sábado, 2 de janeiro de 2021

Mortes por Covid-19 no Brasil aumentaram 64% em dezembro, resultado de aglomerações

Familiares de mulher que morreu vítima da Covid-19 choram durante enterro em cemitério Vila Formosa, em São Paulo (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli)

O número de mortes por Covid-19 registradas no Brasil em dezembro de 2020 apresentaram uma elevação de 64,45% em relação a novembro do mesmo ano, de acordo com o consórcio de veículos de imprensa .

Em novembro, 13.263 morreram em decorrência da Covid-19. Já em dezembro, o número saltou para 21.811. Dezembro foi o mês com mais óbitos causados pela doença desde setembro do ano passado. Foi também a primeira vez desde julho que o número de mortos em um mês foi maior que o registrado no mês anterior.

A discrepância entre dezembro e novembro foi impulsionada pela tendência de alta nos óbitos em diferentes estados do país, tais como Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Alagoas e Sergipe.

Segundo a enfermeira epidemiologista Ethel Maciel, professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ouvida pelo G1, a elevação da quantidade de óbitos em dezembro é reflexo de aglomerações realizadas em períodos anteriores, como nos feriados de 12 de outubro, 2 de novembro e das eleições. "As eleições tiveram influência. Políticos, pessoas se aglomerando: infelizmente foi o que nós vimos", disse.

Com as inúmeras festas que ocorreram entre o Natal e o réveillon, o fenômeno pode se repetir. "Com as festas de final de ano, com certeza teremos muitos casos e muitas mortes – porque as pessoas não estão fazendo o distanciamento, estão se aglomerando", afirmou Ethel.(247).


BLOG DO BILL NOTICIAS

PRF quer comprar internet de Elon Musk para patrulhar áreas remotas da Amazônia

Equipamento está em fase de testes na região do Oiapoque e pode permitir que empresa do bilionário Elon Musk tenha acesso a informações priv...