A situação do prédio da extinta Estação Ferroviária do Distrito de Rajada, a 81,5 km de Petrolina, é de completo abandono. Portas e forro do teto derrubados e muita sujeira compõem o cenário da construção, inaugurada em março de 1923, como parte da linha da Estrada de Ferro Petrolina a Teresina (PI).
Segundo o site Estações Ferroviárias do Brasil, a estação de Rajada foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1923. Em 1941, foi incorporada à Viação Férrea Federal Leste Brasileiro e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia, não muito à frente de Afrânio, no ano de 1935.
De acordo com uma placa fixada no prédio, o local sediou em 2005 uma Diretoria Regional vinculada a Prefeitura de Petrolina. Aparentemente, desde então, o prédio serve apenas como criadouro de morcegos – uma das reclamações de moradores próximos, ouvidos pelo Gazzeta.
PREFEITURA – Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Petrolina informou que não “há nada previsto para o local”.
[F] Jean Carlos
Blog do Bill Art´s