terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Prefeitura publica edital de processo seletivo com 101 vagas destinadas à Secretaria de Desenvolvimento Social

    Via:Carlos Britto
Prefeitura de Petrolina (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)


A Prefeitura de Petrolina abriu edital para o preenchimento de 101 vagas destinadas à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH). O processo seletivo é voltado para os níveis fundamental, médio e superior. O edital foi publicado nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial. As inscrições iniciarão neste sábado (26) e serão finalizadas no dia 6 de fevereiro.
Entre as vagas estão as de educador social; educador social plantonista; auxiliar administrativo; cozinheiro; auxiliar de limpeza; nutricionista; psicólogo; assistente social; advogado; motorista; educador físico; pedagogo e orientador social.
Estamos muito felizes em poder abrir mais de 100 vagas de trabalho para melhorar o atendimento ao cidadão petrolinense, como orienta o prefeito Miguel Coelho. Os novos contratados irão trabalhar nos equipamentos da SEDESDH, tanto na área urbana quanto na rural”, explicou o secretário da pasta Jorge Assunção.
O processo será realizado em única etapa de caráter eliminatório e classificatório, sendo uma prova objetiva composta de 30 questões. O exame será aplicado no dia 17 de fevereiro e terá duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo endereço eletrônico da Facape – organizadora. Outras informações no edital disponível no site do Diário Oficial.

Blog do BILL NOTICIAS

BOLSONARO É RECEBIDO COM LARANJAS NA SUÍÇA


247 
com Franklin Frederick, de Zurique - Um grupo de ativistas brasileiras e brasileiros, suíças e suíços organizou uma recepção a Jair Bolsonaro em sua chegada a Zurique, Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial, na cidade suíça de Davos. Diante da impossibilidade de obter a tempo uma autorização da prefeitura para realizar uma grande manifestação em Zurique, necessária para evitar problemas com a polícia local, os ativistas brasileiros e suíços encontraram uma maneira elegante e bem-humorada de recepcionar Bolsonaro: com laranjas.

A ação aconteceu às 16h00 desta segunda, 21, (horário local, 13h00 no horário de Brasília), logo após a chegada de Bolsonaro e sua comitiva ao hotel. O grupo, cada um com uma laranja, posicionou-se em frente ao hotel onde o delegação brasileira está hospedada Zurique, de onde segue amanhã para Davos. O grupo contou com a presença de um representante do movimento dos «coletes amarelos» da França.



Blog do BILL NOTICIAS

Durante entrega de novas viaturas à Guarda Municipal, Miguel Coelho destaca investimento: “Maior já feito até hoje”

   Via:Carlos Britto
Foto: Blog do Carlos Britto


Com um semblante de satisfação, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, cumpriu mais uma etapa no processo de valorização da Guarda Civil Municipal (GCM) que seu governo vem realizando desde quando assumiu o mandato, há dois anos. Na tarde desta segunda-feira (21) ele entregou mais uma leva de novas viaturas à corporação. No total, oito carros e nove motocicletas reforçarão o trabalho dos profissionais na segurança do patrimônio público e dos cidadãos.
Os veículos foram expostos na sede da prefeitura, na Avenida Guararapes, Centro da cidade, de onde sairiam em desfile. Antes disso, Miguel Coelho concedeu uma breve coletiva de imprensa sobre mais esta iniciativa da gestão.
Segundo ele, os investimentos feitos na GCM são oriundos de uma forte economia que vem fazendo desde o primeiro dia da administração. O resultado desse esforço permitiu ao município investir mais de R$ 1,5 milhão na Guarda. “No início a gente comprou novos fardamentos, botas e cintos. Já estamos comprando novos coletes à prova de bala e agora todo esse reforço de estrutura”, analisou.
Miguel lembrou que em janeiro de 2017, quando assumiu a prefeitura, a GCM tinha quatro motos e três carros. Hoje são 35 viaturas, entre carros e motos. “É um investimento cinco vezes maior. Na verdade é o maior investimento já feito, desde que a Guarda foi criada, há quase 25 anos. Então estamos satisfeitos. A tropa está animada, motivada e engajada para defender o que há de mais valioso na nossa cidade, que é a vida do cidadão petrolinense”, pontou o prefeito.
Foto: Blog do Carlos Britto 




Blog do BILL NOTICIAS


TERRAS INDÍGENAS MPF pede a Moro proteção para indígenas sob 'graves ameaças' de grileiros

 Por: AE
Foto: Nelson ALMEIDA / AFP
Foto: Nelson ALMEIDA / AFP

O Ministério Público Federal, por meio da Câmara de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR), enviou ofício ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Púiblica) pedindo "medidas urgentes" de proteção a comunidades indígenas que se "encontram sob graves ameaças". A Procuradoria relata que em Rondônia, grileiros invadiram em 12 de janeiro a terra indígena Uru Eu Aw Aw, em Tarilândia e Cabajá, distritos de Jorge Teixeira. Eles também teriam feito ameaças de morte aos indígenas Karipuna, que temem pela segurança das famílias "em face do iminente risco de conflito".

As informações foram divulgadas pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria.

A 6CCR também foi informada sobre "dois possíveis ataques em planejamento".

O primeiro deles seria na região da terra indígena Xavante de Marãiwatsédé, em Mato Grosso. Segundo o relato, haveria intenções de se retomar o território indígena.

O segundo ataque estaria sendo arquitetado contra os Guarani da Ponta do Arado, no bairro Belém Novo, em Porto Alegre (RS). Na madrugada de 14 de janeiro, uma das tribos foi atacada a tiros e os indígenas ameaçados de morte, caso não deixassem a área até domingo (19).

O ofício a Moro, assinado pelo coordenador da 6CCR, subprocurador-geral da República Antônio Carlos Alpino Bigonha solicita "imediata intensificação da vigilância das comunidades ameaçadas".



Blog do BILL NOTICIAS

GLOBO ACUSA RECORD DE CUMPLICIDADE COM ESQUEMA BOLSONARO


247
Um fato raro, quase inédito: a Globo partiu para o confronto público com a Rede Record do bispo Edir Macedo. O governo Bolsonaro está no centro da ofensiva da emissora dos Marinho contra a concorrente. Enquanto a Globo distancia-se cada vez mais do governo de extrema-direita, a Recoro (ao lado do SBT) tornaram-se as emissoras extraoficiais do novo regime. O jornalista Maurício Stycer, um dos maiores especialistas em TV do país, apontou em seu blog: "Fato muito incomum, neste domingo (20) a Globo fez uma crítica pública ao jornalismo praticado pela concorrente Record. Deu-se durante o 'Fantástico' e fez menção a uma entrevista exibida minutos antes por seu concorrente direto, o 'Domingo Espetacular'".
Os apresentadores do "Fantástico", Ana Paula Araújo e Tadeu Schmidt, resumiram em 60 segundos o conteúdo das respostas dadas por Flávio Bolsonaro à Record (aqui).
Em seguida, anotou Stycer em seu blog, Ana Paula detonou o programa concorrente. Com ironia, registrou que o senador eleito não respondeu a uma questão essencial por que não foi questionado a respeito:
"Ao senador, não foi perguntado, e por isso ele não respondeu, por que optou por 48 depósitos de R$ 2 mil com diferença de minutos em cada operação em vez de depositar o total que recebeu em espécie de uma só vez na agência bancária onde tem conta. Também não foi questionado por que preferiu receber parte do pagamento da venda em dinheiro e não em cheque administrativo ou transferência bancária".
Uma critica desse gênero na Globo não seria veiculada sem autorização expressa da cúpula da emissora e sem a concordância dos Marinho. A guerra cada vez mais aberta entre a Globo e o clã e governo Bolsonaro começa a se tornar também uma guerra que está demolindo a unidade que a mídia conservadora construiu nos últimos anos ao redor da perseguição ao PT. De um lado, Globo e Folha começam a ter uma postura crítica e de oposição cada dia mais agressiva a Bolsonaro. Do outro lado, com Record e SBT à frente, Rede TV, Band e Jovem Pan têm alinhamento integral ao novo regime -com o provável reforço em breve da versão brasileira da rede norte-americana CNN. O conservador O Estado de S.Paulo tem oscilado entre os dois grupos. 
No novo cenário, a Globo e a Folha assumem, em determinados momentos, aspectos da narrativa das mídias independentes do país, como o 247, Fórum, DCM, Brasil de Fato, RBA entre outros.


Blog do BILL NOTICIAS

Apesar de ser 100% prevenível, câncer de colo do útero ainda preocupa especialistas

   Via:Vinicius de Santana

Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, tabagismo e uso prolongado de pílulas anticoncepcionais. Estes são alguns fatores de risco que aumentam o risco da mulher ter câncer de colo do útero, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Neste mês, a campanha Janeiro Verde faz um alerta à sociedade sobre a doença.
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano – HPV (chamados de tipos oncogênicos).
Em recente entrevista à imprensa, a coordenadora de oncologia do IMIP, Jurema Telles, destacou a incidência dos casos. “Em Pernambuco, ele é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres. Um em cada cinco casos de câncer em mulheres no Nordeste é no colo do útero”, disse.
A especialista avalia ainda o motivo do alto número de casos nesta região do país. “O câncer de colo do útero é uma doença da desigualdade. Ele reflete muito a questão do acesso, da educação. É uma doença 100% prevenível, mas há um desequilíbrio muito grande. Eu acho que essa dificuldade da desigualdade, que é maior no Nordeste, reflete também nesta doença”, comentou.
O câncer de colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial. Nos casos mais avançados, pode evoluir para sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais.
Prevenção
A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão da infecção ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Consequentemente, o uso de preservativos (camisinha masculina ou feminina) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal.
Vacinação contra o HPV
O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. A partir de 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
A vacinação e a realização do exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada (a partir dos 25 anos), deverão fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV.

Blog do BILL NOTICIAS

Carro do cantor Alcymar Monteiro é furtado após show na Paraíba. Veja vídeo

   Via: Vinicius de Santana


O cantor Alcymar Monteiro teve o veículo furtado na madrugada do último domingo (20) em Patos, na Paraíba. O crime ocorreu em frente a um hotel onde o artista estava hospedado. Ele e a equipe estavam dormindo no local após um show da cidade de Catingueira, no mesmo Estado. A produção do cantor confirmou o caso, mas não deu maiores detalhes do ocorrido.
A Polícia Civil paraibana teve acesso a imagens das câmeras de segurança nas proximidades do hotel, que registraram o momento do furto. O carro, modelo Ford Ranger, foi levado por uma mulher, ainda não identificada. Ela sai de outro carro, onde estariam outros comparsas. Depois, destravou o veículo sem maiores dificuldades e levou o carro embora, dirigindo.
Segundo o delegado Dias Neto, titular de Patos-PB,  as investigações ainda estão sendo realizadas. “Mais informações sobre a ocorrência serão fornecidas após a conclusão do inquérito”, afirmou. O carro do cantor ainda não foi encontrado.


Blog do BILL NOTICIAS

Parto acontece dentro de carro de aplicativo no Recife

Foto: Bruna Costa/Esp.DP
Foto: Bruna Costa/Esp.DP

As contrações começaram a se intensificar por volta das 5h. Em função das dores e prevendo que o parto da segunda filha estava próximo a acontecer, a dona de casa Jehnny Rychaerlly, 18 anos, decidiu chamar um motorista por aplicativo de telefone para ir ao Hospital da Mulher do Recife (HMR). Era dia 12 de janeiro deste ano quando ela saiu de casa acompanhada do marido, Thiago Magno, 26, sem saber que os dois viveriam uma experiência inusitada poucos minutos depois. A caminho da maternidade, Jehnny sentiu uma dor intensa e gritou. Quando viu, o corpo da pequena Phyetra estava saindo. Ela deu à luz dentro do carro do desconhecido que havia acabado de conhecer.
Foto: Bruna Costa/Esp.DP
Foto: Bruna Costa/Esp.DP

Mãe, pai e o motorista João Paulo Nascimento, 25, ainda não acreditam ao relembrar o que aconteceu. Fazia 10 minutos que a família tinha saído de casa. Pela experiência do primeiro filho, Jehnny jamais imaginava que a filha pudesse nascer tão rápido e nem considerou a possibilidade de não chegar a tempo do parto no hospital. “A gente estava passando nas imediações do Jardim Botânico quando senti uma dor forte e gritei. De repente, vi a cabeça da minha filha. Depois, veio outra dor muito forte e logo o corpo dela estava para fora. Fiquei sem reação, sem saber o que fazer”, contou Jehnny.

“Ai, meu Deus do céu. Me ajuda moço!”, gritou Thiago Magno, sem saber o que fazer ao ver a filha no banco do veículo, um Onix preto que circula pela empresa 99pop. “Eu fiquei morrendo de medo. Já tive um filho que morreu aos dois anos, então fiquei pensando que eu ia perder outro filho e a minha mulher de uma só vez”, lembra ele. Ao escutar os gritos, o motorista João Paulo conta que olhou para trás e, de repente, viu a criança. “Parei no acostamento. Demorou uns sete segundos, a menina começou a chorar. Tentei manter a calma, vi que a mulher tava meio aérea e comecei a dirigir em direção ao hospital”, contou o motorista.

Foto: Bruna Costa/Esp.DP
Foto: Bruna Costa/Esp.DP


No meio do caminho, o grupo encontrou uma viatura policial. João Paulo saiu e, de tão apressado, acabou quebrando a sandália e derrubando o telefone celular no chão. Ele conseguiu avisar do parto aos policiais e seguiu em direção ao hospital. “Precisei ter muita prudência, mas tentei correr ao mesmo tempo. Foi tão rápido que a viatura só chegou tempos depois”, diz. Ao chegar à unidade, foi cortado o cordão umbilical ainda no veículo e, em seguida, mãe e filha foram encaminhadas para atendimento. “Ainda bem que deu tudo certo. Meu medo era ela pegar alguma bactéria”, lembra Jehnny.

João Paulo, que trabalha no serviço de aplicativo há dois anos para obter uma renda complementar ao trabalho de DJ, diz que nunca havia passado por situação semelhante. “A gente acumula muita história. Já cheguei a socorrer três pessoas, inclusive duas mulheres com contrações, mas essa foi a mais inusitada. É tanto que, quando cheguei no lava-jato para deixar o carro, a primeira pergunta que ouvi foi se tinha morrido alguém dentro do carro”, detalhou.

Jehnny e Thiago pegaram o contato do motorista para agradecer o que acabou se transformando num grande favor. Passado o susto, já com Phyetra Valentina em casa e no colo, o casal decidiu retribuir o cuidado do motorista convidando ele e a esposa para serem padrinhos da criança. “Minha vontade mesmo era poder ajudar a família, conseguir um trabalho para Thiago”, afirmou o motorista e DJ, em retribuição.



Blog do BILL NOTICIAS

Pernambuco reforça prevenção à hanseníase

Ação conhecida como “Janeiro Roxo” amplia o rastreio da hanseníase, em uma parceria do Estado com os municípios

  Por: Renata Coutinho
Teste de hanseníase
Teste de hanseníaseFoto: divulgação

Manchas na pele que se apresentam com alteração de sensibilidade. Esse é um sinal clássico de alerta para uma doença secular, mas ainda endêmica em vários países em desenvolvimento como o Brasil: a hanseníase. Popularmente conhecida como lepra, e provocada pelo bacilo Mycobacterium leprae, tem em média dois mil novos casos ao ano em Pernambuco. Além de pacientes adultos, ainda existem muitas crianças contaminadas, o que escancara que a hanseníasepermanece em atividade alta. Nos últimos cinco anos, mais de mil meninos e meninas foram diagnosticados. Para alertar sobre esses e outros aspectos da hanseníase, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em conjunto com alguns municípios reforçou nesta última semana de janeiro ações de rastreio da hanseníase, ação conhecida por Janeiro Roxo.

A coordenadora de Controle da Hanseníase da SES, Monique Lira, comentou que Pernambuco é o 8º estado brasileiro com mais decretação de novos casos da doença quando se leva em conta a população em geral. Quando se observa apenas o público até os 15 anos de idade fica no 3º lugar nacional. “São as condições socioeconômicas e ambientais que favorecem a manutenção dessa cadeia, além da dificuldade do diagnóstico precoce e da avaliação dos contatos desse paciente”, explicou Monique sobre os fatores que acabam contribuindo para a manutenção da hanseníase. Mesmo com uma queda de cerca de 10% no aparecimento de novos casos entre 2017 e 2018, e redução de 30% no público infanto-juvenil, os números pernambucanos ainda estão longe do ideal, principalmente entre as crianças e adolescentes. 

Entre os meninos e meninas, menores de 15 anos, o aceitável seria 0,50 caso por 100 mil habitantes, mas a realidade local é de nove casos para 100 mil habitantes. “Quando temos criança doente na população significa que a gente tem doença em atividade. A criança não transmite o agravo. Então, quando a gente tem uma criança com a doença temos um adulto transmitindo sem tratamento. Por isso, que este (o público infantil) é um indicador importantíssimo sobre transmissão”, contou Monique Lira. Os pequenos acabam não transmitindo a hanseníase porque a quantidade de bacilo que produzem é pequena. O Recife teve, no ano de 2018, 23 casos em menores de 15 anos, segundo a coordenadora do programa municipal de Hanseníase, Sâmmea Grangeiro. 


ARte

A capital pernambucana lidera o número de casos com mais de 430 doentes novos no ano passado. “Nós concentramos ainda o maior número de casos pelo tamanho da população, que é bem maior que os outros municípios”, justificou a gestora. Sâmmea reforçou que, além do desafio de encontrar e tratar os contatos íntimos (com familiares e colegas de trabalho) do paciente triado inicialmente, outra guerra a ser vencida é a subnotificação. “Em muitos casos, o usuário não procura atendimento porque acha que aquela mancha, que não coça, não incomoda, não é nada”, disse. O medo do estigma social é outro fator que faz o paciente não aderir. Ela reforça que quanto mais cedo o diagnóstico, mais cedo a cura e menor a chance de sequela. O tratamento é ofertado pelo SUS.
Brasil 
Em 2016, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 143 países reportaram 214.783 casos novos de hanseníase, o que representa uma taxa de detecção de 2,9 casos por 100 mil habitantes. No Brasil, no mesmo ano, foram 25.218 casos novos, perfazendo uma taxa de detecção de 12,2/100 mil habitantes. Esses parâmetros classificam o País como de alta carga para a hanseníase, sendo o segundo com o maior número de casos novos registrados no mundo.


Blog do BILL NOTICIAS

GOVERNO BOLSONARO AMEAÇA FECHAR ESCOLAS DO MST QUE ATENDEM 200 MIL ALUNOS

Esq.: Fabio Pozzebom - ABR

Por Cláudia Motta, da RBA - Há 35 anos, em 21 de janeiro de 1984, era oficialmente fundado o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), durante seu primeiro encontro nacional. Quem não conhece de perto o trabalho do MST e se informa pela imprensa comercial ou pelas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores, pode até considerá-lo uma ameaça ao país. A realidade, no entanto, é diferente.
O MST tem hoje um foco de atuação na defesa da agroecologia, do manejo sustentável da terra e no consumo consciente como parte da segurança alimentar. Abrange a instalação de 96 agroindústrias, 1.900 associações de trabalhadores rurais e mais de 350 mil famílias assentadas, produzindo toneladas de alimentos provenientes de localidades onde antes só havia terra improdutiva.


Blog do BILL NOTICIAS

Homem é assassinado com golpes de chave de fenda em Petrolina

   Via:Carlos Britto
Veículo (rabecão) do IML de Petrolina. (Foto: Blog do Carlos Britto)


Um homem de 27 anos morreu na segunda-feira (21) vítima de golpes de chave de fenda, em Petrolina. De acordo com informações, o fato aconteceu no Perímetro Maria Tereza, zona rural da cidade. A vítima foi identificada como sendo Jorge Alexandre de Araújo.
O corpo da vítima foi encontrado de uma residência, ainda pela manhã, e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil (PC) investiga o caso.

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...