Uma
 resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) 
publicada no “Diário Oficial da União” desta segunda-feira (18) suspende
 a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de todos os lotes dos
 produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e 
tamanhos, produzidos na fábrica da Unilever, em Pouso Alegre (MG).
A empresa ainda não se pronunciou.
Na quinta-feira (14), a Unilever 
anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco 
de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de 
limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de
 fevereiro, com “cerca de 96 unidades do produto AdeS Maçã 1,5 l”.
“Nestas unidades, foi identificada uma 
alteração no seu conteúdo decorrente de uma falha no processo de 
higienização, que resultou no envase de embalagens com solução de 
limpeza da máquina. O consumo do produto nessas condições pode causar 
queimadura’, afirmou a Unilever, em comunicado. “A falha identificada já
 foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e os 
ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos”.
Na época, procurada pelo G1, a Unilever 
informou que a empresa está colaborando e oferecendo todas as 
informações solicitadas pela Anvisa e que a fábrica de Pouso Alegre está
 aberta para receber a inspeção da Vigilância Sanitária.
No dia seguinte, a Anvisa informou que 
solicitou à Vigilância Sanitária de Minas Gerais que realizasse inspeção
 sanitária na fábrica da Unilever, na cidade de Pouso Alegre, onde foi 
fabricado o lote de suco Ades envasado com solução de limpeza.
Recomendação ao consumidor
Os produtos do lote com problema foram distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.
Segundo a empresa, a falha identificada 
“já foi solucionada, os produtos existentes na empresa foram retidos e 
os ainda presentes nos pontos de venda já estão sendo recolhidos”.
O consumidor que tiver adquirido o 
produto não deve consumi-lo. “Em casos de queimaduras ou outro sintomas,
 procure imediatamente atendimento médico”, orienta a Anvisa.
Para realizar a troca ou reembolso do 
produto, o consumidor deve entrar em contato com o fabricante, a 
Unilever. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800 
707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br.
Em casos de dúvidas, a Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782.
14 consumidores relataram problemas
Segundo a Unilever, até a manhã desta 
sexta-feira (15), 14 consumidores tinham entrado em contado com a 
empresa para relatar problemas com o produto.
“Dos catorze atendimentos já realizados 
pelo SAC, doze já receberam atenção médica adequada e estão sendo 
acompanhados e dois não aceitaram”, informou a Unilever.
Segundo a empresa, os clientes atendidos
 relataram queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Ainda segundo a 
Unilever, todos já receberam atendimento médico, sem necessidade de 
internação.
O Procon-SP informou que também está 
acompanhando o caso. “A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que
 se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do 
Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos 
para o consumidor”, afirmou o órgão.
O Procon lembra ainda que os 
consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito 
apontado poderão solicitar “por meio do Judiciário, reparação por danos 
morais e patrimoniais, eventualmente sofridos”. (G1)
Blog do Banana
 
