Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e os ex-presidentes Lula (Brasil) e Pepe Mujica (Uruguai) deram uma aula sobre democracia. Os três estiveram na Argentina nos eventos que comemoraram a redemocratização do país após a ditadura militar (1976-1983).
Fernández destaca que “a democracia é a melhor maneira que temos na sociedade para poder conviver”, mas reforça que “uma democracia sem justiça e sem igualdade, não é democracia”.
Mujica, por sua vez, afirma que “até agora, o humano não conseguiu inventar um sistema melhor que a democracia, que tem muitos defeitos, mas não são os defeitos da democracia, mas, sim, os defeitos humanos”. Por isso, diz que a democracia “nunca está terminada, é preciso melhorá-la sempre”
Lula também concorda que “a democracia é a melhor e mais importante forma de governo”, já que “permite a pluralidade, a divergência e a diversidade”. No entanto, ressalta que “no mundo inteiro, a elite econômica e a elite política se apoderaram da democracia” e “a Justiça pende mais para defender os ricos do que os pobres”.
“A democracia é um processo de aperfeiçoamento de um regime de convivência democrática da humanidade. Não é um pacto de silêncio, mas um processo de efervescência da sociedade na busca da construção de um mundo justo, mais solidário, fraterno e humanista”, conclui o ex-presidente brasileiro.
Confira: