segunda-feira, 16 de outubro de 2017

LULA COMENTA AÇÃO NA CASA DE SEU FILHO: ATÉ QUANDO VÃO ME PERSEGUIR?

Reprodução/ Twitter

O ex-presidente Lula comentou em público pela primeira vez nesta segunda-feira 16 a ação policial realizada na casa de seu filho, Marcos Cláudio Lula da Silva, em Paulínia (SP), na semana passada, com base numa denúncia anônima de que haveria drogas e armas na residência.
Ao comentar o mandado de busca e apreensão, Lula denunciou perseguição contra ele. O delegado da Polícia Civil em Paulínia, Carlos Renato de Melo Ribeiro, que pediu as buscas, foi afastado do caso. Mesmo não encontrada nada na casa, os agentes apreenderam documentos e computadores. No dia seguinte, a Justiça determinou a devolução.
"Agora invadiram também a casa do meu filho lá em Paulínia. O delegado mentiu, disse que na casa do meu filho tinha muita arma pesada e muita droga. Ele mentiu. A juíza deu autorização pra ele entrar na casa do meu filho, e ele não encontrou nada e não teve a coragem de pedir desculpas. Até quando eles vão me perseguir?", questionou Lula, durante encontro com militantes em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.
O ex-presidente desafiou em seguida: "Só tem um jeito de eles me enfrentarem: é eles terem coragem de disputar uma eleição comigo".
Antes, Lula fez críticas à imprensa e a relação com o PT: "A imprensa faz questão de culpar o PT. Chega a ser uma vergonha. Eu não sei como é que um jornalista que mente descaradamente encosta a cabeça no travesseiro e dorme tranquilo".
E voltou a dizer que não há provas contra ele, apenas perseguição. "Todo santo dia abrem um processo contra o Lula. Todo santo dia. E eu estou desafiando o [juiz Sergio] Moro, a Polícia Federal, a apresentarem uma única prova contra o Lula. Não adianta falar, quero é prova. Eles estão há três anos investigando a minha vida. Já encontraram dinheiro do Aécio, dinheiro do Serra, do Geddel, do Temer...", citou.(247).
Confira a íntegra do discurso:

DILMA USARÁ DELAÇÃO DE FUNARO PARA ANULAR O GOLPE

Roberto Stuckert Filho/PR | Reprodução

A revelação feita por Lúcio Funaro de que o ex-deputado Eduardo Cunha comprou votos de deputados com dinheiro de propina será usada pela defesa da presidente deposta Dilma Rousseff para anular o golpe de 2016.
 
"A defesa de Dilma Rousseff irá requerer, nesta terça-feira, 17 de outubro, a juntada dessa prova nos autos do mandado de segurança, ainda não julgado pelo STF, em que se pede a anulação da decisão que cassou o mandato de uma presidenta legitimamente eleita", diz o advogado e ex-ministro José Eduardo Cardozo.
 
"Entendemos que na defesa da Constituição e do Estado Democrático de direito, o Poder Judiciário não poderá deixar de se pronunciar a respeito, determinando a anulação do impeachment de Dilma Rousseff, por notório desvio de poder".
 
Leia abaixo a nota de Cardozo e também o editorial do 247 que cobra um posicionamento do STF:
 
Defesa vai usar delação de Funaro para pedir anulação do impeachment
 
1. Desde o início do processo de impeachment, a defesa da presidenta eleita Dilma Rousseff tem sustentado que o processo de impeachment que a afastou da Presidência da República  é nulo, em razão de decisões ilegais e imorais tomadas pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e por todos os parlamentares que queriam evitar "a sangria da classe política brasileira".
 
2. Agora, na delação premiada do senhor Lúcio Funaro, ficou demonstrado que o ex-deputado Eduardo Cunha comprou votos de parlamentares em favor do impeachment.
 
3 - A defesa de Dilma Rousseff irá requerer, nesta terça-feira, 17 de outubro, a juntada dessa prova nos autos do mandado de segurança, ainda não julgado pelo STF, em que se pede a anulação da decisão que cassou o mandato de uma presidenta legitimamente eleita.
 
4. Entendemos que na defesa da Constituição e do Estado Democrático de direito, o Poder Judiciário não poderá deixar de se pronunciar a respeito, determinando a anulação do impeachment de Dilma Rousseff, por notório desvio de poder e pela ausência de qualquer prova de que tenha praticado crimes de responsabilidade.(247).
 
José Eduardo Cardozo
Advogado da Presidenta Eleita Dilma Rousseff


Blog do BILL NOTICIAS

O BRASIL QUE O POVO QUER

Foto: Ricardo Stuckert

Mais do que nunca, o Brasil precisa de uma esquerda forte, atuante, que represente de fato as lutas e os anseios da sua gente, e precisa também da persistência dos movimentos sociais e das organizações populares em resistir ao desmonte completo do estado de bem-estar social.
Mais do que nunca, nesses 37 anos desde a sua fundação, o Brasil precisa do Partido dos Trabalhadores (PT). Precisa que o PT responda com firmeza aos ataques contra o estado democrático de direito e que seja também um sinalizador da esperança e da ação transformadora, capazes de reverter os retrocessos em curso no País.
O PT tem feito sua parte. Com acúmulo suficiente para saber o que funciona, o que não deu certo e no que falta avançar, o PT lança em parceria com a Fundação Perseu Abramo uma plataforma colaborativa de consulta e diálogos com a população brasileira: “O Brasil Que o Povo Quer”. Por meio dessa interação, são discutidos e repensados os grandes temas de interesse da sociedade, a fim de formular alternativas e propor soluções dentro de um processo democrático e inclusivo de participação.
A plataforma será lançada nesta segunda-feira (16) no estado de Santa Catarina e no Distrito Federal. Até o final do mês, chegará a mais sete estados: Bahia (18), Maranhão (19), Mato Grosso do Sul (21), Pernambuco (23), Paraíba (24), Rio Grande do Norte (25) e Alagoas (26). Em Goiás, no Paraná, Pará e no Espírito Santo, os lançamentos já aconteceram.
Não se trata apenas da resposta do PT a uma sociedade que está sendo vítima de arbitrariedades e de cerceamento de direitos, mas a expressão mais fiel da consciência e razão de ser do Partido dos Trabalhadores, que tem como força motriz ser a voz e a identidade do povo brasileiro.
As caravanas do Presidente Lula pelo País têm dado esse tom. Quando vemos Lula no meio de uma multidão acolhedora, carinhosa e grata, bebemos da fonte a energia que nos impulsiona a lutar e perseguir com garra as transformações na vida das pessoas, a ampliação de oportunidades e a igualdade de direitos. Ainda em outubro, Lula retoma a caravana por Minas Gerais e também participa de encontros pontuais em municípios da Grande São Paulo.
Por isso que o Brasil que o povo quer – e as pesquisas eleitorais apontam seguidamente para essa realidade – tem Lula, PT, movimentos sociais e a esquerda fortes e unidos na única direção possível dentro dessa incessante luta de classes. Não é aceitável nenhuma justificativa que distancie os trabalhadores e os partidos de esquerda dessa meta. E é muito importante estarmos constantemente atentos às manipulações midiáticas com o intuito de distrair a opinião pública e fabricar discordâncias.
O golpe e os retrocessos impostos por ele já ultrapassaram todos os limites que a população possa suportar. As fichas caíram. Um exemplo disso é a crescente adesão e apoio popular ao PT. Em apenas 18 dias, o Diretório Nacional do PT registrou 3.597 novas filiações, recebidas espontaneamente pela internet e também através das mobilizações dos diretórios estaduais do Partido. De 22 de setembro a 4 de outubro, foram registradas mais de 1.500 novas filiações. Outras 2.000 ocorreram entre os dias 5 e 9 de outubro, quando se intensificou o trabalho de confirmação dessas adesões junto às bases do PT.
O povo quer seu País de volta. Quer voltar a ser dono dele e quer que seu poder de decisão seja de fato o norteador do nosso desenvolvimento sustentável.(247). Acesse: https://brasilqueopovoquer.org.br/.

Blog do BILL NOTICIAS

PF APROXIMA GEDDEL DA DELAÇÃO E TEMER DA QUEDA

Marcos Corrêa | Agência Brasil | Divulgação/PF

Preso há pouco mais de um mês na Papuda, Geddel Vieira Lima, operador e homem de confiança de Michel Temer há mais de duas décadas, tem uma única saída para reduzir sua pena: contar o que sabe sobre o bunker de R$ 51 milhões estourado pela Polícia Federal em Salvador.
Geddel foi o pivô da maior apreensão de dinheiro sujo da história do Brasil e agora seu irmão Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), outro dos articuladores do golpe de 2016, também foi atingido por uma blitz da Polícia Federal (leia aqui).
É uma péssima notícia para o Palácio do Planalto, às vésperas da apreciação da denúncia em que Temer é acusado de corrupção, obstrução judicial e organização criminosa.
Abaixo, reportagem da Reuters:
(Reuters) - A Polícia Federal realiza buscas na manhã desta segunda-feira no gabinete do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) na Câmara como parte das investigações relativas à descoberta de 51 milhões de reais em espécie em um apartamento de Salvador atribuídos ao ex-ministro Geddel Vieira Lima, irmão do parlamentar, segundo a TV Globo.
Além das buscas na Câmara, a PF também cumpre mandados no apartamento residencial do deputado em Brasília e em mais dois endereços ligados ao parlamentar em Salvador, acrescentou a Globo.
Procurada, a Polícia Federal não respondeu de imediato.
No mês passado, a Justiça Federal do Distrito Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal investigações relativas às operações que envolvem Geddel por suspeitas de que seu irmão, que possui foro privilegiado, possa estar envolvido no crime de lavagem de dinheiro.
De acordo com a Justiça Federal do DF, a operação que encontrou os 51 milhões de reais atribuídos a Geddel em um apartamento em Salvador esbarrou em indícios de que Lúcio também pode ter participado do crime de lavagem de dinheiro.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Eduardo Cunha comprou impeachment, Michel Temer compra salvação


Isso que o Lúcio Bolonha Funaro contou a respeito da compra de votos do impeachment lembra a história do juiz que foi comprado, há alguns anos, para mudar resultados de jogos de futebol do mais importante campeonato nacional.
Os jogos apitados pelo juiz-ladrão foram anulados.
Se jogos comprados foram anulados, impeachment comprado também deveria ser.
Lembra também que, tal como Cunha comprou os votos do impeachment que colocou Temer no Planalto, Temer compra agora votos da sua salvação. Eles agem como dois irmãos siameses.
O que confirma a célebre frase de Romero Jucá captada secretamente pelo gravador do ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado:
"Temer é Cunha".
Funaro entrou em detalhes da operação articulada por Cunha:
"Ele me perguntou se eu tinha disponibilidade de dinheiro que ele pudesse ter algum recurso disponível para comprar algum voto ali favorável ao impeachment da Dilma. E eu falei que ele podia contar com até R$1 milhão e que eu liquidaria isso para ele em duas semanas no máximo".
"Ele falou expressamente comprar votos?", perguntou um procurador da PGR.
"Comprar votos", respondeu Funaro.
"Consolidou esse valor?"
"Consolidei o valor. Depois de uma semana de aprovado o impeachment comecei a enviar dinheiro para ele ir pagando os compromissos".
Essas declarações às vésperas de mais uma votação decisiva não estavam nos piores pesadelos de Temer.
A suspeita de que a deposição da presidente Dilma, além de ter sido um golpe parlamentar, foi um golpe comprado, resultado de corrupção, afeta ainda mais a sua legitimidade e reforça o discurso do anula impeachment e volta Dilma.
A sua popularidade vai atingir níveis catastróficos nos próximos dias.
Tal como ocorreu com Cunha que, apesar de todo o poder do $ acabou sendo cassado por aqueles que antes tinha comprado, Temer também corre esse risco.(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Tentativa de reaproximação entre PSB e PT terá novo episódio

Logo que Gleisi Hoffman voltar da Rússia, deverá ter agenda com Carlos Siqueira e Paulo Câmara
Carlos Siqueira

Carlos SiqueiraFoto: Arquivo PSB
A possível reaproximação entre PSB e PT terá um teste decisivo nos próximos dias. O aguardado encontro entre a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman, e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, deverá ocorrer após o retorno da dirigente, que está em viagem à Rússia, no dia 19 de outubro. O governador Paulo Câmara (PSB), que ensaia uma aliança com os petistas, será convidado para participar.

O encontro ocorre em meio ao redirecionamento das posições da agremiação, que endureceu o tom contra o Governo Temer, as agendas de privatizações e se aproximou de partidos mais alinhados com a esquerda como o PDT. A mudança expõe as afinidades entre os partidos e pode influenciar na reedição da histórica aliança entre as legendas para o pleito de 2018. No entanto, Carlos Siqueira ponderá que a posição do PSB nas próximas eleições somente será fechada em março do ano que vem, no congresso da sigla.

"O PSB conversará com todas as forças políticas até fevereiro do ano que vem. Somente vamos fechar questão em março, em uma ampla discussão com todas as lideranças do partido", afirmou o comandante. Siqueira admite que as legendas possuem afinidades históricas e que a posição do partido na eleição nacional terá reflexo nos Estados.

"Cada diretório estadual discutirá suas alianças, mas é evidente que a posição nacional do partido influenciará nas alianças estaduais", ponderou. Caso a aproximação nacional com o PT vingue, a retomada da aliança entre as agremiações em Pernambuco reforça suas chances de concretização. O diálogo no Estado já se dá entre interlocutores das duas siglas, mas ainda depende da aliança nacional. 

Além de abrir o diálogo com os petistas, o PSB também discute o apoio a candidaturas do PDT, PSDB e Rede. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Ações da Codevasf levam água a comunidades rurais de Pernambuco



Mais de 180 produtores da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Riacho da Quixaba, comunidade localizada a 30 quilômetros do município de Parnamirim, foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), neste mês, com 13 mil metros de tubos que serão usados na conclusão da adutora que levará água à comunidade. O investimento foi de R$ 118 mil.
Atualmente a comunidade tem atravessado dificuldades devido à longa estiagem e aos poços secos. Samuel Oliveira, membro da associação, avalia que a entrega dos canos para a conclusão da adutora é fundamental. “É enorme a importância dessa obra. Esperamos há quase 20 anos pela construção da adutora. Graças a Deus, a gente conseguiu esses canos. Aqui, a gente enfrenta seca há muitos anos e, com essa entrega, acreditamos que vamos viver uma revolução na região”, afirma.
O superintendente Regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, esteve em Parnamirim durante a entrega dos tubos e destacou a importância das ações da Companhia nas áreas rurais do estado. “Em um período tão longo de estiagem, precisamos atuar para ajudar essas comunidades na convivência com a seca. Não só com entrega de canos, mas também perfuração de poços, pequenos sistemas de irrigação, aguadas e muitas outras ações”, diz.
De acordo com o superintendente, o município de Tabira também está recebendo auxílio nas ações de convivência com a seca. “O município está sendo contemplado com mais dois poços artesianos perfurados nas comunidades rurais de Logradouro e Morato. Nós perfuramos esses poços com recurso do Programa Água para Todos”, informa. O investimento na perfuração de cada poço é de R$ 31 mil.
“Quem salvava a comunidade aqui, mais de 25 famílias, era um açude que meu pai tinha. Mas com essa seca não tinha mais água. Para pegar água a gente começou a ter que ir pra outro sítio muito longe e lá já estava só com lama. Agora a gente está muito feliz com esse poço. É um momento de muita felicidade, ainda mais em ver que a água é doce e a gente vai poder beber dessa água, porque uma das nossas maiores preocupações era ter água pra beber”, conta o produtor de milho e feijão Luis Carlos dos Santos, filho de seu Zé Novo, de Sítio Morato, no município de Tabira. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

SECRETÁRIO DE DORIA COME RAÇÃO PARA POBRES E QUASE VOMITA


O secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Social da gestão de João Doria, Filipe Sabará, quase vomitou ao provar a ração humana, feita com alimentos próximos da data de vencimento.
Em reportagem divulgada pelo SBT, Sabará tentava demonstrar que as bolinhas liofilizadas eram saborosas.  
A empresa responsável por produzir o produto chamado pelo prefeito João Doria de "abençoado" e que seria capaz de suprir necessidade de pessoas desnutridas não tem fábrica em atividade e nem capacidade de produzir em escala. 
A plataforma Sinergia, empresa criadora da "farinata", opera hoje com a ajuda de indústrias licenciadas, mas nunca produziu em escala, apenas amostras do produto que foram distribuídas para algumas creches. Em entrevista à CBN, a dona da empresa, Rosana Perrotti, disse, no entanto, que não pode revelar o nome das indústrias parceiras por acordos de confidencialidade (leia mais).(247).

Blog do BILL NOTICIAS

Partidos expulsam milhares, mas poupam peixes grandes

Enquanto perdoam ‘peixes grandes’ envolvidos em escândalos de corrupção, os partidos promovem desligamentos em massa por conta de disputa política


Preso desde outubro de 2016, o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha se mantém filiado ao PMDB, partido que mais expulsou (Guilherme Artigas/Fotoarena/Agência o Globo)

VEJA – Da Redação
Os partidos políticos brasileiros fazem uma espécie de “limpa” em seus quadros, com expulsões de centenas e até milhares de filiados, de tempos em tempos. Diferentemente do que se pode pensar, essas ondas de expulsão nada têm a ver com escândalos de corrupção ou investigações criminais. Similares em todas as legendas, o que as explica é algo mais prosaico: disputas locais pelo controle da máquina partidária em anos próximos a eleições municipais.
Do total de expulsões, só 1% (541) pertence à elite política que conquistou mandatos para cargos municipais, estaduais ou mesmo federais. O levantamento não encontrou nenhum senador, governador ou presidente da República, mas foram localizados 471 vereadores, 59 prefeitos e 11 deputados estaduais que sofreram a mais alta sanção dos partidos pelos quais foram eleitos.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que todos os partidos existentes e extintos fizeram 64 mil operações de expulsão desde 2007.
Elite
Desde o começo da Operação Lava Jato, os ditos “peixes grandes” ficaram mais em evidência. As listas dos ministros Teori Zavascki, morto neste ano, e Edson Fachin, relatores da força-tarefa, autorizaram a investigação de 49 e 63 parlamentares, respectivamente.
Também pela Lava Jato, encontram-se presos o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Enquanto eles continuam no PMDB, em 2013, um pedido de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) levou à expulsão de Natan Donadon. Ele foi condenado a 13 anos em regime fechado pelos crimes de peculato e formação de quadrilha, acusado de desviar recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando a presidiu entre 1995 e 1999. Apesar de poupar grandes lideranças, a sigla que mais expulsou foi o próprio PMDB, com 8.350.
Proporcionalmente, o PSB foi o que mais expulsou, atingindo, em 2016, uma taxa de 171 a cada 100 mil filiados.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Incêndio na caatinga provoca medo e preocupação em Pilão Arcado


Devido a forte estiagem, a caatinga nativa está toda esturricada e cinzenta no sertão do município baiano de Pilão Arcado. Imagens impressionantes tem chegado a cada momento enviadas por moradores daquele município mostrando uma situação de dor e lamento por não terem a mínima condições de fazer nada, cobrando uma atitude das autoridade.
Em uma das mensagens, o agricultor Orlando José afirma que “o fogo está acabando com tudo e os Bombeiros de Juazeiro – que poderiam nos atender – não compareceram. A prefeitura quando é para realizar seus eventos festivos chama o corpo de bombeiros que se faz presente, mas em caso grave como este ninguém viu uma ação da administração municipal. Nós que moramos no interior estamos preocupados e com medo”, disparou.
A estrada vicinal que dá acesso à comunidade de Mandarino ficou interditada devido as chamas. A rede de energia ficou danificada obrigando a equipe da Coelba impossibilitada de fazer algo. Os moradores estão apreensivos e com medo, isso porque as chamas podem chegar a suas casas. (Vale em Foco),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Com quase 100 mortes em 9 meses, Petrolina lidera ranking de homicídios no Sertão de PE


Petrolina registrou 97 assassinatos de janeiro a setembro deste ano, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco. Esse alarmante número colocou a cidade em 1º lugar no ranking de municípios com maior número de crimes violentos no Sertão do Estado.
Araripina e Trindade ficaram em 2º e 3º lugares, respectivamente, com 31 e 17 assassinatos. Salgueiro e Santa Maria da Boa Vista com 16, cada, ficaram na 4ª posição. Já Cabrobó ocupa o 5º lugar no ranking, com 13 homicídios.
Das 23 cidades do Sertão de Pernambuco, Granito e Moreilândia foram as que registraram os menores índices nos nove primeiros meses de 2017: cada município registrou um homicídio.
Estadual
Como este Blog mostrou ontem (15), Pernambuco registrou 4.145 homicídios de janeiro a setembro deste ano, número 31,5% maior que a quantidade nesse mesmo período de 2016, quando foram computados 3.152 assassinatos pela SDS. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

Fernando Filho deve ser expulso hoje do PSB

Conselho de Ética da sigla avalia nesta segunda-feira (15) processos contra o ministro e os deputados federais Danilo Forte, Fábio Garcia e Tereza Cristina, 
líder do partido na Câmara
Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB)
Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB)Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

O futuro do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, e mais três dissidentes do PSB será selado em reunião do Diretório Nacional da agremiação, nesta segunda-feira (16), às 19h, em Brasília.
Alvos de processo disciplinar no Conselho de Ética, desde maio deste ano, as lideranças negociam seus passes há meses com PMDB e DEM, mas se recusam a deixar as hostes socialistas antes do prazo final para desfiliação em março do ano que vem, por receio de perder o mandato por infidelidade partidária. O processo disciplinar contra os parlamentares foi aberto por provocação dos movimentos sociais da legenda, com base no voto dos legisladores em desacordo com a posição partidária na reforma trabalhista.
Além de decidir o destino do auxiliar ministerial, os socialistas vão deliberar sobre os processos disciplinares dos deputados federais Danilo Forte (CE), Fábio Garcia (MT) e da líder da sigla na Câmara Federal, Tereza Cristina (MS).
Os quatro casos avaliados nesta segunda são os primeiros das 15 ações disciplinares analisadas no Conselho de Ética do PSB. Eles são considerados os mais graves pela cúpula partidária. A situação das lideranças foi agravada devido à proximidade do julgamento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) no Congresso Nacional.
Os parlamentares estão alinhados ao Palácio do Planalto, contrariando a posição do PSB Nacional de oposição ao Executivo. Por ocupar cargos estratégicos na Câmara Federal, os dissidentes podem fazer a diferença na votação. Garcia e Forte são membros da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que julgará o parecer da denúncia contra Temer e tendem a votar contra a abertura do inquérito investigativo.
A líder Tereza Cristina tem o poder de interferir nos rumos da bancada e vem sendo pressionada a deixar o posto.
Já a situação do ministro Fernando Filho é um caso a parte, agravado pelas circunstâncias das eleições de 2018.
Pai do auxiliar ministerial, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) deixou o PSB, no mês passado, para abrir uma nova frente de oposição ao Governo Paulo Câmara. O movimento ampliou o incômodo interno do PSB com os dissidentes e reforçou a necessidade de reação do comando partidário.
Antes, o chefe do Executivo estadual e seus aliados trabalhavam para manter os Coelhos no PSB, em um esforço para evitar atropelos ao seu projeto de reeleição. (Folhape).

Blog do BILL NOTICIAS

Incêndios florestais matam cerca de 30 pessoas em Portugal e Espanha


(Diário de Pernambuco)
Os incêndios florestais que castigam Portugal desde domingo(15) e continuou fora de controle até a manhã desta segunda-feira(16), deixaram pelo menos 27 mortos em várias regiões do país – de acordo com um novo balanço provisório divulgado pela Defesa Civil.
“Podemos confirmar a morte de 27 pessoas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda”, situados no centro e no norte do país, declarou a porta-voz da Autoridade Nacional de Defesa Civil, Patricia Gaspar, em entrevista coletiva em Lisboa.
Em Portugal, 440 focos de incêndio estavam ativos no domingo, considerado o “pior dia desde o início do ano”, segundo a porta-voz da Agência Nacional de Proteção Civil, Patricia Gaspar.
Após a morte das primeiras seis pessoas, o primeiro-ministro Antonio Costa declarou “estado de catástrofe” no país, onde durante toda a noite 3.700 bombeiros lutaram para apagar 26 incêndios de grandes proporções
Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, segundo Patricia Gaspar, que destacou um bloqueio em três eixos viários, incluindo a estrada que liga Lisboa à cidade do Porto.
O país ainda se recupera do grande incêndio de junho, que deixou 64 mortos.
Na Espanha, o governador da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que 15 focos de incêndio estavam ativos no domingo nesta região do noroeste do país.
Também disse que “a situação é crítica” e citou zonas urbanas sob ameaça.
O fogo foi atiçado por rajadas de vento de até 90 km/h provocadas pelo furacão Ophelia, que avançava pelo norte da costa espanhola em direção a Irlanda.
“Estamos falando de condições que não foram registradas na última década”, afirmou Núñez Feijóo, que denunciou incêndios criminosos.
“São incêndios absolutamente intencionais, premeditados, de pessoas que sabem o que fazem”, disse.
Milhares de bombeiros foram enviados à região e contam com o apoio de soldados e moradores.
Duas pessoas morreram presas pelas chamas dentro de seu veículo na localidade de Nigrán, quando tentavam fugir para se salvar, informou o governo local.
As autoridades regionais também informaram que um idoso foi encontrado morto em um galpão fora de sua casa em Carballeda de Avia, que foi atingida pelas chamas.
O governo a firma que os incêndios são propagados pelos fortes ventos, a seca e a temperatura acima do normal para esta época do ano.
O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, nascido na Galícia, expressou condolências no Twitter.
Cinco incêndios ameaçavam o porto de Vigo, forçando a evacuação de um centro comercial e de uma fábrica da PSA Peugeot.
Várias escolas cancelaram as aulas nesta segunda-feira(16). A companhia estatal de trens Renfe informou que a via entre Vigo e Barcelona está fechada por causa dos incêndios.
As autoridades também informaram que há várias rodovias fechadas.
O furacão Ophelia é o primeiro desde 1939 que avança desta tão ao norte do Atlântico.
Quando atingir a Irlanda nesta segunda-feira(16), o fenômeno deve ser rebaixado para “tempestade tropical”, segundo o Centro Nacional Furacões (NHC) dos Estados Unidos.(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Delação de Funaro escancara a organização criminosa e papel de Temer


Os dez anexos da delação de Lúcio Bolonha Funaro só não convencem quem não quer ser convencido – como o relator na CCJ da Câmara, Bonifácio Andrada - de que Michel Temer e seus comparsas do PMDB e alhures formaram uma organização criminosa para “arrumar dinheiro”, e de que nela o ocupante do Planalto tinha um papel preponderante. A Orcrim, sua estrutura, seus integrantes e seus crimes são descritos com uma exuberância que produz gastrite no final da leitura. Eles só pensavam naquilo. Relativamente ao crime de organização criminosa, é na delação de Funaro, e não nas gravações de Joesley Batista, que se baseia fundamentalmente a acusação contida na segunda denúncia de Rodrigo Janot. Por ser tão clara a demonstração da acusação, os deputados que votarem contra a denúncia, ajudando Temer a escapar, não escaparão do castigo dos eleitores e muito menos do julgamento da História. Terão votado sabendo exatamente o que faziam.

A divulgação dos arquivos confirma o esquema gráfico acima divulgado pela Polícia Federal sobre a estrutura da organização. Ela tem no centro de comando Michel Temer, compartilhando influência e poder com Eduardo Cunha. Em torno dos dois gravitam os demais políticos e operadores: Geddel, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Henrique Alves, Antonio Andrade, Funaro, Rocha Loures, Fabio Cleto e outros mais. Este é o power-point de Temer-Cunha:
Juntos, eles trataram de ocupar espaços nos governos petistas que lhes permitissem “fazer dinheiro”, como na expressão de Funaro. Cobraram propinas  nas concessões de aeroportos, na liberação de operações de crédito junto à Caixa Econômica Federal para diversas empresas, venderam atos administrativos do Ministério da Agricultura para favorecer a JBS e venderam medidas provisórias que tramitaram no Congresso, suprimindo ou incluindo trechos de interesse das empresas. Negócios na Petrobrás estão fora deste esquema. Que outro nome pode merecer um grupo que se dedica a estas práticas, atuando em fina sintonia, e respondendo hierarquicamente ao vice-presidente da República e ao presidente da Câmara?
Só Temer, segundo a PF, recebeu recursos obtidos pela organização da ordem de R$ 31,5 milhões: R$ 30 milhões da Odebrecht; R$ 1 milhão do grupo J&F e aqueles R$ 500 mil da mala entregue ao ex-assessor Rodrigo Rocha Loures.
Os negócios no âmbito da CEF já foram bastante divulgados mas a relação das medidas provisórias aprovadas mediante suborno aparece pela primeira fez, e faz lembrar a frase de Bismarck, sobre como o povo ignora “como são feitas as leis e as salsichas”. Funaro cita as seguintes leis, decorrentes de MPs vendidas, que o STF devia tratar de anular.
1) MP 656 – Autorizou o ingresso de capital estrangeiro no setor de hospitais, laboratórios e planos de saúde.  Principal comprador e beneficiário, grupo Amil. E com isso, nós, os usuários, aqui estamos nas mãos de empresas estrangeiras que têm tornado os planos de saúde inacessíveis para a classe média, ao ponto de o governo agora estar planejamento a criação de “planos populares”, baratos mas ordinários.
2) MP 595 – Tratou da modernização do setor portuário mas nela foram incluídas medidas para favorecer o grupo Libra, que pôde renovar sua concessão mesmo devendo à União, o que a MP de Dilma vedava. Temer ganhou, em troca, doação de R$ 1 milhão a sua campanha.
3) MP 549 – Permitiu a venda de remédios que dispensam receita médica em supermercados, beneficiando o grupo Hipermarcas. Por esta medida, mais a barragem de qualquer aumento de impostos para o setor, Hipermarcas prometeu propina de R$ 36 milhões.
4) MP 563 – Desonerou a folha de pagamentos do setor de transportes aéreos e coletivos rodoviários, beneficiando a família Constantino, dona da Gol e de frotas de ônibus.
5) Lei para o Distrito Federal, reduzindo de 25% para 12%  o imposto incidente sobre querosene de viação,  beneficiando novamente a Gol.
6) MP que regulamentou o legado do Bamerindus, favorecendo o banqueiro Andre Esteve, do BTG Pactual.
Que outro nome merece o grupo liderado por Cunha e Temer, e que coroou sua lista de crimes com um atentado contra a democracia, comprando votos para derrubar uma presidente eleita num processo de impeachment viciado, que o STF agora tem a obrigação de rever? (247).

Blog do BILL NOTICIAS

Em Serra Talhada, cliente tenta matar advogado a pauladas por discordar de condução do caso

(Fonte/foto: Diário de PE)

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Pernambuco (OAB-PE) denunciou nesta segunda-feira (16) uma tentativa de homicídio registrada contra o advogado Domingos Sávio de Lima (foto), na cidade de Serra Talhada, Sertão do Pajeú. De acordo com a OAB, o crime foi praticado por um cliente que não concordou com a condução dada ao seu caso.
Ainda segundo a OAB, a vítima está internada em estado grave no Hospital da Restauração (HR), no Recife. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade de saúde, o paciente de 56 anos, que foi agredido a pauladas, foi transferido do Hospital de Serra Talhada, deu entrada às 17h57na unidade de trauma e às 18h foi submetido a cirurgia.
Agressões dessa natureza, quando praticadas contra um advogado ou advogada, extrapolam a gravidade de uma ofensa individual e passam a fragilizar o Estado Democrático de Direito, já que cabe ao profissional da advocacia pugnar pelo direito de defesa, um dos valores fundamentais previstos na Carta Magna. A OAB-PE não descansará até a efetiva punição do responsável por essa covarde agressão“, diz nota publicada pela Ordem. (C.Britto).
Blog do BILL NOTICIAS

Grave acidente com vítima fatal no Trevo do Ibó, Belém do São Francisco-PE



O acidente aconteceu por volta das 17:20 desse domingo(15), quando um homem conhecido como ” Pedrinho da borracharia” teria perdido o controle de sua moto (CB-300) e caiu, vindo à óbito no local,(C.Geral).



Blog do BILL NOTICIAS

Para diminuir gastos, prefeito de Afrânio anuncia exoneração de cargos comissionados

(Foto: Ascom PMA/divulgação)

Em Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, o prefeito Rafael Cavalcanti reuniu seu quadro de comissionados para dar uma dura notícia. Alegando “o momento delicado” pelo qual atravessam os municípios brasileiros, ele comunicou a exoneração desses profissionais, inclusive secretários, nos meses de novembro e dezembro.
Rafael disse estar se mobilizando com outros prefeitos pernambucanos em busca de uma solução junto às esferas estadual e federal em relação à queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Sobre o cenário econômico, ele afirmou que a crise afeta todo o país e está prejudicando a administração pública municipal.
O prefeito segue ainda hoje (16) para o Recife e depois para Brasília, onde irá se juntar a outros prefeitos do Estado para uma reunião com a bancada pernambucana, como este Blog já informou. “Precisamos unir forças para conseguir do Governo Federal, apoio financeiro para os Municípios, que é o ente federativo que está mais próximo das pessoas e de suas necessidades básicas, sob pena das gestões municipais serem cada vez mais inviabilizadas“, ressaltou Rafael, por meio de sua assessoria.
Esse é um momento que ninguém deseja passar. Porém, fiquei mais aliviado com as inúmeras manifestações de apoio e compreensão que recebemos, tanto durante como após essa reunião. Essas manifestações me fizeram seguir revigorado e cheio de forças para compromissos no Recife, cujo objetivo é reivindicar recursos para viabilizar ações em nossa cidade”, declarou Rafael, referindo-se às demissões na sua equipe.
 Emoção
O prefeito se emocionou e agradeceu a todos pela compreensão que o levou a tomar essa medida nos dois últimos meses do ano. “Reafirmo meu compromisso de, mesmo nesse cenário adverso de crise, fazer a melhor gestão que nossa cidade já teve, que tem como diferencial o respeito e o cuidado com as pessoas. Com essa união, pedindo sempre sabedoria e proteção divina, venceremos mais rapidamente esse momento e sairemos muito mais fortes para enfrentar quaisquer adversidades que aparecerem durante a caminhada,” refletiu. (C.Britto).

Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...