segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Ações da Codevasf levam água a comunidades rurais de Pernambuco



Mais de 180 produtores da Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Riacho da Quixaba, comunidade localizada a 30 quilômetros do município de Parnamirim, foram beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), neste mês, com 13 mil metros de tubos que serão usados na conclusão da adutora que levará água à comunidade. O investimento foi de R$ 118 mil.
Atualmente a comunidade tem atravessado dificuldades devido à longa estiagem e aos poços secos. Samuel Oliveira, membro da associação, avalia que a entrega dos canos para a conclusão da adutora é fundamental. “É enorme a importância dessa obra. Esperamos há quase 20 anos pela construção da adutora. Graças a Deus, a gente conseguiu esses canos. Aqui, a gente enfrenta seca há muitos anos e, com essa entrega, acreditamos que vamos viver uma revolução na região”, afirma.
O superintendente Regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, esteve em Parnamirim durante a entrega dos tubos e destacou a importância das ações da Companhia nas áreas rurais do estado. “Em um período tão longo de estiagem, precisamos atuar para ajudar essas comunidades na convivência com a seca. Não só com entrega de canos, mas também perfuração de poços, pequenos sistemas de irrigação, aguadas e muitas outras ações”, diz.
De acordo com o superintendente, o município de Tabira também está recebendo auxílio nas ações de convivência com a seca. “O município está sendo contemplado com mais dois poços artesianos perfurados nas comunidades rurais de Logradouro e Morato. Nós perfuramos esses poços com recurso do Programa Água para Todos”, informa. O investimento na perfuração de cada poço é de R$ 31 mil.
“Quem salvava a comunidade aqui, mais de 25 famílias, era um açude que meu pai tinha. Mas com essa seca não tinha mais água. Para pegar água a gente começou a ter que ir pra outro sítio muito longe e lá já estava só com lama. Agora a gente está muito feliz com esse poço. É um momento de muita felicidade, ainda mais em ver que a água é doce e a gente vai poder beber dessa água, porque uma das nossas maiores preocupações era ter água pra beber”, conta o produtor de milho e feijão Luis Carlos dos Santos, filho de seu Zé Novo, de Sítio Morato, no município de Tabira. (Ascom),(C.Geral).

Blog do BILL NOTICIAS

Polícia prende mais de 200 jovens que participavam de protestos nas universidades dos EUA

Ação coloca em xeque propaganda de que o Estado norte–americano protege a liberdade de expressão Protesto pró-Palestina na Universidade de C...