quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

REVOLTADA COM CONDENAÇÃO DE LULA SEM PROVAS, POPULAÇÃO INCENDEIA PORTO ALEGRE


Manifestantes ligados à Frente Brasil Popular reagem à condenação do ex-presidente Lula pelo TRF-4 nesta quarta-feira 24 com fogo nas principais ruas no centro de Porto Alegre.
Um grupo queimou pneus no cruzamento da Avenida Azenha com a Avenida Princesa Isabel. Outro ato acontece na Avenida Azevedo, conforme cobertura do Mídia Nina.
Os atos criticam o voto do desembargador Pedro Gebran Neto, relator do processo do triplex, que trouxe mais convicções do que provas, e a já quase certa condenação de Lula por 3 a 0.
O revisor do caso, Leandro Paulsen, também votou contra Lula. O terceiro e último desembargador que julga o caso, Victor Laus, vota neste momento, tendendo a acompanhar os dois colegas.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Caminhão pega fogo na estrada que liga Petrolina-PE à Casa Nova-BA


Caminhão que transportava pneus pega fogo, na manhã desta quarta-feira(24), na rodovia que liga Petrolina à Casa Nova-BA.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio. Aguardem novas informações.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS


Zeca Camargo é condenado a pagar R$ 60 mil em indenização à família de Cristiano Araújo


O apresentador Zeca Camargo, da Globo, foi condenado pela Justiça a pagar R$ 60 mil à família do cantor Cristiano Araújo, morto em 2015, em um acidente de carro. O pai, João Reis de Araújo, e a empresa que gerenciava a carreira do artista, C.A. Produções Artísticas, moveram um processo contra o jornalista depois de uma crônica apresentada por ele durante o Fantástico, na qual discorria a respeito da comoção públicas diante de tragédias nacionais.
João Reis de Araújo e a empresa afirmaram que “o apresentador debocha do sentimento de perda e da comoção nacional pela morte do cantor Cristiano Araújo, sendo texto escrito e interpretado de forma completamente preconceituosa sobre a cultura sertaneja de uma forma geral”, alegando danos morais. No ano passado, Zeca se defendeu, mas teve o apelo negado pela juíza Rozana Fernandes Camapum, da 17ª Vara Cívil de Goiânia (GO).
Atualmente no comando do programa semanal É de casa, transmitido nas manhãs dos sábados, Camargo tem 15 dias úteis para recorrer da decisão. Ao jornal Folha de S.Paulo, o apresentador disse: “Embora nunca tenha ofendido nem ao cantor nem a ninguém da sua família (e muito menos seus fãs) numa crônica mal interpretada que comentava não sobre a qualidade da uma manifestação artística, mas sobre a repercussão do acontecido na mídia, e apesar de ter pedido desculpas publicamente à época, tomei conhecimento hoje do teor da sentença e vou recorrer”.
Na semana passada, o motorista Ronaldo Miranda Ribeiro, que dirigia o carro em que estavam Cristiano Araújo e a namorada, Allana Coelho Pinto de Morais, que também morreu, foi condenado a dois anos, sete meses e 15 dias de detenção pela juíza Patrícia Machado Carrijo, da 2ª Vara Cível, Criminal, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental de Morrinhos, em Goiás. Ele cumprirá pena por homicídio culposo, em regime aberto, e teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa.  (DP).

Blog do BILL NOTICIAS

LAUS INDICA CONDENAÇÃO POR 3 A 0 CONTRA LULA

Com maioria de dois votos favoráveis à condenação do ex-presidente Lula no TRF-4, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus lê seu voto e indica que irá acompanhar Gebran Neto e Leandro Paulsen na decisão sem provas contra Lula.
"Após ouvi-los, eu expungi, retirei, anulei, apaguei qualquer dúvida que poderia ter acerca do caso", disse ele. 
Leia reportagem anterior, da Reuters, sobre o assunto: 
O desembargador Leandro Paulsen, revisor do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), disse nesta quarta-feira, durante seu voto no caso envolvendo o apartamento tríplex do Guarujá, que Lula concorreu de forma livre e consciente para o crime de corrupção.
Segundo o magistrado, há elementos de sobra nos autos para mostrar que Lula agiu de modo livre e consciente para manter o esquema de corrupção na Petrobras e que dele se beneficiou.
“Não se trata de simples superioridade hierárquica, mas alguém que concorreu para o crime”, disse. “Não se está condenando-o por organização criminosa, mas por crimes concretos e específicos de corrupção”, completou.
Para o desembargador, ficou comprovado o pagamento de vantagens indevidas identificadas pelo Ministério Público Federal. Ele destacou que Lula agiu pessoalmente no esquema, ameaçando substituir os conselheiros da Petrobras se não fossem confirmadas indicações que ele havia feito na estatal.
“O réu (Lula) concorreu por ação e omissão para a prática criminosa”, disse ele, ao citar que indicou os diretores e os manteve, mesmo sabendo que drenaram os cofres da estatal.
Paulsen é o segundo a votar no julgamento do recurso de Lula contra a condenação por corrupção e lavagem de dinheiro imposta pelo juiz federal Sérgio Moro. Ele ainda não se manifestou a respeito da acusação de lavagem de dinheiro, pela qual Lula também foi condenado.
O relator do caso, desembargador João Pedro Gebran Neto, já votou para manter a condenação de Lula e aumentar sua pena para 12 anos e 1 mês de prisão.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Quem são os desembargadores que estão julgando Lula?

João Gebran Neto é amigo do juiz Sérgio Moro. Victor Laus teve nomeação contestada no STF. Paulsen foi indicado para ocupar vaga de Joaquim Barbosa no Supremo

Gebran Neto, Paulsen e Laus integram turma responsável por julgar processos da Lava Jato
Gebran Neto, Paulsen e Laus integram turma responsável por julgar processos da Lava Jato

Três desembargadores federais terão a tarefa de decidir sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Lava Jato. A eles, caberá analisar o recurso da defesa e um pedido de aumento da pena feito pelos procuradores.
O relator do caso é o paranaense João Pedro Gebran Neto, de 53 anos. Ele se considera amigo de Sérgio Moro — os dois fizeram mestrado com o mesmo orientador na Universidade Federal do Paraná.
Gebran assumiu como desembargador no TRF4 (Tribunal Federal da 4ª Região), em Porto Alegre em 2013. Juiz federal desde 1993, ele também foi diretor do Foro da Seção Judiciária paranaense entre 2005 e 2007.
Indicado para ocupar a vaga do ministro Joaquim Barbosa no STF, em 2014, o gaúcho Leandro Paulsen é o segundo integrante da turma que vai analisar o caso de Lula. Ele ingressou no TRF4 em 2013 e é o revisor das ações que tramitam na 8ª turma.
Paulsen é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor pela Universidade de Salamanca. Antes chegar ao TRF4, onde atuou como juiz auxiliar de 2012 a 2013, também foi juiz auxiliar no Supremo, entre 2007 e 2011. 
O terceiro integrante do colegiado é o catarinense Victor Laus. Natural de Joaçaba (SC), formou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina. Até 2003, quando ingressou no TRF4, foi procurador da República.
A nomeação dele à Corte chegou a ser contestada no STF pelo então juiz federal Rômulo Pizzolatti — hoje também desembargador federal —, que alegava que a vaga ocupada por Laus era para juízes de carreira e não para membros do Ministério Público.
Segundo o magistrado, na ocasião, o TRF da 4ª Região apressou-se no preenchimento da vaga, vencendo todos obstáculos burocráticos, “em velocidade nunca vista” e nomeou Victor Luiz dos Santos Laus. (R7).



Blog do BILL NOTICIAS


TAMBÉM SEM PROVAS, PAULSEN MARCA 2 A 0 CONTRA LULA


O desembargador Leandro Paulsen, revisor do processo sobre o triplex do Guarujá e presidente da mesa, profere seu voto neste momento no julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula e outros réus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e segue o raciocínio do relator, Pedro Gebran Neto, que votou inicialmente e confirmou a condenação a Lula, aumentando a pena.
Em seu voto, Paulsen já descreveu as acusações contra os réus como crimes gravíssimos cometidos contra a administração pública, a Justiça e a paz pública. "Quanto maior o Poder conferido a alguém, maiores os seus compromissos e as suas responsabilidades. A eleição não põe o eleito acima do bem e do mal", declarou. Ele também rejeitou as preliminares da defesa do ex-presidente, assim como fez o relator.
Depois dele, votará o terceiro e último desembargador da 8ª Turma do TRF4, Victor Laus.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

“ESTÁ EM CURSO A TERCEIRA E MAIS CRUEL ETAPA DO GOLPE”, DIZ DE ASSIS

:

Milhares de pessoas estão reunidas no entorno na praça Murilo Borges, sede da Justiça Federal em Fortaleza, em protesto pelo direito do ex-presidente Lula ser candidato e em defesa da democracia. O ato teve início na por volta de 8h com culto ecumênico, seguido de pronunciamentos de militantes, líderes sindicais e partidários e de movimentos sociais.
O presidente do PT Ceará, Francisco de Assis Diniz, disse que nesta quarta-feira (24), dia em que ocorre o julgamento do ex-presidente, quem está sendo condenado “são os homens e mulheres lutadores deste País” e que “está em curso a terceira e mais cruel etapa do golpe brasileiro”. 
O evento segue até 15h30, quando os manifestantes sairão em caminhada pelo Centro da Cidade. A programação conta ainda com apresentações culturais de nomes como Daniel Groove, Nayra Costa, Daniel Peixoto, Gustavo Portela e Rian Batista.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

‘IMPEDIR A CANDIDATURA DE LULA É REGIME DE EXCEÇÃO’

Wiil Shutter/Câmara:

Agência Sputnik - O deputado federal Afonso Florence (PT-BA) afirmou à Sputnik nesta quarta-feira (24) que qualquer decisão judicial que venha a impedir o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de disputar a eleição presidencial de outubro caracterizará um momento de exceção na vida política brasileira.
Segundo ele, "impedir a candidatura de Lula é fraude eleitoral, é adotar no Brasil um regime de exceção".
"Lula está sendo injustamente acusado, porque não há provas, de ser beneficiário direto de um apartamento de cobertura no Guarujá, apartamento este que está penhorado pela Justiça. Em momento algum do processo contra Lula, ficou provado que o apartamento lhe pertence ou que ele tenha recebido o imóvel como vantagem indevida", frisou. 
"Então, a nossa visão é esta: uma decisão judicial que impeça a candidatura presidencial de Lula será uma fraude eleitoral”, concluiu o deputado.
A cúpula do PT está na capital gaúcha acompanhando o julgamento do recurso de Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região contra a sua condenação a 9 anos e 6 meses de prisão por ocultação de patrimônio e recebimento de vantagens indevidas por parte da empresa OAS em troca de alegados benefícios concedidos à esta empresa em contratos da Petrobras.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

WELLINGTON DIAS: “ESTÃO RASGANDO A CONSTITUIÇÃO”

Fernando Frazão/Agência Brasil

O governador Wellington Dias (PT) participou na tarde desta segunda-feira (22) de ato em defesa do ex-presidente Lula na praça da Liberdade, no centro de Teresina. Em seu discurso, Dias disse que o TRF4 faz um "julgamento político" e que "estão rasgando a Constituição Federal". O ato contou com presença de petistas, militantes e simpatizantes pró-Lula.  O governador irá acompanhar o julgamento ao lado do ex-presidente durante ato programado para a próxima quarta-feira (24) em São Paulo, na companhia de outros governadores. 
A pergunta que se faz é: É um julgamento com base na lei, ou é um julgamento político? Ainda mais agora que o presidente pediu para comparecer para ele próprio se defender e aí foi negado. Então fica cada vez mais latente para o povo que se tenta tirar o direito que é do povo a partir de artifício judicial de uma condenação sem provas para impedir que ele possa ser candidato à presidência", defende o governador.
Dias lembrou que o STF, desde o ano de 2016, não coloca em pauta de julgamento o processo de defesa da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "Eu mesmo respondo: porque não há nenhum crime praticado por essa mulher. Veja só a decisão que tomaram seria dos crimes mais graves na administração pública, o de responsabilidade, porém  confessam que não houve crime quando dizem 'mas ela permanece com os seus direitos políticos', 'ela pode exercer cargo público', 'pode ser candidata', onde está escrito essa lei? Que alguém pode ser condenado e isso pode acontecer? Em lugar nenhum, disse.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

REINALDO SOBRE VOTO DE GEBRAN: UMA DAS COISAS MAIS LAMENTÁVEIS


Em comentário na BandNews FM, o jornalista Reinaldo Azevedo fez uma crítica dura ao voto do desembargador Gebran Neto, relator do processo do triplex do Guarujá no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Para ele, o voto de Gebran é uma das coisas mais lamentáveis do ponto de vista jurídico. Segundo ele, Gebran apontou apenas indícios, não provas, de que o triplex pertence a Lula.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

AO VIVO: SAI O SEGUNDO VOTO PELA CONDENAÇÃO DE LULA NO TRF4

O desembargador Leandro Paulsen, revisor do processo sobre o triplex do Guarujá e presidente da mesa, profere seu voto neste momento no julgamento do recurso da defesa do ex-presidente Lula e outros réus no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Ele vota depois do voto do relator, Pedro Gebran Neto, que confirmou a condenação contra o ex-presidente Lula e aumentou sua pena para 12 anos e 1 mês de prisão. Depois dele, votará o terceiro e último desembargador da 8ª Turma, Victor Laus.
Em seu voto, Paulsen já descreveu as acusações contra os réus como crimes gravíssimos cometidos contra a administração pública, a Justiça e a paz pública. "Quanto maior o Poder conferido a alguém, maiores os seus compromissos e as suas responsabilidades. A eleição não põe o eleito acima do bem e do mal", declarou.(247.


Blog do BILL NOTICIAS

LULA: OS QUE ME JULGAM ESTÃO COM CONSCIÊNCIA MENOS TRANQUILA QUE A MINHA

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em seu primeiro pronunciamento no dia do julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde é acusado de receber vantagens ilícitas no caso do triplex do Guarujá, estar "extremamente tranquilo". "As pessoas que me julgam estão com a consciência menos tranquila que a minha", destacou.
"Estou extremamente tranquilo e com a consciência tranquila do que está acontecendo Brasil e tenho a certeza absoluta de que não cometi nenhum crime. E é por isso que a única decisão é dizerem, por 3 x 0, que o juiz Moro errou ao dar a sentença", disse Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde acompanha, juntamente com aliados e membros do PT, a sessão do julgamento.(247).


Blog do BILL NOTICIAS 


‘MORO, GLOBO E DALLAGNOL SERÃO JULGADOS PELA HISTÓRIA COMO TRAIDORES DO BRASIL’

Magno Romero

O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), no ato que reuniu mais de 60 mil pessoas em Porto Alegre na noite desta terça-feira 23, disse que o Brasil não pode aceitar a injustiça que querem fazer com o ex-presidente Lula, que está sendo julgado nesta quarta-feira (24) no processo envolvendo o triplex no Guarujá, em que ele foi condenado sem provas pelo juiz Sergio Moro.
No palanque, Pimenta afirmou que Brasil vive dias históricos e que o campo democrático não aceitará injustiças. “E esse povo aqui veio abraçar Lula e dizer para o Brasil e ao mundo que Lula é inocente. Não aceitaremos que um juiz de primeira instância, sem legitimidade e isenção, com apoio da Rede Globo e de Dallagnoll(s), condenem Lula. Vocês serão julgados pela história como traidores do Brasil por perseguirem a maior liderança política do País. Essa batalha está apenas começando, e o coração de vocês bate junto com o do Lula, buscando resgatar um Brasil mais justo e solidário”.
O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ) completou que esse “movimento de Porto Alegre vai se alastrar Brasil inteiro em defesa da democracia”.
A presidenta do PC do B, Luciana Santos, disse que o golpe que tirou do governo a presidente Dilma Rousseff e interrompeu um projeto popular no Brasil, também aconteceu nos governos Getúlio Vargas e João Goulart.  “O Brasil não suporta mais o estado neoliberal, não aceita o estado mínimo para o povo e máximo para os rentistas. E o presidente Lula representa o símbolo dessa luta. Foi sob Lula e Dilma que o Brasil cresceu e atingiu o pleno emprego. Por isso estamos mais que juntos nessa hora em que querem penalizar Lula”, afirmou.
Em discurso, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) elogiou a unidade do campo democrático. “Eleição sem Lula é golpe porque julgam um inocente. Sabemos que não se trata apenas de julgar Lula, mas essa é a possibilidade que eles têm de acabar com a democracia no Brasil”.
Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimentos dos Trabalhadores sem Teto) disse que o golpe começou com Dilma e prossegue com a agenda antipopular do Governo Temer. “E o Moro é fantoche.  A farsa foi montada pela casa grande, que tanto mal fez ao povo. Usa como argumento a falácia de combater a corrupção. É o mesmo grupo que desde os tempos da UDN combate os progressistas. Em 64 condenaram JK sem provas por supostamente ter apartamento em Copacabana. Amanhã é dia da encruzilhada, de enfrentar mais este golpe. Podemos ter qualquer diferença, mas hoje e amanhã é dia de unidade democrática em todo país. É nas ruas que vamos desmontar esta farsa”, enfatizou Boulos.
Para o senador Roberto Requião (MDB-PR), o tribunal será julgado pela história. “Quero aqui oferecer um tribunal popular, porque 82% dos trabalhadores brasileiros acreditam que o julgamento de Lula é político e que qualquer que seja o resultado de amanhã nós não aceitamos porque esse julgamento deveria ter sido liminarmente arquivado.  Depois de amanhã, seja qual for o resultado, estamos com o PT para que registre a candidatura Lula”, enfatizou.
Para a presidenta eleita Dilma Rousseff, a união demonstrada em Porto Alegre, deu-se “não por questões individuais, mas pelo Brasil e o Brasil precisa de Lula porque está ferido, estraçalhado por políticas conservadores e precisa de um caminho de esperança”.
Denúncia 'sem prova cabal'
O Ministério Público Federal denunciou Lula, em setembro de 2016, alegando que o ex-presidente recebeu R$ 3,7 milhões em benefício próprio da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012, através de um triplex no Guarujá (SP). Mas o curioso é que um dos procuradores, Henrique Pozzobon admitiu não existir "prova cabal" de que o petista é "proprietário no papel" do tripléx. 
"Precisamos dizer desde já que, em se tratando da lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é o efetivo proprietário no papel do apartamento, pois justamente o fato de ele não figurar como proprietário do tríplex, da cobertura em Guarujá é uma forma de ocultação, dissimulação da verdadeira propriedade", disse o procurador.
Antes da condenação, o ex-presidente publicou no site do Instituto Lula um dossiê completo em que disponibiliza todos os documentos referentes ao apartamento. Foram publicados seus contratos com a Bancoop, sua declaração de Imposto de Renda, a declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral e os contratos que compravam a desistência da ex-primeira-dama Marisa Letícia em continuar com o imóvel (veja aqui).(247).
*Com informações do PT na Câmara

Blog do BILL NOTICIAS

SEM PROVAS, GEBRAN CONDENA LULA E AUMENTA PENA A 12 ANOS E UM MÊS DE PRISÃO


O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4, confirmou todos os pontos da sentença do juiz Sergio Moro, que condena o ex-presidente Lula pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Ele também aumentou a pena de Moro, que era de 9 anos e 6 meses de prisão contra Lula, para 12 anos de um mês de prisão de reclusão, além de 280 dias multa. Por corrupção, Gebran Neto quer condenar Lula a 8 anos e 4 meses de prisão. Por lavagem de dinheiro, propôs 3 anos e 9 meses de prisão. Ele pediu a prisão do ex-presidente após o término dos recursos no TRF4.
O relator do processo destacou o papel de Lula como presidente, tendo traído princípios republicanos e ainda atacando o Estado Democrático de Direito. "Culpabilidade extremamente elevada", justificou. "Infelizmente, se está condenando um ex-presidente da República", acrescentou.
Em seu voto, Gebran Neto afirmou que "há prova acima do razoável de que o ex-presidente foi um dos articuladores, senão o principal, do esquema de corrupção".
Gebran negou a acusação de que a quebra de sigilo telefônico do escritório dos advogados de Lula tenha sido um ato parcial de Moro. "Não houve tentativa de monitorar ilegalmente os advogados", observou. E negou atuação política por parte do Tribunal e dos desembargadores.
"As corrupções envolvendo políticos ganham contornos próprios e a solução deve ser buscada caso a caso. Não há como definir formula de ouro aplicada a todo e qualquer processo, pois a atividade política transborda muitas vezes os limites do cargo, inclusive temporais. No caso, a corrupção passiva perpetrada pelo réu difere do padrão dos processos julgados na lava jato. Não se exige a demonstração de participação ativa de Lula em cada um dos contratos", disse.
"O réu em verdade era o garantidor de um esquema maior que tinha por finalidade de modo sub-reptício o financiamento de partidos. Pelo que agia nos bastidores pela nomeação e manutenção de agentes em cargos-chave para organização criminosa", acrescentou o relator. Segundo ele, “há prova acima do razoável de que o ex-presidente foi um dos articuladores, senão o principal, do esquema de corrupção”. 
Leia reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:
Ao começar hoje (24) o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o relator do caso, desembargador João Pedro Gebran Netto, fez um resumo da ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.
A apelação é contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá – aplicada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba (PR).
Gebran detalhou o que diz a sentença e o que alegam as defesas. O relator também leu a manifestação do Ministério Público Federal, que pediu a rejeição das alegações das defesas, o aumento da pena de Lula e recorreu da absolvição do ex-presidente em relação ao crime de lavagem de dinheiro referente ao acervo presidencial.
O advogado de Lula, Cristiano Zanin, apresentou questão de ordem questionando o tempo da acusação e pedindo mais tempo para a defesa, que será a última a se manifestar. No entendimento de Zanin, a acusação teria quase uma hora para a manifestação, sendo 30 minutos para o Ministério Público Federal, mais 10 minutos para o assistente da acusação, advogado René Dotti, vinculado à Petrobras, e mais 10 minutos para uma defesa que aderiu à tese da acusação.
Mas o desembargador Leandro Paulsen esclareceu que a acusação terá o prazo de 30 minutos, sendo 20 minutos para o Ministério Público Federal e 10 minutos para o advogado assistente da acusação, vinculado à Petrobras. E os advogados terão 15 minutos cada.
Com o encerramento da leitura do parecer, o julgamento seguiu com as manifestações do Ministério Público Federal e das defesas. Além de Lula, o processo tem outros seis réus: três executivos da OAS; o ex-presidente da empreiteira, José Aldemario Pinheiro Filho; o ex-diretor da Área Internacional da empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto.(247).


Blog do BILL NOTICIAS

JORNAL O gLOBO DE HOJE DIA 24 DE JANEIRO DE 2018


Um homem foi morto a tiros na noite dessa terça-feira(23), no Sítio Estanhado, em Afrânio-PE. De acordo com a Polícia Militar (PM), Antônio Osvaldo de Castro, seguia em uma estrada, por volta das 21:00, quando foi abordado por uma pessoa, ainda não identificada, em uma motocicleta e atingido por vários disparos de arma de fogo.
O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Petrolina. A necrópsia deve ser feita ainda nesta quarta-feira(24) para identificarem a causa da morte. (Grupo Tiro Certo).




Blog do BILL NOTICIAS

“ELE É MUITO MAIOR DO QUE EU”, DIZ CIRO SOBRE LULA

:

Em um gesto para tentar se reaproximar do PSB, o pré-candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes (CE), almoçou nesta terça-feira (23) com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), no Recife. O pedetista reafirmou que "torce" para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja absolvido no julgamento desta quarta-feira (24), em Porto Alegre. 
O pedetista "não alimenta ilusão" de que possa contar com o apoio de Lula nestas eleições, embora assuma que gostaria desse apoio. "Ele é muito maior do que eu", disse.
De acordo com o ex-ministro, o PSB está em um processo de refundação e de se reencontrar com seus valores. "É preciso ter paciência e eu tenho toda paciência do mundo, mas disse a ele [Câmara] o que eu penso: se o PSB se reunir com PDT damos ao pensamento progressista brasileiro uma alternativa muito generosa", afirmou Ciro.
Câmara ressaltou que Ciro é um "quadro nacional de respeito", "com muito espírito público", mas disse que as alianças do PSB não serão definidas no momento. "O PSB e o PDT têm muito mais convergências do que divergências. Foi uma conversa boa, Ciro está preparado para um papel de liderança em 2018. O PSB vai encontrar seu caminho dentro de valores que o Ciro também defende", disse.
O chefe do executivo estadual também aproveitou a oportunidade para demonstrar apoio ao ex-presidente Lula. "Gostaria de vê-lo como candidato".(247).


Blog do BILL NOTICIAS

Na lista das cidades em alerta contra febre amarela, Casa Nova está com estoque de vacinas nos postos


Na lista de cidades recomendadas pelo Ministério da Saúde para vacinar contra a febre amarela, Casa Nova – no norte da Bahia – já dispõe das doses em todos os postos de saúde. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a assessoria, as vacinas estão disponíveis para crianças a partir de 9 meses; adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias; e pessoas que farão viagens aéreas, de risco ou para fora do país e que necessitam do certificado de vacinação. Gestantes e idosos a partir de 60 anos precisam de indicação médica para serem vacinados.
Procure a unidade saúde mais próxima de sua residência, leve a carteira de vacinação e todos serão atendidos, pois temos doses em número suficiente para atender à demanda”,esclarece a secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos. “Não há casos de febre amarela registrados em nosso município e queremos continuar assim”, concluiu.(C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Juazeiro, Secretaria Municipal de Saúde reforça ações alusivas ao ‘Janeiro Roxo’ nesta quarta-feira(24)


A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), através da Superintendência de Vigilância em Saúde do município vai desenvolver uma força tarefa, no próximo dia 24 de janeiro, com a realização do Dia da Mancha e a busca ativa de casos de hanseníase em todas as Unidades Básicas de Saúde do município (UBS).
A iniciativa integra a programação alusiva a Campanha Janeiro Roxo, planejada pela Sesau para intensificar ações voltadas para a identificação precoce de casos suspeitos da doença e desenvolver atividades de educação em saúde e orientações sobre os sinais e sintomas da Hanseníase.
A Coordenadora da Vigilância em Saúde de Juazeiro, Paula Telles, disse que a programação foi organizada para alertar a população sobre a existência da hanseníase e sobre a importância do seu diagnóstico precoce, além de informar sobre a disponibilidade do tratamento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O último domingo de janeiro é o dia de luta contra a hanseníase que seria o dia 28 de janeiro, então aqui em Juazeiro, a Sesau definiu o dia 24 para uma ação maior onde estaremos com as 63 Equipes de Saúde da Família, nas 56 Unidades, todas imbuídas nesse propósito. Os Agentes Comunitários de Saúde já estão em campo essa semana fazendo o trabalho de busca ativa, que é averiguando na sua área os casos suspeitos para serem levados para atendimento no dia 24”, destacou.
A doença – É causada pelo bacilo de Hansen, que atinge principalmente pele, olhos e nervos periféricos. O contágio ocorre através da eliminação de gotículas da fala, espirro e tosse, no convívio com a pessoa doente por um período prolongado e sem tratamento. É importante saber que a Hanseníase não é hereditária e que a maioria das pessoas tem resistência natural contra essa doença.
A doença apresenta os seguintes sintomas: manchas ou placas avermelhadas e dormentes; podem surgir também apenas áreas adormecidas (com diminuição ou nenhuma sensibilidade) ao calor, frio e dor; engrossamento, dor ou formigamento em certos nervos dos braços, pescoço, pernas e pés; aparecimento de caroços e inchaços, principalmente no rosto e nas orelhas; perda de sobrancelha, sensação de areia nos olhos, entupimento e corrimento nasal.
Janeiro Roxo – Toda a programação desenvolvida é alusiva ao ‘Janeiro Roxo’ que visa conscientizar a população sobre a hanseníase. O ‘Janeiro Roxo, é considerado o mês internacional de luta contra a doença e tem como objetivo promover diagnóstico e tratamento corretos, além de difundir informações e desfazer preconceitos.
Em Juazeiro, a Secretaria de Saúde através da Superintendência de Vigilância do município está organizando uma programação nas unidades de saúde com palestras e orientações para população sobre a doença. O tema da campanha nacional de 2018, escolhido pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) é: ‘Todos contra a Hanseníase’.   (Ascom), (C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

AO VIVO: GEBRAN REJEITA TODOS OS PEDIDOS DA DEFESA E VOTA CONTRA LULA

O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4, iniciou a leitura de seu voto. Desembargador afirma que seu voto é extenso, analítico e que está dividido em diversos itens.
O relator, desembargador João Pedro Gebran Neto, fala sobre a condução coercitiva de investigados, e lembra que ela é um instrumento penal. O relator diz que o juiz não é parte do processo, nem toma posição de antagonista em relação a qualquer réu.
Gebran negou a acusação de que a quebra de sigilo telefônico do escritório dos advogados de Lula tenha sido um ato parcial de Moro. "Não houve tentativa de monitorar ilegalmente os advogados", observou.
Leia reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:
Ao começar hoje (24) o julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o relator do caso, desembargador João Pedro Gebran Netto, fez um resumo da ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.
A apelação é contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá – aplicada pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba (PR).
Gebran detalhou o que diz a sentença e o que alegam as defesas. O relator também leu a manifestação do Ministério Público Federal, que pediu a rejeição das alegações das defesas, o aumento da pena de Lula e recorreu da absolvição do ex-presidente em relação ao crime de lavagem de dinheiro referente ao acervo presidencial.
O advogado de Lula, Cristiano Zanin, apresentou questão de ordem questionando o tempo da acusação e pedindo mais tempo para a defesa, que será a última a se manifestar. No entendimento de Zanin, a acusação teria quase uma hora para a manifestação, sendo 30 minutos para o Ministério Público Federal, mais 10 minutos para o assistente da acusação, advogado René Dotti, vinculado à Petrobras, e mais 10 minutos para uma defesa que aderiu à tese da acusação.
Mas o desembargador Leandro Paulsen esclareceu que a acusação terá o prazo de 30 minutos, sendo 20 minutos para o Ministério Público Federal e 10 minutos para o advogado assistente da acusação, vinculado à Petrobras. E os advogados terão 15 minutos cada.
Com o encerramento da leitura do parecer, o julgamento seguiu com as manifestações do Ministério Público Federal e das defesas. Além de Lula, o processo tem outros seis réus: três executivos da OAS; o ex-presidente da empreiteira, José Aldemario Pinheiro Filho; o ex-diretor da Área Internacional da empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

MP: “NÃO É POR QUE SE TRATA DE UM PRESIDENTE QUE SÓ VAMOS ACEITAR COMO PROVA UMA ESCRITURA”

Ricardo Stuckert

O julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo, teve início na manhã desta quarta-feira, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, na capital gaúcha.
O recurso de Lula será analisado pelos três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, João Gebran Neto (relator do caso), Leandro Paulsen (revisor) e Víctor Laus.
O procurador do Ministério Público Federal Maurício Gerum criticou juristas e acadêmicos por "não verem provas" contra o ex-presidente Lula. Gerum citou reportagem do jornal O Globo como prova contra Lula e minimizou a prova de o triplex não estar em nome do ex-presidente. "Não é por que se trata de um presidente que só vamos aceitar como prova uma escritura", afirmou. 
Lula, que já anunciou a intenção de ser novamente candidato à Presidência da República em outubro e lidera as pesquisas de intenção de voto, pode ficar inelegível se tiver a condenação confirmada pelo TRF-4, que analisa os processos da Lava Jato em segunda instância.(247).



Blog do BILL NOTICIAS


Inscrições para o PE no Campus terminam nesta quarta-feira(24)


O  Programa PE  no CAMPUS,  tem o objetivo de incentivar o acesso e a permanência do estudante da Escola Pública de Pernambuco nas universidades Estadual ou Federal de qualquer lugar do Brasil.
Nessa edição do PE no Campus, são oferecidas mil  Bolsas  de Estudo  para os estudantes carentes, que obtiverem as melhores notas no ENEM(Exame Nacional do Ensino Médio) e  do SSA (Sistema de Seriação da UPE).
✅Período de inscrição: 19 a 24 de janeiro
✅Onde se inscreve: exclusivamente , no site da Secretaria  de Educação-PE www.educacao.pe.gov.br
✅Quem se inscreve: estudantes que estudaram todo Ensino Médio nas Escolas Públicas de Pernambuco , e foram aprovados no ENEM ou SSA.
✅ documentos para inscrição: CPF, RG e comprovante com notas individuais obtidas no ENEM ou SSA
✅ Critério para ser selecionado: atendido no Bolsa Família ou comprovante de renda familiar inferior a 2 salários mínimos.
✅ ter residência fixa com 50km de  distância  obtida pelo estudante no Enem e no SSA.
E agora é correr pra se inscrever e se credenciar a uma vaga rumo à universidade.
(Ascom), (C.Geral).


Blog do BILL NOTICIAS

Na lista das cidades em alerta contra febre amarela, Casa Nova está com estoque de vacinas nos postos

Na lista de cidades recomendadas pelo Ministério da Saúde para vacinar contra a febre amarela, Casa Nova – no norte da Bahia – já dispõe das doses em todos os postos de saúde. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a assessoria, as vacinas estão disponíveis para crianças a partir de 9 meses; adultos até 59 anos, 11 meses e 29 dias; e pessoas que farão viagens aéreas, de risco ou para fora do país e que necessitam do certificado de vacinação. Gestantes e idosos a partir de 60 anos precisam de indicação médica para serem vacinados.
“Procure a unidade saúde mais próxima de sua residência, leve a carteira de vacinação e todos serão atendidos, pois temos doses em número suficiente para atender à demanda”, esclarece a secretária de Saúde, Maria de Lourdes Silva Santos. “Não há casos de febre amarela registrados em nosso município e queremos continuar assim”, concluiu.(C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

CDL apoia campanha de doação de livros e material didático para crianças da Zona Rural de Petrolina


Plante uma semente de esperança hoje para que uma criança possa colher frutos do conhecimento, através da leitura no futuro. Esse é o mote da campanha que visa à arrecadação de material escolar, livros literários e paradidáticos para crianças da zona rural de Petrolina, realizada pelo projeto “Água Para Irmãos com Sede”.
Com as doações, os organizadores esperam incentivar o hábito da leitura, como um mecanismo de transformação social. “As ações de 2018 do projeto se iniciam no final de janeiro com a entrega de 20 carros pipa com água potável para famílias sertanejas. Todo mês nós fazemos as entregas com uma temática diferente, e para este mês o tema é a educação. A ideia é fazermos uma surpresa para as crianças dessa comunidade e assim despertar o hábito da leitura nelas”, explicou o Coordenador do Projeto Água para Irmãos com Sede, Sebastião José Amorim.
As pessoas que quiserem doar podem se dirigir à sede da CDL Petrolina, que fica na Travessa dos Industriários, nº 12, Atrás da Banca, ou em qualquer um dos postos de arrecadação espalhados pela cidade. Para saber os outros locais de arrecadação e demais informações, os interessados podem entrar em contato através do WhatsApp da campanha: (87) 9 9990-1970. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Prefeito Paulo Bomfim lança programa Aprova Juazeiro e juventude será contemplada com vagas em cursinhos pré-vestibulares



Em mais uma ação para fortalecer as políticas de educação e acesso da juventude à universidade, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim, lançou na manhã desta terça-feira (23), no Paço Municipal, o programa Aprova Juazeiro, que tem como objetivo oferecer vagas a alunos e egressos das escolas públicas municipais em cursinhos pré-vestibulares privados.  A solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Dra. Dulce Ribeiro, dos diretores do Colégio da Polícia Militar, da secretária da Educação e Juventude, Lucinete Alves, vereadores, secretários de governo, empresários da educação, estudantes do ensino médio e egressos, além de público em geral.
De acordo com o Tribunal de Contas, e a Constituição, oferecer cursos pré-vestibulares não é atribuição dos municípios. Diante da demanda existente, e da diretriz do Governo Federal em limitar o acesso à universidade às classes sociais mais abastadas, o Governo Municipal lançou edital para que cursinhos da cidade se credenciem a oferecer este serviço para que a juventude juazeirense oriunda de escolas públicas tenha oportunidade mais igualitária diante de alunos de escolas privadas em exames vestibulares e no Enem.
Durante discurso, o prefeito relembrou que sempre estudou em escola pública, e de fato o acesso à universidade sempre foi algo distante. “Aqui eu quero agradecer aos cursinhos privados da cidade, que se colocam à disposição para contribuir com a cidade. Quero dizer a todos e todas, que investir em educação é uma das nossas prioridades. Desde a gestão do ex-prefeito Isaac que Juazeiro tem se colocado como referência em educação básica no Estado da Bahia. E não vamos parar de investir. De mais de 130 escolas da rede municipal, 102 já foram reformadas, ampliadas e receberam ar-condicionado. Além disso investimos na formação e valorização dos profissionais”, ressaltou o prefeito Paulo Bomfim.
O Aprova Juazeiro vem como mais uma oportunidade para a juventude, que é estudar num curso privado. Desse modo, o município oferece bolsas de estudos, o edital será publicado em diário oficial. “A diretriz do governo Paulo Bomfim é que tenhamos uma cidade melhor e mais desenvolvida. Só teremos isso se apoiarmos as pessoas e oferecermos oportunidades. De imediato o prefeito entendeu o projeto e agora temos o Aprova Juazeiro”, disse a secretária Lucinete Alves.
Para a presidenta do Conselho Municipal da Juventude, o país está vivendo um momento de desmonte da universidade pública, com uma precarização do ensino público superior para uma possível privatização. De acordo com a militante, cada vez mais o jovem tem visto a universidade pública mais distante da realidade dele. “Ter um governo municipal que venha aproximar, diminuir as desigualdades sociais, o desequilíbrio na educação privada para a pública, para que o jovem da periferia e de baixa renda tenha as mesmas condições e oportunidades de entrar na universidade pública, é de fato, democratizar o acesso à universidade. Isso é desenvolver o município, mudar a cidade pelo alicerce, que é a educação, principal base de mudança da sociedade”, declarou Bruna Barbosa. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...