quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Desaparecida! Quatro dias do desparecimento da jovem de Petrolândia e até o momento nenhuma informação sobre o seu paradeiro. Família está desesperada.

Nayara Emanuela dos Santos Silva


A Jovem Nayara Emanuela dos Santos Silva, de 22 anos, filha de Cícera Maria dos Santos, está desaparecida. Segundo informações da família ao Blog Sertão News Petrolândia, Nayara saiu da residência de sua mãe, na cidade de Petrolândia, no Sertão de Itaparica, na manhã deste último sábado (10), com o proposito de pegar uma lotação com destino a cidade de São José do Egito, no Sertão do Pajeú. Mas a família teve informações que a mesma não chegou a cidade de destino.
A família esteve na Delegacia de Polícia Civil de Petrolândia para registrar o desaparecimento, onde foram orientados a cumprir o prazo de 48 horas, para registrar a ocorrência. Nesta segunda-feira (12) completa-se o prazo e ainda não tiveram notícias da mesma.
A família pedi a quem tiver informações, entrar em contato com os contatos a baixo.
(87) 9  9952-5733 (irmã)
(87) 9  9610-2641 (mãe)
(87) 9  9630-7729 (Tio- Alexandre Sertão).


Blog do BILL NOTICIAS


Crise? Roberto Carlos põe iate à venda e exige valor milionário


Roberto Carlos está em um momento de desapego! O cantor colocou à venda o seu iate italiano da marca Falcon e seu jatinho mais antigo, um Gulfstream. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo. Mas o que chamou atenção mesmo é o preço da embarcação. O cantor está exigindo um valor milionário: R$ 100 mi.
O veterano quase não usa o avião e o iate por uma razão prosaica: ele possui mais um exemplar de cada. No caso do iate, o cantor colocou à venda o seu modelo mais novo, que ele adquiriu em 2015. A opção pelo mais velho tem fundo sentimental. Roberto quer continuar com o antigo porque se trata do mesmo barco em que levava a mãe, Dona Laura, e a mulher, Maria Rita (morta de câncer em 1999), para passear  durante suas férias.
No caso do jatinho, o modelo mais antigo está à venda. A razão, claro, é estratégica e profissional. A aeronave mais velha não tem autonomia para atravessar o Oceano Atlântico. Aliás, para passear e fazer shows no exterior, Roberto tinha sempre de fazer paradas estratégicas no Recife para abastecer. Além de fazer a travessia oceânica sem necessidade de paradas, o jatinho mais novo é capaz de acomodar um número maior de amigos e convidados.

Blog do BILL NOTICIAS

PROPOSTA MEC - quer trocar escola integral por convênio com faculdades

  Por: FolhaPress - FolhaPress
De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, o órgão já está mapeando as faculdades com laboratórios e outras instalações disponíveis. Foto: Divulgação/Luís Forpes/MEC (Foto: Divulgação/Luís Forpes/MEC)
De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, o órgão já está mapeando as faculdades com laboratórios e outras instalações disponíveis. Foto: Divulgação/Luís Forpes/MEC

O Ministério da Educação anunciou que pretende acabar com o atual programa de ensino em tempo integral da pasta.

No lugar da iniciativa, passará a dar bônus na avaliação de universidades que cederem espaços ociosos para alunos do ensino básico estudarem no contraturno.

O Inep (instituto de pesquisa ligado ao MEC) já está mapeando as faculdades com laboratórios e outras instalações disponíveis, segundo o presidente do órgão, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes.

A iniciativa valeria tanto para universidades públicas como para particulares. Aquelas que aceitarem ceder a capacidade ociosa para alunos do ensino básico estudarem receberão o que ele chamou de "bônus regulatório", ou seja, uma nota extra nas avaliações do ensino superior. 

A iniciativa vai substituir o atual Novo Mais Educação, programa que financiava o tempo integral em escolas municipais e estaduais, principalmente com atividades de português e matemática.

Embora seja uma promessa da gestão Jair Bolsonaro (PSL), o ensino integral sofreu esvaziamento em seu governo.

Como a Folha mostrou em julho, não houve neste ano repasse para o apoio à modalidade nos ensinos fundamental e médio. 

A intenção do MEC de acabar com o Novo Mais Educação foi anunciada pelo secretário de Educação Básica do MEC, Janio Carlos Macedo, nesta quarta-feira (14) durante o Fórum da Undime, entidade que reúne secretários municipais de todo o país.

A declaração vai contra o Compromisso Pela Educação Básica anunciado pelo MEC em junho. Divulgação feita pelo ministério à época falava em "revitalizar o programa Novo Mais Educação".

Nesta quarta, Macedo disse que o programa deve ser descontinuado e mencionou um projeto-piloto para aumentar a carga horária em escolas de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, de quatro para cinco horas diárias. Ele não informou quantas unidades seriam contempladas.

Prometeu também a construção de uma proposta de tempo integral para o ensino médio, com sete horas diárias. Também não foi informado o número de colégios. 

Segundo ele, a ideia é integrar as atividades oferecidas no contraturno ao currículo escolar.

"Da forma como está, nós simplesmente negociamos com as prefeituras a contratação de alguém para dar formação complementar ao estudante. Como eu asseguro que ele está tendo a educação adequada?"

Na verdade, o programa Mais Educação, criado no governo Lula (PT), já havia sofrido modificações nesse sentido na gestão Michel Temer.

Inicialmente, ele financiava atividades extracurriculares das escolas, que incluíam cultura, esportes e outras áreas. Sob Temer, o foco passou a ser principalmente o reforço em português e matemática. 

A utilização de espaços ociosos de faculdades para alunos de ensino básico já faz parte de programa anunciado neste ano pelo governo João Doria, em São Paulo.

As universidades interessadas, porém, não recebem benefícios regulatórios e sim uma verba extra. O custo é estimado em R$ 500 por aluno.

No caso do programa do Inep, ainda não foi definido qual a dimensão da pontuação extra que as faculdades vão receber.

Segundo o presidente do instituto, não será nem algo irrelevante, que desestimule a adesão ao programa, nem algo tão expressivo que, em suas palavras, desvirtue a avaliação. 

Ele afirmou ainda que a medida já foi discutida pelo setor. Entre as entidades que representam o ensino superior privado está a Anup (Associação Nacional das Universidades Particulares), que tem a irmã do ministro Paulo Guedes (Economia) como dirigente. 

Baseadas em provas dos estudantes e visitas in loco, as avaliações do Inep norteiam ações de regulação do governo federal.

Se receber uma nota ruim, a instituição de ensino está sujeita a sanções que podem incluir até a suspensão de vestibulares. Com o bônus, uma instituição poderia escapar de eventual punição. 

Pesquisas indicam que a ampliação da jornada escolar contribui para melhorar os índices de aprendizagem e também aumenta as chances de o jovem ingressar no ensino superior.

O Plano Nacional de Educação prevê que o país tenha, até 2024, 50% das escolas em tempo integral, de forma a atender ao menos 25% dos alunos do ensino básico. Atualmente, só 23% das escolas públicas têm ao menos um quarto dos estudantes nessa modalidade.

Em 2018, o número de alunos em tempo integral caiu no ensino fundamental, de 16,3% para 10,9%, e subiu no ensino médio (de 8,4% para 10,3%) em comparação com o ano anterior, segundo o censo escolar.




Blog do BILL NOTICIAS

Governador Paulo Câmara cumpre agenda no Sertão de Itaparica

  Via:Vinicius de Santana
Governador participa da abertura do Seminário, nesta quarta (14).

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara comanda, está no sertão na manha desta quarta-feira(14), participa  da abertura da 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco, em Floresta, no Sertão de Itaparica. Uma ação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), onde vai passar por todas as regiões de desenvolvimento (RDs) do Estado. O Seminário é uma ferramenta de participação social, no formato de um fórum participativo, e acontece sempre no primeiro ano da gestão estadual.
Este ano, a grande novidade é que os cidadãos também podem fazer suas propostas e dar suas opiniões, através do site www.participa.pe.gov.br. O Sertão do Moxotó e o Sertão do Pajeú também receberão o evento ainda nesta semana, com seminários em Arcoverde, no dia 15, e Serra Talhada, do dia 16.
seminário

Também nesta  quarta-feira (14.08), durante o período da tarde, o governador percorre as cidades de Tacaratu e Petrolândia. No primeiro município, Paulo Câmara visita a obra de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Caraibeiras, na Estação de Tratamento de Esgoto Caraibeiras. Já em Petrolândia, participa da inauguração da implantação da Rede de Distribuição de Água na Comunidade de Serrota. (Ascom)




Blog do BILL NOTICIAS

POLÍCIA - Tatuagem pode identificar suspeito de assalto em Kombi que resultou em morte de estudante

 Polícia informou que a jovem se assustou e se jogou do veículo em movimento
  Por: Armando Holanda/folhape
Delegado Diogo Santiago está à frente das investigações
Delegado Diogo Santiago está à frente das investigaçõesFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A polícia iniciou as investigações para tentar identificar os suspeitos do assalto à kombi que terminou com a morte da estudante Isaelle dos Santos, na noite dessa terça-feira (13), no trecho da BR-408, próximo ao trevo de Tiúma, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Após depoimentos colhidos na manhã desta quarta-feira (14), na Delegacia de São Lourenço, a polícia informou que a jovem de 23 anos se assustou e se jogou do veículo em movimento. “De acordo com os depoimentos, ela teria se assustado e acabou se jogando da Kombi. Os relatos das vítimas afirmam que os dois suspeitos eram bastante violentos", detalhou o delegado responsável pelo caso, Diogo Santiago. Ambos portavam armas durante o assalto. 

De acordo com a polícia, os dois suspeitos ainda não foram identificados. “Sabemos que uma das principais características que chama atenção nos suspeitos é que um deles possui uma tatuagem de coroa em seu pescoço”, relatou. 


Isaelle Maria morreu durante o assalto
Isaelle Maria morreu durante o assalto -  Foto: Cortesia/WhatsApp

Até o fim da manhã, três pessoas haviam sido ouvidas e outras duas estavam previstas para prestar depoimento esta desta quarta. A polícia solicita que, se alguém identificar ter sofrido algum tipo de ação criminosa por esse suspeito com a tatuagem no pescoço, nas imediações de Camaragibe e São Lourenço da Mata, que procure a delegacia. As investigações seguem durante o dia. “Estamos em diligência. Caso consigamos pegar um dos dois, ambos serão pegos em flagrante”, complementou o delegado.

No fim da tarde, o delegado informou haver recebido denúncias sobre possíveis suspeitos. "Equipes estão fazendo buscas em outras cidades, mas não houve nenhuma confirmação”, afirmou.

Relembre o caso
A estudante Isaelle Maria dos Santos Oliveira, de 23 anos, morreu após cair de uma kombi em movimento durante assalto em Tiúma, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na noite dessa terça-feira (13). A jovem estava acompanhada de um primo no momento da ação criminosa e teria se jogado do veículo, que fazia linha São Lourenço/Paudalho, após os bandidos afirmarem que matariam todos caso alguém tivesse escondido celular.

Os suspeitos subiram na kombi e anunciaram o assalto quando o veículo trafegava pela  BR-408 próximo ao trevo de Tiúma. Isaelle foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife. No entanto não resistiu aos ferimentos provocados pela queda e morreu na unidade de saúde.





Blog do BILL NOTICIAS

ZONA DA MATA - Homem mata o próprio irmão em disputa por herança

  Por: Diario de Pernambuco
Foto: Shilton Araujo/Arquivo DP. (Foto: Shilton Araujo/Arquivo DP.)
Foto: Shilton Araujo/Arquivo DP.

Um homem de 63 anos foi agredido e morto a golpes de faca pelo próprio irmão, na manhã desta terça (13), no município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Segundo informações da Polícia Civil, o homicídio ocorreu após uma briga entre os dois por causa de uma herança.

O crime aconteceu na Zona Rural de Vitória, no Sítio da Pedra. João Pereira de Melo foi atingido por golpes de uma faca peixeira pelo irmão José Pereira de Melo. Os dois discutiam sobre a destinação de umas terras deixadas pelos pais como herança para os dois.

A 17° Delegacia de Homicídios de Vitória está à frente das investigações sobre o caso.





Blog do BILL NOTICIAS

Justiça Federal abre inscrições para seleção de conciliadores voluntários em Petrolina

   Via:Carlos Britto
Sede da Justiça Federal em Petrolina. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)


Já estão abertas as inscrições para seleção de conciliadores voluntários do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Petrolina. Os interessados têm até o próximo dia 30 de agosto para realizar a inscrição no Setor de Apoio Administrativo da Subseção Judiciária de Petrolina, situada na Praça Santos Dumont, no Centro.
Para participar é preciso ser graduado ou estar matriculado em universidade pública ou particular, em qualquer curso de nível superior autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A seleção será dividida em duas etapas: prova escrita, que acontece no dia 15 de setembro, e análise curricular. Os 30 primeiros candidatos aprovados na seleção serão convocados para participarem de um curso de formação gratuito.
Os conciliadores nomeados após a conclusão do Curso de Formação atuarão na condução de sessões autocompositivas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Petrolina.
Função
A função de conciliador é gratuita e constitui título para os concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e representa papel decisivo na pacificação de conflitos sociais. Esse profissional aplica técnicas autocompositivas para facilitar o diálogo entre as partes e estimulá-las a buscar soluções compatíveis com os interesses em jogo. O edital pode ser conferido acessando aqui. Outras informações pelo telefone (87) 303820-2010.


Blog do BILL NOTICIAS

Tristeza e indignação: mulher morre ao se jogar de Kombi para fugir de assalto

  Via:Vinicius de Santana

Uma mulher, de 23 anos, morreu após de jogar de uma Kombi para fugir de um assalto, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. O caso aconteceu na noite dessa terça-feira (13), na BR-408. Identificada como Isaele dos Santos Oliveira, de 23 anos, ela estava no veículo de transporte alternativo, junto a outros passageiros, a caminho de Paudalho, na Zona da Mata. As informações são da Polícia Civil.
No caminho para a cidade da Mata Norte, criminosos apareceram e anunciaram assalto. Foram roubados diversos aparelhos celulares dos passageiros. Isaele entregou a bolsa a eles. “Em determinado momento, os bandidos disseram que iriam matar todo mundo que estivesse escondido o celular e não tivesse entregue. Foi aí que ela se desesperou e pulou da kombi“, explica o delegado Diogo Santiago. O caso foi registrado no plantão da Delegacia de Camaragibe, mas as investigações ficarão a cargo da equipe de São Lourenço.
A jovem chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital da Restauração, no Recife. Mas não resistiu aos ferimentos causados pela queda. Por sinal, ela estava sentada em uma das primeiras cadeiras do veículo, próxima ao motorista.
Até o momento, somente os familiares de Isaele prestaram depoimento à polícia – incluindo um primo, que a acompanhava dentro do transporte alternativo. “A gente espera que, com a divulgação do fato, as outras vítimas procurem a gente, na Delegacia de São Lourenço“, acrescenta o delegado.


Blog do BILL NOTICIAS

SÁTIRA - Livro em 'apoio' a Bolsonaro tem 188 páginas em branco

 Por: Diario de Pernambuco
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução


O livro-sátira intitulado 'Por Que Bolsonaro Merece Respeito, Confiança & Dignidade?' tem levantado polêmicas no site da Amazon, onde um exemplar era vendido por R$ 39,64. Acontece que o título, que tem 190 páginas, apresenta apenas 2 destas escritas, as outras 188 estão completamente em branco. 
Nas avaliações do site, as opiniões se dividem em quem entrou na piada e quem não viu graça na brincadeira. "Trabalho árduo de pesquisa. O livro apresenta, de forma imparcial, factual e isonômica, motivações que tornam a figura do atual presidente digna de respeito, admiração e apoio. O povo brasileiro merece ter acesso amplo e irrestrito a esta análise. Parabéns ao autor pelo árduo trabalho de pesquisa necessário para preencher esta obra" escreve uma leitora. "Livro de 190 páginas com apenas 2 páginas de texto e o resto em branco. Ironia política do autor, usando e enganando o leitor. Foi adquirido para pesquisa de doutorado onde, ao contrário desse autor, se busca ver os dois lados, mesmo não sendo apoiador de Bolsonaro" reclama outro. 
A ideia partiu do suposto comentarista político Willyam Thums, que confessa ter feito uma obra de protesto. Sem revelar sua verdadeira profissão, Willyam deu entrevista à Veja de São Paulo: “O livro é um protesto, sim. Ele tem cerca de 190 páginas em branco. Tem uma breve introdução e depois a resposta que fica à pergunta-título são dezenas de folhas em branco”, explica. “A ideia é realmente não dar nenhuma resposta, já que não ache que Bolsonaro mereça coisa alguma. Isso força o leitor a criar sua própria resposta, refletindo sobre o tal merecimento.”
Ainda para a Veja, Thums disse que o título não está mais disponível e afirmou que foi o único que fez encomendas no site da Amazon. “Acho que não chegou a ficar publicado nem um mês. Para comentar lá, não é necessário haver comprado o material".

Visitando o site da Amazon é possível conferir que o título foi publicado no dia 19 de março deste ano, porém já não há como comprar ou encomendar a obra.




Blog do BILL NOTICIAS

Lula confirma apoio à candidatura de José Eduardo Cardozo à Prefeitura de São Paulo

Lula e José Eduardo Cardozo
Lula e José Eduardo Cardozo

Em meio a discussões do PT sobre as candidaturas municipais, o nome do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo ganha força para disputar a Prefeitura da maior capital do País, São Paulo. O principal apoio dentro do partido Cardozo já recebeu: o ex-presidente Lula deu aval para que o nome seja lançado.
Até o momento, alguns possíveis candidatos haviam recusado participar da disputa, como o ex-prefeito e candidato à Presidência em 2018, Fernando Haddad, e o ex-ministro Aloizio Mercadante. 
O ex-deputado Jilmar Tatto chegou a se apresentar como pré-candidato, assim como os deputados federais Carlos Zarattini e Paulo Teixeira.
Outra hipótese que chegou a ser aventada pelo partido foi a discussão com outros partidos de centro-esquerda (PSOL, PCdoB, PDT e PSB) para a definição de um partido único, algo que não chegou a ser definido.(247)


Blog do BILL NOTICIAS