que Jesus venha buscar sua igreja. Após, a cantora Eliã Oliveira, bradou com toda a igreja de forma uníssona, o hino oficial do centenário da Assembleia de Deus em Pernambuco, “Cem anos de história, Cem anos de vitória”.
O Pr. Jonatas Lins, da filial da IEADPE em Sirinhaén, foi o preletor do culto. Ele ministrou uma palavra evangelística, contextualizando a igreja de Atos dos Apóstolos e a atual. Na qual, a igreja crescia e se multiplicava mesmo em meio a uma intensa perseguição. “A igreja de Atos foi a que a chama do pentecoste foi acesa. E em 1918, chegou em Pernambuco. E o construtor desta igreja disse que as portas do inferno, jamais prevalecerão contra ela”, concluiu.
A Celebração do Centenário foi um grande culto pentecostal, cheio de significado pela expansão do evangelho da chegada da chama pentecostal e forte atuação do Espírito Santo, confirmando a obra evangelística através da IEADPE. Uma instituição preocupada em propagar a missão deixada por Jesus Cristo de pregar o evangelho a toda criatura. E com certeza esta celebração servirá para mostrar a vitória do evangelho de Cristo em Pernambuco. Ao final,  215 vidas aceitaram a Jesus como seu salvador.
De acordo com o Pr. Waldemir Farias, pastor da filial em Petrolina, o evento mobilizou mais de mil voluntários, 120 ônibus para trazer os irmãos e mais 13 das filiais e considerou o mesmo, como um evento não só da capital, mas de todas as filias do estado. “Os irmãos daqui, estão muito representados naquela frase: eu faço parte desta história. E isso resume o sentimento do povo de Petrolina e do sertão”, completou.
De acordo com a organização do evento mais de 30 mil pessoas participaram da cerimônia. A Rede Brasil de Comunicação realizou a transmissão de todo o evento, e muitos puderam verificar através das rádios da emissora, pela TV e Redes Sociais (@ieadpeoficial).
Diante da grandiosidade do evento, foram montados postos de saúde e ambulâncias equipadas com UTI. Contou com um forte esquema de segurança das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e apoio da prefeitura do município.
Entre os sete polos regionais, que sediarão a Celebração do Centenário, Petrolina foi a primeira cidade a receber o evento. Dia 31 deste mês, acontece no município de Goiana, Zona da Mata Norte.(ADNEWS).

Blog do BILL NOTICIAS

‘SUBREPRESENTAÇÃO DA MULHER NO PARLAMENTO É ESPANTOSA NO BRASIL’

Felipe Gonçalves

Por Gisele Federicce, 247 – Apesar de ter uma legislação específica para garantir a presença de mulheres no Congresso, o Brasil ocupa a 152ª posição num ranking de 193 países que contabiliza a representatividade feminina em parlamentos, de acordo com dados da Inter-Parliamentary Union (IPU), entidade com sede na Suíça que considera apenas as cadeiras em câmaras baixas, o que no Brasil corresponde à Câmara dos Deputados.
Doutora pela USP, a professora e integrante do Grupo de Pesquisa em Direito e Gênero na Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, Luciana de Oliveira Ramos, afirma que "a subrepresentação da mulher no ambiente do parlamento é realmente muito espantosa no Brasil, sendo de no máximo 13% ou 14%". Na sociedade, as mulheres representam mais de 50% da população e mais de 50% do eleitorado.
Em entrevista à TV 247 concedida na última quinta-feira 8, Dia Internacional da Mulher, ela declarou: "É muito importante que as mulheres de fato estejam participando do debate público, que é justamente o debate em que as leis são sancionadas, os direitos são criados e também as obrigações. Ouvir vozes diferentes daquelas que já existem no parlamento é muito importante e a voz das mulheres certamente é uma delas".
Uma das razões para que a lei "não tem funcionado", diz Luciana, "é a resistência dos partidos em selecionar mulheres com reais chances de serem eleitas". "A lei requer mais do que simplesmente ter um mínimo de 30%. Ela requer uma vontade real dos partidos de incluírem mulheres efetivamente no ambiente político, e não é o que acontece", afirma.
Além da legislação, a questão cultural, que ainda deposita na mulher a figura que cuida da família, também dificulta que a mulher decida entrar para a política. Luciana observa que antes de a mulher decidir se candidatar, o problema já se inicia quando ela decide ter uma vida partidária, uma vez que as reuniões acontecem à noite e aos finais de semana. Depois que a mulher é eleita, a resistência no parlamento também permanece, onde a mulher é sempre interrompida, tem a figura sexualizada e chamada de várias coisas, cita ainda a professora. "Eleger mais mulheres é ultrapassar só o primeiro passo", diz.
Luciana acredita que ainda não existe uma conscientização na sociedade, no momento do voto, em buscar incluir perfis diferentes do que já existem, como de mulheres e negros, por exemplo. "Isso ainda está começando a aparecer", avalia. "A gente também não pode dizer que todas as mulheres têm a preocupação com pautas mais progressistas do ponto de vista do direito das mulheres. Então é importante, se a gente for votar numa mulher, que esteja conectada com o movimento feminista", recomenda.
Sobre o golpe que retirou Dilma Rousseff do poder, a professora interpreta que "o símbolo de a gente ter tido uma primeira mulher presidenta do Brasil, de ela ter sido retirada da forma como foi, fez com que a gente regredisse muito na pauta dos direitos femininos". (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Energia eólica gerada em Pernambuco já abastece 60% do Nordeste


Em um País onde a matriz de geração de eletricidade é diversificada, a energia renovável eólica está se destacando pela ótima qualidade dos ventos e pelos fortes investimentos. Hoje, o Brasil tem uma capacidade eólica instalada de 13 Gigawatts (GW) e, em fevereiro deste ano, a participação da fonte na matriz alcançou 8,3%, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). Nesse cenário, Pernambuco representa uma parcela importante para o setor no Nordeste, já que chega a abastecer mais de 60% da região. E, de olho no futuro, empresas preparam a instalação de novos projetos no Estado. Hoje, o Brasil já é o oitavo País do mundo em potência de energia eólica.
Após vencer o leilão de energia A-6 realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em dezembro do ano passado, a empresa Eólica Tecnologia vai investir em três empreendimentos em Pernambuco, com aporte total de R$ 400 milhões e 82 Megawatts (MW) de capacidade. Dois parques eólicos vão ser instalados no município de Poção, no Agreste, e o outro na cidade de Macaparana, na Zona da Mata Norte. “O Estado é área de interesse pela pouca turbulência e alta intensidade dos ventos e pela qualidade do combustível. Realizamos a medição dos ventos dessas cidades e confirmamos que eles favorecem a instalação dos empreendimentos”, destacou o presidente da Eólica Tecnologia, Everaldo Feitosa, informando que a previsão do início de construção das usinas é em torno de três anos.
Do ponto de vista do potencial, a maior força dos ventos em Pernambuco está em áreas do interior do Estado, foi o que constatou a Casa dos Ventos, companhia investidora da fonte no Brasil. Com forte atuação no Nordeste, a empresa está em fase de estudos para novos projetos na região. De acordo com o diretor de novos negócios da companhia, Lucas Araripe, “Pernambuco apresenta vantagens logísticas para implantação de parques eólicos”, principalmente pela presença do Porto de Suape. “A empresa está realizando a medição de ventos em propriedades arrendadas ao longo de cinco anos. E estão previstos dois projetos na Chapada do Araripe, sendo um deles de 300 MW de potência localizado na divisa entre Pernambuco e o Piauí”, disse Lucas Araripe, ao complementar que o outro projeto é de 90 MW.
Ao acreditar que a energia eólica vai alavancar o crescimento do Brasil nos próximos anos, o grupo Votorantim Energia também está investindo no setor na região Nordeste como um todo. Em janeiro deste ano, entrou em operação o parque eólico Ventos do Piauí I, na região do Araripe, que teve investimento de R$ 1,1 bilhão. “No fim do ano passado, nos juntamos a um fundo canadense e adquirimos o parque eólico Ventos do Araripe III, com potência instalada de 359 MW. O empreendimento está localizado uma parte no Piauí e outra parte em Pernambuco”, contou Leonardo Gomes, gerente geral comercial da Votorantim Energia, adiantando que a empresa estuda novos pontos de investimento e Pernambuco está nas áreas de pesquisa.
No ano passado, foram investidos R$ 11,5 bilhões no setor eólico no Brasil, representando 58% dos investimentos realizados nas fontes renováveis (solar, biomassa, biocombustíveis e outras). “Os cálculos de investimentos do setor são feitos pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) e consideram os valores investidos em toda a cadeia produtiva até os parques. De forma geral, todos os Estados do Nordeste acompanharam o desenvolvimento da energia eólica, já que é na região que estão os melhores ventos do País. Mais de 80% da geração de energia eólica do Brasil vem do Nordeste”, destacou a presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum.
Como no Nordeste a geração eólica é maior no inverno, a matriz energética brasileira foi abastecida pela fonte eólica em dois meses do ano com dois dígitos, sendo 10% em agosto e 11% em setembro. “O potencial de energia eólica no Brasil é de cerca de 500 GW, muito mais do que o País consome atualmente. Importante mencionar que o Ministério de Minas e Energia vem declarando, em várias ocasiões, que a expansão da matriz se dará pelas fontes renováveis, como eólica, de forma que enxergamos um brilhante futuro para a energia eólica”, enfatizou Elbia.
Atualmente, com a potência eólica de 13 GW e 518 parques eólicos presentes no País, sendo 34 em Pernambuco com 781,99 MW de potência no Estado, o Brasil deverá ter mais 213 parques até 2023, num total de mais de 4,8 GW que estão em construção ou já contratados. Esses dados incluem os dois leilões realizados em dezembro do ano passado. “O Nordeste tem o melhor combustível vento e projetos concentrados para a região. É importante porque os empreendimentos geram renda, emprego e desenvolvimento econômico para as cidades, principalmente durante a construção civil”, destacou Feitosa. (Via: Folha PE).

Blog do BILL NOTICIAS

SEDUC abre inscrições para cursos de Inglês, Libras e Inclusão Digital em Juazeiro


(C.Geral)
A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, através da Escola de Formação de Educadores de Juazeiro Professor Parlim – EFEJ, abre inscrições sexta e segunda-feira (09 e 12), para os cursos de Inglês, Libras e Inclusão Digital. Os interessados devem levar o CPF e RG no ato da inscrição, na EFEJ, localizada na Rua Agostinho Muniz, 1010 A , Bairro São Geraldo, em horário comercial.
Para o curso de Inglês Básico serão oferecidas 30 vagas, para crianças do 6º ao 9º ano, com carga horária de 30 horas, o de Libras são 25 vagas, com 40 horas e o curso de Inclusão Digital serão 15 vagas, para adultos a partir de 40 anos, com 30 horas/aula.
“A EFEJ vem dando continuidade a nova fase de abrangência e atuação, e está oferecendo mais 70 vagas para três cursos, que vai atender a comunidade local e regional. Durante todo ano vamos oferecer outros cursos gratuito para Juazeiro e região”, garantiu a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo. (Ascom).

Blog do BILL NOTICIAS

GLEISI: SE ACONTECER, PRISÃO DE LULA SERÁ ATENTADO À DEMOCRACIA

Lula Marques/Agência PT

Por Gleisi Hoffmann, em seu facebook – Só aumenta a perseguição para impedir Lula de disputar as eleições para presidente. Condenado sem provas e sem crime, Lula está perto de ser preso. Será o maior atentado à nossa democracia se isso acontecer. A Constituição é clara: ninguém pode ser preso antes do trânsito em julgado de sentença condenatória. Precisamos todos, todas, partidos e movimentos de esquerda, progressistas e democratas deste país, se opor a isso! É por Lula, mas também pela democracia, por direitos, pela dignidade do Brasil e do povo brasileiro que estamos lutando #LulaLivre (247).



Blog do BILL NOTICIAS

Cidades irmãs, Recife e Olinda aniversariam nesta segunda(12) com programação diversificada

Imagem relacionada

As cidades do Recife e de Olinda programaram festejos para marcar o aniversário das cidades-irmãs, na segunda-feira (12). Na capital pernambucana, que completa 481 anos, são dois dias de atividades culturais e esportivas, além de serviços públicos para a população. Já os 483 anos da Cidade Patrimônio Histórico da Humanidade contam com shows e desfiles carnavalescos.
No Recife, a prefeitura preparou uma programação que começa neste domingo (11). O Projeto Recife Antigo de Coração Especial de Aniversário, no Centro, vai oferecer diversas atividades esportivas e culturais, a partir das 8h.
A Ciclofaixa de Turismo e Lazer funciona nas Ruas Bom Jesus e Barbosa Lima, para quem deseja pedalar pelo Bairro do Recife. Além do aluguel de patins e bikes, também é possível utilizar espaços para a prática de mini futebol, badminton, vôlei, skate e outros esportes.
Às 18h, o Espetáculo “O Boi Voador” promete transformar a Avenida Rio Branco, no Centro, em um grande teatro ao ar livre.
O Marco Zero recebe o Maracatu Nação Cabinda Estrela, o Boi Faceiro e Bumba Meu Boi, o Caboclinho Tapuia Canindé, desfile dos bonecos gigantes com orquestra de frevo, além do Bloco Lírico Cordas e Retalhos. No Bairro do Recife, também são oferecidos um Pólo Cervejeiro e um Polo Afro, com bebidas e apresentações culturais.
Durante a festa, a equipe da Academia da Cidade realiza vários serviços como aferição da pressão arterial, altura, peso para o calculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e testes de glicemia, além de realizar orientações pensando na qualidade de vida e na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.
Uma ação da Secretaria das Mulher ocorre na Avenida Rio Branco, das 8h às 17h30, para promover o enfrentamento à violência de gênero.
No teatro Barreto Júnior, no Pina, na Zona Sul, os troféus dos vencedores do Concurso de Agremiações do Carnaval de 2018 serão entregues. A solenidade ocorre a partir das 15h.
Para completar a festa, o letreiro da cidade, no Marco Zero, está sendo revitalizado pela prefeitura. O nome da capital pernambucana será grafitado por Vacilantes, Manoel Quitério, Raffa Mattos, Maria Filó, Mila Cavalcanti e Raoni. A proposta dos artistas é promover uma homenagem a um ícone da cultura pernambucana em cada uma das letras.
Boi voador: A peça “O Boi Voador” conta uma das mais pitorescas passagens históricas da capital pernambucana, com o casario histórico do Centro servindo de cenário. O fato aconteceu durante o período holandês, durante a inauguração da então Ponte do Recife, hoje conhecida como Ponte Maurício Nassau. De alto custo, o serviço demorou a ficar pronto e teve investimento pesoal do conde Nassau.
Em 28 de fevereiro de 1644, o conde prometeu fazer um boi voar sobre a ponte. Na hora marcada, um animal feito de couro empalhado, surgiu no ar, amarrado em cordas e movido por roldanas. Na festa, Nassau cobrou pedágio e faturou muito dinheiro. (Via: G1 PE).

Blog do BILL NOTICIAS

Universitários baianos tem até a próxima segunda (12) para participar do Programa Partiu Estágio

  
   (C.Britto)

Com o objetivo de oferecer oportunidades de estágio a jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas do estado da Bahia, o programa ‘Partiu Estágio’ está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (12). Os estudantes podem consultar o edital da seleção nosite da Secretaria da Administração do Estado.
O primeiro edital do programa em 2018 oferece 2.702 vagas para atuação no serviço público estadual. Podem participar estudantes com pelo menos 16 anos, com mais de 50% da graduação cursada, precisa está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
Para efetuar a inscrição os estudantes precisam realizar um cadastro no site do programa e criar uma conta na área de autenticação, inserindo e consultando o número do CPF. Depois um formulário deverá ser preenchido com todos os dados do candidato. Mais informações sobre o processo devem ser encaminhadas para a Ouvidoria Saeb, por meio de registro on-line ou para o e-mail partiuestagio@saeb.ba.gov.br.

Blog do BILL NOTICIAS

Malafaia diz que manifestação era para intimidar o STF e ameaça em caso de prisão de Bolsonaro: "o negócio vai ficar feio"

Pastor-empresário admitiu que o objetivo do ato era emparedar o Judiciário para impedir a prisão de Jair Bolsonaro por sua participação em u...