terça-feira, 8 de janeiro de 2019

VIOLÊNCIA - Fortaleza registra mais ataques criminosos durante a madrugada

  Por: Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil (José Cruz/Agência Brasil)
Foto: José Cruz/Agência Brasil


Pelo menos quatro ônibus foram incendiados durante a madrugada desta terça-feira (8) na região metropolitana de Fortaleza. É o sexto dia consecutivo da onda de violência que atinge o Ceará. Dois desses ataques ocorreram contra coletivos que faziam linhas de transporte da madrugada em bairros de Messejana, em Fortaleza. Outra ocorrência foi notificada no município de Aracati, região metropolitana, onde bandidos atearam fogo em um ônibus da prefeitura, que estava estacionado na rodoviária da cidade. Também foi registrado incêndio em um micro-ônibus que transportava passageiros em Maranguape, outro município da região metropolitana.


As empresas de transporte público que operam na Grande Fortaleza chegaram a tirar os veículos de circulação durante a madrugada, mas o transporte foi retomado no início da manhã.

Além dos ataques contra o transporte público, a imprensa local informa que um carro de uma autoescola foi queimado com dois ocupantes dentro do veículo, no Conjunto São Cristóvão, no Bairro Jangurussu, em Fortaleza. Ambos ficaram feridos, mas sem risco de morte. Não há outros detalhes sobre o estado de saúde dos dois ocupantes.

Uma criança de 5 anos morreu após ser baleada na noite de ontem (7), em Eusébio, cidade da região metropolitana de Fortaleza. Um jovem de 15 anos também foi atingido e segue internado. Não há informações sobre a motivação do crime nem se teria alguma relação com os ataques que vêm ocorrendo no estado.

Criminosos também tentaram explodir a Ponte dos Tapebas, localizada na BR-222, no município de Caucaia, na região metropolitana, por volta das 2h. A explosão danificou parte do piso da ponte, fazendo um buraco no local.

Com mais esses ataques, subiu para 160 o número de ocorrências notificadas contra veículos, prédios públicos e comércios desde o início da crise na segurança pública do estado, na semana passada. Os crimes são atribuídos a facções criminosas que atuam no Ceará, como o Comando Vermelho (CV) e os Guardiões do Estado (GDE), após o anúncio do secretário de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, do endurecimento de regras no sistema prisional do estado.

Os ataques dessa madrugada ocorreram também poucas horas depois do Ministério da Justiça e Segurança Pública ter anunciado o envio de um efetivo extra de agentes da Força Nacional de Segurança para o estado, que vão se somar aos 330 homens que já haviam chegado na região no último sábado (5).

Apoio dos estados

O governo da Bahia enviou, no fim de semana, um efetivo de 100 policiais militares do estado para o Ceará, para ajudar no enfrentamento da crise. Outros três estados também enviarão agentes para reforçar a segurança no território cearense. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, são 43 policiais militares e agentes de inteligência do Piauí, de Pernambuco e Santa Catarina.

Prisões

Segundo o balanço mais recente, pelo menos 148 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques. O clima na capital cearense é de uma certa apreensão e de grandes dificuldades para população, especialmente no transporte público.

Os ônibus da capital circularam nessa segunda-feira, durante o dia, com escolta policial, mas a frota disponibilizada foi 30% menor do que o normal, o que prejudicou a chegada ao trabalho para milhares de pessoas.

Além disso, a cidade sofre com problemas na coleta de lixo, que se acumula nas ruas e principais avenidas da capital. Com os ataques, as empresas que atuam na limpeza também reduziram a circulação de caminhões que recolhem os resíduos na cidade.



Blog do BILL NOTICIAS

MAIS VIOLÊNCIA NO CEARÁ: EXPLOSÃO EM PONTE E ÔNIBUS INCENDIADOS

Reprodução

247 - Ataques criminosos continuaram pela sexta noite seguida no Ceará. Na noite desta segunda-feira (7) ônibus foram incendiados em Fortaleza e nos municípios de Aracati e Maranguape, na região metropolitana. O carro de uma autoescola também foi queimado e um homem ficou ferido. Na madrugada desta terça-feira (8), foi registrada uma explosão em uma ponte na cidade de Caucaia.
Desde quarta-feira (2), a polícia prendeu 148 pessoas. A Força Nacional foi chamada para reforçar a segurança e 300 homens estão atuando no estado desde o fim de semana. São esperados mais 200 agentes.
O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, informou que a onda de violência foi provocada pela nomeação do novo secretário de Administração Penitenciária do estado, Luís Mauro Albuquerque, que prometeu fiscalizar com mais rigor a entrada de celulares nos presídios. Desde o início da onda de crimes, agentes penitenciários apreenderam 407 aparelhos em presídios.
Costa disse que "a criminalidade já conhecia o trabalho" do novo gestor da pasta que administra os presídios do estado.

Blog do BILL NOTICIAS

MAIS DE 20 DETENTOS FOGEM DE CADEIA PÚBLICA NO CEARÁ


Por Pedro Rafael Vilela - Enviado Especial
A Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará confirmou, na tarde desta segunda-feira (7), a fuga de 23 detentos da Cadeia Pública de Pacoti, cidade a quilômetros da capital, Fortaleza. A fuga foi de manhã, durante o banho de sol, quando os presos pularam o muro da cadeia e tiveram acesso à área externa. Os procedimentos de busca já foram iniciados na região, informou o governo.
A fuga ocorre justamente em meio a uma onda de violência no Ceará, que já resultou em mais de 120 ataques a prédios públicos, estabelecimentos comerciais e veículos. Esta segunda-feira é o quinto dia consecutivo de ocorrências notificadas.
Por causa da violência, a frota de ônibus do transporte público na capital e na região metropolitana opera abaixo do efetivo normal.
No balanço mais recente, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social confirmou a prisão de 148 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques.
O governo do estado está transferindo, de forma imediata, 20 detentos considerados líderes de facções criminosas no estado, para penitenciárias federais de segurança maxima. As vagas, num total de 60, foram disponibilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, após pedido do governador Camilo Santana.a

Blog do BILL NOTICIAS

PARA CONTER ONDA DE VIOLÊNCIA NO CEARÁ, FORÇA NACIONAL AUMENTA EFETIVO

José Cruz/Agência Brasil

Por Pedro Rafael Vilela - Repórter da Agência Brasil 
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, na noite desta segunda-feira (7), o envio de um efetivo extra de agentes da Força Nacional de Segurança para o Ceará. O estado vive há cinco dias uma onda de violência, protagonizada por integrantes de facções criminosas, que resultou em mais de 150 ataques a prédios públicos, estabelecimentos comerciais, veículos e equipamentos de segurança. As ocorrências foram notificadas em cerca de 37 municípios, incluindo a capital. Desde sábado (5), 330 homens da Força Nacional patrulham as ruas da região metropolitana de Fortaleza. Agora, o contingente será elevado para 406 agentes, bem como um total de 96 viaturas. 
Além disso, o governo da Bahia enviou, no fim de semana, um efetivo de 100 policiais militares do estado para o Ceará para ajudar na crise. Mais três estados também enviarão agentes para reforçar a segurança no território cearense. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, são 43 policiais militares e agentes de inteligência do Piauí, Pernambuco e Santa Catarina.
No balanço divulgado no início da tarde, o governo estadual confirmou a prisão de 148 pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques. Desse número, 38 foram presos e apreendidos entre a noite de domingo (6) e a manhã de hoje (7). Em meio à crise de violência urbana, um grupo de 23 detentos fugiu hoje de manhã da Cadeia Pública de Pacoti, cidade a 122 km de Fortaleza. Nenhum detento havia sido recapturado até o início da noite. 
Transporte e lixo
O clima em Fortaleza e região metropolitana é de uma certa apreensão e de grandes dificuldades para população, especialmente no transporte público. Os ônibus da capital circularam com escolta policial composta por mais de 200 policiais, mas a frota disponibilizada nesta segunda-feira foi 30% menor do que o normal, o que prejudicou a chegada ao trabalho para milhares de pessoas. 
Além disso, a cidade sofre com problemas na coleta de lixo, que se acumula nas ruas e principais avenidas da capital. Com a série de ataques, as empresas que atuam na limpeza também reduziram a circulação de caminhões que recolhem os resíduos na cidade. 


Blog do BILL NOTICIAS

MANGUEIRA HOMENAGEIA MARIELLE FRANCO


247 - Circula nas redes sociais um vídeo do enredo da escola de samba Mangueira em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada junto com o motorista Anderson Gomes no Estácio, bairro na região central do Rio, em 14 de março deste ano.
O enredo da escola – História pra ninar gente grande – tem como tema a "história que a história não conta" e o samba Eu quero um Brasil que não está no retrato. No refrão, o nome da vereadora é citado: "Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles, Malês".
Nesta terça-feira, as mortes de Marielle e Anderson completam 300 dias sem solução. A viúva da parlamentar, Mônica Benício, teme que o crime seja esquecido e apela para que as pessoas participem de atos em memória dos dois para cobrar da polícia uma resposta sobre os verdadeiros culpados.
"Com o tempo, a morte dá uma sensação de conformismo. Se a onda da indignação acabar, as pessoas se acostumam com a ausência. Não podemos deixar de cobrar. Quem matou a minha mulher? Quem foi o mandante? Ela se tornou símbolo político, representante de lutas específicas na área de direitos humanos. Ela construía um sonho. Não podem descartá-la simplesmente por ser mulher, negra, pobre e lésbica. Não podemos nos calar", diz Mônica.



Blog do BILL NOTICIAS

Petrolina a menos de 600 eleitores para ter segundo turno em 2020

  Via:Carlos Britto
Foto: reprodução


É praticamente dado como certo um segundo turno em Petrolina nas eleições 2020. De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) divulgados ontem (7), o principal município do Sertão está a menos de 600 eleitores para confirmar o segundo turno.
Para que isso aconteça já no ano que vem, Petrolina precisa garantir um universo de 200 mil eleitores. Hoje, conforme o TRE-PE, esse número é de 199.412. Numa matemática simples, bastam apenas mais 588 eleitores. Como ainda falta mais de um ano até o pleito de 2020, a probabilidade de segundo turno é muito alta.

Blog do BILL NOTICIAS

VENDEDOR DIZ QUE DAMARES O SEGUROU PELO PESCOÇO E VAI À PGR


247 - O vendedor Thiego Amorim, que trabalha em um shopping de Brasília, entrou com uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, nesta segunda-feira 7 por constrangimento, vias de fato e ameaça. Segundo seu advogado, Suenilson Sá, imagens das câmeras de segurança do estabelecimento podem comprovar que a ministra segurou seu cliente pelo pescoço, enquanto lhe dirigia a palavra em tom de ameaça, causando-lhe constrangimento.
No episódio da confusão, Thiego havia questionado a ministra por que ela estava usando azul, já que defendeu, em um vídeo que circulou na internet na semana passada, que "meninos vestem azul e meninas vestem rosa" em uma "nova era" que segundo ela teria se iniciado no País. Segundo Thiego, o vídeo que foi divulgado sobre a discussão no dia não mostra tudo o que aconteceu. Segundo o vendedor, a assessora que acompanhava a ministra no shopping também teria dado um tapa na sua mão quando ele pegou o celular para gravar.
"Na filmagem só aparece uma parte do que aconteceu, não mostra a evolução dos fatos. Antes ele disse que a loja estava toda em promoção, ela chegou a experimentar uma roupa e foi no final que ele fez a pergunta sobre a cor. Ele começou a gravar porque se sentiu ameaçado. Não teria tido a atitude de filmar se ela não tivesse feito nada. O gesto de segurar em seu pescoço configura ameaça, relatou o advogado ao jornal O Globo.

Blog do BILL NOTICIAS

Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro volta a gerar polêmica e prefeitura emite novo pronunciamento

  Via:Carlos Britto
Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)



A celeuma envolvendo uma embarcação abandonada na Orla de Juazeiro (BA) ganhou mais um capítulo, após a morte de um motociclista durante um acidente em que a vítima acabou caindo sobre a estrutura da barca, na madrugada de ontem (7). A tragédia ganhou repercussão nas redes sociais e muita gente questionou sobre a permanência do equipamento no local.
Em julho passado, este Blog questionou a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) sobre esse caso, e foi informado que o proprietário já havia sido notificado para retirar a barca do local.
A reportagem esteve lá ontem e constatou que a situação é ainda pior. A ‘carcaça’ do barco, inclusive, serve de ‘parede’ para um outdoor de uma empresa particular. Além disso, a barca estaria impedindo a finalização da pista de cooper do Parque Fluvial. Por causa o acidente de ontem, parte da grade de proteção do trecho da Orla foi danificada.
Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)
Pessoas que passavam pelo local disseram não acreditar na remoção da barca. “Eu acho que isso aí vai ficar para sempre. Já tem muito tempo e ninguém nunca fez nada“, disse a universitária Flávia Araújo, que pratica atividades físicas na Orla de Juazeiro.
Quem também não acredita na retirada do equipamento é Vinícius Carvalho. Além disso, ele disse que o local está a cada dia mais fétido e teme que a embarcação cause um acidente. “Isso aqui está um horror. Fezes, urina, animais mortos e lixo. Quem passa por aqui sente esse mau cheiro e não fica perto. Fui verificar lá em baixo, e essa barca está suspensa por pedaços de madeira, isso é um perigo, pode cair sobre alguém“.
Há quase seis meses foi repassado pela Semaurb que a administração municipal estava “realizando um processo licitatório para contratação de uma empresa especializada“, para que fosse feita a retirada da embarcação e posterior cobrança dos custos ao proprietário.
Embarcação abandonada na Orla de Juazeiro-BA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)
Nova resposta
Em nova nota enviada a este Blog, a Semaurb disse que esse processo “está em fase de pós licitação, aguardando os trâmites para que a empresa ganhadora possa expedir a ordem de serviço para retirada da embarcação“.
Acompanhem a nota, na íntegra:
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informa que inicialmente existiam três embarcações ancoradas na área de Área de Preservação Permanente (APP) do Rio São Francisco e duas foram retiradas.
O proprietário da última embarcação não quis promover a retirada junto à prefeitura e o mesmo foi advertido e, em seguida, autuado com auto de infração de multa por descumprir a lei.
Diante disso a prefeitura, através da Semaurb, está em fase de pós licitação, aguardando os trâmites para que a empresa ganhadora possa expedir a ordem de serviço para retirada da embarcação.
Já a Secretaria de Serviços Públicos de Juazeiro comunica que uma equipe já esteve no local nesta segunda-feira (7), realizando o levantamento de todo material que será necessário para consertar o trecho da Orla. Durante a semana os serviços serão iniciados para que sejam evitados outros acidentes.
Ascom/Semaurb

Blog do BILL NOTICIAS

SUS oferta novo tratamento para pacientes com degeneração da retina

O Ministério da Saúde ampliou o tratamento oferecido

 Por: Agência Brasil 
Sistema Único de Saúde (SUS)
Sistema Único de Saúde (SUS)Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Ministério da Saúde informou ter ampliado o tratamento oferecido a pacientes com degeneração macular relacionada à idade por meio da oferta do medicamento antigiogênico e do exame de tomografia de coerência óptica. Segundo a pasta, ambas as incorporações são importantes para a detecção precoce e para tratar casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. A degeneração macular atinge a parte central da retina e leva à perda progressiva da visão central.

Os dois novos procedimentos devem atender pacientes a partir dos 60 anos, conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade. O medicamento antigiogênico é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos. A proposta é detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina.
A doença
degeneração macular relacionada à idade é uma doença progressiva que acomete a área central da retina, onde as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco é o aumento da idade. A doença pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%).




Blog do BILL NOTICIAS

‘GOVERNO LEVARÁ A CLASSE MÉDIA À POBREZA E OS POBRES À MISÉRIA’

GILMAR FELIX - CÂMARA

247 - A deputada federal reeleita Maria do Rosário (PT-RS) criticou o governo Jair Bolsonaro, após o presidente da Caixa Econômica Federal, Paulo Guimarães, anunciar que a classe média pagará um financiamento com juros de mercado para financiar a casa própria.
"Presidente da Caixa diz q juros p/moradia da classe média, só de mercado, e Minha Casa Minha Vida é p/pobres (Viu @deltanmd? ). Mas o governo vai resolver isso p/ a classe média: sua política econômica vai levá-la à pobreza, e os pobres à miséria!", escreveu a parlamentar no Twitter.
Ao citar o procurador da Operação Lava Jato Deltan Dallagnol, a congressista fez referência à compra de dois apartamentos em um prédio do Minha Casa Minha Vida, programa do governo federal de financiamento de imóveis com juros mais baixos. Os imóveis foram comprados à vista, sem financiamento do programa.
Segundo reportagem do Diario do Centro do Mundo, publicada em novembro de 2017, a compra dos imóveis consta no registro do Cartório de Imóveis de Ponta Grossa, em fevereiro de 2016.
"Dallagnol comprou duas unidades no condomínio Le Village Pitangui, construído pela construtora FMM. Para fazer a construção, a FMM recorreu a financiamento da Caixa Econômica Federal destinado ao Programa Minha Casa Minha Vida. Mas os compradores não precisavam ser, necessariamente, pessoas de baixa renda", dizia o texto.

Blog do BILL NOTICIAS

Vazão do Baixo São Francisco será elevada nesta quinta-feira(10)

   Via:Vinicius de Santana

A vazão defluente no Baixo São Francisco será elevada a partir desta quinta-feira (11 de janeiro) do patamar atual de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (7 de janeiro), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e transmitida por videoconferência para os estados da bacia.
O aumento da vazão que estava previsto para acontecer a partir do dia 22, mas foi antecipado em atendimento ao pedido formulado pela prefeitura de Penedo (AL), com vistas a garantir a navegabilidade durante a festa centenária de Bom Jesus dos Navegantes. O governo de Sergipe, que já vinha pleiteando a elevação da defluência, também ficou satisfeito com a medida.
O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, explicou que a medida se tornou possível em virtude do cenário de conforto do rio, mas alertou que a situação não está totalmente normalizada. O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, ressaltou que o aumento da vazão, nesse momento, tem uma importância significativa pelo fato de ser este o período de reprodução das espécies lacustres.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou informações importantes durante a reunião. Miranda lembrou que os impactos na região do Baixo São Francisco foram muito severos no período da forte crise hídrica que atingiu a bacia do Velho Chico nos últimos seis anos. “E o aumento da vazão é o mínimo que pode ser feito para a recomposição da biodiversidade”, disse. “Além disso, o Baixo sofre fortemente com a intrusão salina”, acrescentou Miranda.
O presidente do Comitê aproveitou a oportunidade para defender o aprofundamento dos estudos com vistas a entender os impactos provocados pela intrusão salina. “O CBHSF fez uma grande reunião com vistas a criar uma rede de monitoramento da qualidade da água. Existe um acordo com a ANA para dar início a esse processo de forma efetiva. O CBHSF já começou, através das tratativas, e agora é o momento de efetivar esses entendimentos. Iremos visitar a presidente da ANA para viabilizarmos a questão”, disse Anivaldo Miranda.
Ainda durante a reunião, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou a projeção quanto ao registro de chuvas na bacia do São Francisco para os próximos dias. A perspectiva é que a precipitação seja praticamente nula durante esse mês.
O acompanhamento dos reservatórios aponta para o acúmulo de 55% de volume útil no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais; de 35% em Sobradinho, na Bahia e de 30% em Itaparica, em Pernambuco. A próxima reunião da ANA com o mesmo objetivo acontecerá no dia 21, a partir das 10h, horário de Brasília. (O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF

Blog do BILL NOTICIAS

DEFESA DE LULA ANEXA FOTO DE CAMISETA DE MICHELLE BOLSONARO COM FRASE DE JUÍZA


Revista Fórum - Nas alegações finais sobre o processo do sítio em Atibaia, entregue nesta segunda-feira (7) à Justiça Federal em Curitiba, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anexa como uma das provas para demonstrar a parcialidade da juíza Gabriela Hardt, uma foto em que Michelle Bolsonaro, esposa de Jair Bolsonaro (PSL), aparece com uma frase dita pela magistrada durante interrogatório do petista: "Se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema".
"É dizer: Trocaram-se os personagens, permanece a postura inquisitória e autoritária em relação ao Defendente, o qual segue sendo tratado e visto como um verdadeiro inimigo, cujas fala e manifestação devem ser, ao máximo, limitadas", diz a defesa, que ressalta que a frase e a foto tiveram o intuito de alimentar a "fábrica de manchetes da Lava Jato".
Leia a íntegra do texto


Blog do BILL NOTICIAS

Bolsonaro recua e desiste de base americana no Brasil

Má repercussão da ideia gerou mais um recuo

  Por: Igor Gielow, da Folhapress 
Após pressão, Bolsonaro muda de ideia sobre a base militar dos EUA no Brasil


Em mais um recuo após a má repercussão da ideia, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) fez chegar aos comandantes militares e oficiais generais da cúpula das Forças Armadas a informação de que não haverá nenhuma base americana instalada no Brasil durante seu mandato.

Segundo a reportagem apurou com oficiais generais que receberam o recado, a mensagem foi passada pelo ministro da Defesageneral Fernando Azevedo e Silva. Bolsonaro havia citado a possibilidade da instalação de uma base dos EUA, país com o qual vem travando uma aproximação agressiva desde que foi eleito, durante entrevista ao SBT na semana passada.

Seu chanceler, Ernesto Araújo, confirmou a intenção na sequência. Ela foi elogiada, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, pelo secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que esteve na posse do presidente no dia 1º. A declaração pegou os militares de surpresa, ainda mais vinda de um egresso das fileiras do Exército conhecido pela retórica nacionalista.
Alto Comando do Exército, centro de gravidade do poder militar brasileiro, expressou seu descontentamento em conversas de seus membros -os generais de quatro estrelas, topo da hierarquia. Azevedo e Silva, que foi do colegiado e hoje está na reserva, conversou com Bolsonaro.

Os EUA possuem mais de 800 bases em cerca de 80 países, mas nenhuma ativa na América do Sul. Estiveram presentes na Colômbia em acordo com o governo local, dando apoio ao combate às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). Atuaram no Paraguai e, de 1999 a 2009, ocuparam uma base no Equador.

No caso colombiano, há talvez mil militares americanos ainda em solo após o acordo de paz entre governo e Farc, em 2016. Mas o plano de estabelecimento de bases locais foi rejeitado pela Justiça do país.

No Brasil, a simples ideia de haver militares americanos instalados permanentemente causa urticária ao alto oficialato. O grau do desconforto, ou de alívio com o recuo, será aferível nesta terça (8): Bolsonaro estará em um almoço em homenagem ao comandante da Marinha.

A ideia da base contraria os princípios de soberania e busca de meios de autodefesa estabelecidos pela Política Nacional de Defesae pela Estratégia Nacional de Defesa.
Mesmo que prosperasse, ela precisaria de autorização do Congresso, após o presidente consultar o Conselho Nacional de Defesa.

O Brasil só abrigou militares americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1942, a ditadura de Getúlio Vargas cedeu áreas em Natal para operações aeronavais aliadas no Atlântico, em troca de favorecimento político e econômico.

Outra preocupação levantada pelos militares diz respeito a precedentes. A Rússia conversa há anos com a ditadura chavista da Venezuela sobre instalar uma base na costa caribenha do país, e poderia se sentir estimulada por um movimento do gênero do Brasil. De quebra, uma base russa cairia como uma luva para o acossado governo de Nicolás Maduro, cuja reeleição foi denunciada por Brasil e outros.

A China, que vem comprando posições na exploração de commodities e na área de energia na região, também poderia buscar alguma parceria, trazendo elementos exógenos à tradição neutra da região.

A sugestão de Bolsonaro também causou preocupação na Força Aérea Brasileira, mediadora das negociações para o estabelecimento de um acordo com os americanos para o uso comercial da Base de Alcântara, que tem uma das melhores posições geográficas para lançamento de foguetes do mundo. O temor era que a discussão de uma outra base americana fosse levada ao Congresso, confundindo com o papel da base de foguetes, totalmente diverso, melando o acordo. 

Todo esse contexto leva à dúvida: como Bolsonaro deu curso à possibilidade? Não existe certeza, mas o núcleo militar do governo, formado por generais da reserva em altos cargos, não havia sido ouvido sobre o caso.

A reportagem ouviu de oficiais da ativa que as suspeitas todas recaem sobre o novo chanceler, que é um fã declarado do governo de Donald Trump e considera o presidente americano um líder no suposto embate entre os valores ocidentais e o globalismo. Segundo a visão que esposou em artigos e em seu discurso de posse, o globalismo seria um ataque de raiz marxista a esses valores, e apenas a união de países de tradição cristã poderia enfrentá-lo.

Isso casa com as ideias do escritor Olavo de Carvalho, que indicou Araújo. Como o fiador do chanceler no cargo é Eduardo Bolsonaro, deputado pelo PSL-SP e filho do presidente, os militares creem que a ideia emergiu por meio da influência familiar

De uma forma ou de outra, assim como teve a decisão de subir impostos desmentida pela área econômica na sexta (4), Bolsonaro teve de recuar. E o fez numa área delicada, já que há um complicado equilíbrio entre os influentes militares de sua equipe e as Forças Armadas, que os apoiam, mas que temem politização de suas fileiras.



Blog do BILL NOTICIAS

Prefeitura de Petrolina libera duas novas linhas de crédito para empreendedores e produtores rurais

    Via:Viniius e Santana

Uma boa notícia para quem precisa de apoio para abrir uma pequena empresa ou impulsionar os negócios. Com valores que podem atingir até R$ 25 mil, a Prefeitura de Petrolina abriu duas linhas de crédito a baixos juros voltadas para o incentivo ao empreendedorismo e à produção rural. A medida já foi publicada no Diário Oficial e está à disposição dos interessados na Agência do Empreendedor (AGE).
Os recursos são destinados a empreendedores do comércio, serviços, indústria e agricultores familiares. A linha Masterplus garante empréstimos de R$ 8 mil a R$ 15 mil, com taxa de apenas 1,6% de juros ao mês. Uma das vantagens, além dos juros baixos, é que o empreendedor pode dividir em 20 vezes, com a primeira parcela podendo ser paga só depois do terceiro mês do contrato assinado.
A outra linha de crédito, Gold, varia entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, também com 1,6% de juros ao mês. Neste caso, o empréstimo pode ser quitado em 25 meses, com a primeira parcela prevista também após três meses do contrato. “É um apoio importante para quem precisa comprar uma máquina nova, ampliar o atendimento ou até abrir uma empresa e não tem o dinheiro para investir. Ganha o empreendedor, ganha a população com novos serviços e empregos e ganha a cidade com uma economia mais dinâmica”, explica o prefeito Miguel Coelho.
A negociação deve ser realizada na sede da Agência do Empreendedor (AGE), instituição municipal que cuida do estímulo ao empreendedorismo em Petrolina. A equipe de atendimento fica localizada na Rua Castro Alves, nº 55, no Centro, por trás do Banco do Brasil. A AGE oferece também empréstimos das linhas Popular (até R$ 2 mil), Plus (até R$ 4 mil), Megaplus (até R$ 8 mil), além de consultoria gratuita para quem deseja não errar nos negócios. (Ascom)

Blog do BILL NOTICIAS

Onyx usou notas de empresa de amigo para receber verba de gabinete, diz jornal

  Por: AE
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)


O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), usou 80 notas fiscais de uma empresa de consultoria pertencente a um amigo de longa data para receber RS 317 mil em verbas de gabinete da Câmara dos Deputados entre os anos de 2009 e 2018. As informações foram reveladas pelo jornal "Zero Hora" na manhã desta terça-feira (8). Entre as 80 notas, 29 foram emitidas em sequência, o que indica que Lorenzoni teria sido o único cliente da firma. 

A empresa chamada Office RS Consultoria Sociedade Simples pertence a Cesar Augusto Ferrão Marques, técnico em contabilidade filiado ao DEM, o partido de Lorenzoni. Marques também trabalhou em campanhas políticas do parlamentar. O jornal gaúcho informa, ainda, que Marques não tem registro no Conselho Regional de Contabilidade. Ele é o responsável pela contabilidade do DEM no Rio Grande do Sul - e também trabalhou em campanhas políticas do parlamentar. 

A empresa está inapta na Receita Federal por omissão de valores ao fisco e tem R$ 117 mil em dívidas tributárias. Entre janeiro de 2013 e agosto de 2018, não recolheu impostos, apesar de ter emitido 41 notas a Onyx Lorenzoni. 

Ao "Zero Hora", Marques confirmou que trabalha com Lorenzoni há quase 30 anos como consultor tributário. Segundo ele, o ministro não é o seu único cliente. Marques, que tem outra companhia, disse que emite parte das notas fiscais por uma empresa ou por outra devido a questões tributárias. 

Defesa

Em nota, o ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro negou irregularidades na contratação da empresa de consultoria. "Trata-se de consultoria tributária - não apenas para projetos meus e sim aconselhamento para todos os projetos em destaque nesta questão. Além do contato telefônico sempre que necessário, são realizadas reuniões semanais em Porto Alegre", diz o texto divulgado no Twitter do ministro.

Na nota, Lorenzoni alega, ainda, que a empresa faz acompanhamento da execução do orçamento geral da União para fins de emendas parlamentares indicadas por ele para centenas de municípios e entidades assistenciais gaúchas.

"Com relação aos recursos da campanha eleitoral, cabe esclarecer que a empresa prestou serviço para o partido e todos os candidatos. Desde a pré-campanha, incluindo treinamento jurídico e contábil. Todas as contas foram aprovadas sem apontamentos. Há um rígido acompanhamento sobre todas as questões."



Blog do BILL NOTICIAS

VELHICE - Com que idade uma pessoa é considerada "velha"?

  Pesquisadores da Universidade de Stanford chegaram ao nº exato após pesquisas científicas com 4 mil pessoas                               ...